FlatOut!
Image default
Car Culture

O Porsche 935 que “puxou” uma bicicleta para um recorde de velocidade

Em agosto de 1978, um ciclista francês chamado Jean Claude Rude decidiu que se tornaria o ciclista mais rápido do mundo no chamado motor-paced record, que leva em conta a velocidade alcançada pelo ciclista pedalando atrás de um veículo motorizado. A ideia é que o veículo à frente forme um “cone de ar” — uma área com menos arrasto aerodinâmico logo atrás de si, para que o ciclista enfrente menos resistência do ar e, consequentemente, consiga pedalar mais rápido. Até então, no trecho fechado de uma Autobahn alemã, o também francês José Meiffret atingiu os 204,7 km/h pedalando atrás de um Mercedes-Benz 300SL em 1962 — era esta a velocidade a ser superada por Rude. Para tal, ele estabeleceu a meta de 240 km/h — e ele sabia exatamente quem procurar para fornecer-lhe um veículo capaz de alcançar tal número: Henri Pescarolo. https://youtu.be/YL7_Y5Vvzwo Quem procurou o piloto, na verdade, foi o chefe da equipe de Rude. Na época, Pescarolo era um dos mais famosos pilotos