Passou a semana acompanhando seus pedidos da Black Friday na internet? Ou melhor ainda: ficou curtindo tudo o que você comprou na Black Friday e não teve tempo de visitar seu site favorito? Não se preocupe! Aqui está nosso resumo com as notícias mais importantes da semana para você não ficar destracionando por aí!
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Caoa trará marca de luxo da Chery ao Brasil
Depois de transformar a Chery em uma marca “brasileira”, a Caoa agora anunciou que irá vender no Brasil os modelos da futura divisão de luxo da Chery, a Exeed. O primeiro modelo da marca, o SUV híbrido TX, será lançado em 2019 na China, e tem sua mira apontada para os modelos premium europeus — razão pela qual o modelo foi apresentado no Salão de Frankfurt. Além do TX, a Exeed também mostrou um conceito batizado LX, que dará origem a um SUV-cupê posicionado abaixo do TX.
Land Rover lança versão flex do Evoque e do Discovery Sport
A Land Rover lançou as versões flex do Evoque e do Discovery Sport. Os modelos são equipados com o motor Ingenium 2.0, em uma versão desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro. Os números de torque e potência continuam os mesmos — 240 cv e 34,6 kgfm, aparentemente sem alteração de acordo com o combustível usado. No Discovery Sport, o motor leva o SUV do zero aos 100 km/h em 7,6 segundos e à velocidade máxima de 200 km/h. No Evoque, o propulsor o leva do zero aos 100 km/h em 7,3 segundos e à máxima de 217 km/h. A Land Rover não divulgou os dados de consumo do motor com etanol.
Os preços são R$ 230.200 para o Discovery Sport SE, R$ 254.500 para o Discovery Sport HSE, R$ 234.500 para o Range Rover Evoque SE e R$ 271.200 para o Range Rover Evoque HSE Dynamic. Os modelos, contudo, estão com descontos até 31 de dezembro deste ano: o Sport passa a R$ 214.900 na versão SE e R$ 240.900 na HSE, enquanto o Evoque vai a R$ 212.900 na versão SE e R$ 247.900 na HSE Dynamic.
Distribuidoras de combustíveis terão que explicar preços à ANP
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) solicitou explicações às principais distribuidoras de combustíveis do Brasil — BR Distribuidora, Raízen (Cosan/Shell) e Ipiranga — sobre os repasses inferiores às reduções de preços nas refinarias. As empresas terão prazo de 15 dias para apresentar uma resposta à agência reguladora. Segundo o painel de levantamento de preços da ANP, a redução nos preços das distribuidoras desde o início de novembro foi de apenas 6,21% apesar da queda de mais de 20% nas refinarias.
Placas do Mercosul não terão brasão da cidade nem bandeira do estado
A novela das placas do Mercosul ganhou mais um capítulo nesta semana: elas ganharam um novo layout, que elimina os brasões das cidades e as bandeiras dos estados. A decisão foi anunciada pelo Ministério das Cidades nesta última quarta-feira (28), e foi justificada pela redução de custos aos motoristas. A adoção das bandeiras e brasões dos estados e cidades não estava prevista no layout original e precisaria ser trocada nas transferências de cidades, aumentando o custo do processo. Atualmente, as placas têm cidade e estado em uma tarjeta separada justamente para baratear o custo do emplacamento.
Com a retirada do brasão e da bandeira, não haverá mais a necessidade de mudança de placa em caso de transferência. De acordo com o ministério, os carros que já têm as placas com os brasões não precisarão trocá-las se não houver mudança de propriedade. Além da mudança no layout, as placas poderão ser reduzidas em até 15% para ser instaladas em carros com o vão da placa menor.
Mercedes-AMG GT R ganha versão de track day
A Mercedes apresentou nesta semana a linha 2020 do AMG GT, que ganhou pequenos retoques e uma nova versão de topo, voltada para uso em pista, o AMG GT R Pro. O modelo é uma variação ainda mais radical do AMG GT R, preparada com a receita básica desse tipo de carro: suspensão recalibrada, alívio de peso, aerodinâmica avançada e visual mais agressivo. A suspensão recebeu novos coilovers com ajuste de compressão e retorno, barra estabilizadora ajustável de fibra de carbono na dianteira e de aço na traseira, braços de suspensão com rolamento tipo rótula e painel de fibra de carbono no assoalho para aumentar a rigidez do carro e otimizar a estabilidade aerodinâmica. Os freios são de carbono-cerâmica e as rodas são mais leves que as originais do GT R.
No campo aerodinâmico, o GT R Pro ganhou aletas nas extremidades do para-choques, um novo splitter e novas tomadas de ar para estabilizar a dianteira em alta velocidade. Os para-lamas dianteiros também ganharam respiros para reduzir a sustentação do eixo dianteiro enquanto a caixa de roda traseira tem um elemento aerodinâmico nos arcos dos para-lamas.
Além disso, o GT R Pro vem equipado com os pacotes Carbon I e II, opcionais no GT R. Ele inclui detalhes de fibra de carbono nos retrovisores, spoiler traseiro e difusor traseiro. Sob o capô está o mesmo V8 4.0 biturbo do GT R, com 585 cv e 71,2 kgfm entre 1.900 e 5.500 rpm. Como resultado, o GT R Pro é quase seis segundos mais rápido que o GT R em Nürburgring: com o piloto da GT3 Maro Engel ao volante, o protótipo do AMG GT R Pro completou a volta em 7:04,632.
Audi apresenta e-Tron GT Concept, sua versão do Porsche Taycan
A Audi apresentou nesta semana o e-tron GT, um conceito elétrico que antecipa o futuro cupê elétrico de quatro portas que a Audi pretende produzir a partir de 2020.
Como a maioria dos modelos elétricos da Audi, o e-Tron GT usa um assoalho plano para abrigar as baterias de 90 kWh que alimentam os dois motores sincronizados, um em cada eixo, formando sua famosa tração integral quattro. Segundo a Audi, os dois motores produzem 600 cv e podem levar o carro do zero aos 100 km/h em 3,5 segundos e aos 200 km/h em 12 segundos, com velocidade máxima limitada a 240 km/h. A plataforma é a mesma do Porsche Taycan. A Audi também afirma que o centro de gravidade do cupê de quatro portas é o mesmo do R8, graças às baterias no assoalho. Elas podem impulsionar o carro por até 400 km e, com o sistema de recarga onboard de 800 volts, podem receber 80% de carga em 20 minutos.
Como o A7 ele tem o teto em queda acentuada do fastback grande da Audi, bem como os para-lamas largos e definidos. O visual do carro também inclui uma grade tipo colmeia inspirada nos RS, enquanto as rodas têm 22 polegadas.
Kia Soul ganha nova geração
A Kia revelou nova geração do Soul nesta semana, durante o Salão de Los Angeles. O modelo manteve sua silhueta original, que tinha ares de carro conceito quando lançada e ainda é razoavelmente moderna depois de quase 10 anos, ganhando uma reformulação nos demais elementos e, claro, no interior.
Seguindo uma tendência atual, a Kia dividiu o conjunto óptico dianteiro, com faróis principais estreitos na parte superior, e os faróis auxiliares na parte inferior — como no Nissan Juke e na Fiat Toro. Na traseira, as lanternas verticais continuam, mas agora têm forma de bumerangue, invadindo a tampa do porta-malas.
Apesar de ser um crossover, o Soul ganhou pela primeira vez uma versão aventureira, batizada X-Line, com plásticos nas laterais e nos para-lamas, barras no teto e retrovisores cinza. E apesar de ser um crossover, o Soul ganhou uma versão esportiva, a GT-Line, com detalhes em preto brilhante, para-choques com tomadas de ar maiores e escape duplo centralizado.
Por dentro, o novo Soul manteve a arquitetura básica, ganhando um novo console central, novo quadro de instrumentos digital e um sistema multimídia de 10,25 polegadas com sistema de áudio da Harman Kardon. Os motores serão um 2.0 aspirado de 150 cv com câmbio manual de seis marchas ou CVT, e um 1.6 turbo de 204 cv (mesmo do novo Veloster) com câmbio de embreagem dupla e sete marchas.
YouTube do FlatOut
Nesta semana trouxemos a avaliação da nova geração da perua Volvo V60, que acabou de desembarcar no Brasil. Como de costume, o Juliano dissecou os detalhes técnicos do carro e, claro, as características dinâmicas da perua.
Especiais do FlatOut
Nesta semana a Porsche lançou o 992, a oitava geração do 911. O modelo, como esperado, manteve sua silhueta clássica, porém ganhou novos elementos estéticos e aerodinâmicos, mais potência e mais detalhes inspirados no modelo clássico — caso do capô alongado, da lanterna traseira com o letreiro da marca e do painel com os instrumentos alinhados.
Leia mais sobre a nova geração no post especial sobre o lançamento.
Depois do Porsche 911 992, o outro lançamento da semana foi a picape do Jeep Wrangler, batizada Gladiator. Também fizemos um post especial sobre ela — e também falamos sobre a possibilidade de ela chegar ao Brasil — como Jeep ou sob uma carroceria da Fiat ou Ram.
Mesmo com o lançamento da nova geração do 911, a Porsche ainda preparou uma versão especial de despedida para o 911 GT2 RS da atual geração, o Clubsport:
E aproveitando o lançamento do 911 GT RS Clubsport, contamos a história do carro que inspirou sua pintura, o Black Widow:
Nesta semana vimos como os fabricantes de elétricos pretendem usar a carroceria do carro como parte das baterias como forma de reduzir o peso do carro:
Contamos a história do Honda Civic Type R “center drive” da Spoon Sports:
Também conhecemos o caso do americano que usou sua Toyota Tundra para socorrer vítimas dos incêndios da Califórnia e ganhou uma picape nova da Toyota depois que a sua acabou derretida:
E também esclarecemos o mito de que colisão com moto é atropelamento, além de explicar o que fazer nesses casos:
Exclusivo para assinantes
Os assinantes do FlatOut tiveram acesso exclusivo à nossa explicação de como funciona o mercado dos combustíveis no Brasil e por que os preços da gasolina não baixam tanto quanto gostaríamos:
Os assinantes também ficaram por dentro dos problemas das placas do Mercosul, seus supostos benefícios e desvantagens e também por que elas correm o risco de ser abandonadas em 2019:
Também contamos a história da Nardi, a fabricante de volantes mais tradicional do planeta:
Também contamos a história das peruas aventureiras…
… da Mazdaspeed, a divisão de esportivos da Mazda que nasceu de uma equipe de corridas dos anos 1960…
Também explicamos a salada numérica dos sistemas de nomenclatura da Porsche:
E recapitulamos a evolução e a popularização do câmbio CVT nos últimos anos: