a chegada do toyota supra a90 quinta geraçao do icone niponico dividiu opinioes ja era sabido havia muito tempo que o novo supra seria feito em parceria com a bmw e que teria um seis em linha alemao mas ainda assim alguns fas ficaram revoltados e ate surpresos com o fato de a toyota nao colocar o iconico seis em linha 2jz no cofre do a90 sem falar em todas as outras criticas ao projeto por seu visual ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no fim do mes passado uma companhia norte americana chamada cxracing anunciou que esta trabalhando em um kit de conversao para instalar o 2jz no novo supra usando um modelo 3d de alta resoluçao como base mas ja existem projetos muito mais concretos neste aspecto os carros de daigo saito e masato kawabata ambos pilotos do d1 grand prix principal competiçao de dorifuto japonesa os dois conseguiram colocar as maos em exemplares do novo supra muito antes de o cupe chegar as lojas e os dois ja instalaram motores 2jz nos cofres de seus respectivos carros o supra de daigo saito ate ja esta andando https //www youtube com/watch v=dfz7mqdy3yc como assim talvez voce esteja se perguntando realmente sabiamos que era questao de tempo ate que alguem surgisse com um swap de 2jz para o supra a90 mas nao esperavamos ve lo tao cedo ainda mais em dose dupla o primeiro a anunciar o feito foi daigo saito atraves de seu perfil no instagram nao da para ficar mais claro uma das fotos mostra saito ao lado de seu supra com o 2jz ja instalado e outras publicaçoes trazem imagens do carro em detalhes daigo saito que ja foi campeao do d1gp em 2008 e da formula drift americana em 2012 nao e nenhum estranho a projetos ousados em outubro de 2015 por exemplo ele transformou um lamborghini murcielago em um carro de drift com motor v12 e cambio manual carroceria alargada gaiola de proteçao e sistema de direçao modificado para maior angulo de esterçamento entao nao e exatamente surpreendente que ele tenha conseguido acesso a um supra a90 muitos meses antes do inicio das entregas previsto para meados de 2020 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220894 220896 ] saito esta trabalhando em parceria com a hks gigante do aftermarket japones em um comunicado a imprensa a hks revelou algumas especificaçoes do 2jz o seis em linha teve o deslocamento ampliado de tres para 3 3 litros 3 352 cm³ na verdade e deve entregar por volta de 800 cv quando estiver totalmente afinado pelas fotos percebe se que o seis em linha adotou um unico turbocompressor da hks naturalmente e um enorme intercooler na dianteira alem de um plenum de admissao feito de fibra de carbono projeçoes divulgadas pela hks mostram que o carro tambem ganhara um novo kit widebody com para lamas alargados um novo splitter frontal e uma asa traseira bem maior o objetivo de saito terminar o projeto ainda este mes a tempo do all star shootout evento de exibiçao que abre a temporada de 2019 do d1gp marcado para o dia 23 de março [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 220898 220899 ] esta tambem deve ser a ideia de seu colega masato kawabata que tambem foi campeao do d1gp em 2007 a noticia de que kawabata tambem esta colocando um 2jz em um supra a90 veio poucas horas depois do anuncio de saito por meio de um video publicado no youtube nele kawabata faz um test drive no supra completamente original antes de leva lo para a oficina https //www youtube com/watch v=mj516sxsj7w a partir dos 6 35 no video e mostrado o processo de desmontagem do carro e em seguida a instalaçao do 2jz que pelo que se pode ver recebeu novos componentes internos tambem da hks e um novo cambio de cinco marchas agora se voce acompanha o flatout deve saber que nos ja abordamos a questao do motor 2jz no supra a90 trata se de um motor antigo lançado ha quase 30 anos e que ja nao e fabricado ha 12 anos e por isso que sua robustez vem em boa parte de sua massa metalica o que o torna muito pesado com bloco de ferro fundido um 2jz gte all stock pesa 231 kg o motor bmw b58 seis em linha biturbo usado pelo novo supra e compartilhado com diversos bavaros alem do bmw z4 pesa por volta de 140 kg nao faria sentido algum entao colocar o 2jz em um esportivo nascido em 2019 nao para a toyota especialmente em um esportivo com distribuiçao ideal de massa 50 50 no entanto ao transformar o supra em um projeto de drift saito e kawabata mudaram um pouco as regras do jogo colocando as coisas na balança pun intended o peso extra do 2jz e compensado por outros fatores o mais importante deles e provavelmente o suporte aftermarket para o seis cilindros da toyota que possui um imenso catalogo de componentes de preparaçao e com modificaçoes relativamente simples chega tranquilamente aos 600 cv com miolo original o juliano comentou no flatalk 02 assista aqui que ja existem projetos feitos com base no bmw b58 capazes de atingir numeros semelhantes no caso do 2jz estamos falando de um motor consagrado no meio drifter com receitas de eficacia comprovada alem disso no caso de um carro de drift o aumento de massa sobre o eixo dianteiro nao e uma questao extremamente relevante e claro que com o b58 a distribuiçao de massas entre a dianteira e a traseira do novo supra e perfeita mas isto nao e um prolema tao grande quanto em um carro configurado para grip no drift os carros entram e saem das curvas com a traseira ou seja a inercia no eixo dianteiro provocada pelo peso extra e um fator muito menos importante e muito mais contornavel fora tudo isto tambem ha a questao do cambio nao e possivel usar a transmissao automatica do supra no drift e embora a toyota ja tenha desenvolvido uma versao manual ainda nao e certa sua chegada ao mercado alem disso a bmw ate teria o cambio manual do m4 ele nao e usado nem mesmo no m4 gts de 500 cv e exigiria reforços o que e um fator de complicaçao quando ha uma infinidade de transmissoes manuais e sequenciais compativeis com o motor 2jz — incluindo cambios de competiçao e tem mais ao menos no projeto de daigo saito podemos perceber que houve alguma preocupaçao com a distribuiçao de peso repare por exemplo nos radiadores realocados para tras do vidro traseiro e e bem provavel que a bateria tambem seja transferida para a traseira se e que isto ja nao foi feito nao estamos tratando de amadores afinal e claro que se tratando de uma receita inedita nao e possivel dizer com certeza que o supra a90 com motor 2jz sera um bom carro de drift colocar o lendario seis em linha no cofre e apenas o primeiro passo e preciso ter certeza de que o sistema de arrefecimento esta corretamente dimensionado e de que o peso extra na dianteira realmente nao comprometera o equilibrio dinamico na pratica ate onde sabemos as respostas para estas questoes ainda precisam ser descobertas — o que devera acontecer daqui a alguns dias quando o carro de daigo saito for levado ao limite em sua estreia no d1gp
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