o mundo automotivo ficou um pouco mais triste nesta semana morreu irv gordon o norte americano detentor do recorde mundial de quilometragem com um unico carro um volvo p1800s cupe esportivo fabricado entre 1961 e 1973 talvez voce conheça melhor a sua versao shooting brake a volvo p1800es famosa por sua influencia no desenho dos volvo modernos em especial o antigo c30 mas isto e apenas um detalhe para te situar a respeito do carro de que estamos falando um dos maiores classicos da volvo e agora irv gordon e parte de sua historia [gt40 content search= volvo widget= 1 ] irv gordon era professor ele começou a lecionar em 1962 e passou os proximos 50 anos um pouco mais na verdade dirigindo todos os dias 200 km entre nova york onde trabalhava a long island onde morava nos seus primeiros anos ensinando irv ate chegou a morar em nova york mas preferiu mudar se para a cidade mais tranquila onde havia nascido e crescido so para viajar todos os dias e o tipo de coisa que so quem gosta muito de dirigir faria talvez voce ate tenha se identificado com a decisao talvez tenha ate pensado eu faria o mesmo e o tipo de coisa que pensa quem le o flatout foi assim que irv alcançou as 3 2 milhoes de milhas cerca de 5 1 milhoes de quilometros com seu volvo que foi fabricado em 1966 e comprado zero quilometro por ele apos um test drive de tres horas quase por acaso irv gordon comprou um chevrolet corvair o carro compacto que a gm lançou para rivalizar com acredite se quiser o volkswagen fusca em 1962 o corvair era um carro bonito com um flat six arrefecido a ar pendurado na traseira e por isto e conhecido por seus admiradores como o porsche 911 da chevrolet os que nao gostam dele porem acham que este rotulo e um tanto exagerado irv gordon era cliente fiel da general motors e quando o carro lhe deixou na mao por um problema mecanico foi ate a concessionaria e comprou outro corvair so que conversivel o carro quebrou tambem a quatro quadras da concessionaria no mesmo dia em que foi tirado de la conforme irv contou a wired em 2010 foi entao que um amigo seu que era estrangeiro lhe convenceu a fazer uma visita a volvoville concessionaria em huntington a cerca de 65 km da cidade de nova york la ele encontraria o sucessor ideal para seu corvair a volvo atua nos estados unidos desde 1955 ou seja nos anos 1960 ainda era uma companhia relativamente desconhecida o proprio irv jamais havia visto um de perto naquela epoca as coisas eram mais simples o vendedor lhe deu as chaves de um volvo p1800s vermelho e disse a ele va dirija o carro e na volta a gente conversa o volvo p1800s tinha um conjunto mecanico que em retrospecto nao parece nada demais era movido por um quatro cilindros de 1 778 cm³ com dois carburadores su e 115 cv acoplado a uma caixa manual de quatro marchas com overdrive o bastante para atingir saudaveis 175 km/h e importante observar uma coisa o s no nome do carro indicava que ele era fabricado na suecia 6 000 primeiros exemplares produzidos entre 1961 e 1963 tinham a carroceria fabricada pela jensen no reino unido o contrato entre as duas companhias foi encerrado porque o controle de qualidade da jensen nao atingia o nivel exigido pela volvo um exemplo pratico das razoes por tras da ma fama da industria automotiva britanica afinal de contas pois bastaram tres horas para que irv se apaixonasse perdidamente por aquele cupe esportivo fabricado na escandinavia podia ter sido mais tempo mas a gasolina ja estava acabando e a chave do bocal de combustivel havia ficado na loja irv precisava comprar aquele carro imediatamente e foi o que ele fez com a ajuda de seu pai que lhe emprestou o dinheiro para a entrada ainda naquele dia em junho de 1966 e nunca mais se separou dele meio seculo de estrada irv gordon era o tipo de cara que arrumava qualquer desculpa para dirigir os 200 km de distancia entre sua casa e o trabalho 400 km ida e volta eram seu momento favorito do dia aos fins de semana mais estrada mesmo que fosse para conhecer um restaurante que jamais havia visitado sempre ao volante do volvo p1800s que jamais pediu arrego ele sempre disse que o carro nunca teve problemas mecanicos nunca o deixou parado na estrada e que todas as substituiçoes de peças foram feitas por desgaste e nao por conta de quebras qual foi o segredo para que irv tivesse um relacionamento tao longo e feliz com seu carro nada muito complicado para dizer a verdade conforme ele mesmo revelou ao hemmings em 2011 basta prestar atençao em alguns pontos seguir rigorosamente o programa de manutençao recomendado pelo fabricante; jamais realizar modificaçoes no seu carro; resolver qualquer problema imediatamente; e jamais deixar que outra pessoa dirija o seu carro quando for trocar componentes de desgaste faça o possivel para utilizar peças oem no caso do volvo p1800s por exemplo a embreagem era da fichtel e sachs e as velas da bosch e ele manteve o carro assim irv tambem dizia que comprar um carro duravel built to last como dizem nos eua e um excelente ponto de partida trocando o oleo a cada 5 000 km variando a viscosidade de acordo com a epoca do ano substituindo peças de desgaste de acordo com a recomendaçao do fabricante e respeitando os limites de carro irv so precisou fazer o motor duas vezes a primeira com 1 milhao de quilometros apenas por precauçao visto que os mecanicos da volvoville disseram que nao era necessario; e a segunda em 2011 quando o carro tinha por volta de 4 5 milhoes de km rodados apos perceber que o motor estava perdendo compressao um dos aneis dos pistoes abriu o bico e irv aproveitou para trocar o jogo os pistoes em si nao foram trocados nem as bielas o comando as valvulas o cabeçote ou o bloco o cambio manual de quatro marchas tambem e praticamente stock apenas o sincronizador da terceira marcha foi trocado um vez o diferencial e original assim como o carda no mais apenas o pinhao do sistema de direçao foi substituido pouco antes de o carro completar 1 6 milhao de km trocas de oleo eram feitas em casa assim como serviços de manutençao basica nos freios e suspensao por exemplo irv manteve ate mesmo o dinamo no carro caso tivesse trocado a peça por um alternador teria de levar o carro para a concessionaria se tivesse problemas enfim e isto nao ha mais serviços de manutençao para relatar simplesmente porque irv nao teve de fazer mais nada no carro ao longo de mais de cinco milhoes de quilometros em mais de 50 anos reconhecimento o mais impressionante e que nos primeiros anos com o carro irv gordon jamais imaginou que seu volvo chegaria tao longe claro ele sempre foi extremamente cuidadoso com o carro porque gostava de dirigir e queria faze lo sempre sem esquentar a cabeça mas se tornar um recordista de quilometragem nao era exatamente seu objetivo ate que o hodometro atingiu os 400 000 km 250 000 milhas e irv percebeu que praticamente tudo no carro era original entao ele escreveu uma carta a volvo dizendo que estava impressionado com o fato de jamais ter realizado qualquer conserto em seu carro a fabricante o mandou de volta uma pequena mensagem ficamos felizes por voce estar satisfeito com o produto nao esqueça de usar o cinto de segurança e tenha um otimo dia cinco anos depois o p1800s atintiu os 800 000 km e irv escreveu uma nova carta a volvo recebendo de volta outra mensagem identica a primeira entao em 1987 o carro atingiu seu primeiro milhao de milha ou 1 600 000 km quando comunicou a volvo seu feito irv nao recebeu apenas uma carta mas um carro novo um volvo 780 coupe que foi vendido em 2009 com 450 000 milhas ou mais de 720 000 km rodados a fabricante sueca percebeu que o carro de irv poderia ser uma excelente ferramenta de publicidade e em troca o chamou para eventos lhe deu uma viagem para a suecia onde irv conheceu a fabrica onde seu carro foi montado nos anos 60 e outro carro novinho um volvo c70 em 2002 para irv porem a melhor parte sempre foi dirigir graças a seu volvo ele atravessou os eua incontaveis vezes como ele proprio diz e tambem dirigiu por boa parte da europa conheceu pessoas colecionou historias viveu aventuras irv tornou se uma celebridade no mundo dos carros merecidamente e podemos aprender muito com ele quero ser irv gordon em 2017 a castrol aproveitando o fato de ser a fornecedora oficial de lubrificantes da volvo fez uma serie especial de videos com irv e seu carro em um dos episodios os componentes internos do motor como comando de valvulas e pistoes foram examinados e constatou se que o nivel de desgaste era minimo para se ter ideia os cames da arvore de comando haviam sofrido um desgaste de apenas 0 002 mm e estavam tecnicamente dentro das especificaçoes de uma peça nova a castrol atribuiu boa parte do feito a qualidade do seu oleo claro mas e fato que o cuidado quase excessivo que irv teve com seu carro e a qualidade inerente aos componentes feitos na suecia tambem tiveram seu papel ele trocava o oleo religiosamente a cada 5 000 km [youtube id= q73mo1p_xrg width= 620 height= 350 ] agora nao adianta usar o melhor oleo do mundo se voce nao cuidar bem do seu carro ele nao vai durar nem 100 000 km quem dira um ou dois milhoes e nao estamos falando apenas de trocas de oleo claro mas de toda as recomendaçoes de irv gordon como ja fiz questao de dizer varias vezes aqui no flatout e la vai mais uma meu carro e um fiat uno mille way fabricado em 2008 modelo 2009 o motor e um quatro cilindros de 999 cm³ com poderosos 66 cv injeçao eletronica multiponto bicombustivel estou com ele ha cerca de um ano e meio e sou o terceiro dono o segundo dono foi o meu pai que ate gosta de carros mas nao com o mesmo entusiasmo que eu meu pai ate que cuidou bem do carro mas nao como irv gordon algo que confesso tambem nao faço mas o pequeno hatchback italiano natural de minas gerais nao reclama peguei o em agosto de 2017 com cerca de 94 000 km marcados no hodometro e hoje em novembro de 2018 o numero registrado e de exatos 115 752 km quase 21 000 km em 18 meses uma media de 1 000 km por mes sendo que mais de 60% costumam ser percorridos em rodovias do restante uma boa parcela e feita sobre piso nao pavimentado e eu ate gosto na verdade curto bastante dirigir em estradas de chao batido ate agora fiz duas trocas de oleo uma a cada 10 000 km sintetico viscosidade indicada pela fiat neste periodo tive problemas que considero aceitaveis em um carro de dez anos perdi os freios chegando de viagem ha cerca de um ano os freios falharam quando eu estacionava em frente ao destino vejam so pastilhas novas fluido trocado linhas revisadas tudo resolvido meses mais tarde um dos injetores parou de funcionar uma limpeza deu conta do recado fora isto jamais tive qualquer outro problema nao sou um dono perfeito o carro veio com agua no sistema de arrefecimento pratica da primeira dona que mea culpa foi mantida na nossa familia por pura conivencia ja adiamos a revisao do sistema de arrefecimento varias vezes ja faz algumas semanas que notei os primeiros sinais da necessidade de um serviço de alinhamento vou aproveitar a revisao iminente para colocar a manutençao 110% em dia enquanto escrevo isto meu carro esta parado na garagem a centimetros da porta da frente agradeço todos os dias por morar no interior e nao sofrer com a falta de espaço e de garagem que e realidade de muitos que vivem nas grandes metropoles por aqui tambem e bem menor o risco de um acidente de transito ou de levar um chute no retrovisor nao ha radares de velocidade urbanos nao ha rodizio e caramba eu trabalho em casa nao preciso pegar o carro todos os dias para ir trabalhar comecei a escrever este post confesso sem a certeza do que diria a unica certeza que eu tinha e que contextualizaria a historia de irv gordon com seu volvo e minha relaçao com meu humilde fiat e agora a questao e a seguinte caro flatouter irv gordon precisa ser uma inspiraçao para todos nos [youtube id= i7a365eqneo width= 620 height= 350 ] ele morreu no ultimo dia 15 de novembro de 2018 aos 78 anos de idade seu carro que era seu desde zero quilometro foi fabricado em 1966 com o mesmo dono e motor cambio e diferencial 100% originais nenhuma repintura nenhuma restauraçao apenas manutençao preventiva o volvo p1800s de irv gordon rodou exatas 3 260 257 milhas o numero marcado no hodometro depois que gordon dirigiu o carro pela ultima vez sao 5 246 875 km por que simplesmente porque irv gostava do seu carro gostava de dirigir e queria continuar dirigindo e dirigindo e dirigindo irv dizia que os carros sao apenas maquinas e que naturalmente nao se cuidam sozinhos e ele estava certo alias esta carros sao via de regra feitos para durar aqui cabe uma observaçao e um aspecto cultural do brasileiro chamar um carro de 100 000 km de muito rodado e e preciso dizer ha certo fundo de verdade nisto na europa e nos eua lugares onde a gasolina e de melhor qualidade e o custo de manutençao de um carro e mais baixo de fato um carro precisa ter mais de 150 mil milhas uns 250 000 km para começar a ser considerado muito rodado e preciso encarar a realidade no brasil ha uma chance consideravelmente maior de um carro de mais de 100 000 km ter sido negligenciado pelos proprietarios anteriores mas voltando ao volvo embora irv dissesse que carros sao apenas maquinas fica dificil acreditar que ele realmente achava isto ao falar da dedicaçao com que ele tratou seu carro mais que com cuidado ele o tratava com respeito e carinho ele era um entusiasta e nos tambem somos pesquisando a fundo sobre a historia de irv gordon e seu carro pensei comigo quando comprar um carro novo quero fazer como ele sei que do ponto de vista puramente pratico e economico nao faz sentido comprar um carro zero quilometro todo mundo sabe que na maioria dos casos um seminovo melhor equipado e a melhor coisa que se pode comprar pelo preço de um carro novo quando percebi ja estava fantasiando com as possibilidades futuras o que poderia colocar na garagem caso desse meu fiel uno 2008 como entrada com prestaçoes que nao fizessem um rombo nas minhas finanças todo mundo aqui faz isto afinal e coisa de quem gosta de carro mas pouco depois veio o estalo eu preciso mesmo esperar pelo meu primeiro carro zero para isto por que nao começar agora mesmo somos entusiastas e ja tratamos nossos carros com respeito e carinho ja enxergamos carros como algo mais que uma amontoado de partes mecanicas talvez voce nao chegue ao ponto de ver o carro como algo dotado de alma ou personalidade mas voce certamente enxerga seu carro como um companheiro um escudeiro talvez ate um amigo entao trate o como tal e faça de tudo para que ele continue rodando por quanto tempo for possivel e bem provavel que os carros como sao hoje deixem de existir daqui a poucas decadas por razoes que ja fugiram ao nosso controle preservando o que temos poderemos aprecia los por muitos anos ainda se voce gosta de dirigir sabe que nao sera sacrificio algum
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.