Nos anos 1970, depois que o pessoal da DKW obteve um inédito recorde brasileiro de velocidade com o Carcará, vários outros pilotos acabaram inspirados a buscar marcas cada vez maiores. Hoje, por uma série de razões que vão desde a influência internacional até a disponibilidade de locações para realizar esse tipo de teste, temos diversos recordes de velocidade — quilômetro lançado, milha lançada etc — e todos já passaram dos 350 km/h.
Depois do recorde do Carcará, a equipe Dacon tentou obter o recorde com seu Karmann-Ghia Porsche e a Equipe Jolly tentou com os Alfa Romeo GTA, e as duas fracassaram. Mesmo assim, em 1970, Bird Clemente e seu irmão Nilson encararam o desafio de acelerar mais rápido que qualquer outro piloto no Brasil.
Essa história começa logo após o fim do envolvimento das fabricantes com o automobilismo local. Foi quando as equipes Willys e Vemag foram encerradas pela Ford e pela Volkswagen, respectivamente. Nessa época, Bird Clemente, que havia sido o primeir