FlatOut!
Image default
Car Culture História

O Porsche 550 Spyder que inventou a downforce

As réplicas do Porsche 550 Spyder que temos por aqui, esquecendo as dimensões um pouco diferentes dos originais, são estruturalmente baseadas no primeiro Porsche 550 Spyder, corrente de 1953 a 1955. Este carro foi substituído pelo 550A em 1956, que depois evoluiu para o 718 RSK a partir de 1957. A principal diferença entre o 550 e o 550A (e seus sucessores) está no chassi: o 550 tinha um chassi tipo escada, composto por dois tubos grandes longitudinais, com travessas e reforços variados. Já o 550A era um spaceframe, uma gaiola de tubos finos e leves de aço, tubos esses desenhados para trabalhar sempre em tensão e compressão apenas, e assim fazer uma estrutura que ao mesmo tempo é mais rígida e mais leve. Isto porque apesar de usar um motor de competição moderno para seu tempo, o tipo 547 “Fuhrmann” de quatro comandos e virabrequim roletado, o resto do 550 Spyder origina