FlatOut!
Image default
História Técnica

O Porsche de dezesseis cilindros

“Enquanto estávamos na pista, um caminhão apareceu com outro 917. Parecia o Spyder que tínhamos visto antes de uma corrida da Can-Am, uma coisa velha, feia, suja e surrada, exceto que era mais longo. Descobri que era mais longo por ter um motor de dezesseis cilindros que eles queriam que eu experimentasse. Disseram-me que foi construído por encomenda especial dos Piëchs e era bem caro. O chassi foi facilmente esticado no comprimento extra de dois cilindros, mas o motor exigiu uma nova caixa, um novo virabrequim, novos coletores e carcaças de ventilador e muitas outras peças. Eles não me disseram muito sobre isso, mas eu claramente tive a impressão de que era uma alternativa possível ao turbo de doze cilindros, ou que ele poderia até mesmo ser turboalimentado para algo como 2000 cv. Então eu dirigi o treco para eles, e era um verdadeiro monstro. O motor era tão longo que você podia ouvir uma extremidade dar partida antes da outra. Havia tubos de escape saindo por todo lugar. Embora não