nunca houve um touro chamado countach diferentemente de miura aventador diablo e gallardo o nome countach tem uma origem bem menos glamourosa na epoca do desenvolvimento do carro a bertone ficava em turim a capital da provincia de piemonte onde ha um dialeto que mais parece um frances rustico misturado com italiano e nesse dialeto ha uma interjeiçao de espanto semelhante ao nosso caramba e suas variantes mais chulas contacc a origem dessa palavra vem da grande praga de piemonte no seculo 17 quando ao descobrir uma pessoa infectada gritava se contacc referindo se a praga com o tempo acabou integrada ao vocabulario informal do dialeto sendo usado para exprimir espanto surpresa ou um mero esbravejo exatamente como o nosso caramba ha duas historias sobre o batismo do lamborghini lp112 como countach a primeira mais romantica mas fantasiosa diz que o pessoal da bertone virava as noites trabalhando no prototipo que seria levado ao salao de genebra de 1971 em uma destas noites um guarda noturno entrou no estudio e ao ver o carro gritou contacc surpreso com o visual quase alienigena do esportivo infelizmente marcelo gandini o autor do design diz que o nome veio de uma forma bem menos romanceada um dos artesaos da bertone um sujeito que ironicamente tinha dois metros de altura e maos enormes mas trabalhava montando as peças mais delicadas do prototipo era piemontes e mal falava italiano e vivia dizendo contacc contacc isso contacc aquilo um dia alguem do grupo sugeriu em tom de brincadeira para aliviar a tensao do trabalho que o carro deveria se chamar contacc entao marcelo gandini perguntou ao test driver bob wallace o que ele achava da sonoridade de contacc sendo ele um anglofono ele repetiu countach o cc do piemontes e pronunciado como no italiano com som de ch eles entao escreveram de um jeito que seria compreensivel para alguem que nao fala piemontes e assim de uma brincadeira nasceu o nome do lamborghini que definiu como seriam os lamborghini dali em diante foi por isso que o novo countach — ou la nuova countach como diriam os italianos — dividiu as opinioes da equipe nao juliano e leo vs dalmo e mao ou algo semelhante mas dividiu nossas opinioes pessoais se voce ouviu o podcast 53 ja sabe do que estamos falando se nao ouviu ouça agora o resumo da historia e por um lado o renascimento do nome causou um espanto digno de se gritar contacc cuspindo o gole de espresso que voce acabou de entornar por outro ele nao e muito mais que um aventador com um figurino retro e o powertrain do sian amansado e isso e um problema quando voce ressuscita um nome tao importante para uma marca veja o countach foi o lamborghini que definiu a lamborghini tudo o que foi criado depois dele foi definido por ele jalpa e sillouette vieram do urraco lançado antes do countach o diablo o murcielago o gallardo o reventon o sesto elemento o huracan o aventador veneno sian egoista todos eles carregam as feiçoes do countach como um filho com o olhar e os trejeitos do pai ele e uma especie de patriarca da linhagem taurina de sant agata bolognese os papas quando escolhem seus nomes os escolhem como inspiraçao para o que desejam fazer durante seu pontificado o papa francisco por exemplo escolheu este nome em homenagem a sao francisco de assis que viveu dedicado aos pobres portanto quando voce decide reviver um nome com o significado historico de countach e melhor fazer algo que seja digno do nome que ostenta e aqui esta o lado negativo da divisao de sentimentos em relaçao ao countach apresentado nesta sexta feira ele nao representa uma nova direçao da lamborghini ele nao pretende apontar para o futuro da marca e dizer como seus sucessores serao ele sequer e o lamborghini mais avançado de seu tempo por que porque ele nao e o primeiro lamborghini hibrido — o sian teve a primazia ele tambem nao traz uma nova plataforma que sera usada na proxima decada pois ainda e derivado do aventador e o maior indicio disso e o pseudo naca gigante em sua lateral que aproveita a tomada de ar do design original do aventador e por ultimo ele nao e o sucessor do aventador mas uma serie limitada a 112 unidades o sucessor do aventador ainda esta por vir entao fica claro que o nome countach foi usado apenas por uma questao de estrategia de marca para fazer barulho para marcar os 50 anos do lançamento do countach original ele foi usado como poderia ter sido usado o nome cinquantanni puxa countach merecia algo mais especial por outro lado este novo countach finalmente rompeu a tendencia de exageros no design da lamborghini exageros as vezes sao bons — se voce ja tomou uma garrafa inteira de um bom vinho montepulcianno d abruzzo sabe que isso e verdade mas o exagero do design do lamborghini e um exagero ruim como aquelas sobremesas com nutella sujando a taça por todos os lados de um jeito que dispara sua insulina a ponto de te deixar tonto sentado a mesa olhe para o sian e para o veneno e responda se um homem com mais de 25 anos pai de familia poderia ser visto a bordo daquele negocio sem que as pessoas fizessem juizo de sua maturidade [caption id= attachment_248300 align= aligncenter width= 1024 ] wild racing underground 2044 use esta foto com este nome em uma capa de game e ninguem dira que ficou ruim[/caption] sinceramente achei que o proximo passo seria lançar um hipercarro projetado pelos designers da mattel mas felizmente eu estava errado e felizmente eles reverteram essa tendencia com o countach nesse aspecto pensando bem o novo countach trouxe algo de diferente que se a lamborghini quiser pode marcar uma nova direçao de design com um visual mais limpo e que certamente ira envelhecer tao bem quanto o countach original — que nao envelheceu de forma alguma alias tecnicamente o que voce precisa saber sobre o novo countach e que ele tem um v12 aspirado conforme a lamborghini prometeu combinado a um motor eletrico de 48 volts conectado ao virabrequim entre o cambio e o v12 os pistoes produzem 780 cv e o motor eletrico providencia outros 34 cv a potencia combinada e de 814 cv o conjunto leva o carro do zero aos 100 km/h em apenas 2 8 segundos e aos 200 km/h em 8 6 segundos a velocidade maxima e de 355 km/h uma caracteristica propria do countach e do sian e a alimentaçao do motor eletrico por um supercapacitor que e bem mais compacto e mais leve que uma bateria convencional alem de armazenar tres vezes mais energia que uma bateria de ions de litio com peso equivalente e se voce acha que esta e mais uma direçao que o novo countach ira apontar para seus sucessores achou errado ele sera o ultimo lamborghini hibrido equipado com um supercapacitor — os proximos serao hibridos convencionais como disse mais acima ele sera uma serie limitada a 112 unidades o que significa que nao ha a menor chance de ele ter a popularidade do antigo countach que alem de ter 1 983 unidades produzidas tambem estampou as paredes e decorou prateleiras do quarto de 11 em cada 10 adolescentes dos anos 1980 e 1990 que curtiam carros ainda sobre o design o novo countach traz elementos de varias derivaçoes do countach original o teto por exemplo tem uma area envidraçada em forma de v que remete a abertura do teto do periscopica original assim batizado porque seu retrovisor interno era literalmente um periscopio que usava um espelho em uma abertura no teto do carro outro elemento sao as tomadas de ar nas colunas c vestigiais que eram bem salientes na segunda fase do countach as lanternas por sua vez remetem ao modelo dos anos 1980 assim como a parte inferior da dianteira ja os para lamas com cortes retos remetem o modelo original de 1971/1974 infelizmente o mesmo nao pode ser dito do interior que tem muito mais do aventador do que um countach merece mas e como um ator nao muda seu amago ao vestir o figurino no fim das contas veja por outro lado o nome countach eleva as expectativas voce espera um divisor de aguas um carro para marcar os proximos 50 anos da lamborghini [gallery type= single slider link= file columns= 2 size= medium ids= 296028 296025 ] mas nestes tempos em que os fabricantes renegam sua propria essencia chegando ao ponto de dizer que nao vendem carros mas mobilidade o countach e uma afirmaçao do que a lamborghini pretende ser no futuro e o papa escolhendo seu nome um countach hibrido improvisado sobre o aventador pode ser interpretado como algo que apesar de tudo prova que um lamborghini moderno continuara sendo o que eles sempre foram os herdeiros do countach original
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.