se ayrton senna foi a sintese do piloto que guiava alem dos limites e gilles villeneuve representava a coragem pura e insana dentro de um cockpit tazio nuvolari foi o homem que combinou estas duas caracteristicas em um estilo unico de pilotagem em uma era quando o automobilismo era um esporte impiedoso e letal nuvolari venceu os melhores do mundo e desafiou a logica ao derrotar maquinas superiores com pura habilidade e ousadia o italiano conhecido como o mantuano voador nao apenas dominou os grandes premios da decada de 1930 mas tambem se tornou o principal rival das poderosas equipes alemas financiadas pelo regime supremacista de hitler seu estilo de pilotagem agressivo sua resiliencia inabalavel e a capacidade de vencer contra todas as probabilidades transformaram nuvolari no primeiro grande heroi das pistas o piloto lendario que inspirou geraçoes e elevou o nivel do automobilismo o inicio de uma lenda tazio giorgio nuvolari nasceu em 16 de novembro de 1892 em castel d’ario uma pequena cidade na regiao de mantua na lombardia ao norte da italia desde cedo ele demonstrou uma afinidade natural com a velocidade seu tio giuseppe nuvolari era instrutor de pilotagem militar e ajudou a alimentar a paixao do jovem tazio por maquinas e corridas no entanto sua primeira grande experiencia no mundo do esporte a motor aconteceu sobre duas rodas ainda adolescente nuvolari começou a competir no motociclismo enfrentando adversarios em provas de resistencia e velocidade sua primeira competiçao importante aconteceu em 1920 quando correu no circuito internazionale di cremona pilotando uma motocicleta bianchi nos anos seguintes tazio acumulou vitorias e se tornou um dos nomes a serem batidos na italia conquistando seu primeiro titulo nacional em 1924 na categoria 500cc com uma garelli sua habilidade com as motos chamou a atençao das equipes de automobilismo e em 1925 ele teve a oportunidade de testar um carro de corridas pela primeira vez o carro era nada menos que um recem lançado alfa romeo p2 projetado por vittorio jano para disputar os grand prix da epoca equipado com um motor de oito cilindros em linha sobrealimentado capaz de gerar cerca de 140 cv o teste foi um momento decisivo em sua transiçao do motociclismo para o automobilismo embora ele tenha continuado competindo em motos por mais algum tempo antes de se consolidar como piloto de carros em 1927 ele criou a scuderia nuvolari uma equipe propria que corria com modelos da bugatti logo tazio se destacou em competiçoes de estrada e subidas de montanha demonstrando a mesma ousadia que impressionou publico pilotos e equipes no motociclismo no ano seguinte conseguiu sua primeira vitoria em uma corrida de automoveis ao vencer a coppa verona pilotando um bugatti t35 seu talento natural era evidente nuvolari possuia um controle inigualavel sobre o carro e nao hesitava em desafiar os limites para ultrapassar seus oponentes foi nessa epoca que enzo ferrari começou a notar o talento de nuvolari impressionado com a determinaçao e a velocidade do piloto enzo deu a ele a oportunidade para pilotar um alfa romeo na mille miglia mesmo sem experiencia previa com o carro tazio fez uma corrida brilhante e terminou em segundo lugar consolidando sua reputaçao como um dos pilotos mais rapidos e ousados da italia a verdadeira consagraçao veio em 1930 quando nuvolari venceu a mille miglia de maneira espetacular dirigindo uma alfa romeo 6c 1750 gs seu estilo agressivo e sua capacidade de tomar decisoes arriscadas se tornaram sua marca registrada durante a prova ele protagonizou uma das historias mais lendarias do automobilismo ao desligar os farois de seu carro durante a noite para ultrapassar achille varzi sem ser percebido pelo rival o episodio imortalizou seu nome no automobilismo e marcou sua ascensao ao status de lenda a guerra dos grandes premios a decada de 1930 foi marcada pela guerra entre as maquinas vermelhas da alfa romeo e os temidos flechas de prata da mercedes benz e auto union financiados pelo governo de hitler como simbolo da superioridade alema contra motores sobrealimentados engenharia de ponta e orçamentos imbativeis nuvolari contava apenas com seu talento sua bravura e uma alfa romeo tecnicamente inferior o auge dessa batalha veio no grande premio da alemanha de 1935 disputado no nurburgring nordschleife acima pilotando uma alfa romeo p3 tipo b de 3 2 litros e oito cilindros em linha capaz de gerar cerca de 265 cv nuvolari enfrentou os mercedes w25 e os auto union type b ambos mais potentes e tecnologicamente superiores apos uma largada ruim ele começou uma recuperaçao implacavel ignorando qualquer limite todos os riscos e foi ultrapassando seus rivais um a um na ultima volta tazio assumiu a liderança de forma espetacular e cruzou a linha de chegada quase um minuto a frente dos alemaes a multidao ficou em silencio dizem que hitler que esperava uma vitoria alema em casa como propaganda de seu regime ficou furioso com o italiano nos anos seguintes nuvolari continuou competindo contra as equipes alemas pela alfa romeo em 1936 apesar da desvantagem tecnica do alfa 12c 36 frente as mercedes w25 e auto union type c nuvolari conseguiu vitorias memoraveis como no grande premio de milao no entanto a temporada foi frustrante no geral com dificuldades mecanicas recorrentes em 1937 a alfa romeo introduziu o 12c 37 mas o carro continuava atras dos rivais alemaes mesmo assim nuvolari seguiu mostrando sua habilidade conseguindo boas colocaçoes e terminando diversas corridas a frente de carros mais potentes foi o caso do grande premio de milao onde tazio levou seu alfa romeo ao limite e do grande premio da hungria onde ele conseguiu um impressionante segundo lugar contra as flechas de prata em 1938 depois de se desentender com a alfa romeo — agora ja sem qualquer relaçao com a scuderia ferrari — nuvolari assinou com a auto union adaptou se rapidamente ao complexo auto union type d um carro com motor v12 central traseiro e mais de 460 cv que segundo hans joachim stuck destraciona a 250 km/h sua maior vitoria veio no grande premio da italia onde superou os mercedes em uma corrida brilhante tambem venceu o grande premio de donington consolidando se como um dos maiores pilotos da historia da auto union apesar da relaçao breve com a equipe a segunda guerra mundial e o pos guerra com o inicio da segunda guerra mundial as competiçoes foram interrompidas e nuvolari ficou afastado das pistas apos o fim do conflito ele voltou a competir mesmo ja com idade avançada e problemas de saude em 1946 aos 54 anos venceu o grande premio de albi pilotando um maserati e em 1947 participou da mille miglia onde liderou por boa parte da prova antes de sofrer problemas mecanicos seus problemas de saude começaram a se agravar devido aos inumeros acidentes que sofreu ao longo da carreira e a inalaçao constante de vapores de combustivel e oleo queimado nos cockpits abertos da epoca tazio nuvolari desenvolveu insuficiencia respiratoria cronica e aterosclerose que progressivamente limitaram sua mobilidade e por consequencia sua qualidade de vida assim em 1950 aos 58 anos nuvolari decidiu se aposentar ele morreu em 1953 vitima de um derrame a formula 1 so viria a ser oficialmente criada em 1950 e nuvolari ja estava alem do seu auge naquele ponto mas se ha um piloto que pode ser considerado a primeira grande estrela dos grand prix — que sao a origem da formula 1 — esse piloto e tazio nuvolari sua fama atravessou fronteiras seu estilo de pilotagem influenciou geraçoes e sua coragem inspirou nomes como juan manuel fangio e stirling moss dizer que nuvolari foi o primeiro grande idolo da f1 pode ser um exagero tecnico mas seria impossivel falar da essencia do automobilismo sem menciona lo ele nao apenas competiu; ele inspirou cada piloto que ousa desafiar o impossivel ao volante de um carro em um circuito de corridas e fazendo isso ele moldou o espirito das corridas como conhecemos hoje no fim das contas e disso que se trata o automobilismo e ninguem encarnou isso melhor do que tazio nuvolari
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