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Zero a 300

O novo Polo 2023 apresentado | O Lamborghini LDMh | Um Miata monoposto e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Este é o novo Polo 2023

Finalmente a VW acabou com o suspense e apresentou o novo Polo 2023. A única surpresa é que o tão comentado motor 1.0 Turbo de 116 cv mata o de 128 cv no Polo: agora o 1.0T mais potente fica reservado aos SUV’s VW. Isto, é claro, supondo que o sedã Virtus 2023 seguirá este esquema do Hatch.

O Polo básico felizmente não morreu também: permanece uma opção bem interessante de motor aspirado de três cilindros e 82 cv, e câmbio manual. Todos os outros Polo, fora o GTS que ainda não foi apresentado, receberão o motor menos potente de 116 cv. Mas agora, pelo menos, há opção de câmbio manual e motor turbo para o carro.

O face-lift é bem conservador por fora; os faróis são as maiores mudanças, mas a maioria das pessoas nem vai notar a diferença. Logotipos, grade, para-choque dianteiro são diferentes, mas bem discretamente. A maioria das mudanças de carroceria são por dentro.

Assim como os logotipos externos, o volante e a alavanca de câmbio são no novo padrão da marca, parecidos com os dos Nivus e Taos. Materiais e acabamentos diferentes abundam no interior, mas nada mudou radicalmente. Os painéis de instrumentos é digital, de 8” nas versões mais baratas e 10,25” nas configurações mais caras. A tela multimídia é a VW Play, com uma tela de 10 polegadas e um sistema atualizado, adicionando 4 novos apps. Outra novidade é o aplicativo “Meu VW” permitindo acessar informações do carro via smartfone.

Os freios traseiros agora são a tambor; algo que não fará diferença alguma, visto que os discos traseiros de antes eram ridiculamente pequenos e existiam provavelmente por razões de marketing e não técnicas; mas vai ser percebido como uma perda pelos clientes.

O motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 mkgf está apenas na versão básica MPI, com câmbio manual de cinco marchas. As demais versões usam o 1.0 TSI de 116 cv a 5.000 rpm e 16,8 mkgf entre 1.750 e 4.200 rpm. Este motor está disponível com câmbio manual de 5 marchas e o automático de 6 marchas.

Preços: o MPI sai por R$ 82.990, e vem com ar-condicionado manual, todos os vidros elétricos, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampas, controle de pressão dos pneus, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, rodas de 15” com calotas, vidros elétricos dianteiros, rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e quatro alto-falantes.

O Polo TSI manual sai por R$ 92.990, vem com o motor de 116 cv, rodas de liga leve de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de estacionamento traseiro. O Confortline (R$ 102.990) adiciona transmissão automática, cruise controle, volante em couro com borboletas, chave presencial e partida com botão. O Highline (R$ 109.990) adiciona rodas de 16”, painel digital de 10”, interior em “couro sintético” (o popular vinil), carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital automático, central multimídia VW Play, seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e sensor de chuva. Não houve aumento de preço para o novo carro, o que é louvável.

O câmbio manual com motor turbo é realmente uma opção interessante que faltava no Polo. Não vai compensar o desaparecimento da excelente combinação 1,6 litro aspirado/ câmbio manual, mas é um progresso. E frear aumento de custo no novo carro, sem depená-lo em demasiado, também é uma atitude louvável. O Polo continua uma opção excelente em sua faixa de preço. (MAO)

Lamborghini dá mais alguns detalhes de seu carro de corrida LMDh

O Lamborghini LMDh que irá competir na classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA e na classe GTP do Campeonato IMSA usará um V8 biturbo com assistência híbrida. Este será o primeiro motor de corrida desenvolvido pela divisão de competição Squadra Corse da marca.

A categoria permite potência máxima de 500 kW, ou 671 cv, então certamente esta será a potência alcançada pelo novo motor Lamborghini.  Há um gerador Bosch mandatório e baterias da Williams Advanced Engineering. A Xtrac fornece sua caixa de câmbio P1359 de sete marchas. Os carros LMDh têm um peso mínimo de 1.030 kg sem combustível ou o motorista.

O fornecedor do chassis deste novo Lamborghini será a Ligier. Lamborghini não tem exatamente uma tradição de competição, mas parece disposta a mudar isso agora, e está trabalhando com afinco em seu carro de LMDh.

O carro começará a correr somente em 2024, porém, o que significa que perderá o primeiro ano de competição nesta classe. A nova categoria sai do papel nas 24 horas de Daytona em janeiro de 2023. Acura, Alpine, BMW, Cadillac, Porsche, e talvez até a Ferrari pretendem competir. A categoria definitivamente promete. (MAO)

Gorgona Concept NM: um Miata monoposto restomod

OK, restomods de carros que já são caríssimos e exclusivos para começar, como os 911 refrigerados a ar, são comuns. Já carros mais baratos e populares são mais raros: a viabilidade do negócio fica comprometida normalmente pelos valores que inevitavelmente involvem os restomods. A mão de obra para renovar um Porsche custa teoricamente o mesmo renovar um Ford. Mas as pessoas pagam mais em Porsches.

Então é interessante ver este novo modelo: um Mazda Miata de primeira geração, atualizado e redesenhado. Uma recém-criada empresa italiana chamada Gorgona Cars criou o Concept NM: um MX-5 de primeira geração que foi convertido em um speedster monoposto (!!), com um chassi melhorado e o moderno trem de força SkyActiv-G proveniente do MX-5 atual.

A Gorgona Cars, com sede em Roma, foi fundada pelo engenheiro automotivo David Galliano e pelo jornalista automotivo Omar Abu-Eideh; sua filosofia inclui melhorar o Miata de primeira geração, mas mantendo sua filosofia central de diversão via baixo peso e comportamento exemplar.

O exterior é o que se nota já de cara. É algo realmente diferente e divertido de ver, uma exótica “barchetta monoposto”, inspirada em vários carros conceito da Mazda que exploraram este tipo de desenho durante os anos, mas que a Mazda nunca teve coragem de lançar. O para-brisa e o teto foram removidos e uma cobertura na área do passageiro foi adicionada, deixando apenas o banco do motorista exposto. A aerodinâmica é toda revisada para menos arrasto.

As rodas são Enkei RPF1 de 15 polegadas calçadas com pneus Yokohama A052, pretas em contraste à carroceria amarela. O Cockpit é sério, com um volante Momo e estofamento em Alcantara, mas extremamente espartano, sem tapetes. É naturalmente criado para ser ainda mais leve que o original, e mais focado:  não há ar-condicionado, infotainment ou mesmo um sistema de áudio. O peso declarado infelizmente somente a seco, é de 830 kg. O que significa pelo menos 870 kg em ordem de marcha.

O motor, transmissão e eixo traseiro vem do Miata atual, ND, o que significa um quatro em linha SkyActiv-G de 2,0 litros aspirado com 184 cv e 21 mkgf de torque. O que deve garantir um desempenho bem interessante: o Miata ND atual com este motor pesa 1050 kg em ordem de marcha, e faz o 0-100 km/h na casa dos 5 segundos.

Mesmo assim, é uma proposta difícil de vender. O preço começará em cerca de € 70.000 (R$ 363.300), excluindo o custo do carro doador. Por melhor que o carro seja, um cara pode ser tentado a comprar um Miata velho baratinho, depená-lo totalmente e colocar um kit turbo de padaria, para obter resultados semelhantes. Ok, não é a mesma coisa, mas certamente esta é a mentalidade dos donos de Miata. Muito diferente da dos donos de Porsches… (MAO)

 

Nissan vai produzir 30 motores SR20DET zero km

Os americanos nisso são diferentes: sua população adora consertar suas coisas eles mesmo, o que criou um mercado enorme para peças e motores que já não existem em veículos novos. Assim, ainda se pode comprar nos EUA qualquer peça para praticamente qualquer V8 americano criado a partir de 1955, por exemplo.

Mas os japoneses só agora se ligaram que pararam de fabricar alguns motores cedo demais. A Nissan é uma marca que recentemente começou a trazer de volta motores descontinuados. Por um preço, claro.

Agora vem a notícia de que um tuner, patrocinador de automobilismo e concessionária de destaque no Japão, a “Mercury Japan”, assinou um acordo com a Nissan para reproduzir uma série de novos motores de quatro cilindros SR20DET.

Nissan Silvia S14

O SR20DET foi produzido pela Nissan entre 1989 e 2003 e ficou particularmente famoso pelas gerações S13, S14 e S15 do Nissan Silvia (200SX em alguns mercados). Embora este quatro cilindros turbo possa não ser tão famoso ou conhecido quanto o RB26 do Nissan Skyline e outros modelos, tem imensa legião de fãs, e é reverenciado em alguns círculos de entusiastas.

Entende-se que a Mercury Japan construirá apenas 30 novos motores SR20DET, produzindo apenas de três a quatro unidades por mês. As reservas para os novos motores devem ser abertas ainda este mês. Os motores não serão baratos, com a expectativa de um preço de 1.330.000 ienes cada, o equivalente a R$ 48.360.

O programa para reviver motores antigos da Nissan parece ter sido um sucesso, que gerou esta expansão. Em 2017, o fabricante começou a reproduzir peças para o icônico Skyline R32 GT-R, e um ano depois, começou a reproduzir peças para os GT-Rs das gerações R33 e R34. Certamente um trabalho de paixão e não de ganho financeiro, este; parabéns Nissan. (MAO)