a imagem acima nao e uma montagem nem computaçao grafica ela foi extraida de um video feito pelo site espanhol km77 com que descobriu um certo problema com os freios/suspensao do jeep renegade vendido na europa durante frenagens muito fortes a dianteira do suv mergulha tanto que sua traseira chega a sair do chao a historia começou em 2015 quando pablo gonzalez editor do km77 fez um teste de frenagem com um renegade 1 6 multijet de traçao dianteira ele vinha a 135 km/h e simulou uma frenagem de emergencia mas em vez da distancia de parada o que ele descobriu foi algum tipo de problema na distribuiçao de massa do carro e/ou programaçao do abs veja o relato a carroceria afundou na dianteira nada demais era o esperado mas ela continuou afundando e chegou a um ponto em que o ceu desapareceu do horizonte tudo o que eu via era asfalto e mais asfalto movendo se rapidamente diante dos meus olhos apesar disso continuei segurando o freio com todas as minhas forças tive a sensaçao de que as rodas traseiras estavam no ar mas estranhei ao nao sentir nenhuma pancada quando elas voltaram ao chao parei o carro e fiquei pensando desconcertado se tinha sido apenas impressao [youtube id= dcethdh7iyw width= 620 height= 350 ] nao era impressao gonzalez ligou sua camera e repetiu o teste para gravar o que estava acontecendo o resultado foi este video acima a traseira levanta e segue levantada por alguns metros ate retomar o contato com o solo suavemente o jornalista espanhol reportou o problema ao grupo fiat espana e um dos assessores disse que se tratava de um modelo de pre produçao que sofreu uma pancada que danificou as linhas de freio e por causa disso a distribuiçao da frenagem nao estava correta a fabricante consertou o carro substituindo as linhas e a central do abs e retornou o carro a gonzalez para que ele repetisse o teste o carro continuava mergulhando sob frenagens mas ja nao levantava a traseira problema resolvido parecia mas em 2016 gonzalez voltou a testar um renegade desta vez um 2 0 multijet com traçao nas quatro rodas e ao fazer seu teste de frenagem de emergencia o problema se repetiu a dianteira afundou e as rodas traseiras sairam do chao desta vez o teste foi feito a 100 km/h repetidas vezes e a traseira do carro levantou nas duas primeiras freadas a partir da terceira tentativa gonzalez contou que a força de frenagem foi ligeiramente reduzida mas dali em diante a traseira permaneceu no chao no dia seguinte ele voltou a repetir os testes porem a 140 km/h a dianteira afundava mas a traseira apesar de muito leve continuava no chao ao entrar em contato com a fiat da espanha o diagnostico foi o mesmo problema na central do abs gonzalez descobriu ainda que o primeiro renegade testado nao era realmente um modelo de pre produçao ao pesquisar os registros do suv ele localizou o atual proprietario e descobriu que o modelo da frota de imprensa acabou vendido em uma concessionaria de valencia como carro de diretoria da jeep o comprador relatou que certa vez ficou sem fluido de freios e que o carro puxa para os lados sob frenagens mais fortes aqui e importante lembrar que o renegade vendido na europa e produzido na italia na fabrica de melfi por isso e provavel que este problema esteja relacionado a apenas algumas unidades produzidas naquela unidade em nossa avaliaçao do renegade brasileiro produzido em pernambuco nao percebemos nenhum comportamento anormal dos freios embora o carro tenha sido avaliado em uma viagem organizada pela fabricante aparentemente nenhuma outra publicaçao nacional relatou problema semelhante e mesmo a revista quatro rodas que avaliou o modelo italiano na europa disse que o renegade tem pouca tendencia para mergulhar em frenagens bruscas buscando em foruns e clubes e conversando com proprietarios encontramos apenas tres relatos que criticavam o mergulho sob frenagens fortes mas nenhum relatava o levantamento do eixo traseiro o primeiro proprietario de um renegade a diesel diz que o modelo mergulha ao frear e suspeita que isso tenha a ver com a distribuiçao de peso do suv outro relato do proprietario de um renegade flex diz que ao acionar os freios numa frenagem brusca a carroceria mergulha transferindo o peso excessivamente para a dianteira o terceiro proprietario que usa o modelo em incursoes off road diz ter instalado um anel de poliuretano nas molas dianteiras para reduzir o afundamento sob frenagens fortes ja o blog truck yeah integrado ao jalopnik us encontrou tambem um teste italiano em que o renegade apresenta o mesmo comportamento a dianteira afunda e a traseira levanta ela chega a sair do chao por um instante mas logo retoma o contato embora continue elevada avance o video para os 9 40 [youtube id= 0ham6nltqdi width= 620 height= 350 ] apesar de a fiat da espanha ter mencionado um problema com a distribuiçao da força de frenagem do modelo o que fica claro pelo travamento da roda traseira quando elevada aparentemente o problema parece ter relaçao com a geometria da suspensao a carga da suspensao e claro a distribuiçao de peso [youtube id= zusixqhxtya width= 620 height= 350 ] repare o salto da traseira em nossa avaliaçao notamos que o renegade tem um peso relativamente elevado para um carro de seu porte sao mais de 1 600 kg na versao diesel dos quais 58 9% ficam sobre o eixo dianteiro e 41 1% sobre o eixo traseiro alem disso para torna lo competente fora do asfalto a suspensao tem curso longo porem precisa combinar essa capacidade com o conforto de rodagem o que pode ser a causa do afundamento excessivo da dianteira relatado por alguns proprietarios somando estas caracteristicas da suspensao ao entre eixos relativamente curto para seu peso 2 61 m a sua geometria e a um eventual problema na programaçao do sistema de ebd e bem provavel que a origem do problema esteja ai para impedir o levantamento da traseira sem mudanças estruturais uma reprogramaçao no ebd para distribuir um pouco mais de força de frenagem para a traseira poderia ser uma das soluçoes talvez tenha sido essa a modificaçao feita pela fca apos o primeiro teste do espanhol e por esse motivo o segundo modelo avaliado por gonzalez e o modelo do video italiano nao levantou as rodas traseiras apesar de estender significativamente a suspensao traseira procurada pelo flatout a fca nos informou que a matriz da empresa esta investigando as circunstancias relacionadas a estas demonstraçoes o renegade nacional tem suspensao com acerto especifico para o brasil o que nao necessariamente eliminaria tal fenomeno e a fabricante disse que nao ha relatos sobre este problema no brasil
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