nesta semana finalmente conhecemos o novo land rover defender por inteiro trata se da segunda geraçao do modelo a primeira foi lançada em 1983 e apesar das constantes atualizaçoes no projeto permaneceu praticamente a mesma ate sair de linha em 2016 isto posto o jipe lançado na decada de 1980 era uma evoluçao do land rover series utilitario no sentido literal da palavra que estreou em 1948 pouco depois da segunda guerra mundial e uma trajetoria muito parecida com a de outro jipe classico que foi renovado recentemente e voce provavelmente ja sabe que estou me referindo ao jeep wrangler o wrangler nasceu como willys mb primeiro para servir aos aliados na segunda guerra e ja em 1944 tornando se um modelo civil o jeep cj ele era um produto tao bom que mesmo que a marca e os direitos sobre o projeto tenham trocado de maos varias vezes ao longo das decadas ninguem teve a ousadia de realizar mudanças drasticas no projeto em 1986 o jeep cj passou a se chamar wrangler mas manteve a mesma identidade visual e as mesmas qualidades de sempre o que a land rover fez foi seguir foi o oposto da abordagem da chrysler em relaçao ao mais recente jeep wrangler o iconico off roader americano trouxe diversas melhorias mas manteve se fiel a construçao original com carroceria sobre chassi para lamas bem destacados peças removiveis como portas e teto e claro a estetica original e ele ainda ganhou uma picape novinha para complementar a linha no caso do defender a fabricante afirmou que a ideia era tomar inspiraçao no classico sem ficar preso a ele isto vale tanto para os aspectos tecnicos do utilitario quanto para o visual o novo defender traz certa semelhança com o conceito dc100 defender concept 100 apresentado no salao de frankfurt de 2011 esta e uma das fontes das criticas dizem que o defender ficou parecendo um conceito de quase dez anos atras e claro que por mais que existam semelhanças a versao de produçao ficou menos digamos conceitual as formas sao mais limpas a silhueta lembra mais o defender classico e a exemplo do original ha versoes de duas ou quatro portas cada uma com um entre eixos diferente a maior revoluçao porem foi estrutural o defender abandonou a construçao com carroceria sobre chassi adotando um monobloco de aluminio material tradicional na construçao do defender baseado no discovery a plataforma chamada d7x e exclusiva para o defender e de acordo com a jaguar torna o veiculo tres vezes mais rigido que o anterior e o land rover mais resistente da historia ele agora tem suspensao independente nas quatro rodas e suspensao a ar opcional nao da para achar isto ruim a land rover realizou literalmente dezenas de milhares de testes incluindo simulaçoes de impacto e uma viagem de mais de 6 400 km entre o cazaquistao e a alemanha para os detratores do defender 2020 nada disto importa simplificando um pouco apenas porque um fora de estrada de verdade precisa ter carroceria sobre chassi nisto o jeep e mais old school e para quem aprecia o old school esta e uma boa razao para preferi lo no entanto isto acaba se revelando mais uma questao de gosto quando analisamos os dados de acordo com as fichas tecnicas do wrangler e do defender a capacidade off road de ambos se equivale consideremos por exemplo os angulos maximos de ataque e de saida alem do vao livre do solo o jeep possui um angulo de ataque consideravelmente maior 41 4° contra 30 1° do land rover no entanto o vao livre do solo e bem maior no defender 292 mm contra 267 mm; e seu angulo de saida tambem e razoavelmente melhor de 37 7° contra 36 1° a profundidade maxima de mergulho do defender e largamente superior passando dos 90 cm enquanto o maximo que o wrangler consegue cruzar sem modificaçoes e de pouco mais de 76 cm — o que impressiona se considerarmos que o novo defender e um carro muito mais sofisticado internamente o que podemos fazer porem e comparar a filosofia de ambos o wrangler e possivelmente o mais emblematico de todos os fora de estrada dentro do espectro off road ele tem carisma comparavel ao do fusca e uma gigantesca base de fas ele e mais comum de se ver nas ruas do que o defender e isto inclui o brasil se considerarmos os modelos willys e com o passar do tempo tornou se intimamente ligado a um certo estilo de vida o land rover defender tambem e cultuado mas e fato que ele possui uma imagem diferente diante do publico ainda que o defender original fosse um veiculo espartano e robusto ao longo dos anos a land rover se transformou em uma fabricante de luxo que atingiu uma fatia do mercado completamente diferente da jeep e tornou se objeto de desejo o defender especialmente a partir da segunda metade da decada de 2000 absorveu esta imagem ele e tratado por parte do grande publico como um suv de luxo para quem quer parecer radical isto nao tem relaçao alguma com suas capacidades fora de estrada assim faz sentido que com a oportunidade de fazer um defender totalmente novo nas maos a land rover tenha buscado deixa lo mais proximo dos outros membros da familia ao mesmo tempo em que fez o possivel para torna lo tao capaz quanto o anterior ou pelo que a propria fabricante diz ainda mais por outro lado ha a questao do preço de acordo com a land rover inicialmente apenas o defender 110 versao de entre eixos longo e quatro portas teve o preço divulgado nos eua us$ 50 925 nao e um valor muito baixo mas estamos falando de um land rover conforme doug demuro observa no video abaixo comparando o com o mercedes benz classe g outro utilitario tradicional que ganhou uma nova geraçao recentemente o defender e bem acessivel o g550 versao de entrada nos eua equipada com um v8 biturbo de 420 cv custa us$ 125 000 https //www youtube com/watch v=zbihykfw1im agora comparando com o jeep wrangler quatro portas mais barato parte de us$ 41 000 nos eua no reino unido a situaçao se inverte o wrangler mais barato sai por £ 46 455 e o defender 110 sai £ 40 500 voce nao esperava uma diferença maior entre o wrangler e o defender nos tambem e a versao 90 de duas portas devera ser um pouco mais barata e ai começa a ficar clara a dupla funçao do novo defender na linha da land rover era evidente que ele iria desagradar aos mais puristas mas ao que parece a fabricante britanica chegou a conclusao de que este era um preço pequeno a se pagar alem disso olhando alem da casca o novo defender nao perdeu sua capacidade off road ele tem ate uma versao basica com rodas de aço criada especificamente para enfrentar condiçoes adversas sem dar prejuizo com acabamentos e equipamentos caros pessoalmente o visual do land rover defender ainda nao deu aquele clique nao consigo critica lo de forma objetiva mas tambem nao sei se me conquistou compreendo a decisao por torna lo mais refinado e acho que pelo visto o jeep wrangler sempre vai estar ai para quem quiser um off road com carroceria sobre chassi e visual verdadeiramente retro com isso ele deixa de concorrer diretamente com o wrangler o que pode ser positivo alem disso ele e mais uma opçao — e quanto mais opçoes melhor
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