voce ja leu essa expressao dezenas talvez centenas de vezes por aqui no flatout no finado jalopnik brasil e em outros redutos de entusiastas automotivos mais hardcore tambem ja deve ter visto o termo entre aspas normalmente com conotaçao ironica desqualificando o sujeito como um falso gearhead mas afinal o que cazzo e um gearhead e que qualificaçoes o cabra precisa para nao ser visto como um wanna be cabeça de engrenagem esta e a traduçao literal e admito meio grosseira do termo que originalmente define qualquer aficionado por componentes mecanicos e conteudos tecnicos ou seja nao necessariamente carros podem ser navios relogios maquinas de lavar roupa estruturas de predios calculos e ate computadores numa interpretaçao mais poetica mas que e aceita la fora no mundo automotivo o sentido e mais tecnico que gasolina nas veias ou petrolhead ficando bem proximo ao termo graxeiro grease monkey um gearhead e um apaixonado por carros nao necessariamente de todos os tipos alias frequentemente o gearhead possui preferencias bem segmentadas e conflitantes com outros gearheads e que possui interesse vertical nos aspectos tecnicos do automovel alguns deles possuem intimidade apenas com a parte teorica outros conseguem se virar com o basico como troca de filtros velas e ajustes de carburaçao e de ponto outros sao hardcore e fazem serviços mais pesados como troca de embreagem e serviços de suspensao e freios; e existe o nivel jedi no qual o cabra e capaz de preparar o seu proprio motor trocar sincronizadores e outros componentes do cambio e claro fazer suas proprias adaptaçoes normalmente envolvendo peças de outros veiculos alguns deles chegam a fazer seus proprios carros e talvez tenham vindo de outro planeta em tese seria isso mas como as pessoas gostam de complicar começam as regras sede por conhecimento e o que importa bem se voce e o cara que cai no conto da vela de motor a diesel a de aquecimento nao vale do radiador de arrefecimento de fusca ou das bandejas traseiras de maverick talvez voce nao seja mesmo um gearhead ainda afinal ninguem nasceu sabendo e estes tres casos sao classicos de trotes em mecanicos novatos começando a sua carreira em oficinas de bairro por isso e que e complicado ficar instituindo regras para o que e ser um gearhead conhecimento e algo intangivel e cheio de variaveis ainda mais em algo tao complexo quanto um automovel ha engenheiros mecanicos geniais que nao sabem sequer remover um coletor de admissao entusiastas que sabem fazer tudo no carro mas que colocam seis graus de cambagem pra andar no autodromo preparadores fabulosos que sao calamidades ao volante com pilotagem quadrada cheia de som e furia com tempos comicos e ai se voce for um cara chato de verdade vai chegar a conclusao absurda que apenas caras como nelson piquet e jack brabham merecem a alcunha de gearhead com enormes chances do primeiro mandar este termo gringo a merda e outra todos estes caras exemplificados dois paragrafos acima vao evoluir o combustivel do gearhead e justamente a sede por conhecimento pratico e teorico por isso talvez a melhor forma de se identificar um gearhead e pelo o seu grau de interesse e nao de especialidade se voce esta em uma roda de amigos conversando sobre comandos de valvulas e demandas de fluxo e tem um leigo vidrado no assunto pode ter certeza que a semente gearhead ja esta ali como e aquele moleque que ainda nao tem nem idade para dirigir mas que adora ficar observando o que o pai ou os mecanicos estao fazendo no veiculo mesmo sem ter a menor ideia do que esta acontecendo ou o cara que nao tem nenhum carro antigo ou preparado mas que acompanha os foruns e fica ali de surdina so lendo e absorvendo conhecimento como uma esponja no canto do banheiro as engrenagens destes tres exemplos podem ainda roncar um pouco e precisar de ajustes e mais milhagem mas me parece injusto nao considera los como gearheads porque estes caras ja foram voce um dia e voce sabe exatamente onde isso vai dar e que ate este dia chegar muitas bolas foras como as ilustradas na imagem de abertura deste post paul walker que me perdoe serao dadas se voce vai esmurrar o cara com palavras e ironias ou se vai ter a paciencia de explicar para um sujeito que voce nao sabe se sera um futuro entusiasta ou se nao passa de um turista querendo posar de intimo com o meio bem ai e contigo e do seu humor naquele dia guerra de engrenagens da mesma forma que existem muitas rixas dentro dos generos do heavy metal ate dentro de um mesmo estilo como a eterna briga metallica x megadeth no caso do thrash metal nao existe paz no universo dos gearheads os aficionados por veiculos historicos originais tendem a desprezar os fas de carros preparados ate porque muitos deles adoram fuçar em antigos como fusca e dodge a turma dos circuitos geralmente torce o nariz com a galera da arrancada e como dissemos la em cima existe a turma da regra que quer transformar o termo gearhead em um certificado de diy do it yourself faça voce mesmo da pesada isso sem falar no pessoal underground das antigas odiadores de quem entrou neste mundo pela inspiraçao trazida por filmes como velozes e furiosos 60 segundos e afins e verdade que estas produçoes trouxeram muitos turistas ao meio que brincaram enjoaram e foram embora mas tambem trouxe muita gente boa afinal de algum lugar a faisca precisa acender e raramente as primeiras experiencias sao algo absurdamente gearhead o fosforo e muito menor que a fogueira o rarissimo e psicodelico revestimento mod top da dodge nao basta o tecido ainda tem o adesivo toda esse clima heterogeneo do paragrafo ao alto e compreensivel se voce entende as motivaçoes de cada um destes nichos mas ao mesmo tempo e uma pena ha muito o que se aprender a essencia do gearhead lembra com todas as turmas detalhes quase insolitos como a busca pelo vinil de teto com a exata textura cor e brilho do original de fabrica isso quando a busca nao e pelo proprio material original ou selos quase invisiveis como os que vao nas molduras das portas ou dentro do cofre do motor rendem historias e conhecimento tao fascinantes quanto a dos caras que fazem experimentos com diversos tipos de oleo e defletores no carter para reduzir o atrito e render aqueles tres ou quatro cv a mais windage tray defletor de oleo do carter isso sem falar que para todo o resto da sociedade todos os gearheads sao vistos da mesma forma bitolados em carro possuem o respeito dos amigos sao sempre consultados por colegas na hora de comprar ou de fazer a manutençao do carro e sao vitimas de piadas no escritorio e em festas de familia tambem e compreensivel a tipica falta de paciencia do gearhead com os leigos afinal o acesso a informaçao hoje em dia e facil e imediato e o cara ralou suou e estudou muito pra saber o que sabe e as vezes se ve em situaçoes esdruxulas como a de discutir determinados assuntos com alguem que esta claramente indo pelo achismo por outro lado com tanto hating e por que nao egocentrismo dentro dos proprios nichos perde se a oportunidade de se ensinar os entusiastas de carros estao no melhor e no pior momento da historia ao mesmo tempo melhor porque como dito nunca o acesso as informaçoes peças e ferramentas foi mais facil foruns sites livros importados encontros a rodo e um aftermarket de proporçoes industriais pior porque nunca o automovel foi tao mal visto como hoje a preocupaçao compreensivel com o meio ambiente questoes de mobilidade afinal o automovel nas metropoles e tudo menos movel e de uso inteligente de espaço leva muitos a verem os carros como uma especie de cigarro do seculo 21 e mesmo fora da turma dos odiadores de carros a verdade e que as novas geraçoes possuem cada vez menos interesse por eles a era do fascinio do status do sonho da liberdade tudo isso esta começando a decair em proporçao a quantidade de pessoas melhor que enfrentar esta situaçao e aceita la o automovel esta ficando de canto akira nakai sensualizando por tudo isso eu vejo cada vez menos razoes para investir em rixas ou em regulamentos para definir o que e um gearhead se voce e apaixonado por carros e tem interesse na parte tecnica saiba que nos o consideramos um gearhead so com isso o importante no caso de voce ser leigo e ter a humildade para aprender e ter os ouvidos e olhos maiores do que a boca e se voce se considera um expert lembre se de que sempre existe alguem que sabe mais do que voce e da mesma forma que voce quer que este alguem seja acessivel e lhe transmita o know how seja assim com quem nao sabe e um discurso pra la de idealista eu sei mas ao mesmo tempo nao vejo motivo para sermos tao rabugentos toda hora sim porque esta e a nossa fama se em alguns anos voce sera o novo akira nakai faço tudo do meu jeito e sou fechado um jay leno da vida curto conheço mas pago para fazerem um eric bana faço algumas coisas pago outras mas o principal e o meu carro ser aquilo que junta os meus amigos ou vai continuar sendo um curioso observador honestamente tanto faz caro gearhead contanto que voce continue transmitindo o legado dos aficionados por automoveis e o seu conhecimento tecnico para as geraçoes seguintes afinal nada garante que num futuro distante as engrenagens parem de vez e tudo isso incluindo as brigas futeis sera lembrança eric bana e seu ford falcon xb desde a adolescencia o elo que reune seus amigos na garagem de seu pai
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