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Car Culture

O novo Pagani Huayra BC Pacchetto Tempesta, Valentino Rossi anuncia aposentadoria, Mazda pode lançar novo cupê esportivo e mais

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Pagani Huayra BC Pacchetto Tempesta é revelado com 826 cv

Horacio Pagani anda trabalhando bastante em 2021. Depois de mostrar o Pagani Huayra R e revelar que fará um supercarro que projetou quando tinha 12 anos, o argentino mais italiano do mundo motra outra novidade: o Huayra BC Pacchetto Tempesta.

O sobrenome significa “Pacote Tempestade” – e, qualquer que seja a motivação para a escolha, é bem sonoro. Feito para comemorar os dez anos do Huayra (pois é, passou voando), o Huayra BC Pachetto Tempesta usa uma versão de 826 cv e 112,1 kgfm de torque (!) do motor AMG de seis litros biturbo. São os mesmos numeros do Huayra Imola, que foi apresentado no ano passado e teve apenas cinco unidades fabricadas.

O Huayra BC Pacchetto Tempesta tem a proposta de ser uma versão mais confortável, voltada ao uso no mundo real. Por isso, segundo a Pagani, ele teve a suspensão recalibrada e recebeu um novo modo chamado “Soft Drive” – que embora não tenha sido explicado em detalhes, provavelmente deixa a suspensão mais macia e complacente para um rodar mais confortável.

O supercarro também ganhou um novo splitter frontal e um conjunto aerodinâmico traseiro que inclui uma nova asa e uma “barbatana” integrada à carroceria de fibra de carbono. Além disso, o difusor traseiro traz mais duas saídas de escape além das quatro entre as lanternas.

Mais detalhes do Pagani Huayra BC Pacchetto Tempesta serão revelados durante a Monterey Car Week, que começa hoje (6). Incluindo, esperamos, fotos do interior – que, nos Pagani, sempre tem algo interessante para ver.

 

Valentino Rossi anuncia sua aposentadoria da MotoGP

Valentino Rossi, um dos maiores pilotos de todos os tempos, anunciou ontem (5) sua aposentadoria da MotoGP. O piloto de 42 anos disse que, ao fim desta temporada, deixará de competir com motocicletas.

Rossi disputa a MotoGP desde 2000, e já possui nove títulos – sete deles na categoria de topo (500cc), mais um na 250cc e outro na 125cc. O homem é uma lenda, e considerado por muitos como o maior motociclista da atualidade.

“Decidi parar no fim da temporada. Infelizmente, esta será minha última meia-temporada na MotoGP”, declarou o piloto durante uma coletiva na Áustria. “É um momento muito triste porque é difícil dizer e saber que ano que vem não vou correr com uma motocicleta. Ano que vem minha vida vai mudar. Mas foi ótimo, eu curti muito, foi uma jornada muito, muito longa e muito, muito divertida, e eu passei por momentos inesquecíveis com todos os meus colegas.”

Contudo, isso não quer dizer necessariamente que Rossi vá deixar as pistas. No passado ele já declarou que gostaria de participar das 24 Horas de Le Mans – e, durante a coletiva, não descartou a possibilidade de tentar um posto já em 2022. “Mas agora está tudo em processo… não decidi ainda”, acrescentou. “Acho que serei um piloto de motos ou de carros a vida toda. Então, só vou mudar das motos para os carros, ainda que não esteja no mesmo nível. Só que ninguém corre por diversão, ou só por diversão. Se você é um piloto de verdade, você corre para ter um bom desempenho, e vai atrás da vitória.”

Parece que, se depender só da sua vontade, Rossi vai seguir os passos de Mike Hailwood e John Surtees. Toda sorte a ele!

Mazda pode lançar novo cupê esportivo

Você já ouviu essa antes: a Mazda, anos depois do RX-8, pretende lançar um novo esportivo. E também já ouvou essa: “e parece que agora é de verdade”. Bom, então pode juntar mais uma para a coleção – porque parece que a Mazda quer mesmo lançar um novo esportivo. Ou não.

A fabricante registrou, nos últimos meses, 14 novas patentes junto às autoridades do Japão. Várias delas para o que aparenta ser um cupê esportivo com estrutura de alumínio, capô longo, traseira curta, e linhas que remetem ao Mazda RX-7 na traseira.

As imagens mais recentes, publicadas por um site japonês, parecem corresponder quase perfeitamente ao mais recente conceito da marca – o Mazda RX-Vision, apresentado no Salão de Tóquio de 2015 (sim, já faz seis anos e ainda não perdemos a esperança de ter um novo Mazda da série RX). Nelas, é possível ver a silhueta da traseira e detalhes do assoalho e das zonas de deformação programada – que, como observa o The Drive, estão alinhadas com o que se vê nos esportivos modernos.

Claro que é importante observar o seguinte: estas imagens são apenas registros do carro junto às autoridades, e não são evidência de que o conceito RX-Vision poderá, enfim, virar um modelo de produção. O que elas revelam, porém, é que a Mazda não abandonou o carro por completo.

Acreditamos que, com os recente desdobramentos do motor rotativo Wankel e sua transformação em extensor de autonomia, dificilmente ele seria o principal propulsor em um hipotético novo Mazda RX. Mas já é alguma coisa.

 

Fiat Punto terá nova geração e versão elétrica

Sente saudades do Fiat Punto? Então aqui vai uma notícia interessante: a fabricante confirmou nesta semana que o hatchback terá uma nova geração em 2023.

Na Europa, onde se chama Grande Punto, o carro foi descontinuado em 2018 e não deixou sucessor – na época, sem planos concretos para isso. Mas a transição da indústria para os elétricos trouxe o carro de volta.

Por ora, porém, ainda não há mais informações exceto a confirmação de uma variante elétrica – o que sugere, mas não garante, que também existirão versões a combustão ou híbridas. É bem provável que o novo Punto faça proveito da plataforma CMP, desenvolvida pela PSA Peugeot Citroën, mas seu visual e outras informações a respeito permanecem guardadas com a Fiat.

A fabricante deve falar mais sobre o novo Punto no fim desse ano.

 

Manthey Racing celebra 25 anos com série especial do Porsche 911 GT2 RS

Para comemorar seus 25 anos, a Manthey Racing apresentou ontem (5) um novo Porsche 911 GT2 RS: o Clubsport 25 – que, como o nome já entrega, tem foco no desempenho em pista.

Com o status de “preparadora oficial” da Porsche, a Manthey Racing caprichou no Clubsport 25. O carro é feito sobre o GT2 RS Clubsport da geração passada, com um flat-six biturbo de 3,8 litros e 700 cv, câmbio PDK de sete marchas e aerodinâmica retrabalhada.

As mudanças externas vêm na forma de um novo body kit, com parachoques, para-lamas e saias laterais exclusivos, pintura cinza acetinada com detalhes em amarelo esverdeado (que a Porsche batizou como “Grello”, de “green” e “yellow”, sem saber a conotação da palavra no Brasil…) e o radiador posicionado no centro do para-choque dianteiro – o que melhora o fluxo de ar e a eficiência do sistema de arrefecimento.

O Porsche 911 GT2 RS Clubsport 25 também tem assoalho plano para reduzir a pressão aerodinâmica sob o carro (o que ajuda a produzir downforce) e gaiola de proteção integral. Serão feitos 30 exemplares, com as entregas começando em janeiro de 2022.