o chevrolet cobalt nao foi um carro criado para ser memoravel ele nasceu para ter espaço interno de carro grande em um corpo compacto e custar pouco simples assim como o mao bem observou o chevrolet cobalt foi um trabalho de engenharia muito bem feito como se um robo programado para criar carros o tivesse concebido lhe faltava alma paixao mas para um carro de grande volume e preço competitivo ele era excelente mas deus nos livre de ter so o chevrolet cobalt para comprar nas lojas nao e mesmo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] pois saiba que no uzbequistao as coisas sao mais ou menos assim nao so com o cobalt que ainda e vendido por la mas com a chevrolet em 2012 94% dos carros vendidos no uzbequistao eram da chevrolet simplesmente porque so se encontra carros da chevrolet por la e ate era possivel comprar carros de outras marcas mas nao sem pagar uma carga absurda de impostos criados sob medida para manter o monopolio que na pratica podiam aumentar em 150% o valor de um automovel ao consumidor por isso ate pouco tempo atras a unica opçao que um morador do uzbequistao tinha para comprar um carro era fazer um deposito de 85% do valor a vista em dolares esperar um ano para receber seu carro em casa e pagar o restante em algumas parcelas e as parcelas j sao corrigidas com o novo valor daquele veiculo pois os preços aumentam em pelo menos 7% ao ano algo que so e possivel por causa do monopolio graças a esta situaçao a gm tem no uzbequistao seu oitavo maior mercado e o maior market share entre todas as fabricantes em todos os paises mas como isso aconteceu um pais jovem o uzbequistao declarou sua independencia em 31 de agosto de 1991 ou seja logo se completam 30 anos desde que o pais deixou de fazer parte da uniao sovietica e essa pouca idade explica por que nao ha uma longa historia por tras do monopolio da gm naquele pais nao foi um fenomeno cultural ou fruto de alguma coincidencia ou herança historica foi algo calculado e premeditado por fazer parte da urss por tantos anos o uzbequistao nao tinha qualquer traço de uma industria automobilistica local entao o a questao foi tratada com urgencia em coisa de um ano ja teve inicio a construçao de uma fabrica de automoveis em parceria com a coreana daewoo apos um investimento de us$ 600 milhoes a empresa resultante chamada uz daewooauto começou a fabricar automoveis em 1996 e os primeiros foram dois daewoo o pequeno hatchback tico e o seda nexia e nao demorou para que alem do mercado interno os automoveis do uzbequistao fossem exportados para paises vizinhos como o cazaquistao o afeganistao e a propria russia a invasao coreana acontece que o governo do uzbequistao nao poderia ter escolhido pior momento para firmar um acordo com a daewoo em 2001 apenas cinco anos depois de iniciar a produçao de carros no pais a daewoo entrou em colapso a maioria aqui sabe o que aconteceu depois a general motors comprou a daewoo as duas marcas ja colaboravam quem nao lembra dos daewoo com mecanica gm vendidos no brasil nos anos 90 e a compra pela gigante americana so sacramentou o negocio com a compra pela chevrolet o daewoo tico saiu de linha e o daewoo nexia passou a ser vendido como chevrolet nexia no lugar do tico entrou o daewoo matiz compacto que por si so tem uma historia interessante pois surgiu como um projeto rejeitado da fiat e deu origem ate mesmo ao chery qq em 2008 a daewoo se tornou gm daewoo o que levou a joint venture com o governo do uzbequistao a se chamar gm uzbequistao e a linha foi toda renovada com modelos de origem daewoo e chevrolet dividindo as linhas de produçao sempre vendidos como chevrolet nenhum deles chegou a ser vendido no brasil o mais perto disso foi o chevrolet captiva que dividia a plataforma theta com o nosso captiva mas nao os paineis da carroceria fora o captiva modelos como o chevroler malibu e o hatchback spark começaram a ser vendidos pela gm uzbequistao a partir de 2008 bem com o chevrolet orlando e o proprio cobalt que foi lançado quase simultaneamente no brasil e no uzbequistao onde e fabricado ate hoje e claro uma serie de modelos daewoo rebatizados como chevrolet no começo da decada passada o governo uzbeque decidiu tomar o controle total da empresa que ate entao era 75% estatal e 25% da chevrolet quando se tornou 100% estatal a fabricante passou a se chamar uzauto motors e a mudança trouxe tambem uma nova marca a ravon cujo nome significa uma estrada calma adiante ou viagem tranquila em traduçao livre por breves anos parte dos carros da chevrolet recebeu a nova marca incluindo o chevrolet cobalt passou a se chamar ravon r4 em 2020 a revo foi descontinuada e os carros da revo voltaram a ser chevrolet por la o cobalt continua vivo e recentemente outro modelo com raizes brasileiras ao menos em parte foi lançado o chevrolet tracker mas ainda e assim ate poucos anos atras poderiamos encerrar esta historia por aqui o governo do uzbequistao fazia de tudo para proteger o monopolio incluindo estipular taxas exorbitantes para carros importados mesmo usados economicamente isolado o uzbequistao via seu povo comprar modelos produzidos localmente sem quaisquer componentes importados pelo dobro do preço praticado em outros paises pelo mesmo veiculo vendido no cazaquistao por exemplo um veiculo fabricado no uzbequistao caramba e ainda assim costumava se ter de ficar um ano na fila a espera de um carro zero quilometro pois boa parte da produçao ia para fora https //www youtube com/watch v=qjbvmdxfl2e isso provocou um fenomeno que estamos começando a viver no brasil a inflaçao dos usados no uzbequistao voce so pode vender um carro usado depois de um ano da compra quem o faz costuma pedir quase 30% a mais por um carro seminovo com pouco uso ainda assim e mais negocio que comprar um usado mais antigo de outra marca que pode custar o dobro so por causa dos encargos isto ainda acontece e a maior parte da populaçao que opta por comprar um carro acaba recorrendo a um chevrolet novo ou quase novo so que desde 2017 sob o comando do novo presidente shavkat mirziyoyev as portas comerciais do uzbequistao se abriram novamente a produtos importados a chevrolet pode ter 94% de market share por la mas os 6% restantes sao uma concorrencia de verdade ainda que pequena por ora e mais comum ver marcas de prestigio com um apreço especial pelos bmw nas maos das pessoas de maior poder aquisitivo que so estavam esperando uma brecha para importar algo verdadeiramente exclusivo mas e assim que a concorrencia começa e com a china logo ali e questao de tempo ate que as pessoas comuns do uzbequistao possam escolher de verdade que carro comprar
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