fale em grupo b e logo se pensa no lancia 037 e delta s4 ford rs200 peugeot 205 t16 ford rs200 fale em nissan silvia e logo se pensa em games como mgran turismo 2 need for speed underground e na cena automotiva japonesa onde o silvia e tao popular entre os adeptos do drift quanto entre os street racers mas voce sabia que estes universos ja se cruzaram que o nissan silvia ja teve uma versao que competiu no grupo b de rali era o nissan silvia 240rs que por sua propria natureza e uma das versoes mais raras e curiosas do modelo talvez voce ja saiba que a historia do nissan silvia começa muito antes do crescimento de sua popularidade entre os entusiastas do dorifuto em meados da decada de 1990 o primeiro carro conhecido como nissan silvia era a versao domestica do datsun 1600 coupe apresentado em 1965 durante o salao de toquio um cupe de tres volumes com visual inspirado pelo lancia fulvia alias e notavel como cada geraçao do silvia foram sete entre 1965 e 2002 possui uma identidade visual distinta cada uma delas possui seu proprio estilo e nao ha uma linha evolutiva muito clara entre os carros e como se cada nissan silvia fosse o retrato das tendencias estilisticas de sua epoca se o primeiro silvia produzido entre 1965 e 1968 lembrava o lancia fulvia a quarta geraçao por exemplo se parecia muito com o toyota ae86 nao por acaso ambos foram lançados em 1983 como voce tambem deve lembrar o grupo b do wrc foi disputado entre 1982 e 1986 e e considerado por muitos entusiastas o auge do campeonato mundial de rali o regulamento era extremamente flexivel e permitia praticamente qualquer configuraçao mecanica e qualquer tipo de carroceria sem restriçoes quanto ao tipo de aspiraçao natural turbo supercharger ou mesmo turbo e supercharger resumidamente bastava que a fabricante colocasse a venda 200 exemplares da versao de competiçao devidamente modificadas para rodar nas ruas como a exposiçao conseguida em uma vitoria no wrc era valiosissima para o marketing naquela epoca as companhias enxergavam o desenvolvimento de um carro para o grupo b como um investimento plenamente justificado se por um lado quem ganhava eram os proprios entusiastas com a oportunidade de ver aquelas maquinas absurdamente potentes e velozes nos estagios de rali o desempenho dos bolidos do grupo b era tao radical que se tornou perigoso demais acidentes graves por vezes com vitimas fatais começaram a ocorrer com frequencia inaceitavel assim passadas cinco temporadas os organizadores do wrc decidiram extinguir a categoria que cedeu seu espaço ao grupo a como divisao de topo do rali mundial e curioso o fato de a maioria dos classicos do grupo b jamais ter conquistado um titulo os unicos que o fizeram foram o audi quattro em 1982 e 1984; o lancia rally 037 em 1983; e o peugeot 205 t16 em 1985 e 1986 os outros icones daquela epoca como o ford rs200 o lancia delta s4 e mesmo o metro 6r4 conquistaram seu lugar na historia simplesmente por existirem o nissan silvia 240rs nao teve a mesma sorte para começar ele ja era um carro defasado quando começou a competir isso porque embora sua temporada de estreia tenha sido a de 1983 ele foi homologado exatamente no dia 1º de janeiro ele nao era baseado no silvia de quarta geraçao o s12 lançado naquele ano ele era uma versao do silvia de terceira geraçao o s110 que chegou ao mercado em 1979 o nissan silvia s110 como diversos carros japoneses de seu tempo bebia sem cerimonia na fonte dos eua em termos de design lembrava bastante carros como o buick grand national com linhas predominantemente retas tres volumes bem definidos traseira e dianteira baixas capo longo e janelas laterais posteriores minusculas e uma escola estetica que nao envelheceu muito bem mas tenha em mente ha quatro decadas era o que havia de mais moderno na forma de se desenhar automoveis e mais no caso do silvia s110 a modernidade nao estava restrita ao visual na fase inicial de seu desenvolvimento no fim dos anos 70 a ideia da nissan era colocar debaixo do capo um motor rotativo wankel exatamente o mesmo conceito empregado pela mazda anos antes porem totalmente desenvolvido pela nissan no entanto o motor wankel mostrou se pouco confiavel e por isso foi descartado em favor dos mais tradicionais quatro cilindros sempre em posiçao longitudinal o silvia s110 basico era oferecido com um quatro cilindros de 1 8 litro o z18 com comando simples no cabeçote dois carburadores e 105 cv mais tarde para o mercado domestico japones foram intruduzidos o z20 versao de dois litros do z18 com injeçao eletronica e 100 cv; e o z18t que como o nome da a dica era um z18 turbinado com injeçao eletronica e 135 cv o nissan silvia s110 era um carro competente com suspensao dianteira do tipo mcpherson e eixo rigido four link com molas helicoidais na traseira mas ele so ficou realmente interessante como esportivo em 1981 com a adoçao do motor fj20et no silvia rs x um quatro cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote turbo e 190 cv que na mesma epoca foi utilizado tambem pelo nissan skyline r30 capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de nove segundos talvez tenha sido o silvia rs x o responsavel pela decisao da nissan de aproveitar o modelo no fim de sua vida para o grupo b acontece que diferentemente das fabricantes europeias que disputavam no wrc a nissan nao dispunha de um orçamento estratosferico para investir em carros de rali eles preferiam gastar seus recursos financeiros em prototipos esporte para provas de longa duraçao sobre o asfalto desta forma a abordagem da nissan no grupo b foi fundamentalmente diferente em vez de criar um monstro sobrealimentado com traçao nas quatro rodas como era a norma do grupo b os japoneses decidiram fazer do silvia s110 um carro leve confiavel e acessivel mas que estivesse dentro do regulamento era um aceno a equipes independentes que poderiam comprar um exemplar e correr com ele ate certo ponto com suporte de fabrica da nissan era uma forma mais eficiente do ponto de vista financeiro de ter um carro na elite dos ralis e quem sabe conseguir algum prestigio foi desenhada portanto uma receita simples motor dianteiro carburado traçao traseira alivio de peso e um belo trabalho de suspensao usando como ponto de partida o silvia rs x a nissan colocou nele uma versao de 2 4 litros na verdade 2 340 cm³ do motor fj20 batizada fj24 com dois carburadores solex e taxa de compressao de 11 1 o quatro cilindros desenvolvia sem qualquer tipo de induçao forçada 269 cv a 7 200 rpm e 24 mkgf de torque a 6 000 rpm o chamado silvia 240rs ou simplesmente nissan 240rs estava distante dos mais de 450 cv no minimo dos outros carros que disputavam o grupo b claro mas tinha outras qualidades https //www youtube com/watch v=djlroeoxqfc a maior delas era sua confiabilidade embora fosse consideravelmente mais potente no aspecto tecnico ele nao era tao diferente assim dos nissan silvia que rodavam nas ruas herdando sua confiabilidade inclusive isso tambem ajudava seu preço a ficar abaixo do que custava um lancia 037 ou um audi quattro e o 240rs era um carro leve alargadores de para lama que eram quadrados como o restante do carro tampa traseira e capo eram de fibra de vidro enquanto as janelas laterais e traseira eram feitas de acrilico o interior era um exemplo de frugalidade o painel era apenas uma cobertura plastica com instrumentos circulares e suportes para equipamentos de comunicaçao e telemetria com isso o nissan silvia 240rs pesava parcos 970 kg sem fluidos deliciosamente simples e barato o 240rs tornou se um feroz competidor em etapas do erc que exigiam mais consistencia do que velocidade bruta como o rali da costa do marfim e o safari rally e ficou ainda melhor a partir de 1985 quando foi lançada a versao evo que tinha deslocamento ligeiramente maior de 2 391 cm³ e um taxa de compressao de 12 1 resultando em saudaveis 280 cv seu melhor resultado porem foi um segundo lugar no rali da nova zelandia de 1983 realizado antes da atualizaçao o vencedor daquela prova foi o lancia 037 uma das coisas mais bacanas a respeito do silvia 240rs e que a versao de homologaçao era praticamente identica ao carro de rali incluindo o minimalismo do interior exceto que o motor era amansado para entregar 240 cv tanto que no fim das contas boa parte dos exemplares vendidos ao publico acabou sendo usada em ralis o que torna exemplares preservados e nao modificados do especial de homologaçao bastante raros
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