no seculo 19 os cowboys eram figuras onipresentes nos estados unidos embora fossem por definiçao os trabalhadores responsaveis por cuidar do gado nas fazendas eles faziam um pouco de tudo e sua constante busca por um trabalho melhor as longas viagens que eles faziam acabaram tornando os importantissimos para a ocupaçao do territorio americano cowboys eram admirados pelas crianças desejados pelas mulheres e olhados com um misto de inveja e desaprovaçao das pessoas que optavam por serviços mais comuns cuidando da colheita ou vendendo coisas nas mercearias mas existe outro personagem cultural americano que por um breve periodo foi tao importante para a construçao da sociedade americana moderna quanto os peregrinos foram para sua colonizaçao e os cowboys para a expansao de seu territorio no velho oeste os caminhoneiros surgiram assim que o primeiro caminhao colocou os pneus na primeira rodovia e como os trens antes deles ajudaram a transportar materia prima e bens de consumo de costa a costa norte a sul o que demorou um pouco mais para aparecer foi a cultura dos caminhoneiros ou trucker culture em ingles que surgiu na virada dos anos 1940 e teve seu auge na decada de 1970 quando os caminhoneiros eram vistos como simbolos de liberdade e rebeldia caras que nao se conformavam com a vida tediosa de um funcionario engravatado trabalhando de segunda a sexta atras de uma escrivaninha para enriquecer os bolsos de outras pessoas [caption id= attachment_276175 align= aligncenter width= 1706 ] kris kristofferson em convoy 1977 [/caption] na epoca os caminhoneiros eram considerados os cowboys do mundo moderno herois que simbolizavam força independencia e liberdade as crianças se impressionavam com os caminhoes e pediam para que eles buzinassem nas estradas as mulheres viam neles figuras viris e desejaveis justamente por passarem tanto tempo longe de casa sem familia e sem raizes foi em 1939 que a primeira manifestaçao cultural sobre caminhoneiros apareceu uma musica chamada truck drivin blues do artista country cliff burner a cançao foi composta especificamente para tocar em postos de gasolina hoteis e restaurantes de beira de estrada e paradas de caminhao e falava justamente sobre a vida itinerante dos caminhoneiros foi a primeira de varias cançoes com esta tematica a fazer sucesso nos estados unidos da mesma forma o filme dentro da noite they drive by night 1940 que trazia o lendario humphrey bogart no papel de um caminhoneiro solitario tentando ganhar a vida nos eua pos grande depressao ajudou a fomentar a imagem dos motoristas de caminhao como personagens a margem da sociedade que em vez de se incomodarem com esta condiçao a abraçavam e faziam dela seu estilo de vida https //www youtube com/watch v=wdnqno9a314 outras musicas e filmes sobre caminhoneiros fizeram com que esta noçao se solidificasse no imaginario popular dos eua na decada de 1950 eles eram conhecidos como cavaleiros do asfalto pois assim como os cavaleiros errantes da era medieval os caminhoneiros tambem tinham fama de parar para ajudar a qualquer pessoa que parecesse estar em apuros na estrada sem pedir nada em troca e depois seguir viagem era como se o caminhoneiro fosse o oposto do infeliz funcionario de escritorio que via a vida passar diante de seus olhos deprimido e desmotivado este processo seguiu ao longo dos anos 1960 com cada vez mais obras de ficçao retratando a vida dos caminhoneiros musicas como six days on the road lançada pela sun records a mesma gravadora de elvis presley de dave dudley que ficou famosa por capturar perfeitamente o senso de solidao e aventura da profissao de caminhoneiro ajudaram a cimentar ainda mais a imagem dos motoristas de caminhao https //open spotify com/track/32taivp7n1u8nrv9lvoeby si=w8sbihvrrys4wmv ti_ekw a imagem nao conformista e rebelde dos caminhoneiros era cultivada por eles proprios talvez ate de forma inconsciente o uso do radio px para comunicaçao entre caminhoneiros para informar os colegas de acidentes bloqueios na estrada e blitze era um dos motivos para isto bem como o fato de os caminhoneiros trabalharem como queriam e no ritmo que achavam melhor pois nao havia como fiscalizar paradas e rotas mesmo quando as empresas de transporte tentravam instalar tacografos e outras medidas para tentar controlar seus motoristas nao demorava muito para que os sistemas fossem sabotados e eles tivessem sua liberdade restaurada o longo da decada de 1970 um subgenero da musica country cujas letras tratavam exclusivamente do estilo de vida dos caminhoneiros uma delas convoy de c w mccall que conta a historia de um bando de caminhoneiros que usa o radio px para escapar de radares de velocidade e cabines de pedagio ate virou filme em 1975 com o cantor kris kristofferson no papel principal https //www youtube com/watch v=sd5zljwqmss mas convoy o filme foi so uma das peliculas sobre caminhoneiros que fizeram sucesso nos anos 1970 varios outras produçoes se aproveitaram desta moda como o comboio da carga pesada breaker breaker de 1977 estrelando chuck norris; e ate mesmo o classico agarra me se puderes que mesmo no brasil e mais conhecido pelo titulo original smokey and the bandit com burt reynolds https //www youtube com/watch v=qrlfptombw0 estes filmes retratavam bem nao apenas a cultura dos caminhoneiro mas tambem sua estetica e seus habitos como os chapeus de cowboy as camisas xadrez e o gosto por bebida cigarros e mulheres tudo isto contribuia ainda mais para a percepçao dos caminhoneiros como cowboys do seculo 20 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 276179 276176 ] naquela epoca o trabalho de caminhoneiro era o mais bem pago dos chamados empregos de colarinho azul em oposiçao aos cargos corporativos de colarinho branco parte disto se deve ao fato de os caminhoneiros de fato terem sido uma comunidade unida por um senso de igualdade e camaradagem dando origem a criaçao de sindicatos que garantiam estabilidade reajustes salariais regulares e outros beneficios mas esta era de ouro nao durou para sempre o ponto de virada voi 1979 ano da crise de energia causada pela reduçao na produçao petrolifera no oriente medio a escassez de petroleo causou um efeito domino que trouxe uma queda na demanda pelos transportes rodoviarios seguida da reduçao no pagamento pelo trabalho dos caminhoneiros e do fechamento de diversas empresas sindicatos foram desfeitos empresas menores que ofereciam serviços a baixo custo e naturalmente pagamentos menores proliferaram e glamourizaçao da vida na estrada desapareceu muito mais rapido do que veio ganhando menos e trabalhando mais os motoristas de caminhao continuavam importantes mas eram trabalhadores braçais como qualquer outro aos olhos do publico se tivesse parado por ai esta materia acabaria agora contudo a desvalorizaçao de seu trabalho levou alguns caminhoneiros a envolverem se no submundo do crime organizado tornando se motoristas de fuga contrabandistas ou transportadores de substancias ilegais e isto tambem afetou a forma como os caminhoneiros eram retratados pela midia o truck driving country deixou o mainstream e tornou se mais um entre varios generos musicais que as pessoas escutam para lembrar de uma epoca querida que ficou para tras os filmes que colocavam os caminhoneiros no papel principal pararam de ser produzidos e o cinema passou a mostrar os caminhoneiros como personagens perturbados serial killers maniacos obsessivos e toda sorte de seres humanos com desvios graves de carater o comboio do terror maximum overdrive 1986 ia alem de colocava os proprios caminhoes como viloes a historia e baseada na obra de stephen king e retrata um evento catastrofico no qual um cometa passa por perto da terra e faz com que todas as maquinas ganhem vida os caminhoes se rebelam e começam a matar todas as pessoas https //www youtube com/watch v=20beizhnw3s apesar dos esforços da associaçao americana de caminhoneiros para melhorar a imagem de seus membros realizando eventos de caridade e campanhas publicitarias esta imagem negativa continuou a ser explorada ocasionalmente em filmes mais modernos como perseguiçao joy ride 2001 com paul walker steve zahn e leelee sobieski o filme retrata o caminhoneiro rusty nail prego enferrujado como um homem extremamente perturbado que persegue e tenta matar os protagonistas depois de levar um trote pelo radio px https //www youtube com/watch v=j7ggyeinuse nao foi claro uma cruzada contra o caminhoneiro esta mudança em sua percepçao marcou o fim de um grande fenomeno e como consequencia o declinio foi amplificado ou como se diz quanto maior a altura maior o tombo mas como qualquer fenomeno cultural os dias de gloria dos caminhoneiros nos eua ainda sao lembrados com carinho por quem viveu aquela epoca uma geraçao de idade ja avançada saudosista e tambem os que se interessam pelas tendencias culturais do passado as musicas filmes e lembranças continuarao existindo para quem quiser conhecer esta fase intrigante da cultura americana
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.