o que um muscle car com motor hemi poderia fazer pelo seu dia abrir um sorriso em wot wide open throttle ou aceleraçao total deve estar entre os primeiros itens mas nao no dia 30 de abril deste ano foi essa a data de partida de tom hoover morto aos 85 anos devido a sindrome de guillain barre uma doença autoimune em que o sistema imunologico ataca o nervoso causando fraqueza muscular crescente hoover foi o pai do moderno motor hemi especialmente o primeiro e mais significativo deles o 426 hemi o que talvez tenha explicaçao no fato de seu primeiro carro um desoto 1952 ter camaras hemisfericas antes de hoover os motores deste tipo na chrysler eram chamados apenas de double rockers posteriormente a criaçao do 426 ganharam o apelido de early hemi como quase todo petrolhead hoover se apaixonou por carros desde criança a profissao do pai mecanico deve ter ajudado no gosto pelas maquinas em 1948 ele entrou na guarda nacional da pensilvania e foi convocado para a guerra da coreia em dezembro de 1950 passou 19 meses servindo anos depois em 1955 ele começou a trabalhar na chrysler e fez mestrado em engenharia automotiva no chrysler institute por pouco hoover nao foi trabalhar com motores de aviao na pratt and whitney mas em sua entrevista na chrysler ele pode ver o projeto a311 com a preparaçao dos motores 331 e 345 tambem com camaras hemisfericas para as 500 milhas de indianapolis contratado ele trabalhou em coisas como o precursor da injeçao eletronica o bendix electro jector incorporado nos modelos 1958 de la passou para o laboratorio de motores e atuou no programa do slant six hyper pak que estrearia no valiant 1960 para se divertir hoover reunia os amigos para falar de projetos de competiçao qualquer semelhança com o project cars e mera coincidencia foi dai que nasceu no outono de 1958 entre setembro e novembro no hemisferio norte o ramchargers’ o objetivo era bater os gm big block que andavam vencendo toda prova de arrancada de que participavam segundo hoover a coisa começou a ficar seria quando eles perceberam que nao conseguiriam dar uma escovada daquelas nos competidores se nao unissem esforços carro que servia para ir e voltar do trabalho nao era para bater recordes o primeiro projeto deles foi o high and mighty um plymouth p17 deluxe business coupe com uma fileira so de bancos que comportava tres passageiros era o que havia de mais barato e leve na epoca o orçamento dos caras era muito reduzido o motor foi trocado por um v8 354 5 8 litros um 331 ampliado tambem de camaras hemisfericas com cabeçote do 392 para respirar melhor os proprios engenheiros do grupo prepararam o carro os coletores de admissao e escape foram feitos por pete mcnichols o motor por hoover e danny mancini para cortar peso o chassi foi encurtado os para lamas traseiros foram retirados e a parte superior do carro foi rebaixada em 12 cm e deslizaram a carroceria para a frente o que acabou expondo metade do motor a suspensao ganhou molas espirais de um buick na dianteira e multibraços na traseira desenhada por dick burke a bitola traseira foi encurtada para colocar as rodas mais para dentro e o motor foi inclinado para deslocar o maximo de peso para sobre o eixo traseiro com tudo isso o high and mighty bateu os recordes da nhra national hot rod association em sua categoria para velocidade no quarto de milha 12 8 segundos a 173 63 km/h e de tempo 12 62 s a 185 07 km/h o melhor tempo registrado do carro foi 11 8 s a 188 29 km/h os ramchargers’ vale lembrar eram independentes a chrysler nao tinha nada a ver com o time pelo menos nao ate um dos filhos de lynn townsend mostrar ao pai em 1961 um carro da equipe batendo o campeao da epoca dyno don nicholson e seu chevrolet na revista hot rod townsend ligou para a chrysler para saber do carro e quem atendeu foi hoover e assim foi nomeado coordenador do programa de corridas anos depois em abril de 1963 townsend perguntou em uma reuniao o que e preciso fazer para vencermos a ediçao de 1964 das 500 milhas de daytona a resposta de hoover foi o 426 hemi e cinco produtos chrysler entre os dez primeiros colocados da prova entre eles richard petty e seu plymouth belvedere o primeiro projeto de hoover a frente do departamento foi o max wedge em outubro de 1961 os motores b foram os primeiros desenvolvidos pelo entao recente departamento unificado de engenharia da chrysler antes cada divisao desenhava seus proprios motores o que era um desperdicio de recursos dentro de uma organizaçao que podia partilhar esses componentes uma das primeiras decisoes do departamento foi abolir as camaras hemisfericas mais caras de fazer do que as camaras em cunha wedge um ano depois deles vieram os rb de raised block que tinham bloco mais alto e consequentemente mais curso de pistao enquanto os b tinham todos 85 7 mm 3 375 polegadas os rb tinham 95 3 mm 3 75 polegadas com isso o menor motor b de 350 polegadas cubicas 5 7 litros tinha um parceiro de 413 polegadas cubicas 6 8 litros entre os rb o diametro dos pistoes tambem era maior o projeto max wedge usava a tecnica de coletores de admissao cruzados cross ram mais longos para conseguir uma especie de fluxo forçado pelo acumulo de energia cinetica da massa de ar esse acumulo de energia e diretamente proporcional ao comprimento do duto e inversamente proporcional ao diametro a tecnica rendia boa força em baixa e no midrange mas a potencia de pico era limitada o que se mostrava ruim nas corridas foi por isso que hoover decidiu trazer as camaras hemisfericas de volta e usou o rb 413 para isso com a camara maior a cilindrada do 413 subiu para 426 7 litros uma das vantagem das camaras falaremos em detalhes sobre a parte tecnica do 426 hemi ainda esta semana era um menor custo de desenvolvimento para resultados mais expressivos no curto prazo que eles tinham os angulos das valvulas de admissao e de escape por exemplo continuaram os mesmos dos motores wedge porque nao havia tempo para testar os angulos otimos segundo hoover desde o inicio ficou nitido que aquilo seria reverenciado pelos fas antes mesmo de o 426 hemi destruir recordes da nhra e da ahra e ser promovido por coisas tao legais quanto o hemi under glass [youtube id= 5pwrqpfjrj4 width= 620 height= 349 ] [youtube id= hnkgnrb9_fi width= 620 height= 349 ] mike buckel um dos engenheiros envolvidos no projeto lembra se de que o projeto nao foi sucesso imediato antes foi preciso fazer um belo shake down hoover alugou a fontana drag strip e botou seus hemi para correr com carros super stock o hemi acredite fez tempos iguais ou piores identificados os problemas o time fez as necessarias correçoes e o resto e historia comemorada pela marca no ano passado com os cinquenta anos deste motor extraordinario e hoover estava la para cortar o bolo em 1967 por questoes familiares os ramchargers’ se dissolveram para hoover foi uma frustraçao ver o grupo se separar inclusive porque eles nao eram uma iniciativa da chrysler mas sim um grupo de malucos por carro com o suporte da marca e que por acaso trabalhavam nela entre os filhotes de hoover estao a lil’red express truck o motor 440 six pack com mais torque em medias rotaçoes ainda que sem a mesma pegada em alta do 426 os giradores small block de trans am da equipe aar e os carros de arrancada da categoria pro stock hoover mudou do desenvolvimento de carros de corrida para o de modelos de arrancada logo depois dos bons resultados do 426 hemi onde ficou ate 1974 de la ele passou para a divisao direct connection performance parts de peças de alta performance ate 1979 quando se aposentou mas continuou trabalhando primeiro na ge ate 1984 e depois na bosch influente hoover encontrou o time de engenheiros que desenvolveram o moderno 5 7 hemi e tres de suas sugestoes foram imediatamente acatadas duas velas por cilindro elevar o comando de valvulas para encurtar os cames reduzindo a inercia do trem de valvulas e permitindo que as varetas e balancins das valvulas de escape ficassem com arranjo mais simples e aumentar a area de squish para melhorar a eficiencia em cargas leves e rotaçoes baixas e reduzir emissoes ele nunca se afastou das competiçoes nem dos eventos da mopar pelo menos ate o ultimo dia 30 de abril deste ano ainda nesta semana lançaremos um post destrinchando os detalhes tecnicos e as vantagens do mitico elefante laranja 426 hemi
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