sim flatouters depois dos bmw de motor transversal e traçao dianteira do mustang com suspensao multilink e dos carros ingleses sem problemas eletricos mais uma tradiçao do mundo automotivo acaba de ser quebrada a porsche lançou um 911 com motor central traseiro e isso pode ser o prenuncio de uma nova era voce sabe desde o lançamento do 911 em 1964 a porsche manteve o flat 6 do modelo pendurado atras do eixo traseiro um layout derivado do 356 que por sua vez era derivado do fusca — a mais celebre criaçao de ferdinand porsche nos primeiros 20 ou 30 anos a distribuiçao de peso desajeitada tornava o comportamento dinamico dos 911 um tanto arisco exigindo uma tocada propria para o carro muito baseada em alicatadas fortes nas entradas de curvas para transferir o peso para a dianteira e ajudar o carro a apontar ao longo dos anos a medida em que a potencia aumentava a bitola traseira tambem crescia para equilibrar o carro mantendo sua traseira mais firme o problema começou a ser resolvido no final dos anos 1980 quando a geraçao 964 ganhou o primeiro sistema de traçao integral depois a porsche continuou dobrando a fisica alongando o entre eixos do 911 deslocando o motor um pouco para a dianteira e sempre aperfeiçoando seus recursos tecnologicos ate chegar ao estagio atual no qual o 911 e um carro perfeitamente equilibrado mesmo com o motor no lugar errado para as ruas o sistema de esterçamento das rodas traseiras os diferenciais eletronicos com vetorizaçao de torque e a adoçao de ligas de aço de alta resistencia foram suficientes nas pistas contudo o negocio e um pouco diferente alem da aderencia mecanica carros de corrida se apoiam tambem na aderencia aerodinamica que depende de splitters aletas saias difusores e asas que tornariam o carro improprio para uso nas ruas e estradas e exatamente neste departamento que mora o principal problema do 911 atualmente se voce reparar na traseira dos carros de turismo eles tem difusores imensos bem maiores que o de qualquer esportivo de rua isso porque eles precisam extrair o ar que entra embaixo do carro para criar uma zona de baixa pressao aerodinamica de forma que a pressao sobre a carroceria seja maior e empurre o carro contra o chao — dai o termo aderencia aerodinamica [youtube id= j9ewbwbqzii width= 620 height= 350 ] o problema e que o 911 tem um motor e seu sistema de escape no espaço onde normalmente os carros de corrida instalam seus difusores e por isso o 911 precisa usar difusores menores com difusores menores ha uma limitaçao no fluxo de ar extraido da parte de baixo do carro limitando a aderencia aerodinamica do modelo e ate mesmo a velocidade do carro em retas uma vez que para compensar o efeito limitado a porsche precisava usar a asa traseira com um maior angulo de ataque o que gerava arrasto aerodinamico com a concorrencia atacando de forma brutal — ferrari 458/488 corvette e agora o ford gt — a porsche precisou encontrar uma soluçao para voltar assumir a dianteira esta soluçao esta no novo 911 rsr apresentado nesta ultima quarta feira 16 o motor trocou de lugar com o cambio e agora fica instalado a frente do eixo traseiro a diferença entre os difusores do novo rsr e do modelo usado desde 2014 ao abrir espaço para um difusor maior a porsche conseguira nao apenas obter mais downforce mas tambem podera usar angulos de asa mais conservadores permitindo velocidades maiores e ate menor consumo de combustivel nas provas de endurance em circuitos de alta e em longas retas como a hunaudieres ou mulsanne se preferir em le mans [youtube id= vi2 yyragzy width= 620 height= 350 ] o motor tambem e novo depois do gt3r e do gt3 cup receberem a atual familia de motores boxer o 911 rsr tambem recebeu o 4 0 flat 6 aspirado com cerca de 510 cv a potencia varia de acordo com o restritor exigido pelo regulamento de cada categoria o cambio e o tradicional sequencial de seis marchas com carcaça de magnesio para manter o peso baixo que envia a força do flat 6 para as rodas traseiras de 12 polegadas de largura agora se voce esta pensando que o novo rsr resultara em uma versao de homologaçao com motor central traseiro saiba que isso nao vai acontecer durante o lançamento do rsr no salao de los angeles o chefe da porsche motorsport o dr frank steffen walliser disse que as regras da categoria gte para 2017 permitem a otimizaçao do posicionamento do motor e que por isso nao ha nenhuma versao de produçao com esse layout nos planos da futuros da porsche wiiiiidebody para lamas enormes para cobrir as rodas de 12 polegadas de largura e as bitolas mais largas bem isso e o que veremos como dissemos mais acima ao longo da historia do 911 a porsche dobrou a fisica para torna lo mais preciso e melhorar sua dinamica somente nesta geraçao a marca adotou o esterçamento das rodas traseiras para ajuda lo nas curvas assim como diferenciais eletronicos com vetorizaçao de torque por enquanto funciona mas chegara um dia em que a porsche precisara evoluir a dinamica do carro talvez o rsr de motor central traseiro seja o primeiro passo em uma nova direçao na qual o 911 tera motor central traseiro afinal para que servem os bancos traseiros do 911 mesmo e sua ultima tradiçao sera o flat 6 ps nao esquecemos do 911 gt1 strassenversion que se chamava 911 e tinha seu motor entre o cockpit e o eixo traseiro mas vamos combinar ele nao era um 911 de verdade e sim um prototipo de corridas com os farois e lanternas do 911 996
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