A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

O novo Mercedes SL, Porsche Panamera recebe facelift, Peugeot 2008 não será feito no Brasil e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Mercedes divulga primeiras imagens do novo SL

A Mercedes aderiu à moda dos “flagras oficiais” para divulgar as primeiras imagens da nova geração de seu roadster mais tradicional, o SL. Como explicamos na minissérie da história do modelo, o SL acabou sem propósito na linha atual da Mercedes e, por isso, esta próxima geração será reposicionada para se tornar mais próxima do AMG GT.

Isso, porque a própria Mercedes confirmou em 2018 que ele será relacionado ao AMG GT e tem inspiração direta no 300SL roadster de 1957, o que nos permite elaborar algumas hipóteses sobre seu novo posicionamento. As fotos mostram proporções muito parecidas com as do AMG GT, o que pode indicar que ele agora compartilha a plataforma com o cupê. Isso fica ainda mais evidente nas imagens que mostram o formato das bordas do capô e das portas, que são praticamente os mesmos do atual GT.

Esta plataforma, aliás, já foi usada no SLS AMG, o sucessor do 300SL Gullwing. Acho que as coisas já ficaram claras a essa altura, não?

 

O que a Mercedes parece estar fazendo, portanto, é o retorno do SL como o roadster esportivo-chique da marca, substituindo o atual AMG GT roadster, enquanto o AMG GT continua como o sucessor do 300SL Gullwing. Não faria sentido trazer o SL para perto do AMG GT e manter o GT roadster. Especialmente quando a própria marca salienta a relação com o GT e a inspiração no 300SL.

Depois do fim do 300SL e do 190SL originais, o SL acabou fazendo o papel de roadster da Classe S entre a década de 1970 e a primeira metade da década passada. Mas com o retorno do S Cabriolet, ele acabou perdido na linha Mercedes. Seu reposicionamento como roadster esportivo não apenas resolve este problema, mas também fortalece a relação que a divisão esportiva está estabelecendo desde o lançamento do SLS.

A Mercedes ainda não divulgou a data de lançamento do modelo, mas ele deve acontecer junto ou após a chegada da nova geração do AMG GT. Considerando que o Black Series acabou de ser lançado (e costuma ser a versão de despedida dos AMG), isso deve acontecer somente na segunda metade de 2021. (Leo Contesini)

 

Porsche adia lançamento do Taycan Cross Turismo

A estreia do Porsche Taycan Cross Turismo estava prevista para este ano, mas a fabricante mudou seus planos. Segundo o CEO da Porsche, Oliver Blume, o problema é que a demanda pelo Taycan não diminuiu com a quarentena, apesar de a produção ter sido interrompida, então a Porsche está com as entregas atrasadas.

Com isso, o Taycan Cross Turismo, a perua/crossover do modelo elétrico, terá seu lançamento adiado para 2021. Inicialmente sua chegada estava prevista para o final deste ano. O modelo terá as mesmas opções de potência e baterias que o Taycan sedã, com uma carroceria de perua semelhante à do Panamera Sport Turismo, porém com protetores nos para-lamas. (Leo Contesini)

 

Peugeot diz que novo 2008 não será feito no Brasil e nem na Argentina

Agora que o futuro do novo Peugeot 208 já está bem definido – ele foi lançado na Argentina, onde é produzido (e de onde virá para o Brasil em breve) – as atenções se voltam para os próximos passos da fabricante no mercado local. E, durante o lançamento do hatch, o gerente do Grupo PSA na Argentina, Gabriel Cordo Miranda, comentou sobre a nova geração do Peugeot 2008.

Já há algum tempo circulavam rumores sobre o uso da fábrica de El Palomar, na Argentina, para a produção do novo 2008 – ainda mais porque a planta foi modernizada para receber a plataforma CMP, usada pelo 208. Como os dois modelos são feitos sobre a mesma base, seria no mínimo conveniente.

Contudo, como relata o Argentina Autoblog, Gabriel Cordo Mirana disse que não há planos de produzir o novo Peugeot 2008 na América do Sul – nem na Argentina, nem no Brasil. Segundo ele, o plano é seguir com esta geração, que, de acordo com a fabricante, apresenta números de venda satisfatórios. Assim, pode-se esperar uma atualização no design do atual 2008, que é fabricado em Porto Real (RJ), para adequar-se à nova identidade visual da Peugeot.

Isto não significa, porém, que não há planos para a fábrica no Rio de Janeiro. Na verdade, como noticiamos há pouco tempo, a nova plataforma modular CMP já é produzida em Porto Real – resta saber que modelos serão feitos sobre ela. As suspeitas caem sobre uma nova linha de compactos da Citroën, composta por um hatchback, um sedã e um SUV – mas ainda não passam de informações que circulam dentro da PSA. (Dalmo Hernandes)

 

Ford Bronco pode ter versão Raptor

O lançamento do novo Ford Bronco pode ser considerado um sucesso, demonstrando a força que o segmento dos off-roaders maiores e mais valentes ainda tem nos EUA. E a Ford, pelo visto, vai aproveitar a onda – já se fala em uma versão Raptor para o utilitário retrô.

A informação vazou de forma inóspita: de acordo com um tópico no fórum Bronco6G, feito por fãs do modelo, um engenheiro da Ford mencionou o projeto em seu perfil profissional no Linkedin, mencionando até mesmo o ano-modelo como 2023 – por acidente, presume-se. Com isto, pode-se esperar o lançamento em algum momento de 2022.

Podemos deduzir facilmente que a receita será a mesma seguida pelas F-150 e Ranger Raptor – ou seja, suspensão mais especializada para uso off-road pesado, visual mais agressivo e motor mais potente. Considerando que o maior rival do Ford Bronco Raptor deverá ser o novo Wrangler V8 (cuja versão de produção deve aparecer em breve), não é absurdo pensar na adoção do motor V8 de cinco litros do Ford Mustang, que gera 466 cv. Outra aposta plausível é a adoção do V6 Ecoboost já usado na F-150 Raptor, de 3,5 litros e 456 cv.

Agora que o engenheiro entregou o jogo, podemos esperar novas informações e possíveis flagras nos próximos meses. (Dalmo Hernandes)

 

Porsche Panamera recebe facelift para 2021

A Porsche, enfim, revelou seu facelift de meia-vida para o Porsche Panamera 2021 – depois de uma campanha com teasers e até mesmo um recém-criado recorde para “carros executivos” em Nürburgring. A atualização vale para todas as variantes de carroceria: sedã, a perua Sport Turismo e a variante de entre-eixos longo.

Não vamos te culpar caso seja difícil perceber as novidades – o facelift foi bem discreto, sendo composto por um novo para-choque dianteiro (incluindo uma versão opcional com novas entradas de ar) e lanternas traseiras redesenhadas, com visual mais parecido com as peças do Porsche 911. Fora isto, há três novas opções de rodas de 20 ou 21 polegadas.

Por dentro, o que muda também são detalhes: a central multimídia agora tem novas funções, como comando de voz e leitura de sinais de trânsito e conexão sem fio com smartphones iOS. Fora isto, há o sistema Porsche InnoDrive, suíte que engloba cruise control, sistema de visão noturna, assistente de mudança de faixa, faróis com matriz de LED e assistente de estacionamento com câmera de visão panorâmica.

O facelift também traz algumas novidades entre as versões – agora, está disponível a versão Turbo S, equipada com o V8 biturbo de quatro litros da Porsche calibrado para entregar 630 cv. Capaz de ir de zero a 100 km/h em 3,1 segundos, o Panamera Turbo S aposenta a versão Turbo, que usava uma versão de 550 cv deste mesmo motor.

A outra novidade é o Panamera 4S E-Hybrid, que substitui o Panamera E-Hybrid. Em relação à versão antiga, o híbrido plugin agora tem 560 cv contra 462 cv – o bastante para acelerar de zero a 100 km/h em 3,7 segundos. Além de ser mais potente, de acordo com a Porsche o Panamera 4S E-Hybrid tem autonomia 30% maior no modo totalmente elétrico.

A princípio, apenas o Panamera 4S E-Hybrid será vendido no Brasil, com chegada prevista para o início de 2021 e preço de R$ 649.000. (Dalmo Hernandes)

 

Matérias relacionadas

Este Honda Civic Si com motor K24 e 210 cv pode ser seu novo project car

Dalmo Hernandes

Gasolina com mais álcool “não afeta carros não-flex”, 250 concessionárias fechadas em 2015, Lamborghini prepara Huracán SV e mais!

Leonardo Contesini

Um 328i E36 manual, um clássico MGB Roadster, um Lancer Evo X pouco rodado e original e mais novidades do GT40

Dalmo Hernandes