talvez voce tenha se deparado em algum momento com a teoria dos ciclos a ideia de que ha uma janela de 30 anos para carros antigos ou que a moda se repete a cada 20 ou 30 anos ou que a sociedade volta a um estagio inicial depois de atingir uma extrema evoluçao etc muita gente brilhante ja se dedicou a estas teorias — incluindo platao aristoteles e sima qian — entao ela talvez faça algum sentido se aplicada a analise da sociedade em geral quanto aos carros bem pode ser mera coincidencia mas a historia esta se repetindo com os muscle cars eles surgiram como um nicho de mercado nos anos 1960 derivados de uma tendencia anterior de se colocar motores potentes em carrocerias mais acessiveis e menores que aquelas as quais estes motores eram reservadas o oldsmobile rocket 88 de 1949 foi um deles assim como a chevy nomad a partir de 1955 [caption id= attachment_346630 align= aligncenter width= 1200 ] rocket 88[/caption] foi inspirado em carros como estes que john delorean e sua turma entao na pontiac decidiram colocar o motor do grand prix no tempest criando o pontiac gto o modelo que hoje e reconhecido como o primeiro dos muscle cars foi um sucesso claro que deu origem a toda aquela cena comercial que fez historia nos eua e mudou para sempre nao apenas a cultura automobilistica mas tambem a cultura geral [caption id= attachment_346631 align= aligncenter width= 1024 ] delorean e o gto[/caption] no inicio dos anos 1970 contudo o surgimento das leis de emissoes visando a proteçao ambiental seguido da grande crise do petroleo decretaram o fim dos muscle cars classicos a preocupaçao com o futuro do planeta e com o preço da energia mudou a historia destes carros que de uma hora para outra se tornaram incorretos e indesejados pelo grande publico nem mesmo os mais populares resistiram o mustang virou um carro pouco inspirado e o camaro chegou a ter um impotente 2 5 de quatro cilindros nao muito melhor que seu primo brasileiro que equipou o opala os mopar entao melhor nem citar [caption id= attachment_346629 align= aligncenter width= 1280 ] o momento mais triste do mustang[/caption] a receita contudo continuou por ali em recuperaçao porem viva nem mustang nem camaro voltaram a ser o que eram logo de cara em vez disso a chama do muscle car moderno foi mantida acesa pelos australianos na ford performance vehicles fpv e na holden special vehicles hsv as divisoes locais da ford e da gm/holden encarregadas de apertar botao do f a ford performance vehicles deu ao mundo carros como o falcon fpv gt p um seda paterno equipado com uma derivaçao de 5 4 litros do v8 ford modular que desenvolvia 394 cv usando os cabeçotes do mustang cobra legal nao seu rival era o holden vx clubsport com um v8 de 347 cv ambos com traçao traseira e cambio manual ou automatico claro foi dali entre 1987 e 2006 que sairam os primeiros muscle cars modernos ainda que ninguem os chamasse desta forma mas aqui entra a teoria da historia ciclica o olds rocket 88 e a chevy nomad tambem nao eram a rigor muscle cars eles apenas tinham as caracteristicas que mais tarde fariam os muscle cars em 2006 a ford deu a largada nesta nova era dos muscle cars ela que nunca deixou de fazer o mustang ao contrario da gm que abandonara o camaro em 2002 aproveitou a onda retro da epoca o compartilhamento de motores com o pessoal da australia os 40 anos do lançamento do mustang se aproximando e colocou no mercado a quinta geraçao do seu muscle car como uma releitura do modelo original foi revolucionario mesmo com os motores ainda de uma geraçao anterior ele voltou com tudo o que um mustang tinha direito versao gt cobra bullitt boss e shelby a gm e a chrysler tiveram que se mexer e colocaram no mercado suas versoes retro do camaro e do challenger [caption id= attachment_346627 align= aligncenter width= 1600 ] mustang gt coupe concept [/caption] ao final da decada de 2000 os muscle cars estavam de volta a historia se repetia como nos anos 1960 o tal ciclo o mustang veio re abriu as portas e a chevrolet e a chrysler seguiram cada uma ao seu modo a potencia escalou rapidamente com o mustang chegando aos 760 cv no gt500 de sexta geraçao o challenger batendo insanos 1 040 cv e o camaro zl1 de 650 cv completando uma volta em nurburgring nodschleife em 7 16 quem diria que um trio de muscle cars chegaria a este nivel de desempenho mas a historia e ciclica lembram como em 1968 e depois em 1973 os muscle cars modernos entraram no territorio do controle de emissoes da crise energetica e das incertezas sobre o futuro a dodge anunciou o fim do challenger e dos seus v8 para fazer qualquer coisa eletrica que tenta replicar a experiencia dos seus muscle cars a gm por sua vez diz que o atual camaro sera encerrado em janeiro de 2024 mas que sua historia nao terminou — o que nos leva a crer que o proximo capitulo sera ligado na tomada repetindo a historia quem continuara em cena sera o ford mustang que acabou de ganhar uma nova geraçao e parece longe de ser transformado em qualquer coisa eletrica ok eu sei que a ford ja fez isso na forma do mach e mas voce ainda pode comprar um mustang v8 aspirado e manual e isso e o que importa nestes tempos a questao agora e que o mustang nao pode repetir a historia e se tornar um esportivo mediocre como fez nos anos 1970 nem evoluir timidamente como fez entre 1978 e 2004 agora que ele se tornou um concorrente a altura dos esportivos europeus — ao menos em termos de desempenho e na relaçao homem maquina — ele precisa manter seu status para que seu destino nao seja o mesmo dos seus moribundos rivais americanos ate agora pelo que vimos no papel esta nova geraçao do mustang e promissora mas como ela se sai na pratica na hora de colar o pedal no metal e despejar a furia veoiteira no asfalto de se aproximar das curvas e de deixa las para tras bem parece que a ford planeja fazer do mustang o seu 911 o esportivo que e a imagem da marca e que pode ser capaz de revolucionar sem mudar aquilo que todos desejam nele essa primeira impressao dos americanos da road & track corrobora isso o mustang s650 parece mais um retoque do que algo totalmente novo tanto no visual quanto no comportamento nesse caso isso e muito bom nao vamos dizer que a ford jogou na defensiva com o estilo do mustang 2024 mas o design e claramente evolutivo a face e as linhas da carroceria sao mais afiadas que as anteriores mas esse carro e imediatamente reconhecido como um mustang a maior mudança esta na traseira onde o porta malas e as lanternas agora tem um perfil concavo — uma referencia ao fastback de 1967 o carro parece melhorado e moderno sem se afastar da noçao popular de como um mustang deve ser o top gear disse isso de forma diferente porem um pouco mais critica o mustang se apoia na mesma formula basica um motor grande na dianteira traçao na traseira duas portas e carroceria cupe e conversivel os motores sao os mesmos da geraçao anterior embora com poucas atualizaçoes significativas as maiores mudanças sao cosmeticas voce ira notar novas faces e uma nova traseira mais polpuda do que antes o visual geral e muscle car puro talvez um pouco menos mustang sobre a continuidade dos motores com pouca evoluçao a motor trend começou sua avaliaçao falando a respeito deles alguns quilometros no mustang gt foram suficientes para nos convencer de que a ford fez a escolha certa sobre onde investir diferentemente do camaro os mustang gt anteriores tendiam a ser dificeis de lidar quando levados ao limite absoluto com uma direçao imprecisa rodagem instavel e uma tendencia sobre esterçante nas maos de motoristas pouco experientes contudo um pouco do molho especial do mach 1 e do shelby mudaram o sabor deste novo mustang gt acelerando nas melhores estradas de serra o novo mustang gt e surpreendentemente equilibrado e bem comportado em vez de quicar entre as curvas ele as atravessa com precisao e velocidade so vistas em carros da shelby ate agora a direçao poderia ser mais comunicativa mas o peso e o retorno sao perfeitos assim como o acerto da suspensao quanto a esta ultima os modos sport e track a tornam bem mais firmes porem com uma complacencia para evitar pequenos saltos em caso de impactos ao se contornar as curvas a qualidade da caixa de direçao e da suspensao tambem mereceu comentarios do top gear de acordo com a publicaçao e esta combinaçao que torna o novo mustang um carro tao versatil ou com multiplas personalidades como eles disseram o mustang tem muitas personalidades se voce so entrar no carro sem fuçar os modos de conduçao ou os pesos de direçao sim ela e ajustavle o mustang e facil de se acostumar se voce compra o mustang esperando um muscle car voce tem pode acelerar o v8 e levar todas as marchas alem das 7 000 rpm lançar a alavanca de marcha pela grelha e se divertir horrores a ford nao divulgou o tempo oficial de zero a 100 km/h mas ele e rapido alem disso voce tem aquele ronco do v8 preenchendo a cabine quer um carro para estradas de montanha o mustang e bom aqui tambem o diferencial ajuda muito a traçao e ceus a suspensao magneride e a melhor voce pode mergulhar nas curvas com muito mais precisao graças a direçao mais rapida e as rodas de 19 polegadas a road & track tambem teve essa impressao da necessidade de se adaptar/acostumar ao carro eles contudo foram mais tolerantes uma vez acostumado ao peso contudo voce pode brincar com o mustang gt ele e lento nas curvas e rapido nas retas voce so precisa controlar a transferencia de carga e ficar de olho na temperatura dos freios — tivemos um superaquecimento depois de uns 20 minutos abusando do carro nas montanhas suspeitamos contudo que a maioria dos compradores ira usar o gt onde ele se sai melhor retas e rodovias onde voce pode obter mais do motor o motor v8 claro foi uma unanimidade a motor trend que mais acima elogiou a permanencia dos motores em prol do maior investimento na suspensao e direçao e freios o chamou de monstruoso entre as curvas o mustang gt continua monstruoso como sempre nosso bundometro nao percebeu as diferenças de potencia entre este novo coyote e o antigo mas ele ainda e um motor torcudo e girador atingindo a potencia maxima pouco antes das 7 500 rpm enquanto o torque maximo vem pouco antes das 5 000 rpm enquanto a road & track aclamou a relaçao ronco/potencia ha muito torque quase a partir da lenta o que torna as viagens de baixa velocidade e o uso urbano muito faceis a diversao acontece mesmo perto das 7 500 rpm uma vez que e onde toda a potencia se encontra diferentemente de um motor pushrod nao ha buracos de aceleraçao perto do limite de giros quanto mais barulho mais potencia o ponto de convergencia de todas as publicaçoes sobre o mustang foi sem duvida a transmissao — tanto a automatica de 10 marchas quanto a manual de seis marchas a manual claro foi aclamada por todos enquanto a automatica parece ter passado uma impressao muito fidedigna pois todos relataram o mesmo comportamento a motor trend disse o seguinte o cambio manual de seis marchas funciona perfeitamente as trocas sao curtas e mecanicas e cada trilho e facil de se encontrar embora o mustang faça a sincronia das trocas automaticamente n t o tal punta tacco eletronico a posiçao do pedal e perfeita para punta tacco a moda antiga com boa sensibilidade da embreagem e frenagem excepcional a road & track foi mais comedida mas ainda abordou o cambio manual de forma positiva no funcionamento o ponto critico para eles foi a relaçao das marchas o cambio nao e algo memoravel mas a açao da alavanca e curta e facil enquanto a embreagem e leve e comunicativa as relaçoes sao longas como nos mustang posteriores a 2018 acertada para eficiencia e nao para o desempenho isso significa que a segunda marcha chega a faixa dos 110 km/h resultando em infraçoes de velocidade sempre que se chega a faixa de corte ja o cambio automatico de dez marchas foi menos aclamado ele e a unica opçao disponivel na europa e no brasil mas e um opcional comum nos eua entao as publicaçoes americanas tambem o avaliaram a road & track gostou do cambio essa e a parte em que eu ignoro o automatico de 10 marchas e recomendo a compra do manual se voce e fisicamente capaz de dirigir um carro manual mas nao posso fazer isso porque a caixa de 10 marchas e boa agora as alavancas no volante respondem bem aos comandos resultando em trocas precisas enquanto a caixa anterior ficaria hesitante nao e boa como a zf de oito marchas mas as diferenças sao poucas e a maioria dos motoristas nem ira notar no modo sport ou track a transmissao reage as frenagens e movimentos da direçao para entregar a marcha correta esta claro que a ford dedicou um bom tempo a melhorar o software do cambio — o que faz sentido considerando que 73% de todos os mustang v8 2024 vendidos ate agora foram pedidos com o cambio automatico em vez de neutralizar a experiencia o automatico permite que mais gente se divirta com o carro a motor trend por sua vez foi mais comedida mas ainda assim positiva o cambio de 10 marchas e impecavel mesmo nao sendo divertido quando usado automaticamente ele responde ao seu estilo de conduçao — segurando as marchas mais tempo se perceber que voce esta forçado ou trocando as marchas mais cedo para otimizar o consumo as subidas de marcha rapidas certamente ajudarao a derrotar os mustang manuais nas pistas de arrancada embora as reduzidas nao sejam tao rapidas como as do cambio de embreagem dupla do velho mustang gt500 a conclusao possivel depois de ver todas estas avaliaçoes e que a ford jogou um jogo seguro sem mexer no time que esta ganhando sem arriscar muito — o que ela poderia fazer visto que tem poucos concorrentes diretos ela poderia ousar e partir para cima do bmw serie 4 talvez mas isso poderia causar um problema que a ford nao precisa ter a descaracterizaçao do mustang como mustang ele talvez deixasse de ser um muscle car americano para se tornar uma copia americana do bmw serie 4 nesse sentido ele tem alguma vantagem pois ele consegue emular a esportividade do serie 4 enquanto o alemao nao tem vocaçao para muscle car e justamente a falta de refinamento criticada por alguns que faz do mustang um mustang e nao um simulacro de cupe europeu isso seria positivo para a ford alem disso jogar seguro e uma decisao estrategica o mustang nao precisa provar nada a ninguem apenas manter seu status quo como mencionei mais acima e em tempos de incertezas sobre o futuro da combustao interna manter um mustang mais rapido e mais eficiente e uma forma segura de esperar para ver o que acontece enquanto isso ele segue sendo o mustang mas agora com algo a mais o resumo da opera foi bem identificado pelo top gear encerro com eles depois de todas estas decadas o mustang evoluiu de um pony car tipicamente de drag strips para um esportivo sincero que equilibra potencia e precisao ele ainda faz burnouts fumegantes ainda faz drifts pode apostar que sim mas a nova agilidade do mustang da a ele um apelo alem do basico dos muscle cars ele nao e mais um brinquedo de fim de semana o mustang tem a mesma tecnologia de assistencias que voce encontra em outros carros da ford com uma cabine tecnologica e varios itens de conforto nunca foi tao facil considerar um mustang como opçao para uso diario ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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