Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
SUV Coupé da Fiat já está em testes no Brasil com carroceria definitiva
Lembra daquele suv cupê conceitual que a Fiat apresentou no Salão do Automóvel de 2018, com a cara da picape Toro? Pois bem, depois de sua mula de testes ter sido flagrada na Europa e no Brasil, agora foi nossa vez de topar com o carro, com disfarces um tanto diferentes dos outros dois anteriores, o que indica que ele pode estar com sua carroceria própria e não mais disfarçado de sedã como anteriormente.
As placas não eram de Betim/MG como de costume, mas já faz algum tempo que os fabricantes usam placas de municípios diferentes daqueles onde estão suas fábricas como parte do despiste. O que entrega a origem Stellantis do projeto são as rodas com desenho semelhante às do Jeep Compass.
Apesar da relação com a Toro no Salão do Automóvel, o Fiat 376 é baseado na plataforma MLA, a mesma do Fiat Pulse e, segundo a apuração do amigo Marlos Ney Vidal, do Autossegredos, deverá se chamar “Fastback”. A produção do SUV já foi confirmada para 2022 e as rodas de origem Jeep, com cinco parafusos, indicam que ele poderá usar o motor 1.3 turbo de 180 cv como o Jeep Renegade (que está prestes a ser equipado com ele — e somente com ele, perdendo a versão diesel) e o Jeep Compass.
Isso, evidentemente, significa que o Fastback/376 será posicionado acima do Pulse, na faixa do Jeep Renegade, então podemos esperar que este Fiat chegue na faixa dos R$ 110.000. (Leo Contesini)
Volkswagen divulga teaser do Polo Track, o sucessor do Fox, Gol e base de novo SUV
Se você achava que o Fox havia saído de linha para dar vez ao Gol, achou errado. Tanto ele quanto a família do Gol serão substituídos por um novo modelo de entrada que será lançado em 2023. Sim, o Gol está com os dias contados depois de 40 anos de estrada, assim como o Voyage e a Saveiro. Ou não, como veremos mais adiante.
O modelo das fotos parece apenas um Polo convencional e não há detalhes sobre sua configuração mecânica, então não sabemos se ele será apenas uma versão espartana para atuar com modelo de entrada ou se terá modificações significativas. O que sabemos, contudo, é que ele será fruto de uma série de investimentos que chegarão a 1 bilhão de euros em toda a América Latina.
Evidentemente esse investimento todo não se refere apenas ao lançamento de um carro que já existe: a Volkswagen prepara um SUV compacto posicionado abaixo do Nivus, também sobre a plataforma MQB A0, porém com bancos do T-Cross, o que significa que ele terá um ponto H mais elevado que o do Nivus. O modelo ainda não tem nome divulgado (dizem que ele poderá até mesmo se chamar Gol), mas deverá chegar em 2024, com o comprimento do Polo, mais curto que o Nivus. (Leo Contesini)
Vencedor de Le Mans encomenda Porsche especial
“Sonderwunsch”. Traduzida literalmente significa tão somente “pedido especial”. Mas para quem é fluente em Porsche, significa: tudo que sua cabecinha maluca puder sonhar, é possível, desde que seu bolso seja tão profundo quanto suas ideias perversas.
Certamente a maioria dos projetos que sai deste departamento Sonderwunsch, permanece conhecido apenas pelos excêntricos milionários que os pediram. Mas de tempos em tempos, aparece um divulgado, momentos em que mortais como nós podemos dar uma olhadela na vida dos realmente bem-afortunados.
Paolo Barilla, como você deve perceber pelo nome, é o herdeiro do negócio de macarrão da família, um grupo que conclama ser o maior produtor deste tipo de alimento do mundo. Mas antes de sentar-se na cadeira de CEO da empresa, Paolo também correu pela equipe Minardi F1 nas temporadas de 1989 e 1990, e em 1985, com os pilotos alemães Klaus Ludwig e Louis Krages, venceu as 24 horas de Le Mans com um Porsche 956. Agora a Porsche, a seu pedido, criou um 911 especial com as cores de seu 956 vencedor.
Barilla teve que esperar pacientemente por três anos para pegar as chaves de seu 911 GT3. Durante todo esse tempo, na verdade ativamente participou do trabalho: ele foi o gerente de projeto, trabalhando na Porsche. Some isso ao fato de que o próprio Barilla montou a caixa de câmbio ao motor usando o dispositivo controlado por torque que existe para isso na linha, e o resultado é que a Porsche teve que contratá-lo como um funcionário oficial na área de produção. Era só o que faltava: milionários brincando de ser funcionário da Porsche.
O carro é sensacional como não poderia deixar de ser. Amarelo com detalhes em branco e preto, o carro carrega o número 7 de Barilla, e tem livery inspirado no 956 vencedor. A asa traseira e a alavanca de câmbio são exclusivas deste modelo, bem como o emblema na coluna B e um layout do circuito de Le Mans bordado em amarelo nos apoios de cabeça. O carro tem placas de soleira “956 Le Mans” com uma silhueta do carro de corrida dos anos 1980, enquanto a alavanca de câmbio é semelhante à bola de magnésio usada pelo carro de corrida. Sua parte superior foi fresada em alumínio antes da superfície ser lixada para obter o visual retrô final.
O custo da brincadeira, um presente de Barilla para si mesmo em seu 60º aniversário, ninguém sabe. Provavelmente nem Paolo Barilla; ele certamente “tem gente” para cuidar dessas trivialidades. (MAO)
O SUV pequeno da Alfa Romeo poderá chamar Brennero
O CEO da Alfa Romeo, Jean-Phillipe Imparato, confirmou que a montadora lançará um SUV uma categoria abaixo do Tonale, diz o site Carscoops. Imparato teria dito que o fabricante italiano precisa deste novo modelo para competir contra rivais como o Mini.
Os detalhes ainda são limitados, mas boatos dizem que ele poderia ter o nome “Brennero”, em referência ao famoso “Passo di Brennero”, uma estrada montanhosa cheia de curvas truncadas no norte da Itália. Deverá ser produzido na fábrica da Stellantis na Polônia e pode ser baseado na plataforma eCMP da PSA, permitindo que a Alfa Romeo ofereça variantes híbridas e totalmente elétricas.
O Tonale deve finalmente ser lançado no próximo ano, com a produção começando em 22 de março na fábrica da Alfa Romeo em Pomigliano d’Arco, relata a Auto News. O Brennero? Seu chute é tão bom quanto o de qualquer um. (MAO)
A próxima geração do Nissan GT-R pode ser híbrido e V6
Uma notícia boa: O GT-R da Nissan deverá manter motor de combustão interna em sua próxima geração R36 – segundo a revista Autocar inglesa. É claro que alguma forma de auxílio elétrico estará presente também, segundo a revista.
O GT-R está a venda basicamente inalterado há 14 anos. É improvável que a introdução do modelo R36 traga alguma revolução; provavelmente será uma extensa revisão como aconteceu em seu irmão menor, o Nissan “Z”. Disse o CEO Makoto Uchida, para a Autocar: “Estamos estudando como podemos fazer ele eletrificado. Ele é, e deverá permanecer, um veículo esportivo realmente profissional, sem concessões. O Z é para alguém como eu, que gosta de carros esportivos. O GT-R é um supercarro sério, e algo no qual precisamos trabalhar no futuro.”
Uchida dá várias pistas de como seria o próximo carro: um design mais próximo das gerações R32, R33 e R34; um desempenho que de novo superaria a Porsche em pista no lançamento, como o R35; talvez a parte dianteira da tração nas quatro rodas totalmente elétrica. Resta esperar para ver; provavelmente não será vendido na Europa, mas eles merecem esta sina. Não há data prevista para o lançamento do R36, mas certamente não está próximo. Faça uma boa revisão no seu R35, e espere sentado. (MAO)