todo mundo lembra do principal fracasso comercial de john zachary de lorean o carro de asas de gaivota e em aço inoxidavel que levava seu nome por causa dele foi flagrado pelo fbi cheirando algo que nao devia e dizendo essa e da boa um imenso fracasso pessoal e empresarial mas que o faria famoso depois de um jeito meio lateral dois anos depois de sua empresa terminar em 1985 saia nos cinemas de volta para o futuro um filme famosissimo onde a maquina do tempo do amalucado dr emmet doc brown era justamente um de lorean dmc 12 e uma loucura que um sujeito com uma historia tao longa e publica como de lorean hoje seja lembrado so por isso [caption id= attachment_382155 align= aligncenter width= 940 ] de lorean e o vega[/caption] nao a historia de hoje e de quando de lorean ainda sonhava em ser o presidente da maior empresa do mundo entao a general motors e o carro que impediu isso o chevrolet vega o import fighter da gm a primeira coisa que voce tem que entender e que a gm depois de liderar a industria de uma forma completa e avassaladora nos anos 1950 e 1960 tinha mais de 50% do maior mercado do mundo os eua era lider mundial de vendas e simplesmente a maior companhia privada do mundo todo em faturamento meio que perdeu um pouco a conexao com o mundo real isso sempre acontece quando se tem muito sucesso por muito tempo como nunca errou antes começa a achar que sabe a verdade de tudo que e superior a todos que sabe a coisa certa a fazer sempre que nunca erra empafia e como chama isso [caption id= attachment_382157 align= aligncenter width= 999 ] so um tamanho de chevrolet antes grande[/caption] a gm nao lidou muito bem com a realidade quando de uma hora para outra exatamente na virada da decada em 1970 uma tempestade perfeita a atingiu e mudou o mundo do automovel era um processo com origens mais antigas claro mas atingiu a gm de repente tres frentes convergiram nesta tempestade cultura legislaçao e geopolitica [caption id= attachment_382162 align= aligncenter width= 999 ] primeiro vega hatchback ano/modelo 1971[/caption] culturalmente os anos 1960 criaram um novo tipo de gente avessa as regras e que nao desejava mais ser como seus pais inclusive nos carros que dirigiam a legislaçao antes branda nos primeiros 70 anos do automovel se tornou um monstro de repente emissao de poluente passou a ser controlada consumo de combustivel da frota vendida passou a ser controlado crash test virou lei e finalmente os paises donos do petroleo do mundo perceberam que o que tinham era essencial e que devia valer mais do que valia crises artificiais de abastecimento subiram o preço do oleo sobre o qual nossa civilizaçao foi criada [caption id= attachment_382164 align= aligncenter width= 999 ] chevrolet vega 2300 hatchback coupe sedan 1971[/caption] de uma hora para outra carros tinham que ser menores mais eficientes menos poluentes e mais seguros como a europa e o japao eram mais pobres e com menos espaço que os eua seus carros ja eram assim e como eram esquisitos e diferentes das barcas tradicionais dos pais e avos americanos foram abraçados por uma geraçao inteira americana de baby boomers que queria ser diferente de seus pais caretas a qualquer custo [caption id= attachment_382166 align= aligncenter width= 999 ] lordstown nova e moderna fabrica[/caption] como um enorme navio que nao consegue fazer uma curva simples com menos de uma semana de trabalho intenso a gm admite muito contrariada que devia fazer carros pequenos de 4 cilindros tambem mas como era a gm nao iria imitar esses carrinhos ridiculos ai dos japoneses ia fazer melhor um projeto gigante e integrado que ia mostrar a esses estrangeiros quem manda tudo seria novo nesse novo carro do carro em si ate sua fabrica nova e moderna mais iria ate mais alem o meio de transporte mudaria tambem sim o vega era transportado de pe em vagoes de trem especiais que levavam 30 carros por vagao ao inves dos usuais 15 carros por vagao sim o carro era projetado para ser transportado assim com todos os fluidos e sair andando assim que descarregado era o vert a pac [caption id= attachment_382156 align= aligncenter width= 999 ] vert a pac[/caption] o vega e tambem o ultimo projeto de ed cole agora presidente da empresa que o encarou como seu primeiro imenso sucesso o chevrolet 1955 v8 todo fim de semana passava com os engenheiros revendo o progresso de tudo o projeto era ambicioso criar o novo sub compacto da gm em apenas 24 meses [caption id= attachment_382158 align= aligncenter width= 999 ] ed cole e o chevrolet 1955 sucesso [/caption] este carro se tornaria um icone um exemplo a ser usado de um projeto tecnicamente bom pessimamente executado era um megaprojeto envolvendo fabricas novas novos sistemas de projeto transporte e fabricaçao e um carro totalmente novo preparado para tal coisa um sistema integrado e gigantesco esta integraçao e volume o que o fariam barato ao extremo erradicando os estrangeiros do mercado [caption id= attachment_382163 align= aligncenter width= 999 ] a perua vega 1971[/caption] ao seu lançamento em 1970 a general motors ao mesmo tempo chegava ao seu auge por conseguir o monumental feito de fazer um projeto deste tipo acontecer e iniciava sua inexoravel viagem ao fundo do poço pela inabilidade para executar o pretendido em alguns pontos cruciais o carro foi o primeiro a ter sua superficie externa totalmente desenvolvida por computadores dentro do estudio de design para que depois pudesse ser trabalhado diretamente na engenharia de carroceria simulaçoes por computador tambem ajudaram os engenheiros a projetar os varios sistemas mecanicos de forma a diminuir o tempo de projeto hoje coisa corriqueira era coisa de ficçao cientifica entao era um modelo totalmente novo baixo largo e com o motor recuado tinha uma distribuiçao de peso favoravel 53 2% de seus 1100 kg na dianteira e 46 8% na traseira hoje se esquece disso frente seu fracasso mas era um carro de estabilidade excepcional para a categoria isso por ser um monobloco rigido e leve mas com motor dianteiro e traçao traseira com uma suspensao dianteira independente por duplo a caixa de direçao setor e sem fim e articulaçao a frente da linha central da roda dianteira e pneus radiais na traseira uma suspensao conceitualmente igual a do nosso chevette que veio depois ; dois braços inferiores com molas helicoidais e amortecedores hidraulicos telescopicos controlam o movimento; uma barra panhard controla o movimento transversal do eixo mas diferente do chevette que controlava rotaçao no eixo com um tubo de torque o vega tinha um longo braço estampado preso ao diferencial incomum para um carro americano de entao tinha comportamento impecavel em direçao esportiva e limites altos as opçoes de cambio manual de 3 e 4 marchas viriam da opel e automaticas da chevrolet complementando o comportamento europeu os freios eram potentes discos dianteiros e tambores traseiros de projeto da opel com disco solido de 10 polegadas na frente e tambores de 9 polegadas atras ja o motor era todo novo um esforço conjunto da general motors reynolds metals e sealed power corp a grande novidade deste novo quatro em linha era o bloco de aluminio sem camisas desenvolvido em conjunto com a reynolds aluminium mas estranhamente seu cabeçote era em ferro fundido algo que nunca foi feito depois e nao conseguimos imaginar o motivo de ter sido tentado aqui talvez uma ideia maluca de cole para economiozar algum e apaziguar os contadores; ele nao estava nos seus melhores dias por exemplo insistia que o motor nao precisava de um radiador — a rejeiçao de calor do aquecedor da cabine seria suficiente apos muitas falhas de prototipo um radiador foi adicionado ao veiculo mas nunca foi um bom motor alem de inumeras falhas em garantia era fraco vibrava muito era barulhento e superaquecia tecnicamente e um ohc superquadrado 88 9 x 92 1 mm de 2287 cm³ com comando acionado por correia dentada e com carburador de corpo simples ou duplo opcional o bloco era em liga de aluminio com 17% de silicio o que eliminava a necessidade de camisas de cilindro de ferro ou aço hoje comum ali novidade inicialmente dava 90 ou 110 cv dependendo da versao [caption id= attachment_382154 align= aligncenter width= 999 ] panel express furgao [/caption] a carroceria parecida com o camaro da epoca era sempre duas portas versoes seda hatch fastback e perua existiam todos muito bonitos ate furgao de entrega derivado da perua o vega panel express existiu media 4 310 mm num entre eixos de 2 464 mm mais ou menos o tamanho de nosso chevrolet monza mas mais baixo [caption id= attachment_382153 align= aligncenter width= 999 ] yenko stinger turbo [/caption] o carro foi lançado com grande fanfarra em 1970 e inicialmente parecia realmente que era uma demonstraçao de poder tecnico e financeiro da gm; que o carro seria melhor e mais barato que todos os importados do japao e europa que invadiam os eua a yenko ate criou um stinger para ele com turbo no motor e 155 cv colocando o carro firmemente na mente do entusiasta mas ai começaram os problemas primeiro uma serie de greves e problemas trabalhistas destruiu a capacidade de produçao e a reduçao de preços por volume; depois uma serie de problemas de qualidade tanto de motor como de ferrugem prematura acabaram com as chances do vega sem contar que mesmo somente como produto descontando se todos estes problemas tambem era de competitividade dubia e descontinuado em 1977 um imenso fracasso para a gm em sua biografia autorizada depois desautorizada de sua epoca na gm on a clear day you can see general motors de j patrick wright de lorean diz nao ter nada a ver com o desenvolvimento do vega apesar de ser o presidente da divisao chevrolet; segundo ele o carro e filho do presidente da gm ed cole [caption id= attachment_382173 align= aligncenter width= 999 ] vega 1974 um facelift[/caption] sim boa parte da culpa deste fracasso parece cair sobre cole; mas de lorean tambem certamente tem sua parcela nela mesmo que negue no fim cole se aposentou e de lorean foi promovido para uma funçao sem importancia; por isso pediria demissao ou foi demitido e dai criaria sua propria empresa com os resultados que conhecemos o vega e um fracasso emblematico a gm nunca mais foi a mesma mas ha um vega sob qual nao resta duvida da paternidade o vega cosworth chevrolet e cosworth juntos em março de 1970 a mando de john delorean o projetista de motores calvin wade chega a inglaterra em busca de tecnologia de cabeçote para melhorar o desempenho do vega a cosworth se mostra mais que feliz de ajudar a gm; alem das obvias vantagens de se fazer negocio com a maior corporaçao do mundo era uma forma de reduzir a dependencia da ford e lotus seus maiores e mais tradicionais clientes mas era algo estranho hoje e normal mas ate entao o nome cosworth era inexoravelmente ligado ao nome ford e competiçao contrato assinado o briefing dado por de lorean era o seguinte um motor de dois litros derivado do 2 3 litros do vega reduzido para se enquadrar nas categorias de competiçao tanto f2 quanto de carros esporte este motor seria responsabilidade da cosworth alem disso uma versao topo de linha do vega receberia uma versao de rua do motor que seria ajustado e validado pela chevrolet nos eua seria o cosworth vega primeira vez que um carro de rua receberia o nome cosworth apenas 5000 motores seriam feitos a cosworth cria um cabeçote tambem em aluminio dohc/ 16 valvulas comandos acionados por correias dentadas muito parecido com o ford bda mas maior obviamente o angulo entre as valvulas da camara triangular pentroof era de 40° e um virabrequim novo cosworth foi criado para dar um curso mais curto de 80 3 mm o que com o diametro de pistao de 88 9 mm dava os 1999 cm³ totais desejados e fazia deste novo motor agora subquadrado injeçao eletronica grande novidade na epoca seria usada nos carros de produçao; o motor de corrida receberia webers dcoe horizontais acima do cabeçote uma gaiola suportava os comandos e servia de guia para os tuchos que eram hidraulicos pistoes bielas e virabrequim eram forjados os pistoes em aluminio e os outros dois em aço os primeiros motores a rodarem em dinamometro na cosworth unidades de competiçao com carter seco deram nada menos que 285 cv o que deixou todos animadissimos o motor que agora com cabeçote tambem de aluminio era todo em aluminio pesava menos que o ford bda de 1600 cm³ [caption id= attachment_382191 align= aligncenter width= 999 ] o cosworth eaa de competiçao[/caption] em junho de 1971 o primeiro prototipo de rua com 180 cv mas ainda com carburadores duplos holley weber ficou pronto e as coisas se moviam rapido na pascoa de 1972 cole era levado para comparar as possibilidades de um vega esportivo um prototipo com um v8 chevrolet small block de aluminio e o cosworth o cosworth foi o que ele mais gostou; a frente leve e a natureza giradora e forte do motor impressionantes no campo de provas do deserto da gm o carro atingiu 196 km/h mas na cosworth as coisas iam de mal a pior em uso severo o bloco de aluminio distorcia ou mesmo quebrava um motor foi vedado com uma placa e nele injetado uma pressao equivalente a bmep; distorçao dos cilindros ocorria claramente explicando o que isso significa para beneficio de quem nao entendeu bmep e brake mean effective pressure ou pressao media efetiva e uma medida da pressao media dentro de um cilindro de um motor que produz a potencia total medida ao inserir esta pressao no bloco estatico sem cabeçote e descobrir distorçao a cosworth provou que o bloco do motor nao aguenta a sua propria potencia basicamente problema de peça ou de projeto nao importa problema apesar de alguns motores de competiçao alcançarem alguns sucessos iniciais keith duckworth percebe que seria um dreno de dinheiro para sua pequena empresa todo bloco era verificado em raio x modificado reforçado e nada disso era pago pela gm o programa de competiçao da cosworth acaba em 1972 de volta aos eua as coisas iam piorando aos poucos tambem naquele tempo antes do controle eletronico total dos motores e o inicio das legislaçoes antipoluiçao os engenheiros americanos e ingleses lutavam em vao para manter a potencia e homologar o carro em abril de 1973 o projeto do carro de rua ficava pronto e dois carros foram construidos para acumular quilometragem para a certificaçao de emissoes da epa a imprensa foi notificada do programa e a car and driver falava de um cosworth vega com 140 cv ja uma perda significativa dos 170 180 cv planejados os revendedores da chevrolet começaram a aceitar grandes depositos para venda antecipada mas o projeto foi congelado novamente em janeiro de 1974 de novo por causa das dificuldades para lidar com a validaçao de emissoes o sistema eletronico de injeçao de combustivel do motor final seria projetado pela bendix que utilizou varios componentes da bosch um sistema de igniçao por induçao de alta energia hei tambem foi incluido ele foi o primeiro carro de passeio da chevrolet com injeçao eletronica de combustivel e bomba eletrica de combustivel acabou como mais um exemplo da incapacidade dos americanos de lidarem com o novo mundo a taxa de compressao baixava continuamente dos originais 12 1 para 10 1 seguindo se 9 1 e finalmente os 8 5 1 do lançamento em 1975 o atraso mostra de novo como esses novos tempos complicavam os projetos o motor basico estava pronto em 1971 com esta taxa e adoçao de injeçao eletronica e amordaçado para nao poluir o carro debitava apenas 110 cv a 5600 rpm e 14 8 mkgf a 4800 rpm seu desempenho era melhor que o dos vegas normais que agora reduzidos tambem por emissao davam 78 e 84 cv com carburador simples ou duplo mas ainda assim letargica para padroes atuais e apenas aceitavel para os da epoca coisa de 10 segundos para atingir 100 km/h onde estava aquela fera de 180 cv e 7000 rpm perdida para sempre de qualquer forma o carro tinha mais algumas coisas diferentes alem do motor um diferencial autoblocante era opcional a suspensao era toda recalibrada amortecedores e barras estabilizadoras diferentes pneus radiais serie 70 em rodas de aluminio de 13 polegadas como era um esportivo nessa epoca nao tinha nem ar condicionado nem direçao hidraulica todos os 2 061 cosworth vega de 1975 eram pretos com letras douradas cosworth twin cam nos para lamas dianteiros e painel traseiro e listras douradas no capo laterais da carroceria e aberturas das rodas em 1976 mais cores foram oferecidas mas logo o carro pararia de ser fabricado apenas 3 508 vega cosworth existem o motivo do apelo limitado e claro custava pouco menos que um corvette e tinha um desempenho muito aquem do nome e missao os donos desses carros desde entao descartaram a parafernalia anti poluiçao; descartaram a injeçao em favor de dois weber duplos e usaram os pistoes de competiçao que a chevrolet vendia em concessionaria para aumentar a taxa para os originais 12 1 desta forma conseguem um carro como a gm gostaria de ter lançado entregando mais de 200 cv e fazendo uso das suspensoes e freios melhorados desta versao foi um carro a frente de seu tempo; coisas como o mercedes benz 190e 2 3 16 e o ford sierra cosworth sao exemplos de ideias similares que deram muito certo dez anos depois do vega hoje o vega cosworth parece vingado e um carro desejavel desde que consertado os donos desses carros sao entusiastas ativos e o valor dos carros em bom estado nao para de subir uma otima ideia mal executada apenas parece
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