FlatOut!
Image default
Melhor da Semana Zero a 300

O novo Porsche 992, os preços dos combustíveis, a avaliação da perua Volvo V60 e as novidades da semana no FlatOut!

Passou a semana acompanhando seus pedidos da Black Friday na internet? Ou melhor ainda: ficou curtindo tudo o que você comprou na Black Friday e não teve tempo de visitar seu site favorito? Não se preocupe! Aqui está nosso resumo com as notícias mais importantes da semana para você não ficar destracionando por aí!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Caoa trará marca de luxo da Chery ao Brasil

45 angle front Chery Exeed TX Hybrid 2018

Depois de transformar a Chery em uma marca “brasileira”, a Caoa agora anunciou que irá vender no Brasil os modelos da futura divisão de luxo da Chery, a Exeed. O primeiro modelo da marca, o SUV híbrido TX, será lançado em 2019 na China, e tem sua mira apontada para os modelos premium europeus — razão pela qual o modelo foi apresentado no Salão de Frankfurt. Além do TX, a Exeed também mostrou um conceito batizado LX, que dará origem a um SUV-cupê posicionado abaixo do TX.

 

Land Rover lança versão flex do Evoque e do Discovery Sport

FlatOut 2018-11-28 às 13.06.28

A Land Rover lançou as versões flex do Evoque e do Discovery Sport. Os modelos são equipados com o motor Ingenium 2.0, em uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Os números de torque e potência continuam os mesmos — 240 cv e 34,6 kgfm, aparentemente sem alteração de acordo com o combustível usado. No Discovery Sport, o motor leva o SUV do zero aos 100 km/h em 7,6 segundos e à velocidade máxima de 200 km/h. No Evoque, o propulsor o leva do zero aos 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 217 km/h. A Land Rover não divulgou os dados de consumo do motor com etanol.

FlatOut 2018-11-28 às 13.08.41

Os preços são R$ 230.200 para o Discovery Sport SE, R$ 254.500 para o Discovery Sport HSE, R$ 234.500 para o Range Rover Evoque SE e R$ 271.200 para o Range Rover Evoque HSE Dynamic. Os modelos, contudo, estão com descontos até 31 de dezembro deste ano: o Sport passa a R$ 214.900 na versão SE e R$ 240.900 na HSE, enquanto o Evoque vai a R$ 212.900 na versão SE e R$ 247.900 na HSE Dynamic.

 

Distribuidoras de combustíveis terão que explicar preços à ANP

img_797x448$2018_02_07_22_20_13_7958

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) solicitou explicações às principais distribuidoras de combustíveis do Brasil — BR Distribuidora, Raízen (Cosan/Shell) e Ipiranga — sobre os repasses inferiores às reduções de preços nas refinarias. As empresas terão prazo de 15 dias para apresentar uma resposta à agência reguladora. Segundo o painel de levantamento de preços da ANP, a redução nos preços das distribuidoras desde o início de novembro foi de apenas 6,21% apesar da queda de mais de 20% nas refinarias.

 

Placas do Mercosul não terão brasão da cidade nem bandeira do estado

placa_mercosul_caracteristicas

A novela das placas do Mercosul ganhou mais um capítulo nesta semana: elas ganharam um novo layout, que elimina os brasões das cidades e as bandeiras dos estados. A decisão foi anunciada pelo Ministério das Cidades nesta última quarta-feira (28), e foi justificada pela redução de custos aos motoristas. A adoção das bandeiras e brasões dos estados e cidades não estava prevista no layout original e precisaria ser trocada nas transferências de cidades, aumentando o custo do processo. Atualmente, as placas têm cidade e estado em uma tarjeta separada justamente para baratear o custo do emplacamento.

Com a retirada do brasão e da bandeira, não haverá mais a necessidade de mudança de placa em caso de transferência.  De acordo com o ministério, os carros que já têm as placas com os brasões não precisarão trocá-las se não houver mudança de propriedade. Além da mudança no layout, as placas poderão ser reduzidas em até 15% para ser instaladas em carros com o vão da placa menor.

 

Mercedes-AMG GT R ganha versão de track day

efc54f30-2020-mercedes-amg-gt-and-amg-gt-r-pro-61

A Mercedes apresentou nesta semana a linha 2020 do AMG GT, que ganhou pequenos retoques e uma nova versão de topo, voltada para uso em pista, o AMG GT R Pro. O modelo é uma variação ainda mais radical do AMG GT R, preparada com a receita básica desse tipo de carro: suspensão recalibrada, alívio de peso, aerodinâmica avançada e visual mais agressivo. A suspensão recebeu novos coilovers com ajuste de compressão e retorno, barra estabilizadora ajustável de fibra de carbono na dianteira e de aço na traseira, braços de suspensão com rolamento tipo rótula e painel de fibra de carbono no assoalho para aumentar a rigidez do carro e otimizar a estabilidade aerodinâmica. Os freios são de carbono-cerâmica e as rodas são mais leves que as originais do GT R.

a03325ca-2020-mercedes-amg-gt-and-amg-gt-r-pro-65

No campo aerodinâmico, o GT R Pro ganhou aletas nas extremidades do para-choques, um novo splitter e novas tomadas de ar para estabilizar a dianteira em alta velocidade. Os para-lamas dianteiros também ganharam respiros para reduzir a sustentação do eixo dianteiro enquanto a caixa de roda traseira tem um elemento aerodinâmico nos arcos dos para-lamas.

Além disso, o GT R Pro vem equipado com os pacotes Carbon I e II, opcionais no GT R. Ele inclui detalhes de fibra de carbono nos retrovisores, spoiler traseiro e difusor traseiro. Sob o capô está o mesmo V8 4.0 biturbo do GT R, com 585 cv e 71,2 kgfm entre 1.900 e 5.500 rpm. Como resultado, o GT R Pro é quase seis segundos mais rápido que o GT R em Nürburgring: com o piloto da GT3 Maro Engel ao volante, o protótipo do AMG GT R Pro completou a volta em 7:04,632.

 

Audi apresenta e-Tron GT Concept, sua versão do Porsche Taycan

audi-e-tron-gt-concept-5101-1543418090

A Audi apresentou nesta semana o e-tron GT, um conceito elétrico que antecipa o futuro cupê elétrico de quatro portas que a Audi pretende produzir a partir de 2020.

audi-e-tron-gt-concept-5104-1543418090

Como a maioria dos modelos elétricos da Audi, o e-Tron GT usa um assoalho plano para abrigar as baterias de 90 kWh que alimentam os dois motores sincronizados, um em cada eixo, formando sua famosa tração integral quattro. Segundo a Audi, os dois motores produzem 600 cv e podem levar o carro do zero aos 100 km/h em 3,5 segundos e aos 200 km/h em 12 segundos, com velocidade máxima limitada a 240 km/h. A plataforma é a mesma do Porsche Taycan. A Audi também afirma que o centro de gravidade do cupê de quatro portas é o mesmo do R8, graças às baterias no assoalho. Elas podem impulsionar o carro por até 400 km e, com o sistema de recarga onboard de 800 volts, podem receber 80% de carga em 20 minutos.

audi-e-tron-gt-concept-5112-1543418093

Como o A7 ele tem o teto em queda acentuada do fastback grande da Audi, bem como os para-lamas largos e definidos. O visual do carro também inclui uma grade tipo colmeia inspirada nos RS, enquanto as rodas têm 22 polegadas.

 

Kia Soul ganha nova geração

kia-soul-gt-line-1-04e802ff071c04cc

A Kia revelou nova geração do Soul nesta semana, durante o Salão de Los Angeles. O modelo manteve sua silhueta original, que tinha ares de carro conceito quando lançada e ainda é razoavelmente moderna depois de quase 10 anos, ganhando uma reformulação nos demais elementos e, claro, no interior.

kia-soul-gt-line-9-0472035a080d0577

Seguindo uma tendência atual, a Kia dividiu o conjunto óptico dianteiro, com faróis principais estreitos na parte superior, e os faróis auxiliares na parte inferior — como no Nissan Juke e na Fiat Toro. Na traseira, as lanternas verticais continuam, mas agora têm forma de bumerangue, invadindo a tampa do porta-malas.

kia-soul-gt-line-51-030002f4090f060d

Apesar de ser um crossover, o Soul ganhou pela primeira vez uma versão aventureira, batizada X-Line, com plásticos nas laterais e nos para-lamas, barras no teto e retrovisores cinza. E apesar de ser um crossover, o Soul ganhou uma versão esportiva, a GT-Line, com detalhes em preto brilhante, para-choques com tomadas de ar maiores e escape duplo centralizado.

kia-soul-gt-line-84

Por dentro, o novo Soul manteve a arquitetura básica, ganhando um novo console central, novo quadro de instrumentos digital e um sistema multimídia de 10,25 polegadas com sistema de áudio da Harman Kardon. Os motores serão um 2.0 aspirado de 150 cv com câmbio manual de seis marchas ou CVT, e um 1.6 turbo de 204 cv (mesmo do novo Veloster) com câmbio de embreagem dupla e sete marchas.

 

 

YouTube do FlatOut

Nesta semana trouxemos a avaliação da nova geração da perua Volvo V60, que acabou de desembarcar no Brasil. Como de costume, o Juliano dissecou os detalhes técnicos do carro e, claro, as características dinâmicas da perua.

 

Especiais do FlatOut

Nesta semana a Porsche lançou o 992, a oitava geração do 911. O modelo, como esperado, manteve sua silhueta clássica, porém ganhou novos elementos estéticos e aerodinâmicos, mais potência e mais detalhes inspirados no modelo clássico — caso do capô alongado, da lanterna traseira com o letreiro da marca e do painel com os instrumentos alinhados.

NEWNEUNELFER-620x349

Leia mais sobre a nova geração no post especial sobre o lançamento.

Depois do Porsche 911 992, o outro lançamento da semana foi a picape do Jeep Wrangler, batizada Gladiator. Também fizemos um post especial sobre ela — e também falamos sobre a possibilidade de ela chegar ao Brasil — como Jeep ou sob uma carroceria da Fiat ou Ram.

gladis-620x349

Leia aqui.

Mesmo com o lançamento da nova geração do 911, a Porsche ainda preparou uma versão especial de despedida para o 911 GT2 RS da atual geração, o Clubsport:

porsche_911_gt2_rs_clubsport_9_02b900760ab90832-e1543505503362-620x349

Leia aqui.

E aproveitando o lançamento do 911 GT RS Clubsport, contamos a história do carro que inspirou sua pintura, o Black Widow:

porshe-936-black-widow-1-620x349

Leia aqui.

Nesta semana vimos como os fabricantes de elétricos pretendem usar a carroceria do carro como parte das baterias como forma de reduzir o peso do carro:

BODYBATTERY-620x348

Leia aqui.

Contamos a história do Honda Civic Type R “center drive” da Spoon Sports:

15095022_1219472978127006_2517968011583315865_n-1-620x349

Leia aqui.

Também conhecemos o caso do americano que usou sua Toyota Tundra para socorrer vítimas dos incêndios da Califórnia e ganhou uma picape nova da Toyota depois que a sua acabou derretida:

truck

Leia aqui.

E também esclarecemos o mito de que colisão com moto é atropelamento, além de explicar o que fazer nesses casos:

colisaocarromoto-1-620x349

Leia aqui.

Exclusivo para assinantes

Os assinantes do FlatOut tiveram acesso exclusivo à nossa explicação de como funciona o mercado dos combustíveis no Brasil e por que os preços da gasolina não baixam tanto quanto gostaríamos:

Porquenaobaixa

Leia aqui.

Os assinantes também ficaram por dentro dos problemas das placas do Mercosul, seus supostos benefícios e desvantagens e também por que elas correm o risco de ser abandonadas em 2019:

Prlacas

Leia aqui.

Também contamos a história da Nardi, a fabricante de volantes mais tradicional do planeta:

nardiii-620x348

Leia aqui.

Também contamos a história das peruas aventureiras…

advwagons-620x348

Leia aqui.

… da Mazdaspeed, a divisão de esportivos da Mazda que nasceu de uma equipe de corridas dos anos 1960…

mazdaspeed-620x348

Leia aqui.

Também explicamos a salada numérica dos sistemas de nomenclatura da Porsche:

Porsche-904-Carrera-GTS-badge-900x600-620x349

Leia aqui.

E recapitulamos a evolução e a popularização do câmbio CVT nos últimos anos:

CVT-620x349

Leia aqui.