enquanto estavamos na pista um caminhao apareceu com outro 917 parecia o spyder que tinhamos visto antes de uma corrida da can am uma coisa velha feia suja e surrada exceto que era mais longo descobri que era mais longo por ter um motor de dezesseis cilindros que eles queriam que eu experimentasse disseram me que foi construido por encomenda especial dos piechs e era bem caro o chassi foi facilmente esticado no comprimento extra de dois cilindros mas o motor exigiu uma nova caixa um novo virabrequim novos coletores e carcaças de ventilador e muitas outras peças eles nao me disseram muito sobre isso mas eu claramente tive a impressao de que era uma alternativa possivel ao turbo de doze cilindros ou que ele poderia ate mesmo ser turboalimentado para algo como 2000 cv entao eu dirigi o treco para eles e era um verdadeiro monstro o motor era tao longo que voce podia ouvir uma extremidade dar partida antes da outra havia tubos de escape saindo por todo lugar embora nao tenha sido configurado corretamente para tentar qualquer recorde de volta foi realmente impressionante em uma linha reta eles so queriam que eu sentisse o motor de qualquer forma e quando terminamos eles o colocaram de volta em um celeiro em algum lugar fiquei honrado que eles fizeram todo o tempo e esforço para tira lo e faze lo funcionar apenas para me mostrar isso me deu algo em que pensar foi assim neste pequeno trecho perdido nas 300 paginas do livro autobiografico de mark donohue the unfair advantage a vantagem injusta publicado pouco depois de sua morte em 1975 que soubemos com certeza da existencia deste carro ate entao secreto o porsche 917 de 16 cilindros um carro bolado depois do 917 de 12 cilindros aspirado e antes da besta fera 917/30 turbo e que entao em 1975 nunca tinha sido visto fora dos portoes da porsche [caption id= attachment_377094 align= aligncenter width= 999 ] o 917/30 turbo 12 cilindros[/caption] falaremos outro dia do envolvimento do engenheiro piloto donohue com o 917/30 a versao turbo roadster de can am do 917 com mais de 1200 cv um dos carros de corrida mais potentes e dominantes ja criados este venceu todas as corridas do campeonato de 1973 menos duas e era tao mais rapido que todo mundo mesmo a concorrencia usando v8 de aluminio chevrolet de oito litros e 800 cv que praticamente acabou com a categoria junto com a crise do petroleo claro [caption id= attachment_377096 align= aligncenter width= 999 ] inimigo o insano mclaren chevrolet m8a[/caption] o assunto hoje porem e este motor de 16 cilindros um elo perdido entre o 12 cilindros aspirado vencedor de le mans nos 917k e sua mega potente variante turbo do 917/30 temos que lembrar que em 1970 turbocompressores eram coisas exoticas e pouco conhecidas; aumentar o deslocamento com mais cilindros parecia uma boa ideia afinal o 12 cilindros contraposto do 917 deslocava ate 5 4 litros; para competir com os chevrolet de 8 litros algo maior era necessario era uma ideia de ferdinand piech claro; uma que so se tornou realidade por seu poder de herdeiro da porsche; o custo do prototipo e simplesmente inimaginavel mas ao mesmo tempo algo legal demais para nao ser tentado; isso e o que significa ter um dono que gosta do que faz numa empresa o porsche 16 cilindros engraçado notar que quando os anos 1960 começam a porsche ainda era uma empresa de motores abaixo de 2 litros em 1970 brincava com motores de 12 e 16 cilindros com e sem turbo e subia muito acima dos 1000 cv incrivel [caption id= attachment_377099 align= aligncenter width= 999 ] os 917 em primeiro plano o 917 k vencedor de le mans e o 917/30 de donohue[/caption] o 917 como sabemos aparece em 1969 para ser a forma com que a porsche finalmente chegaria a vencer le mans na categoria geral e nao nas de menor deslocamento o motor era um 12 cilindros contraposto arrefecido a ar; mesmo nessa epoca este tipo de arrefecimento ja era obsoleto mas a porsche e a vw que pagava royalties para os porsche so vendiam carros assim no mercado a empresa queria tambem provar que isso nao era o passado ganhando em le mans [caption id= attachment_377100 align= aligncenter width= 971 ] tipo 912 o 12 cilindros do 917[/caption] o motor do 917 chamado tipo 912 era na verdade um v a 180° e nao um boxer; desta forma o virabrequim tem seis manivelas e nao 12 e o motor pode ficar mais curto era um dohc com duas valvulas por cilindro a um angulo de 30° para a de admissao e 35° para escape; as valvulas eram de 47 5 mm e 40 5 mm de diametro respectivamente a injeçao era mecanica uma bomba bosch com 12 pistoes distribuindo gasolina para um injetor em cada duto de admissao eram tambem duas velas por cilindro e sistema de lubrificaçao de carter seco os comandos e o ventilador de arrefecimento eram movidos por um trem de engrenagens no centro do motor; o ventilador movia na rotaçao de potencia maxima do motor 8400 rpm nada menos que 5100 pes cubicos por minuto; a porsche disse que esvaziaria o ar de uma sala de 3 x 4 5 metros em 16 segundos inicialmente media 85 x 66 mm para 4 5 litros e 530 cv; eventualmente chegaria a 5 4 litros 90 x 70 4 mm e 650 cv; e muito mais que isso com turbo claro o motor original de 1969 pesava 240 kg ainda em 1969 a porsche devenvolveria o primeiro dos 917 olhando o campeonato can am o 917pa era um roadster de traseira encurtada; o design da traseira influiria no 917 depois que entao tinha problemas de dirigibilidade aerodinamica o que culminaria depois no 917 curto o 917 k vencedor de le mans [caption id= attachment_377102 align= aligncenter width= 999 ] o 917pa de 1969[/caption] mas no can am o 917pa nao era competitivo com os mclaren chevrolet de 800 cv mesmo com uma versao maior de 4 9 litros e 630 cv do motor de 12 cilindros por isso dos dois carros criados apenas um correu; o outro chassi 917 027 foi separado como mula de testes para um novo motor experimental o porsche de 16 cilindros para isso o 917 027 teve o entre eixos aumentado em 230 mm [caption id= attachment_377105 align= aligncenter width= 999 ] o 917 027 com o motor de 16 cilindros hoje no museu da porsche[/caption] a porsche ja tinha feito para a auto union antes da guerra motores de corrida com 16 cilindros; mas este seria o primeiro e unico 16 cilindros com marca porsche a ideia e entusiasmo aqui era de ferdinand piech; o motor seria desenhado por hans metzger e sua equipe o motor de 16 cilindros nao chegou a receber designaçao interna e era derivado totalmente da arquitetura existente do motor de 12 cilindros; inclusive a transmissao central para os eixos de comando os mesmos componentes basicos como cilindros pistoes valvulas bielas e mancais eram compartilhados por ambos os motores lembre se que como em um fusca os cilindros sao individuais; foi so adicionar mais deles mas o carter crankcase e os cabeçotes eram novos [caption id= attachment_377108 align= aligncenter width= 999 ] 12 ou 16 cilindros[/caption] o flat 16 tinha dez mancais principais apoiando seu virabrequim de aço forjado em um crankcase que era como o do tipo 912 mas com espaço para dois cilindros adicionados em ambas as extremidades ate mesmo o cabeçote era igual ao do doze cilindros com uma diferença em vez de serem verticais as portas de admissao e os ram tubes de admissao inclinavam se para fora de uma forma que dava ao dezesseis sua aparencia distinta isso foi feito para abrir espaço em cima do motor para as pesadas bombas de injeçao de combustivel bosch essas bombas que como no 12 cilindros tinham construçao semelhante a uma bomba diesel eram construidas a partir de duas bombas do tipo 908 de oito cilindros colocadas costas com costas e acionadas por uma unica correia dentada da parte traseira do eixo de comando de admissao esquerdo dois distribuidores foram colocados exatamente como estavam no motor tipo 912 peças foram feitas para dez desses motores em 1969 e 1970 e em mais de um tamanho o dezesseis poderia ser facilmente construido com todas as mesmas combinaçoes de diametro e curso que foram usadas no doze cilindros permitindo que ele tivesse de 6 0 a 7 2 litros e a porsche testou tudo com as medidas do 12 cilindros original de 4 5 litros 85 x 66 mm eram 5992 cm³ no flat 16 para 770 cv a 8400 rpm com as medidas do maior dos 12 cilindros o 5 4 litros 90 x 70 4 mm eram 7166 cm³ e 880 cv a 8300 rpm no flat 16 versoes de 6 5 litros e 800 cv e 6 7 litros e 840 cv tambem foram testadas uma taxa de compressao de 10 5 1 era comum a todas as quatro iteraçoes do flat 16 assim como um peso de 320 kg nada menos que 80 kg a mais que o 12 cilindros os quatro motores que foram montados receberam um desenvolvimento completo tanto no dinamometro quanto no 917 pa os resultados mostraram que o dezesseis era confiavel e o motor de automovel de aspiraçao natural mais potente ja construido pela porsche ate ali os primeiros testes do flat 16 no 917 pa ocorreram em 1970 quando a porsche estava avaliando o possivel uso do motor na can am no final de 1971 acontece o teste relatado por donohue em seu livro de 1975 naquela epoca porem o flat 12 turbo estava desenvolvendo tanta potencia quanto o flat 16 aspirado e com a promessa de mais por vir e como sabemos com muito menos peso e tamanho; o turbocompressor adicionava muito pouca massa ao motor [caption id= attachment_377123 align= aligncenter width= 999 ] e um 12 turbo mas podia ter sido um 16 aspirado [/caption] o motor turbo de 5 4 litros e 12 cilindros do 917/30 teve um desenvolvimento dificil naquela epoca onde se conhecia pouco do equipamento; mark donohue relata em seu livro que no inicio simplesmente nao funcionava abaixo de 5000 rpm morria mesmo mas depois era como acionar um switch todos os 1000cv imediatamente mas acaba se acertando isso eventualmente o motor chegaria a 1130 cv com 1600 cv possiveis por pequenos periodos de tempo em overboost donohue diz que o 917/30 era capaz de 390 km/h e o chamava de o carro de corrida perfeito o 917pa com o motor de dezesseis cilindros por outro lado se tornou uma peça de museu uma raridade extrema um porsche construido para corridas que nunca chegou a um grid de largada uma loucura maravilhosa da era de ouro das competiçoes que acabaria subitamente logo em seguida can am a categoria onde tudo podia nunca mais
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