A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Mercado e Indústria

Quanto custavam os carros populares de 1994 em valores atuais?

Lembro perfeitamente da cena: era um dia de semana qualquer, à tarde, fazia sol, eu estava na sala de espera do trabalho do meu pai quando um sujeito estacionou em frente à porta com um tal Gol 1000. Eu nunca havia visto um daqueles, com o logotipo cruzado nas laterais. Mais tarde descobri que aquele era um exemplar de test drive e o motorista era um vendedor externo de uma concessionária Volkswagen. Como a cidade em que morávamos não tinha concessionárias, os vendedores costumavam sair com os carros e visitar profissionais liberais e comerciantes, apresentando os modelos e, quem sabe, convencendo alguém a comprar um carro. O Gol 1000 era um dos "carros populares" surgidos no início dos anos 1990 por uma série de alterações na tributação de automóveis que beneficiavam veículos com motores de até 999 cm³  — primeiro uma redução de 50% na alíquota, feita pelo presidente Fernando Collor de Melo, depois uma nova redução feita pelo presidente Itamar Franco, que levou à alíquota sim

Matérias relacionadas

Governo suspende licitação para anel viário em Pernambuco e pode atrapalhar planos da Fiat

Dalmo Hernandes

Viper volta a ser Dodge, Dart SRT terá turbo e tração integral, e as novidades da Jeep

Leonardo Contesini

Guia PCD: como comprar um carro com isenção de impostos para pessoas com deficiência

Dalmo Hernandes