responda rapido velocidade alta causa acidentes a resposta claro e nao o acidente nunca tem causa de velocidade alta; a velocidade para o lugar onde ela ocorre e um fator que pode causar acidentes mas ela em si nao e um problema e que nem aquela piada que e engraçada por ser a mais pura verdade nao e a velocidade que mata; e de repente ficar imovel https //flatout com br/lembrando ljk setright/ leonard john kensell ljk setright dizia que somente uma puniçao de transito deveria existir dirigir perigosamente nao velocidade nao passar sinal vermelho somente dirigir perigosamente todo mundo sabe quando alguem esta fazendo isso a direçao perigosa; e e totalmente desvinculada de velocidade claro numa estrada vazia plana e com visibilidade de quilometros para todos os lados mais de 300 km/h e perfeitamente seguro se o carro for capaz disso com segurança passar um sinal de transito vermelho num cruzamento absolutamente vazio e com visibilidade total tambem mas nao velocidade e cruzar sinal sao absolutos completos hoje e praticamente as unicas infraçoes que ocorrem claro nem policial precisa para multar ja julgar o que e ou nao direçao perigosa as autoridades nao tem tempo ou discernimento para isso so ha lugar para o automatizado o nao humano hoje em todas as relaçoes ligue pedindo ajuda e um robo te atende; quem nos ajudara se eles nao mais fizerem isso esse e o fato sabemos muito bem mas nao quer dizer que e o correto acho incrivel isso multa se pela possibilidade de o que voce faz causar acidente escolhe se por voce se voce sabe ou nao o que esta fazendo como se a autoridade estatal soubesse alguma coisa disso e como o texto de philip k dick que depois virou filme com tom cruise the minority report prendem sujeitos que nem cometeram nenhum crime ainda baseados no que acham que vai acontecer e ajuda de videntes os precogs uma distopia ja esta em parte aqui mas divago conto isso por causa de outra coisa o airbag existe hoje a obrigatoriedade do item airbag no carro aqui no brasil; nao e assim em todo lugar em outros paises ha quem apenas peça que o carro passe no teste da ece 56 km/h contra uma barreira semi deformavel de 40% da frente do carro sem lesoes graves nos ocupantes dos bancos dianteiros pode se atender o requisito com ou sem airbag; a maioria hoje o faz com eles para tambem nao zerar estrelas em testes independentes dos ncaps da vida deveria ser sempre assim nao obrigar o uso de um componente nao ajuda ninguem a nao ser o fabricante deste componente como podemos ver hoje com as baterias de carros eletricos e a china quando o que se deseja de resultado e a legislaçao e melhor ha mais pesquisa e procura por algo que faça este trabalho melhor ou pelo menos mais barato no caso do airbag confesso ter mixed feelings sobre ele sim e algo que salvou incontaveis vidas em sua historia e isso e algo bom e inquestionavel mas colocar um dispositivo pirotecnico um nome menos ofensivo para o que e tecnicamente uma bomba no meio de um volante me incomoda muito deveria ter outra forma da gente fazer isso gente e uma bomba e nao uma de festa de sao joao uma daquelas que mata mesmo eu tenho medo mesmo tendo trabalhado sete anos como engenheiro delas na verdade talvez por causa disso o fato e que apesar da conta ser infinitamente melhor de vidas salvas versus perdidas airbags tambem matam sim um dispositivo criado para salvar vidas que raramente mas indubitavelmente mata o maior recall do mundo aquele que faliu a takata um fanbricante de airbags foi exatamente um caso assim mais de 100 milhoes de infladores de airbag em todo o mundo foram recolhidos por mais de 20 fabricantes de automoveis ate hoje e o recall ainda nao acabou ate o presente momento 28 mortes nos eua e 35 mortes no resto do mundo foram atribuidas aos infladores de airbag defeituosos claro que a conta empalidece frente aos milhoes salvos por ele mas tente dizer isso para os familiares das 63 pessoas mortas envolvidas neste imbroglio uma vida perdida ja seria suficiente para repensarmos tudo nao e este caso da takata nem e o unico sim hoje nao temos uma soluçao melhor este e um fato importante tambem mas nao acredito que e impossivel conseguir algo melhor se realmente tentarmos o tal do airbag nao e milagroso e ja existe em escala mundial ha 40 anos nao e hora de pararmos com bombas atras dos volantes nao deviamos pensar nisso seriamente mas para fazermos isso precisamos primeiro entender o que e um airbag e para isso um pouco de historia e necessaria o airbag o uso basico do airbag hoje e facil de se explicar o cinto segura o ocupante firmemente no lugar impedindo que seja projetado muito para frente em direçao do painel para brisa ou mesmo seja jogado para fora do carro mas existe um limite para que o cinto de tres pontos nao comece ele mesmo machucar o ocupante pela pressao que ele exerce no corpo nesses violentos eventos de batida criou se entao um limitador de carga; um elemento deformavel no mecanismo do cinto que quando se chega nesse limite deforma se impedindo que o cinto machuque o ocupante mas isso so se consegue com movimento; e ai que o airbag entra o limitador de carga entao suavemente coloca o ocupante na bolsa inflada [caption id= attachment_374592 align= aligncenter width= 999 ] deixa eu coçocar aqui no waze padaria nossa senhora de lourdes [/caption] um cinto de cinco pontos tem limite mais alto claro distribui mais a carga do acidente no ocupante; maior area menor pressao com a mesma força talvez com ele nem fosse necessario o airbag mas como ninguem quer usar capacete hans balaclava macacao antichama cinto de cinco pontos com um auxiliar apertando o ate a respiraçao ficar ruim tudo isso para ir pegar pao na padaria nao e uma opçao muito boa e que tambem mostra que safety first e um mote que nao entende que o mundo existe no cinza e nunca e nem preto nem branco outras bolsas existem para nao machucar joelhos quando o movimento deles e excessivo ou o painel muito perto; para proteger cabeça e tronco em varios tipos de impactos laterais mas o principio e sempre de ajudar o cinto; um carro de corrida nao precisa deles como ja dissemos mas nao foi sempre assim; nasceu na verdade para ser usado sem cinto [caption id= attachment_374593 align= aligncenter width= 999 ] cadillac 1976 inicio[/caption] a ideia de uma bolsa de ar protegendo a gente de enfiar a cara num painel de instrumentos existe desde que o primeiro carro freou forte e seus ocupantes deram com a cara em algo duro e gritaram ai existem patentes de dispositivos diversos desde 1919 na inglaterra pelos dentistas harold round e arthur parrott mas foi somente com a invençao de sensores eletromecanicos de desaceleraçao e com o uso de dispositivos pirotecnicos para inflar a bolsa que o uso e a industria do airbag nasceram o problema sempre foi o tempo de detecçao do evento e de inflaçao da bolsa um acidente acontece se desenrola e acaba em 100 milissegundos aproximadamente um segundo e uma eternidade em crash test desde os anos 1950 a ford e a gm pesquisavam sistemas assim mas logo viram a maior das dificuldades em 40 milissegundos ou menos a detecçao tinha que acontecer e a bolsa tinha que estar completamente inflada [caption id= attachment_374594 align= aligncenter width= 999 ] mercedes benz 1982 pioneira no sistema moderno[/caption] em 1967 um engenheiro mecanico chamado allen breed criou os primeiros airbags confiaveis com sensores eletromecanicos de desaceleraçao suas bolsas usavam duas camadas de tecido que eram ventiladas de forma que quando um passageiro entrasse em contato com o airbag um pouco de gas escaparia proporcionando uma almofada menos rigida e mais segura nesse mesmo ano a mercedes benz tambem começou a desenvolver airbags para seus veiculos o desenvolvimento americano era centrado em uma coisa apenas a substituiçao do cinto de segurança nos eua a tradiçao e a liberdade pessoal portanto ja que nao usar o cinto so prejudica voce mesmo voce pode escolher se quer usar ou nao ate 1986 quando o estado da california passou a obrigar seu uso nao existiam leis obrigando uso de cinto hoje praticamente todos os estados exigem a exceçao e o estado de new hampshire mas nos anos 1970 a ideia era inventar um sistema que funcionasse independente da vontade do motorista e passageiro e claro que isso apresentava varios problemas adicionais o airbag tinha que ser muito mais potente que hoje e airbag potente representa mais um risco dele sozinho machucar as vezes seriamente a pessoa a quem deveria salvar a segurança veicular toma força com a opiniao publica e os legisladores e em 1974 se torna obrigatorio airbag ou cintos motorizados de um jeito ou outro os americanos seriam protegidos deles mesmos claro que foi um problema logo gente pequena com a cara perto do volante começou a morrer em acidentes bobos o airbag quebrava seus pescoços este tipo de fatalidade provocou o fim do uso como substituto de cinto de segurança; onde funciona realmente bem e como um suplemento ao cinto este foi inaugurado pela mercedes benz no classe s w126 a partir de 1982 nele a bolsa inflavel e suplementar e como ja explicamos funciona diferente pre tensionadores disparam e seguram o ocupante no inicio do impacto; quando a força do corpo no cinto começaria a fazer o cinto em si quebrar ossos e outros orgaos internos um limitador de carga solta lentamente o ocupante nessa hora o airbag esta inflado e ele cai suavemente sobre a bolsa sem se machucar nao fica inflado como em filmes tem que desinflar para absorver energia em 100 milissegundos ja e uma bexiga murcha outro detalhe de hoje que vejo sempre errado em filmes e televisao depois dos airbags acionados o carro nao pode ser ligado novamente mesmo a maserati roxa do pinguim so a nhtsa dos estados unidos identificou 175 mortes causadas por airbags de 1990 a 2000 muito antes do recall da takata e dentro do uso como sistema suplementar ao cinto cento e setenta e cinco pessoas este tipo de estatistica e raramente precisa; certamente o numero e maior reluto ate em falar disso como todos que trabalham com isso e um desserviço aos milhoes de vidas salvas pelo dispositivo mas e a verdade; ela pode doer mas precisa ser aceita como verdade por principio algo que existe so para salvar vida nao podia acabar com nenhuma ne veja um exemplo totalmente fora desse assunto mas no mesmo principio o meu carro apontou no painel que a luz de freio esquerda estava queimada os carros modernos fazem isso; antes a gente tinha que descobrir sozinhos coitados de nos pois bem joao meu filho pisa ai no freio para o papai adivinha nao estava queimada a tal lampada estou agora convivendo com um aviso inutil; tenho que levar na concessionaria para arrumar [caption id= attachment_374585 align= aligncenter width= 999 ] ontem era freio hoje lanterna; tudo funciona mas o carro acha que nao [/caption] o que isso tem a ver com airbag e uma analogia apenas inventaram um sistema para avisar um problema; agora o sistema de aviso de problema tem problema mas nao ha o problema o que vamos fazer agora um sistema de aviso para um sistema de aviso o meu problema por outro lado e que quando meu professor de engenharia disse que quando existem dois sistemas para resolver um problema o mais simples deles e o melhor eu acreditei nele quanta coisa poderia ser simplificada num carro moderno se o dono tomasse a responsabilidade de algumas açoes para si mesmo e nao esperasse que o carro resolvesse tudo para ele sei que e uma forma de pensar pouco popular mas pense nisso nao ha so uma maneira de se resolver um problema; e nao e a legislaçao que tem o monopolio da verdade eu ainda acho que de 100 a 200 anos no futuro vamos rir muito daquele povo que colocava explosivos dentro da cabine de um automovel e para ele ficar mais seguro mas talvez seja mesmo impossivel descobri agora procurando imagens do tal aviso da lampara queimada que existem tutoriais no youtube explicando o que fazer quando um aviso de lampada queimada aparece no painel se precisamos de um tutorial para saber o que fazer quando o carro avisa troque a lampada x estamos realmente e irremediavelmente perdidos acredito que nao; e exatamente pedindo mais de cada um que vemos como as pessoas se superam a grandeza afinal de contas nao nasce em todos; mas definitivamente pode ser colocada nos ombros de todos na maioria das vezes e assim que aprendemos o quanto podemos fazer eu sei que pode ser assim contigo tambem; basta querer
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.