FlatOut!
Image default
Car Culture

O nascimento e o fim do Ford RS200

A maioria esmagadora dos carros que competiram no Grupo B de Rali tinha ao menos o nome e o visual inspirados em carros de rua — caso do Lancia Delta S4, do Renault 5 Turbo e do Audi Quattro. Era algo permitido mas não obrigatório, o que possibilitou o nascimento de um carro totalmente pensado para o Mundial de Rali: o Ford RS200. Apesar de não ter vencido um título de construtores sequer e de não ser exatamente bonito (ao menos no sentido mais tradicional da palavra), o protótipo da Ford é um verdadeiro ícone. Só que ele nasceu de uma frustração. A Ford tinha todas as razões do mundo para insistir no Escort quando a FIA anunciou o novo regulamento do Grupo B, afinal era com ele que a equipe britânica competia no WRC desde os anos 70, com direito a um título de construtores em 1979 conquistado pelo Escort RS1800. Assim que o Escort de terceira geração foi lançado em 1980, a Ford começou a desenvolver o sucessor do RS1800 usando o novo carro como base. Agora, como você já deve sa