mal chegamos ao decimo dia de 2025 e a toyota ja nos surpreendeu com algo completamente inesperado um yaris gr com motor central traseiro um hot hatch com motor central traseiro em pleno 2025 quem diria o modelo batizado gr yaris m e um conceito preparado pela toyota para o salao de toquio mas ele sera desenvolvido e usado pela marca na temporada deste ano da super taikyu uma categoria de endurance japonesa com diversas classes disputada no formato de corridas de cinco horas ou rodadas duplas de tres horas ao que tudo indica a toyota desenvolveu o gr yaris m como parte do projeto de relançamento de um novo mr2 em um futuro proximo e por isso que a toyota foi alem de apenas reposicionar o motor original do gr yaris — o 1 6 turbo de tres cilindros que conhecemos no brasil no gr corolla — e deu a ele um 2 0 turbo de quatro cilindros g20e infelizmente a toyota nao divulgou a potencia do motor nem se o carro tera traçao integral ou traseira — embora uma das fotos pareça mostrar um diferencial dianteiro na parte inferior do cofre do motor indicando que ele tera traçao integral esta nao e a primeira vez que a toyota apronta um hot hatch de motor central traseiro em 2008 ela fez um outro conceito baseado no aygo com o sugestivo nome de aygo crazy — que pode significar tanto aygo louco quanto fico louco devido ao trocadilho em ingles i go cazy ainda menor que o yaris gr o aygo crazy tinha um motor 1 8 turbo 1zz fe de 200 cv e 24 4 kgfm combinado a um cambio manual de cinco marchas usado entao pelo toyota mr2 com apenas 1 050 kg o hatchback acelerava de zero a 100 km/h em 5 75 segundos e podia chegar aos 204 km/h ele nao tinha nenhum tipo de assistencia — nem mesmo na direçao tampouco abs o carro tinha ainda 25 mm a mais na bitola traseira e rodas de 17 polegadas o pacote ainda tinha amortecedores ajustaveis tein e discos de freio brembo de 328 mm na dianteira e 280 mm na traseira por dentro o arranjo era similar ao do gr yaris m dois bancos concha e uma gaiola de proteçao/reforço estrutural tambem como gr yaris m o aygo crazy foi somente um conceito apresentado no salao de londres daquele ano mas nunca chegou nem mesmo a correr em alguma categoria por uma questao de custos — segundo a toyota o carro custava 100 000 libras para ser construido e lembre se 2008 foi o ano em que a industria automobilistica sofreu seu maior baque desde a crise do petroleo nos anos 1970 na historia tambem nao faltaram hot hatches com motor central traseiro mas somente uma fabricante teve colhoes — ou melhor dizendo couilles — de coloca los em produçao para venda ao publico e essa fabricante foi a renault e nao digo isso por causa do renault 5 turbo dos anos 1980 — afinal o desenvolvimento e venda do carro teve mais a ver com a homologaçao para o wrc do que com a ousadia dos executivos digo isso por que a renault foi a unica fabricante que teve a ousadia de fazer um hatch de motor central traseiro produzido em serie sem motivo algum alem de simplesmente oferecer um hot hatch com motor central traseiro voce ja sabe do que estou falando o clio v6 a materializaçao da loucura sobre quatro rodas o clio v6 apresentado em 1998 ele nasceu simplesmente de um impulso meio doentio e completamente sensacional a receita era um repeteco do renault 5 turbo que correu no wrc — mas enquanto o r5 turbo foi produzido por que a renault era obrigada a produzi lo e vende lo se quisesse competir com ele o clio v6 existiu por mera ousadia da marca o tipo de coisa que acabou ha muito tempo na industria infelizmente o v6 em questao era o 3 0 24v utilizado no renault laguna originalmente capaz de entregar 207 cv o motor foi preparado pela twr para chegar aos 230 cv e colocado no lugar do banco traseiro — tornando este hot hatch um dos raros casos onde a praticidade e totalmente deixada de lado a carroceria era quase 20 cm mais larga para acomodar o eixo traseiro mais largo e os pneus maiores necessarios para colocar toda esta potencia no chao mas nao era uma receita perfeita o problema do clio v6 e que ele era um carro pesado mesmo com 230 cv seus 1 355 kg so permitiam que ele acelerasse ate os 100 km/h em 6 2 segundos embora a velocidade maxima fosse de 246 km/h — muita coisa alem disso seu comportamento dinamico era extremamente arisco devido a suas proporçoes mas a renault sabia do potencial de seu pocket rocket e para a reestilizaçao feita no clio ainda em 2001 promoveu no v6 algumas melhorias alem do visual com cabeçotes retrabalhados e um novo sistema de induçao o v6 3 o entregava agora 255 cv — o bastante para reduzir o 0 100 km/h para 5 9 segundos mesmo pesando 60 kg a mais o motor ocupava todo o espaço na traseira que em qualquer outro clio normal e o compartimento de carga acomodava no maximo os equipamentos obrigatorios e uma bolsa pequena debaixo do capo nem isso mas este carro nao nasceu para ser racional e sim para entrar para a historia nenhuma fabricante fez algo parecido depois do clio v6 o que houve antes foram os ja mencionados especiais de homologaçao — carros que precisaram ser fabricados em uma serie limitada e vendidos para que a fia os homologasse para suas categorias no caso dos hot hatches de motor central traseiro eram carros homologados para o grupo b para disputar o wrc os mais famosos certamente sao a dupla francesa formada pelo ja citado renault 5 turbo e pelo peugeot 205 t16 o renault 5 turbo o r5 turbo ganhou as ruas em 1980 como uma versao de homologaçao para o wrc primeiro no grupo 4 e depois com algumas modificaçoes para o grupo b por fora o renault 5 turbo partia da carroceria de um r5 normal porem com para lamas bem mais largos para acomodar a bitola traseira aumentada em 25 cm e as entradas de ar para o motor que passou a ocupar o lugar do banco traseiro as modificaçoes foram desenhadas por marcello gandini famoso por projetar o lamborghini countach e tudo era executado em aluminio em uma tentativa de reduzir peso inicialmente a renault pensou em usar um motor v6 o que deixa claro de onde veio a ideia para o clio mas acabou usando o bom e velho cleon fonte de 1 4 litros — nao muito diferente do motor que conhecemos no brasil no willys gordini e no ford corcel i o 1 4 era equipado com um turbocompressor garrett t3 operando a 0 9 bar e um intercooler em um dos para lamas traseiros e entregava 160 cv a 6 000 rpm no carro de rali a potencia ultrapassava os 300 cv em 1982 depois de vender mais de 1 800 unidades do r5 turbo a renault apresentou uma versao atualizada de seu hot hatch de motor central o chamado turbo 2 tinha o mesmo motor 1 4 turbo de 160 cv mas a renault quis torna lo mais barato dispensando o uso de aluminio na carroceria ao longo de quatro anos o renault 5 turbo 2 vendeu cerca de 3 100 unidades ele deixou de ser produzido em 1986 mesmo ano da extinçao do grupo b de rali https //flatout com br/a descabida psicodelia do renault r5 turbo original/ o peugeot 205 t6 ja o peugeot 205 nao era tecnicamente um hatchback — isso porque sua traseira nao era uma abertura hatch mas sim uma concha que incluia o vigia traseiro e as janelas laterais esta tampa correspondia a metade da carroceria do carro e quando aberta dava acesso a todo o conjunto mecanico central traseiro — um motor 1 8 16v turbo de 200 cv a 6 750 rpm e 27 2 mkgf de torque do carro original restava quase nada alem dos elementos esteticos e do nome o desempenho era radicalmente superior ao do 205 gti 1 9 enquanto o modelo convencional de motor e traçao dianteiro acelerava de zero a 100 km/h em 8 8 segundo e chegava aos 206 km/h o t16 com seu motor turbo e traçao integral precisava de 6 6 segundos embora a velocidade maxima fosse praticamente a mesma do gti a 208 km/h a questao e que o 205 t16 servia apenas para que a peugeot pudesse fazer um carro de rali com motor central traseiro nao para lançar um modelo superior ao gti que era realmente o foco da fabricante quando se fala em esportivo de rua tanto e que a peugeot so fez as 200 unidades exigidas pela fia do 205 t16 enquanto o gti foi produzido ate a segunda metade dos anos 1990 o esquecido mg metro 6r4 [caption id= attachment_375901 align= aligncenter width= 2218 ] acredite esta era a versao de rua[/caption] o grupo b ainda rendeu um outro super hatch de motor central traseiro o mg metro 6r4 que tinha um v6 turbo na traseira — que foi parar no cofre do jaguar xj220 seu motor v6 era derivado do rover v8 a rover fazia parte da british leyland que tambem era dona da mg porem com dois cilindros a menos com deslocamento de 2 5 litros e naturalmente aspirado diferentemente dos outros carros do grupo b todos turbinados ele dispunha de 410 cv na versao de competiçao tambem menos que os rivais que passavam dos 600 cv com calibragem mais agressiva e 250 cv na versao de rua que tinha o sobrenome clubman o o motor foi desenvolvido com a ajuda de patrick head da equipe williams de formula 1 que na epoca era patrocinada pela british leyland uma curiosidade e que este foi o primeiro na historia do wrc a ser desenvolvido especificamente para competir em ralis normalmente os competidores usavam versoes modificadas de motores que ja existiam [caption id= attachment_375904 align= aligncenter width= 2418 ] repare a caixa de fusiveis exposta no console central[/caption] com menos potencia e sem turbo o metro 6r4 nao teve uma carreira muito promissora no wrc mas deu origem a um dos hatchbacks mais insanos de que se tem noticia e o motor ainda encontrou sobrevida no jaguar xj220 que foi desenvolvido em parceria com a tom walkinshaw racing que no fim da decada de 1980 comprou o projeto do motor do 6r4 aumentou o deslocamento para 3 5 litros e deu a ele dois turbos para chegar aos 550 cv o outsider festiva shogun o ford festiva era o tipo de carro que um americano so compraria se ele estivesse em uma situaçao financeira muito delicada era o oposto de tudo o que o publico local almejava em um carro era pequeno demais lento demais e nem era um ford de verdade e sim um kia pride para se ter uma ideia ele era menor que o ford ka original de 1996 mas se ha algo que os americanos sabem fazer e transformar perdedores em vencedores e foi isso que um homem chamado rick titus fez no final dos anos 1980 ele que ja havia sido editor da revista motor trend e piloto de corridas teve uma ideia comum entre ratos de pista pegar um carro rejeitado e transforma lo em algo rapido e divertido foi assim que nasceu o ford festiva shogun https //www youtube com/watch v=3xr9soqu16c a ideia era simples arrancar os bancos traseiros do festiva abrir um buraco no assoalho e colocar o motor v6 de tres litros e o cambio manual de cinco marchas do taurus sho para isso titus recorreu a chuck beck famoso por suas replicas de porsche 550 e proprietario do exemplar amarelo que ilustra esta materia que fez um subchassi para o motor e para a nova suspensao traseira com estrutura mcpherson como na dianteira os freios tambem vinham do taurus — discos ventilados de 10 polegadas nos quatro cantos envoltos por rodas de 15×8 polegadas na dianteira e 16×10 polegadas na traseira como o motor era o sho desenvolvido pela yamaha para a ford titus decidiu batizar o carro de shogun — um trocadilho com o titulo dado aos generais do exercito japones entre os seculos xii e xix por dentro o carro recebia novos instrumentos no painel bancos recaro e revestimento personalizado do lado de fora beck fez sua magica e com para lamas alargados capo com scoop funcional o cofre do motor agora abriga um duto para entrada de ar e um novo para choque o shogun realmente lembra um pequeno especial de homologaçao para o wrc com o novo motor o que antes era um pacato festiva se tornou um monstrinho capaz de acelerar ate os 100 km/h em 4 6 segundos e fazer o quarto de milha em 12 9 segundos a 160 km/h segundo um teste da motor trend na epoca — e ele nem era tao leve pesando 1 166 kg a revista tambem elogiou a dinamica do carrinho que apesar de suas proporçoes cubicas nao era extremamente arisco de traseira — ele tinha sim certa tendencia ao sobresterço por causa do peso concentrado na traseira mas era bom de chao e nao era facil faze lo desgarrar de seu trajeto infelizmente foram feitos apenas nove exemplares do shogun — um deles comprado por quase us$ 45 000 por jay leno no inicio dos anos 1990 ainda novo esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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