muito se fala da sabedoria dos mais velhos; sobre como eles tendo passado por muito aprenderam muito e tem a sabedoria profunda de ter errado antes sim se aprende mesmo e errando dizem por ai bom se e verdade eu hoje sou mais sabio que o mais sabio dos velhos mestres da biblia mais experiente nos erros que matusalem ou abraao um exemplo vale aqui para ilustrar [caption id= attachment_375870 align= aligncenter width= 999 ] o que perdi era preto assim[/caption] por volta do inicio dos anos 2000 estava procurando um opala seis cilindros cupe e tres marchas pre 1975 essa especificidade toda tem relaçao com o fato de que eram assim os opalas de meu avo e ontem e hoje e um tipo de carro que e mais que um carro para mim e uma coisa muito pouco logica mas totalmente passional o melhor tipo de desejo https //flatout com br/lembrando meus opalas/ pois bem no meio dessa procura me aparece por uma quantia pequena a mais de grana do que pagaria depois pelo meu opala 1974 preto um camaro z28 1987 era um carro ainda em bom estado e com o bonus de vir com o motor 350 tpi o mesmo motor que ia no corvette c4 aqui com 230 cv o carro era preto e como sempre fui fa desta geraçao do camaro me fez perder algumas noites de sono [caption id= attachment_375871 align= aligncenter width= 999 ] o meu opala cada pais tem o camaro que merece [/caption] acabei comprando o opala mesmo muito por ser o que queria entao e ter achado um carro perfeito e lindo num preço bom tambem teve influencia decisiva o fato de que o camaro era automatico se fosse manual mesmo com o 5 litros menor a historia podia ter sido diferente sim sou um idiota sabe quando vou poder de novo ter um camaro assim novamente a julgar pelos preços pedidos hoje por ai nunca bom cupes opala 4100 1974 nao estao exatamente de graça tambem; se tivesse comprado o camaro hoje estaria chorando por nao poder nunca mais ter opala escolher e sempre perder algo; se voce nao sabe perder tera um tempo ruim aqui neste plano o que e uma frase que devo ter tirado de algum velho sabio por ai tambem enfim fim da divagaçao de hoje de volta ao assunto em questao por que motivo alguem seria tao fixado nesta terceira geraçao do camaro aqui no brasil e quase um desconhecido apesar de existirem em alguma quantidade la na sua terra natal e um carro de imagem pessima basicamente um carro onde parece ser obrigatorio o uso de mullets um bigodinho ridiculo e camisetas sem mangas que permitem ver os pelinhos debaixo do braço argh mas se a gente separar o carro desses fenomenos socioeconomicos de imagem veremos que ha muito de legal nele mesmo e um verdadeiro carro esporte barato de um tipo que nao existe mais e fora isso imagem que se lasque para quem foi jovem nos anos 1980 como eu e algo simplesmente sensacional me lembrei de tudo isso ao saber de um carro que apareceu a venda nos eua esta semana e ganhou notoriedade entre os amantes do modelo mundo afora via redes sociais talvez o mais raro camaro de toda a historia e certamente o mais raro desta terceira geraçao o 1le o opcional 1le hoje e famoso denota um camaro ou corvette pronto para pista mas o primeiro camaro 1le foi este e o aparecimento de um carro desses praticamente zero km e causa de espanto na comunidade [caption id= attachment_375862 align= aligncenter width= 999 ] o 1le zero km [/caption] ja falo sobre e ele e conto tudo mas antes vale a pena um pequeno tl; dr sobre o sensacional camaro de terceira geraçao para deixar as coisas em contexto o camaro que e um carro esporte barato diferente do que veio antes a terceira geraçao do camaro era algo muito mais interessante que apenas velocidade em linha reta e diferente dos modernos camaro amarelo de depois de 2010 enormes pesados e mega potentes alem de caricatos no desenho era um carro relativamente pequeno leve e barato mais carro esporte que muscle car apesar de manter o esquema tradicional de v8 e traçao traseira a terceira geraçao de 1982 era um carro menor mais baixo e mais esportivo com um desenho internacional e desempenho em curvas de carro esporte europeu apesar disso os objetivos de preço final eram baixos e sagrados a gm gostava mesmo de volume alto a preço baixo por isso e um carro simples tambem o desenho final e original e belissimo uma cunha baixa e moderna com proporçoes perfeitas tamanho de rodas exato e limpeza de linhas exemplar poderia ser um carro de qualquer marca no planeta; todas teriam orgulho desta forma o fato de que seria um carro barato e de desempenho excelente garante seu sucesso ja de cara a tampa traseira era a maior mais cara e complexa peça de vidro ja criada para a industria ate entao era tambem a tampa do enorme porta malas traseiro hatchback o carro era um 2+2 e os bancos traseiros eram individuais e rebativeis como os porsche mas nele cabiam adultos com duas pernas normais o tecido dos bancos do z28 eram um show a parte diziam camaro repetidas vezes emulando os entao populares recaro europeus com bom humor o carro era um monobloco em aço estampado mas pela primeira vez nao tinha o enorme subchassi dianteiro que caracterizou as duas primeiras geraçoes do carro suspensao dianteira e motor eram montados diretamente ao monobloco coxins apenas localizados em cada componente separado o motivo aqui e duplo primeiro fazer um carro mais barato e segundo menos um grau de liberdade para a suspensao o objetivo era um carro que fosse tao bom quanto ferrari e porsche 308gtb e 924/928 entao em curvas a suspensao dianteira e original funciona como um mcpherson com um amortecedor como coluna superior e girando com a direçao em rolamento de esferas no topo mas a mola para um capo mais baixo e melhor distribuiçao de carga estava embaixo diretamente montada na larga bandeja inferior barra estabilizadora na frente e atras era equipamento basico na traseira um otimo eixo rigido tinha todos seus movimentos controlados de forma inteligente e barata o diferencial era fixo a transmissao por um braço para evitar rotaçao do eixo dois braços inferiores para determinar movimento longitudinal molas helicoidais e barra panhard transversal para segurar movimentaçao lateral do eixo efetivamente formando um 5 link freios eram discos ventilados na frente e atras nas versoes v8 tambor atras nas outras unica coisa antiga do sistema todo era a direçao ainda usava braço pitman e caixa de esferas recirculantes inerentemente menos direto que um pinhao e cremalheira mas reputa se excelente neste carro pneus radiais claro 195/70 r14 no carro basico 215/65 r15 nos z/28 em 1982 o carro recebeu uma serie de motores inicialmente começando num quatro em linha ohv de 90 cv e indo ate um v8 de 145 cv mas durante os anos receberia versoes mais interessantes do v8 chevrolet que iam do 5 litro hi po de 190 cv ate o 5 7 litros injetado de corvette com 247 cv num carro de 1400 kg eram potentes o suficiente principalmente olhando se seu alto torque desde baixas rotaçoes uma patada que parece bem maior que a potencia faria supor em 1988 o v8 de 5 litros com injeçao multiponto tpi tuned port injection chega a 223 cv e o 5 7 a 247 cv o cinco litros podia vir com cambio manual e fazia 0 100 km/h na casa dos cinco segundos praticamente o mesmo tempo do 5 7 litros automatico o opcional secreto em 1988 os camaro mais legais eram os iroc z uma ediçao que comemorava a participaçao do carro no international race of champions carros iguais pilotos famosos como prova de abertura de eventos importantes o nome tambem se le em ingles como i rock algo analogo a eu sou fera so nos eua dos anos 1980 [caption id= attachment_375858 align= aligncenter width= 999 ] o 1le de 1990[/caption] os camaro faziam sucesso nas provas do scca de showroom stock onde carros de rua com pouquissimas modificaçoes corriam; e disputavam mano a mano com os porsche 944 turbo para criar uma forma deles serem ainda mais competitivos a chevrolet resolveu desenvolver um pacote opcional para pista o codigo seria o hoje famoso 1le ja existia um opcional chamado g92 performance axle modificava a relaçao final para uma mais curta 3 45 1 para o carro com o 5 litros manual de 223 cv ou 3 27 1 para o 5 7 litros/auto mas nao ficava so nisso adicionava escapamento com catalisador duplo; freios a disco nas 4 rodas rpo j65 ; radiador de oleo do motor; pneus unidirecionais p245/50zr16 goodyear eagle; um velocimetro de 145 mph 233 km/h ; e um tacometro com uma linha vermelha em 5 500 rpm pois bem o novo opcional 1le englobava isso tudo mas ainda mais freios maiores de 296 mm com pinças de aluminio de 2 pistoes da pbr; um eixo de transmissao de aluminio; um tanque de combustivel especial com defletores; amortecedores especificos; e buchas de suspensao mais rigidas os farois de neblina tambem eram deletados no 1le mas voce nao podia ir a concessionaria e selecionar o opcional 1le era para ser selecionado somente por pilotos entao o subterfugio era o seguinte quando o opcional g92 performance axle era encomendado em conjunto com a opçao c41 o a/c delete o codigo rpo 1le era acionado automaticamente sim o 1le existia apenas sem ar condicionado por isso e rarissimo em 1988 apenas quatro foram feitos basicamente prototipos em 1989 111 carros receberam o opcional em 1990 foram apenas 62 carros claro era um opcional secreto que so gente que sabia da historia sabia como pedir e mole [caption id= attachment_375854 align= aligncenter width= 999 ] sem a/c [/caption] por isso e incrivel o aparecimento deste carro a venda esta semana um cupe iroc z azul com o opcional 1le ja e raro mas imagine um que ficou parado todos estes anos todos e mantem apenas 6 milhas no odometro [gallery ids= 375861 375853 375852 375850 375851 375846 375845 375847 375848 ] o carro sera leiloado pela mecum em seu evento de kissimmee na florida em 18 de janeiro de acordo com a casa de leilao o dono original inexplicavelmente manteve o carro em um deposito no porao por mais de 30 anos sem nunca ter sido emplacado ou dirigido por que ninguem sabe realmente mas o resultado e uma capsula do tempo um achado incrivel infelizmente como o carro que recusei em 2000 nao vem com o 5 litros de cambio manual; e a versao de 5 7 litros com cambio automatico de quatro marchas e sem ar condicionado claro mas vem com uma serie de documentos originais que provam ser este um dos 62 carros originais equipados com o pacote secreto 1le se voce tem os meios altamente recomendado apesar do fato de que certamente um opala 1974 sera mais barato hoje
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