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Zero a 300

O novo “Salão do Automóvel” em Interlagos | Aston Martin de volta a Le Mans | um novo esportivo Alfa Romeo e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Aston Martin pode disputar a Hypercar de Le Mans

Depois de Porsche, Cadillac, BMW, Ferrari e Peugeot (além da Toyota), agora a Aston Martin pode ser a próxima a inscrever um hipercarro no Mundial de Endurance e, claro, na 24 Horas de Le Mans.

Durante o lançamento do novo carro da Aston para a temporada de 2022 da F1, o sócio da fabricante, Lawrence Stroll, revelou que a fabricante está discutindo o retorno à categoria, e que tem ambições maiores do que a simples participação nas categorias GT.  “Pretendemos voltar a correr em outras categorias além da Fórmula 1. Nunca deixamos a GT3 e GT4 e vencemos a GTE em Le Mans há dois anos. O programa irá continuar e será melhorado”, disse Stroll.

Agora começamos a Aston Martin Performance Technologies como uma divisão da equipe de F1, então ela terá muito envolvimento no desenvolvimento dos nossos carros de motor central-traseiro. Além disso, estamos discutindo a volta a Le Mans”, completou o canadense, porém sem falar em prazos para que isso aconteça. O pessoal da revista inglesa Autocar, contudo, acredita que isso esteja previsto para o próximo ano, 2023, quando a 24 Horas de Le Mans completa seu 100º aniversário. Além disso, em 2029 serão 70 anos desde a vitória da Aston em Le Mans, com Carroll Shelby e Roy Salvadori e seria positivo para a marca estar presente e competitiva no aniversário de sua única vitória em Mans. (Leo Contesini)

 

Adeus, Salão do Automóvel. Olá São Paulo Motor Experience

O Salão do Automóvel morreu. Em seu lugar teremos o São Paulo Motor Experience. Em comum os dois eventos têm apenas o contato do público com os automóveis novos e a imagem que as marcas querem apresentar aos consumidores. Fora isso, tudo irá mudar.

Como dizemos há alguns anos, o formato de “salão” remonta às exposições tecnológicas do final do século XIX, quando o automóvel era uma grande novidade — e um objeto de admiração que podia ser usado por pouca gente. Com a decadência dos Salões em todo o mundo, era apenas uma questão de tempo para que o Salão do Automóvel chegasse ao fim. Nos últimos anos, vários fabricantes deixaram de participar do evento para fazer eventos menores com enfoque no contato com os produtos e com experiências mais ligadas à imagem que as marcas pretendem passar.

Com a suspensão do evento de 2020 devido à pandemia do coronavirus, a Reed Exhibitions, organizadora do Salão do Automóvel, teve tempo para se reorganizar e elaborar um novo evento substituto, mais adequado à realidade de 2022. Este evento será o São Paulo Motor Experience, que será realizado entre os dias 6 e 14 de agosto no autódromo de Interlagos. Sim: o negócio se chama experience e será realizado em Interlagos, então é claro que o foco será andar no carro, dirigir o carro e conhecê-lo em movimento, e não como um objeto estático como era no Salão.

Segundo o site Automotive Business, já há seis marcas confirmadas — a única que confirmou a participação oficialmente foi a BMW, mas asa demais deverão fazer o anúncio no decorrer do tempo. A Reed Exhibitions, que agora se chama RX, espera fazer mais de 100.000 test-drives na pista de Interlagos e em circuitos off-road. (Leo Contesini)

 

Nova Ranger Raptor será lançada em 22 de fevereiro. Nos EUA, claro.

O lançamento da nova Ranger Raptor está chegando: será dia 22 de fevereiro. A Ford soltou um vídeo teaser esta semana, que mostra o carro camuflado em testes, no fora de estrada. Se você não estava animado com a idéia de mais uma Raptor no mundo, este vídeo ajuda a entender o apelo. O barulho de um motor a gasolina obviamente bravo, e uma picape que não só anda rápido; uma que levanta vôo e aterrissa com uma facilidade medonha. Sim, mais disso por favor.

O Ranger Raptor da geração anterior foi tinha somente um motor diesel de 2.0 litros e quatro cilindros com 210 cv. Agora as coisas vão melhorar sensivelmente: acredita-se que será um EcoBoost V6, presumivelmente o twin-turbo de 3,0 litros do Bronco Raptor com mais de 400 cv, e algo em torno de 56 mkgf de torque.

O vídeo mostra a picape brincando na areia e voando de verdade enquanto coloca sua suspensão atualizada para funcionar. Como geralmente é o caso dos modelos Raptor, paralamas alargados para hospedar pneus off-road enormes, assim como a imponente grade frontal com enormes letras “FORD”.

Esta será a primeira vez que o Ford Ranger Raptor será disponível para os EUA, o que é também o motivo do motor maior. Bem que a Ford podia importar para cá esta versão, não é mesmo? Parece um dinheiro fácil, pronto para ser ganho. (MAO)

 

CEO da Alfa Romeo quer fazer carro esporte

Falando com a Autocar inglesa, o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato disse que um carro esporte Alfa Romeo está nos planos para o final desta década, assim que a empresa se restabelecer como no setor de luxo convencional – e provar suas credenciais financeiras para seu proprietário, a Stellantis. O executivo confirmou que a marca está trabalhando em alguns projetos de edição limitada e disse que poderá falar mais sobre eles mais adiante este ano.

Ele nomeou o Alfa Romeo Spider “Duetto” e o T33 Stradale como pontos de referência para futuros projetos de carros esportivos. Pelo menos, tem boas referências, o Imparato.

Apesar da rica herança da Alfa Romeo em carros esporte e de pista, apenas dois deles existiram neste século: o belo Alfa Romeo 8C e o mais recente Alfa Romeo 4C, ambos moderadamente bem recebidos. Obviamente a empresa quer retificar isso assim que puder, mas o tempo é de austeridade e dúvida a respeito do futuro da marca; uma sólida posição financeira é necessária para que esses projetos saiam do papel.

Há também a dúvida de como fazer um Alfa Romeo esporte hoje em dia; um supercarro como a Ferrari, e o T33 Stradale, ou algo mais barato, menor e divertido como o Spider? E baseado em quê mecânica? As afirmações de Imparato trazem mais dúvidas que certezas. (MAO)

 

Mais uma versão interessante do Bronco: Everglades

O novo Ford Bronco é um acerto da Ford; uma tradição que estava esquecida, mas que se provou um retorno extremamente popular. Produto bom, acertado para seu público-alvo é difícil de fazer corretamente, mas quando se acerta como nesse caso, o dinheiro flui como um rio.

Uma das estratégias legais do Bronco é a personalização; em breve existirá um Bronco para todo tipo de uso. Recentemente conhecemos o Raptor, um Bronco feito para voar e andar a alta velocidade no deserto. Agora, com algumas poucas alterações extremamente efetivas, aparece um para andar na lama, para off-road mais lento e em terrenos de difícil acesso: o Everglades.

Everglades, como se sabe, é um vasto pântano tropical localizado no estado da Flórida; começa perto de Orlando com o rio Kissimmee, que desemboca no vasto mas raso lago Okeechobee, bem mais ao sul. É famoso por seus pássaros raros, pelos jacarés (o “Alligator”), e pelos barcos de fundo chato propelidos por grandes hélices. Tudo isso aparce no vídeo de apresentação do Bronco Everglades, que mostra para que veio a versão.

É um carro interessantíssimo: além de um forte e torcudo motor de 4 cilindros turbo, com 2,3 litros e 300 hp, e a tração nas quatro, pode vir equipado com câmbio automático de 10 velocidades, ou manual de sete. O carro tem o pacote off-road Sasquatch (Pé grande), que inclui amortecedores Bilstein, diferenciais que podem ser travados, e pneus de lameiros Goodyear de 35 polegadas. Mas não para aí.

Os pneus são montados em rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas do Everglades. Eles são complementados por uma grade cinza carbonizada com a inscrição “Bronco” em preto brilhante na frente. O acabamento Everglades ainda recebe seus próprios arcos de roda quadrados exclusivos. Mas o mais legal é a montagem de equipamentos que normalmente não vem de fábrica, pela dificuldade e complexidade de validação: um snorkel e um guincho.

O Snorkel, que permite admitir ar de admissão do motor no teto e andar debaixo d’água, é montado no para-lama do lado do passageiro que se estende até o topo do pára-brisa. Com ele, a Ford diz que o carro pode andar dentro d’água, desde que a altura dela não supere 925 mm, quase um metro!

Já o guincho é uma unidade Warn montada num parachoque Heavy-Duty da Ford Performance, e pode rebocar até quatro toneladas e meia. Sim, se você encontrar uma árvore forte e alta o suficiente, pode pendurar o carro nela com o guincho, como uma calça molhada para secar. Tipo, quando você acabar de lavar o interior do carro com uma mangueira, que parece também ser possível, olhando o filme promocional.

O Bronco só tem um defeito, na verdade: não está disponível para a venda aqui no Brasil. Temos que nos contentar com o Bronco Sport, que apesar de ser um carro muito bom, não é a mesma coisa. (MAO)


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