Passou a semana limpando as fotos e memes dos seus grupos de Whatsapp antes que seu celular explodisse? Ficou fazendo campanha online e por isso não teve tempo de visitar seu site de carros favorito? Não se preocupe: aqui está nosso resumo com tudo o que rolou de mais importante na última semana, assim você não fica destracionando por aí!
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Volkswagen apresenta T-Cross no Brasil
O outro grande destaque desta semana foi o Volkswagen T-Cross, que finalmente foi revelado depois de meses de teasers, avaliações de protótipos, rumores e boatos e projeções especulativas. O modelo será oferecido na América do Sul, na Europa e na Ásia, porém o modelo latino será diferente dos demais. Somente o T-Cross brasileiro tem entre-eixos de 2,65 metros como o Volkswagen Virtus (os demais usam o entre-eixos de 2,56 do Polo) e também por ter para-choques próprios, estilizados segundo a opinião de clientes potenciais em clínicas de estilo, e o motor 1.4 TSI de 150 cv.
A versão de entrada, contudo, será equipada com o motor 1.0 TSI de 128 cv combinado a um câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas da Aisin, enquanto o modelo 1.4 TSI de 150 cv será combinado somente à caixa automática. Independentemente da configuração, o T-Cross terá apenas tração dianteira.
O interior do T-Cross brasileiro também será diferente do europeu: a arquitetura básica é a mesma do Polo, e ele também terá o quadro de instrumentos digital, mas seu volante será o mesmo do Polo e do Up, em vez de exclusivo do T-Cross como na Europa. A versão brasileira também terá iluminação ambiente interna (como no novo Jetta); teto solar panorâmico — que, segundo a Volks, é o maior da categoria —; bem como saídas de ar e um par de portas USB para os passageiros do banco de trás.
Os preços ainda não foram divulgados, mas acredita-se que ele custará entre R$ 90.000 e R$ 120.000. Teremos mais informações durante o Salão do Automóvel, onde ele será apresentado ao público.
McLaren revela Speedtail, o sucessor do F1
A grande novidade da semana foi o McLaren Speedtail, o sucessor espiritual do McLaren F1 segundo a própria fabricante. Como o F1, o Speedtail também tem um cockpit avançado, dianteira baixa e configuração de três bancos em delta, com o motorista em posição centralizada à frente e os dois bancos dos passageiros mais recuados, em cada lado do motorista.
O hipercarro tem uma carroceria fluida e sem apêndices aerodinâmicos, usando apenas sua superfície para trabalhar o fluxo do ar por meio de dutos e vincos, bem como um spoiler traseiro ativo formado por um recorte flexível da fibra de carbono que forma a carroceria. Seu método de construção, aliás, permite um espaçamento de apenas 1 mm entre os painéis o que contribui para a redução do arrasto aerodinâmico do carro, auxiliando-o a atingir os 403 km/h — que fazem dele o carro mais rápido da história da McLaren.
A motorização ainda não foi revelada — a McLaren se limitou a dizer que ele usa um powertrain híbrido de 1.035 cv, que fazem dele também o carro mais potente da história da marca. É provável que ele seja equipado com o mesmo V8 biturbo de quatro litros e 800 cv do Senna, combinado a uma versão atualizada do motor elétrico do P1. Veja o post completo aqui.
Ferrari Purosangue flagrada em testes
A Ferrari Purosangue foi flagrada em testes na fábrica pelo canal SupercarNews. Ela ainda está usando a carroceria da GTC4Lusso, mas é possível ver a suspensão mais elevada pelos vãos entre os pneus e os para-lamas. O fato de a GTC estar sendo usada como mula de testes vai ao encontro do que fontes ligadas à Ferrari já disseram anteriormente à imprensa europeia sobre a Purosangue usar um sistema de tração nas quatro rodas semelhante ao do grã-turismo da marca.
Ford terá Edge ST no Brasil, rival para o Jeep Compass e EcoSport sem estepe na traseira
Nesta semana a Ford confirmou a importação do Edge ST, e também anunciou o EcoSport sem estepe na traseira e o novo crossover Territory, que irá competir com o Jeep Compass. O Edge ST chegará em 2019 com o motor V6 biturbo de 2,7 litros e 335 cv combinado ao câmbio automático de oito marchas e um pacote de tecnologias semi-autônomas. Será o primeiro modelo da linha esportiva da Ford no Brasil, capaz de chegar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e à máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
Em 2019 também chega o EcoSport sem estepe, que agora está alinhado ao modelo oferecido na Europa e nos EUA, e perderá as versões 2.0 com tração dianteira, passando a usá-lo somente na versão Storm 4WD. As demais usarão todas o motor 1.5 Dragon, de três cilindros e 137 cv. Sem o estepe, para não diminuir o volume do porta-malas o modelo será equipado com pneus run-flat.
A maior novidade, contudo, é o Territory, que será posicionado acima do EcoSport, competindo com o Tiguan e com o Jeep Compass, em um papel parecido com o do Ford Kuga na Argentina e Europa. O modelo foi desenvolvido na China pela Ford em parceria com a JMC Yusheng e tem 4,58 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. Seu motor é o 1.5 EcoBoost de 163 cv (a versão turbo do 1.5 Dragon) que trabalha combinado ao câmbio automático de seis marchas.
Placas do Mercosul continuam a ser instaladas apesar da suspensão
A liminar que suspendeu a substituição das placas do Mercosul foi acatada pelo Contran nesta semana e deveria ter interromper a instalação das novas placas nos lugares onde ela já foi adotada, caso do Rio de Janeiro. Contudo, segundo reportagem do portal G1, o Detran-RJ consultou o Denatran para saber como proceder diante da suspensão e a resposta, aparentemente, é continuar os emplacamentos normalmente. A orientação se baseia no fato de o Detran do Rio de Janeiro precisar suspender o emplacamento para voltar a adotar o sistema antigo, o que cessaria os emplacamentos no estado por alguns dias. Além disso, a liminar não determinou se as placas antigas devem voltar a ser usadas durante a suspensão. Diante disso, o Detran do RJ continua fazendo a substituição.
Pirelli apresenta pneus da Fórmula 1 para 2019
A Pirelli apresentou a gama de pneus para a temporada de 2019 da Fórmula 1. Eles usarão apenas três cores de identificação para cada corrida — branca para o duro, amarela para o médio e vermelho para o macio — porém com variações de cada composto de acordo com a corrida.
Os pneus duro, médio e macio irão variar de acordo com as diferentes características de cada pista. Por exemplo, o vermelho macio para a etapa de Mônaco será significativamente diferente do que o vermelho macio escolhido para as etapas de Silverstone, na Inglaterra, e Suzuka, no Japão. O número exato de compostos disponíveis, cobrindo do macio ao duro, será anunciado em dezembro deste ano, após homologação da Federação Internacional de Automobilismo.
Para a próxima temporada, antes de todas as etapas, a Pirelli revelará quais compostos exatos foram selecionados para comporem as seleções de duro, médio e macio, para o fim de semana. Este novo sistema torna mais simples para os fãs casuais identificarem a diferença entre os pneus utilizados pelos pilotos e, ainda, permite que torcedores com mais conhecimento da Fórmula 1 saibam quais compostos específicos estão sendo usados com mais detalhe. As cores dos pneus intermediários, verde, e para chuva, azul, do modelo Cinturato, por outro lado, permanecem as mesmas para o ano que vem.
Ken Block apresenta a Hoonitruck, sua nova picape
Depois dos Fiesta, dos Focus, dos Hoonicorn, do Escort RS Cossie e do RS200, Block decidiu criar uma picape, a Hoonitruck. O modelo é baseado na Ford F-150 dos anos 1970 — a mesma que tivemos aqui no Brasil — e, segundo Block, a escolha tem uma motivação pessoal: seu pai teve uma dessa e foi nela que Ken aprendeu a dirigir, na metade dos anos 1980. Claro, a Hoonitruck é um pouco diferente e um pouco mais potente que a F-150 do Sr. Block.
Começando pela carroceria: em vez do velho aço estampado, a nova carroceria é feita inteira de alumínio de graduação aeronáutica, com para-lamas alargados e uma asa traseira, e o cofre agora hospeda um motor menor, mas com quase cinco vezes mais potência: sai o V8 FE e entra o 3.5 V6 Coyote/EcoBoost com dois turbos, vindo direto do cofre do atual Ford GT — mas não da versão de rua, e sim da versão de pista, o que significa que ele tem 927 cv e 96,8 kgfm, que são enviados para as quatro rodas de 20 polegadas por meio de uma transmissão Sadev de seis marchas.
O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e se tornou “um dos veículos mais ‘badass’” que Block já viu, segundo suas palavras. O carro irá estrear em Gymkhana Ten, que será exibido pelo Amazon Prime a partir de 7 de dezembro e pelo YouTube a partir de 17 de dezembro.
Audi R8 ganha facelift
Você deve lembrar que, na ocasião do lançamento do R8 LMS em Paris, dissemos que o modelo de pista da Audi acabaria influenciando o facelift da versão de rua do supercarro. Pois bem, aí está: o R8 com seu novo visual inspirado no LMS.
As mudanças são sutis, e passam pela grade central mais larga e com elementos verticais para separá-la das tomadas de ar laterais. Na traseira, ele tem um respiro para o cofre se estendendo por todo o painel e o difusor ficou mais pronunciado.
Os detalhes decorativos externos agora são pintados de preto brilhante na versão básica e acabamento titânio fosco na versão Performance Quattro. O motor continua o mesmo V10 de 5,2 litros, porém agora com a potência aumentada em 50 cv, passando de 570 para 620 cv.
Caoa Chery Arrizo 5 chega em novembro por R$ 70.000
Depois de popularizar a Hyundai no Brasil, a Caoa, agora fundida com a Chery, pretende fazer o mesmo com os modelos da fabricante chinesa, começando pelo Tiggo 2, lançado em abril deste ano. Agora, a próxima aposta é o sedã médio Arrizo, que tem um porte semelhante ao do Honda Civic da geração anterior, porém será posicionado na faixa de preços dos sedãs médio-compactos como Volkswagen Virtus, Fiat Cronos e Honda City.
Com preços entre R$ 69.000 e R$ 79.000, o sedã será oferecido em duas versões, ambas equipadas com o novo motor 1.5 turbo flex de 150 cv, combinado a um câmbio CVT. A lista de série da versão de entrada, RX, inclui DRL, lanternas de LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado eletrônico, sistema multimídia com tela de 7 polegadas, câmera de ré e sensor de estacionamento e cruise control. A versão de topo RXL inclui airbags laterais, bancos de couro e teto solar. O modelo será apresentado ao público durante o Salão do Automóvel, que começa no próximo dia 8 de novembro, e terá suas vendas iniciadas logo em seguida.
Mercedes-AMG CLS53 chega ao Brasil por R$ 600.000
Lançado em janeiro nos EUA e Europa, a terceira geração do Mercedes CLS está desembarcando no Brasil em sua versão mais radical, a CLS 53 AMG. O modelo é equipado com o novo seis-em-linha turbo da marca, combinado a um motor elétrico de 48 volts e chega ao Brasil por R$ 599.900.
O conjunto híbrido leve fornece 457 cv às quatro rodas por meio do câmbio automático 9G-Tronic e do sistema de tração nas quatro rodas 4Matic, que distribui o torque para as rodas dianteiras de acordo com a demanda por tração. Como explicamos neste post, o motor seis em linha usa um turbo elétrico, que tem o eixo de sua turbina ligado ao motor elétrico para mantê-lo girando em situações de baixa aceleração ou frenagem, minimizando o turbo lag. O sistema também substitui o alternador e motor de partida, além de fornecer potência e torque ao virabrequim (22 cv e 25,5 kgfm) e gerar energia para as baterias. Com isso, o conjunto leva o sedã-cupê aos 100 km/h em 4,5 segundos e à máxima de 250 km/h.
Por dentro, o CLS53 foi um dos primeiros modelos a adotar o painel digital configurável com duas telas, e também ganhou bancos e volante esportivos da AMG com revestimento de couro preto contrastado pelas costuras vermelhas.
Exclusivo para assinantes
Encerramos a trajetória de Walter Owen Bentley com as duas últimas partes de sua história: as 24 Horas de Le Mans, os Bentley Boys e a quase-falência no segundo capítulo; e a compra da Bentley pela Rolls-Royce, a chegada à Aston Martin e seus últimos dias no capítulo final.
Aproveitando os 50 anos do Ford Corcel, decidimos contar a história dos primos esportivos do sedã brasileiro: o Renault 12 Alpine, o Renault 12 Gordini, o Dacia 1310 e até mesmo o Renault 5 Turbo.
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Atendendo a pedidos dos leitores, também contamos o nascimento, o auge e o declínio dos cinemas drive-in.
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Falamos sobre o Alfa Romeo 147 GTA, um dos raros hot hatches equipados com motor V6:
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Contamos a história da equipe Jolly Club, que colocou o Fiat Uno para disputar o Grupo A do WRC.
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E falamos um pouco sobre a tendência do banimento de carros previsto para um futuro próximo em algumas cidades.
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Especiais do FlatOut
Contamos a história do Tour de Corse de 1986, que “matou” o Grupo B do WRC:
Contamos a história das picapes Silverado com motor de Corvette do Eddie Van Halen:
Falamos sobre o Supra de rua mais rápido do mundo, com 1.800 cv:
Contamos a história do desconhecido Sinthesis 1970, um esportivo italiano com motor americano que foi feito pelo mesmo designer do De Tomaso Pantera.
E conhecemos um incrível Gol BX de 750 cv e tração quattro feito na África do Sul para disputar subidas de montanha:
Novidades na Loja do FlatOut
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