FlatOut!
Image default
Automobilismo Lançamentos Notícias

O novo Porsche RSR é o primeiro 911 de motor central-traseiro da história

Sim, FlatOuters. Depois dos BMW de motor transversal e tração dianteira, do Mustang com suspensão multilink e dos carros ingleses sem problemas elétricos, mais uma tradição do mundo automotivo acaba de ser quebrada: a Porsche lançou um 911 com motor central-traseiro. E isso pode ser o prenúncio de uma nova era. Você sabe: desde o lançamento do 911 em 1964 a Porsche manteve o flat-6 do modelo pendurado atrás do eixo traseiro, um layout derivado do 356 que, por sua vez, era derivado do Fusca — a mais célebre criação de Ferdinand Porsche. Nos primeiros 20 ou 30 anos a distribuição de peso desajeitada tornava o comportamento dinâmico dos 911 um tanto arisco, exigindo uma tocada própria para o carro, muito baseada em alicatadas fortes nas entradas de curvas para transferir o peso para a dianteira e ajudar o carro a apontar. Ao longo dos anos, à medida em que a potência aumentava, a bitola traseira também crescia para equilibrar o carro, mantendo sua traseira mais firme. O "proble