eu nao deveria ser perguntado a este respeito pois minha opiniao nao e isenta neste assunto mas ja que voce perguntou eu respondo o chevette e todo carro que eu preciso tenho uma longa historia com eles mas a maioria dela do chevette como um carro novo zero km ou quase desde a marajo zero km que meu pai comprou em 1986 ate a chevy 500 que comprei em 1996 ano/modelo 1994 nao conhecia o chevette como carro antigo ate pouco tempo atras https //flatout com br/trifoglio update a medalha trifoglio/ mas ha pouco mais de 3 anos comprei o meu chevette azul que voces ja conhecem aqui das paginas virtuais do flatout e descobri que mesmo em pleno 2024 quase 2025 o carro ainda me parece sensacional nao e para todo mundo claro como me cansei de falar aqui; mas para mim uma delicia https //flatout com br/hsr o chevette lotus/ o chevette para mim sempre foi um carro esporte no idioma tradicional; potencia apenas suficiente mas comportamento esportivo em curvas freios excelentes e parrudo para aguentar espanco sem reclamar os melhores chevettes mundialmente sempre foram assim o opel kadett gse alemao o vauxhall chevette hs ingles as versoes dohc dos isuzu gemini https //flatout com br/opel kadett no que e diferente do chevette/ mas o carrinho e muito mais que isso ja foi picape e perua; conversivel e carro de luxo ha milhares de facetas deste pequeno carro mas a mais maluca e descabida de todas e esta que vou lhe apresentar hoje o leata caballero talvez o pior carro ja criado pela humanidade se o meu chevette e para mim o melhor carro do mundo o chevette entao e ao mesmo tempo o melhor e o pior carro do mundo o que e engraçado pacas e por isso mesmo faz ele ainda mais legal o chevette americano o chevette e na verdade um dos maiores projetos de uma empresa que era entao a maior do mundo sua importancia estrategica como um produto mundial e imensa e ate dificil de ser medida a gm depois de liderar a industria mundial do automovel de uma forma completa e avassaladora nos anos 1950 e 1960 tinha mais de 50% do maior mercado do mundo os eua era lider mundial de vendas e simplesmente a maior companhia privada do mundo todo em faturamento meio que perdeu um pouco a conexao com o mundo real isso sempre acontece quando se tem muito sucesso por muito tempo como nunca errou antes começa a achar que sabe a verdade de tudo que e superior a todos que sabe a coisa certa a fazer sempre que nunca erra que e o cara a empresa nao lidou muito bem com a realidade quando de uma hora para outra exatamente na virada da decada em 1970 uma tempestade perfeita a atingiu e mudou o mundo do automovel para sempre era um processo com origens mais antigas claro mas atingiu a gm de repente tres frentes convergiram nesta tempestade cultura legislaçao e geopolitica culturalmente os anos 1960 criaram um tipo de gente avessa as regras e que nao desejava mais ser como seus pais inclusive nos carros que dirigiam a legislaçao antes branda nos primeiros 70 anos do automovel se tornou um monstro de repente emissao de poluente passou a ser controlada consumo de combustivel da frota vendida passou a ser controlado crash test virou lei e finalmente os paises donos do petroleo do mundo perceberam que o que tinham era essencial e que devia valer mais do que valia crises artificiais de abastecimento subiram o preço do oleo sobre o qual nossa civilizaçao foi criada de uma hora para outra carros tinham que ser menores mais eficientes menos poluentes e mais seguros como a europa e o japao eram mais pobres e com menos espaço que os eua seus carros ja eram assim e como eram esquisitos e diferentes das barcas tradicionais dos pais e avos americanos foram abraçados por uma geraçao inteira como um enorme navio que nao consegue fazer uma curva simples com menos de uma semana de trabalho intenso a gm admite muito contrariada que devia fazer carros pequenos de 4 cilindros tambem resolveu olhar para o que faziam suas subsidiarias mundo afora onde nao existia a fartura americana e os carros eram menores descobriu para seu horror que cada divisao e associada da gm fazia algo diferente neste campo e nada era comum entre elas vauxhall tinha seu viva a opel o kadett e a isuzu o bellet; nem um parafuso sequer era comum entre esses carros muito parecidos em tamanho desempenho e missao obviamente uma coisa muito estranha vista de hoje mas entao normal carros eram regionais e pronto e claro que era assim a gm operava ate entao como um guarda chuva debaixo do qual as empresas gozavam de ampla autonomia e independencia era um reflexo de como foi criada wliiam crapo durant o fundador comprou uma serie de empresas fabricantes de automoveis e de autopeças criando um conglomerado gigante antes de 1910 durante os anos 1970 isso mudaria completamente ao ponto de hoje existir apenas uma engenharia global na empresa e um portfolio de produto coeso e que partilha tudo e foi no final dos anos 1960 que alguem percebeu que isso podia ser diferente que se compartilhando uma mesma engenharia basica muito podia ser economizado em projeto ferramental e validaçao e mesmo na produçao alguem na gm teve a visao do mundo de hoje onde um mesmo carro pode ser vendido identico no mundo todo [caption id= attachment_375132 align= aligncenter width= 999 ] o chevette americano de 1979 em diante[/caption] o projeto que viria gerar o chevette foi o primeiro passo para esta realidade atual de muitas formas um inicio de uma gm diferente em 1970 representantes de todas as divisoes da gm mundo afora se reuniram para finalmente unificar o carro pequeno da empresa; um enorme e ambicioso projeto que se chamou t car o chevette ate ali a gm acreditava que nao precisava de uma versao dele para os eua; era pequeno demais para isso o menor carro da gm nos eua seria o chevrolet vega recem lançado um carro pouco menor que um opala brasileiro mas logo com o aperto do cinto ainda mais nos anos 1970 a gm resolve fazer um chevette para os eua o projeto começa em 1973 quando o carro ja era sucesso na alemanha e brasil https //flatout com br/vega o chevrolet projetado pra andar em pe/ o resultado aparece em 1975 entre eixos maior 20 mm no 2 portas e 70 mm no 4 portas carroceria diferente mais pesado ao redor de 10% para atender normas de crash e com uma regulagem de suspensao decididamente para conforto era o pior de todos os mundos o chevette so e realmente bom por suas suspensoes firmes e comportamento esportivo traçao traseira e baixo peso nao era especialmente refinado silencioso ou confortavel a chevrolet americana entao tirou tudo de bom do chevette e ficou so com o ruim; a remediaçao via revestimentos termoacustico e molas e amortecedores feitos de gelatina so tornaram ele pesado e incontrolavel sem remediar conforto ou barulho parabens aos envolvidos jose luiz vieira da motor3 disse sobre o carro americano algo que ilustra bem as diferenças regionais o chevette americano e nitidamente inferior ao nosso no que se refere a sua maneabilidade e estabilidade claro que e muito mais bem acabado e acessoriado; claro que e melhor num acidente de frente ou de tras todo carro americano nesse sentido e melhor do que o de qualquer outra procedencia as leis de la assim o exigem ; mas e tambem menos seguro do ponto de vista ativo com estabilidade em curvas e frenagens inferiores as dos nossos os motores eram os mesmos dos nossos mas amordaçados para emissoes o 1 4 litro dava 53 cv e o 1 6 litro 60 cv; posteriormente melhorados para 53 e 70 cv uma transmissao manual de quatro velocidades era equipamento basico enquanto uma transmissao automatica de tres velocidades era opcional o carro era coisa de 150 kg mais pesado que o nosso e o desempenho sofrivel o carro teve um face lift em 1979 e durou ate 1987 [caption id= attachment_375122 align= aligncenter width= 999 ] leata cabalero[/caption] a gm errou em tentar fazer dele um chevrolet americano ao inves de um carro esporte para familias mas teve gente que achou que o caminho estava certo apenas nao foi adiante o suficiente essa ideia errada nos levou ao tema desta materia de hoje o leata caballero o pior carro do mundo a ideia do caballero era se fazer uma variante de luxo no idioma brega americano dos anos 1970 do chevette americano este ja um carro a prova de atributos positivos feito em idaho por um unico ano 1977 o carro e completamente horrivel e totalmente sem merito [caption id= attachment_375123 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro leata[/caption] e primeiro feio pacas; todo carro americano dessa epoca e meio estranho mas enfiar o estilo de um enorme chrysler cordoba ou um chevrolet monte carlo num chevette e transforma lo num girino paineis de fibra de vidro transformavam todo o exterior do carro que acabava custando o dobro de um chevette normal pelo menos cruise control e vidros eletricos o tornavam algo mais equipado [caption id= attachment_375119 align= aligncenter width= 999 ] leata cabalero [/caption] o carro foi criado fabricado e comercializado pela stinebaugh manufacturing company de post falls idaho a empresa foi fundada por donald e stinebaugh 1916 1992 mas aparentemente a ideia do caballero partiu de seu filho leonard d sonny stinebaugh 1946 2001 por incrivel que pareça uma versao picape existiu tambem o cabalero nao foi o primeiro leata em 1975 os stinebaugh criaram um pequeno carro inspirado no lincoln continental de 1939; no entanto o tamanho diminuto do leata nao combinou muito com este estilo era uma carroceria de fibra de vidro de dois lugares cupe e picape e um chassi criado por um produtor de carros de corrida em spokane washington grande parte da mecanica era proveniente da ford sob o capo estava o motor de quatro cilindros em linha de 2 3 litros e 83 cavalos do ford pinto o mesmo de nosso maverick com suspensao independente dianteira tambem do pinto [gallery ids= 375121 375125 375124 375138 375137 ] em 1977 entao este leata e substituido pelo leata cabalero baseado no chevette os recursos incluiam radio am/fm cruise control isolamento acustico extra vidros eletricos ar condicionado toca fitas de oito faixas tanque de combustivel de 40 litros e garantia de 12 000 milhas a unica opçao de motor disponivel era o 1 6 litro de 60 cv com a transmissao manual de cinco velocidades ou gm hydramatic de tres velocidades o carro era 150 kg mais pesado que o original colocando este chevette acima dos 1100 kg com o cambio automatico imaginem a delicia apenas 97 cabaleros foram feitos elevando o total de leatas produzidos para 119 nao se sabe quantos cabaleros restam mas esperamos que sejam poucos pela graça de deus um jornalista descreveu a excrescencia sobre rodas da seguinte forma se voce nao podia pagar por um carro de tamanho normal gostava da ideia de um compacto bem equipado com estilo cupe de luxo pessoal dos anos setenta morava em idaho era ruim com dinheiro miope ou tinha problemas cerebrais um leata cabalero era o carro ideal para voce uma abominaçao sim mas ainda e um chevette algo que sabemos que com um pouco de esforço e dinheiro bem gasto pode virar um interessante carro de corrida ate ja pensou isso se tornando algo dinamicamente interessante com suspensao firme rodas e pneus legais e um motor forte ia ser engraçadissimo sera que e muito caro para importar um
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