neste mes de maio de 2017 a porsche atingiu uma marca extremamente simbolica foi produzido o milionesimo 911; um belo exemplar pintado na cor verde irish green mesmo tom do primeiro porsche 911 que saiu da fabrica em 1963 o carro logicamente nao sera vendido em vez disso ele fara uma pequena turne ao redor do mundo passando pelas rodovias dos eua e da asia pelas estradinhas sinuosas e alpinas da europa e pelo nurburgring nordschleife antes de voltar para casa e ser guardado no museu da porsche a porsche tambem decidiu aproveitar a ocasiao para celebrar a historia do 911 que ao longo de seus 54 anos de existencia pode ter evoluido demais mas jamais perdeu a essencia original a fabricante destacou este aspecto de seu esportivo com um video simples mas bem interessante [youtube id= udvi81sw2bi width= 620 height= 350 ] uma das caracteristicas do 911 e sua silhueta que apesar de todas as mudanças esteticas em seia geraçoes permanece basicamente a mesma colocando as sete geraçoes em sequencia a porsche conseguiu deixar isto bem claro a traseira vai ficando mais alta o comprimento aumenta um pouco as proporçoes ficam ligeiramente mais infladas e os para choques cada vez mais integrados a carroceria no entanto o capo baixo o para brisa pouco inclinado e o teto que cai suavemente ate o fim do carro estao la repare como a linha que vai da base do para brisa ate o para choque traseiro e praticamente igual de 1963 ate 1998 quando o porsche 911 993 sai de linha repare tambem como o entre eixos do porsche 911 permaneceu o mesmo da primeira geraçao o 911 classico tambem conhecido como typ 901 ate o fim da quarta geraçao 993 sao 2 27 m de 1963 a 1998 901 964 e 993 ; 2 35 m de 1999 a 2011 996 e 997 e 2 45 me a partir de 2012 991 so o fato de conservar as dimensoes basicas por 35 anos ja torna o 911 um belo exemplo de constancia e mostra que a porsche so faz alteraçoes drasticas no projeto quando acha realmente necessario — um exemplo sao os modelos mais radicais como o carrera rs 2 7 e os modelos gt ha porem diversos outros aspectos que devem ser mencionados pois permanecem os mesmos ou praticamente os mesmos ha muito tempo e podem ajudar a explicar como o 911 conserva a essencia original mesmo depois de tantas evoluçoes tecnicas o primeiro motor do porsche 911 trazia seis cilindros opostos e arrefecimento a ar com deslocamento de dois litros e carburaçao dupla o flat six entregava pelo menos 130 cv que era suficiente para levar o carro de 1 000 kg ate os 210 km/h a parte de evoluçoes tecnicas importantes como a adoçao do sistema de injeçao mecanica no inicio da decada de 1971 e da injeçao eletronica bosch k jetronic no segundo semestre de 1973; o projeto permaneceu o mesmo ate a decada de 1990 incluindo o virabrequim de sete mancais e o carter seco em cima um motor m64 dos anos 1970 embaixo o m96 do porsche 911 carrera 997 o motor do 911 so foi mudar de verdade em 1998 com a adoçao do arrefecimento liquido ja nao dava mais para confiar no ar para resfriar o motor naquele nivel de potencia tampouco atender as exigencias das leis de emissoes modernas para se ter uma ideia o porsche 911 carrera 996 tinha um boxer de seis cilindros naturalmente aspirado de 3 4 litros e 300 cv representando um belo salto ante os 276 cv do motor a ar do carrera 993 de 3 6 litros a localizaçao do motor jamais mudou e esta e uma das ultimas tradiçoes do 911 ele sempre foi e ainda e instalado atras do eixo traseiro no entanto o aumento mais recente no entre eixos do 911 visou deslocar o eixo traseiro para mais perto do motor melhorando sutilmente sua distribuiçao de peso para otimizar seu comportamento dinamico falando em comportamento dinamico a suspensao do 911 tambem foi bastante regular neste cinquenta e poucos anos de 1964 a 1988 a suspensao dianteira usou barras de torçao como elemento elastico as molas helicoidais sobre os amortecedores so foram adotadas em 1989 nos cutaways abaixo a diferença fica bem evidente na imagem superior note as barras de torçao atras das rodas a imagem inferior traz um 993 que continuou usando o sistema mcpherson introduzido no 964 assim como o entre eixos as bitolas tambem foram aumentando com os anos no porsche 911 901 eram 1 33 m de bitola na dianteira e 1 31 m na traseira no atual 911 carrera sao 1 53 m na frente e 1 52 m atras algo que alem de harmonizar com as dimensoes maiores do carro e essencial para reduzir a transferencia lateral de peso em curvas vale lembrar que em modelos especiais como os rs turbo gt2 e gt3 as bitolas e entre eixos variavam sensivelmente em relaçao aos modelos mais convencionais alias o 911 nem cresceu tanto assim considerando a idade do modelo de 4 29 metros de comprimento 1 70 m de largura e 1 30 de altura no 901 para 4 49 m de comprimento 1 80 m de largura e pasme os mesmos 1 30 de altura no 991 a porsche sempre foi bem sucedida ao incluir novos recursos ao 911 e provar que mesmo que rompessem parte da tradiçao tais mudanças eram beneficas foi assim com a introduçao do turbocompressor em 1975 da traçao integral em 1988 com a introduçao do carrera 4 e do arrefecimento liquido em 1998 hoje em dia os 911 mais radicais continuam introduzindo inovaçoes tecnicas como o esterçamento do eixo traseiro no atual 911 gt3 rs e possivel que a proxima geraçao prevista para o fim de 2018 como modelo 2019 aposte ate mesmo na tecnologia e nossa aposta e que nao deixara de ser em essencia um 911 [youtube id= tybxnqfs1tu width= 620 height= 350 ]
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