FlatOut!
Image default
Zero a 300

O novo Prius Prime | Um novo Subaru | O adeus a Craig Breedlove e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

 

Novo Toyota Prius Prime tem últimos detalhes revelados

Deve ser algum bug na Matrix. Até ontem, acreditava que Optimus Prime, o nobre líder dos Autobots e caminhão Mack nas horas vagas, era o último dos integrantes da dinastia Prime, que outrora liderava o planeta Cybertron. Mas parece que tem um primo distante. Behold o Toyota Prius Prime! Sério!

Referências à brinquedos infantis famosos de lado, o novo Prius, agora Prius Prime, finalmente vai chegar às lojas da Toyota no primeiro mundo. E com isso, alguns últimos detalhes sobre ele foram revelados.

Numa nova e bonita carroceria, o Prius Prime agora é um híbrido plug-in, que pode ser recarregado na tomada. O motor é um quatro cilindros de 2,0 litros aspirado, auxiliado por um motor elétrico e uma bateria de 13,6 quilowatts-hora. No total o sistema dá 220 cv e 19 mkgf; o Prius Prime não é nada lento, com um 0-96 km/h em apenas 6,6 segundos.

Agora foi revelado também que o carro tem uma autonomia elétrica de 70 km. Também foi revelado o consumo combinado no ciclo da EPA americana: 57 mpg, ou aproximadamente 24 km/l.

E já que o carro estará nas concessionárias americanas já em maio, o preço também foi revelado: custará a partir de US$ 32.350 (R$ 162.720). Seguro contra destruição causada por robôs alienígenas não incluso. (MAO)

 

Conheça o Mercedes-AMG S63 Edition 1

Não, não é um quatro cilindros como o novo C63 AMG; o Mercedes-AMG S63 mantém o V8 por pelo menos mais uma geração. E agora ganhou uma versão especial limitada, a Edition 1.

O motor é o conhecido V-8 biturbo de 4 litros que, com a ajuda do motor elétrico traseiro da AMG, agora produz 802 cv combinados e impressionantes 145,8 mkgf de torque, com tração nas quatro rodas. Este enorme sedã de 5,3 metros de comprimento, quase três metros de entre-eixos e mais de duas toneladas de peso em curb, pode fazer o 0-100 km/h em apenas 3,5 segundos. É limitado eletronicamente à 290 km/h.

A versão especial Edition 1 vem exclusivamente na cor Manufaktur alpine grey, e usa rodas forjadas AMG de 21 polegadas com design exclusivo. Ele também vem com o “AMG Exterior Night Package”, um nome bonito que, traduzido, significa todos os detalhes externos normalmente cromados virarem tons de preto.

Por dentro vem com estofamento em couro Nappa preto com costuras vermelhas contrastantes, combinação que também está no volante. O visual preto e vermelho é um tema recorrente em todo o interior, e a versão especial recebe um logotipo da Edição 1 gravado no console central, bem como um logotipo AMG vermelho iluminado nas soleiras das portas.

O preço, é claro, também é exclusivo. Na Alemanha, antes dos impostos de produtos industrializados (que lá chega a 19%), custa € 208.392 (R$ 1.253.872). Estará disponível a partir de maio. (MAO)

 

Este é o novo Subaru Crosstrek Wilderness

Embora a maioria dos entusiastas lembre sempre do WRX quando se fala de Subaru, a marca, na verdade, nos mercados de primeiro mundo, tradicionalmente significava carros pequenos e econômicos, mas com capacidade off-road equivalente à de enormes SUVs com chassi separado.

Então este carro é bem na tradição dela: um “Impreza” mais focado no Off-Road. Chama-se Subaru Crosstrek Wilderness 2024, e está estreando no Salão Internacional do Automóvel de Nova York.

Crosstrek Wilderness é um nome que não deixa dúvidas de sua missão. Recebe componentes de suspensão exclusivos, carroceria revisada para resistir a danos e pneus todo-o-terreno que proporcionam mais aderência na terra e na neve. Isso tudo somado à já excelente tração nas quatro rodas com vetorização de torque do Crosstrek normal e ao recurso de direção off-road X-Mode.

A suspensão é revisada com molas e amortecedores mais altos, para  234 mm de vão livre. A nova suspensão também possui melhor articulação para melhorar a tração. A Subaru compara o carro com o Bronco Sport e o Jeep Compass, que apesar dos nomes e desenho externo, são realmente bem comparáveis. O Subaru só é mais honesto: é tudo hatch de tração dianteira em cosplay de jipe, afinal de contas.

O motor é o Subaru flat-four de 2,5 litros, aqui com 184 cv e 24,3 mkgf, e a transmissão é um CVT também conhecido da Subaru, aqui programado para uso fora de estrada. Quando o X-Mode está ativo, o Crosstrek ativa um sistema de “Controle de Gradiente”, que detecta quando o carro está se movendo em baixa velocidade em uma inclinação íngreme. Nesse caso, o CVT entra em sua relação mais baixa (4,066: 1) para permitir uma dirigibilidade melhor e mais suave em terreno acidentado.  A relação de transmissão final é mais curta de 4,111 em vez de 3,700.

O preço começa em US$ 33.290 (R$ 167.448), nos EUA, e o único opcional é um pacote de US$ 2.270 (R$ 11.418) que inclui teto solar, banco elétrico do motorista e um sistema de áudio da grife Harman Kardon. Lembrando que um Bronco Sport e o Compass, que a Subaru coloca como competidores, custam aproximadamente o mesmo preço, e tem menos distância ao solo. (MAO)

 

O adeus a Craig Breedlove

Aos 26 anos de idade, o hot-rodder californiano Craig Breedlove se tornou o homem mais veloz do mundo em terra, e o primeiro a passar de 400 mph (643,7 Km/h), quando seu carro a jato “Spirit Of America” atingiu 407,447 mph (655.722 km/h) em Bonneville, em 5 de agosto de 1963.

Poucos se lembram disso, mas Breedlove foi o primeiro recordista sem dar tração nas rodas, com propulsão a jato. Por isso, demorou a ser reconhecido, e por anos e anos seu recorde não era aceito pela FIM. O motivo? O carro tinha apenas 3 rodas. Eventualmente, quando se tornou claro que era tapar sol com peneira, virou oficial.

Breedlove eventualmente seria também o primeiro a passar dos 600 mph (965.6 km/h), quando atingiu 966.574 km/h em novembro de 1965. Um dos grandes de nosso mundo, daqueles que empurravam as fronteiras do que é possível sempre adiante. Um hot-rodder clássico, começou comprando motores a jato em ferro-velho aeronáutico, e criando seus carros ele mesmo, com tubos, solda, e muita força de vontade.

Ontem, dia 4 de abril de 2023, aos 86 anos de idade, Craig Breedlove partiu deste plano para um melhor, onde eternamente será 1965, e ele e Art Arfons (que o espera lá desde 2007) com seu Green Monster batalham eternamente em uma infinita planície salgada para descobrir quem é o mais veloz. O Espírito da América, finalmente descansando em paz. (MAO)

 

Feliz páscoa !

Independentemente de significados religiosos, a páscoa é tempo de renascimento, de renovação, de deixar o passado para trás e encarar o mundo como se fosse algo novo. Nós aqui do FlatOut esperamos que esta data especial seja um momento de descanso e reflexão para vocês, e, é claro, com algum chocolate, que ninguém é de ferro!

O zero a 300 volta segunda-feira dia 10 de abril. Até lá e uma feliz páscoa à todos vocês!