em agosto de 1978 um ciclista frances chamado jean claude rude decidiu que se tornaria o ciclista mais rapido do mundo no chamado motor paced record que leva em conta a velocidade alcançada pelo ciclista pedalando atras de um veiculo motorizado a ideia e que o veiculo a frente forme um cone de ar — uma area com menos arrasto aerodinamico logo atras de si para que o ciclista enfrente menos resistencia do ar e consequentemente consiga pedalar mais rapido ate entao no trecho fechado de uma autobahn alema o tambem frances jose meiffret atingiu os 204 7 km/h pedalando atras de um mercedes benz 300sl em 1962 — era esta a velocidade a ser superada por rude para tal ele estabeleceu a meta de 240 km/h — e ele sabia exatamente quem procurar para fornecer lhe um veiculo capaz de alcançar tal numero henri pescarolo https //youtu be/yl7_y5vvzwo quem procurou o piloto na verdade foi o chefe da equipe de rude na epoca pescarolo era um dos mais famosos pilotos da frança e o grande nome de le mans o piloto inicialmente ficou hesitante mas acabou convencido a participar do projeto como ele era piloto da martini racing porsche o carro usado acabou sendo o porsche 935 que competia no grupo 5 da fia e havia acabado de vencer sua classe em le mans o porsche 935 começou a correr em 1976 e seguindo as regras do grupo 5 era um 911 com diversas modificaçoes — o regulamento permitia bitolas e para lamas mais largos asas maiores e no caso dos porsche ate mesmo a adoçao de arrefecimento liquido que veio em 1978 com o 935 moby dick famoso por seu nariz chato o motor do 935 era um boxer de seis cilindros e 2 85 litros que turbinado desenvolvia 800 cv como os motores com induçao forçada tinham seu deslocamento multiplicado por 1 4 o 935 se encaixou na categoria acima de 4 litros que tinha um peso minimo de 970 kg para a missao o porsche foi adaptado com um defletor trapezoidal instalado sobre sua traseira e que servia para desviar o ar do ciclista permitindo assim que ele atingisse velocidades mais altas como era um carro de 800 cv o defletor acabou nao afetando a velocidade do porsche para o teste — ele ainda conseguiria chegar alem dos 240 km/h alem do defletor o porsche tambem tinha um rolete ao longo de sua traseira permitindo que a roda dianteira da bicicleta encostasse no carro para ficar realmente encaixado no fluxo aerodinamico do carro a trajetoria do porsche 935 precisava ser a mais estavel possivel e jean claude precisava ficar dentro do vacuo e rude precisava ficar colado ao carro para nao ser atingido pelo ar em alta velocidade a sua frente e dos lados ou a força do impacto o derrubaria tambem era preciso se preocupar com o turbo lag consideravel produzido pelo motor do 935 — alem de dificultar uma aceleraçao suave o lag gerava backfire a soluçao encontrada foi reposicionar as saidas de escape para as laterais do carro a bicicleta claro tambem foi modificada para o recorde a coroa central tinha quase o mesmo diametro da roda dianteira enquanto a coroa traseira nao chegava a uma polegada de diametro com isso a circunferencia da volta do pedivela era de pouco mais de 110 cm e com a relaçao utilizada essa volta impulsionava a bicicleta por ate 27 metros — ou seja se rude desse 60 pedaladas por minuto seriam 1 620 metros por minuto ou 97 km/h por outro lado se voce ja pedalou uma bicicleta de velocidade uma speed ou mesmo uma mountain bike em sua marcha mais alta sabe que o negocio fica pesado de se pedalar por isso a moto precisou ser empurrada por uma moto ate chegar a uma velocidade que tornasse a pedalada possivel o teste foi realizado na pista de teste da volkswagen em ehra lessien proximo a wolfsburg no dia 23 de agosto de 1978 henri pescarolo contou ao site da porsche recentemente que as curvas no inicio e no fim da reta seriam um desafio de aceleraçao — especialmente por que o porsche precisava acompanhar o ritmo do ciclista de forma sincronizada um toque mais pesado no acelerador afastaria o carro de jean claude e ele seria levado pelo vento — e aqui e importante lembrar que o 935 e tem um turbo imenso a moda antiga o que significa turbo lag e turbo threshold as 10 30 da manha o teste começou depois de algum aquecimento jean claude sua bicicleta henri pescarolo e seu porsche começaram a acelerar a força das pernas dele era algo incrivel ele era profissional e sabia encontrar seu ritmo mas para qualquer um seria um feito sobre humano disse pescarolo rude mantem o ritmo e a 150 km/h ele sai da curva inclinada colado no rolete instalado no porsche e hora de aumentar o ritmo para chegar aos 240 km/h na reta de sete quilometros da pista pescarolo aumenta a velocidade do porsche sutilmente e entao rude perde o controle da bicicleta o pneu traseiro se solta do aro enrosca entre a roda e o quadro trava a roda e se desprende voando pela pista rude consegue segurar a bicicleta agora rodando somente sobre o aro traseiro e o pneu dianteiro ate desacelerar e acabar parando alguns metros a frente felizmente ele nao se feriu apesar do susto acabava ali a tentativa de recorde pescarolo ficou aliviado ao ver que nada aconteceu ao ciclista que tentaria um recorde no futuro mas acabou nunca realizando o teste em 1980 jean claude sofreu um acidente fatal ao pedalar paralelamente a um trem para testar os efeitos do deslocamento de ar sobre si proprio o recorde de velocidade acabou quebrado somente em 1995 quando o holandes fred rompelberg pedalou a 268 8 km/h na planicie de sal de bonneville
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.