escort mk1 lotus mk7 gt40 mkiv como voce le este mk junto aos nomes dos carros eme ca ou mark eu sempre falei mark escort mark um gete quarenta mark quatro lotus mark sete e como o pessoal do top gear dizia e como o chris harris fala e como o carroll shelby se referia as diferentes versoes do gt40 que passaram por suas maos entre 1965 e 1967 nas conversas com entusiastas contudo eu ouvi muito mais eme ca do que mark e comecei a usar eme ca por uma questao de influencia do meio em roma aja como os romanos diz o ditado os romanos alias tem a ver com esse papo como veremos mais adiante o uso de eme ca e de certa forma um aportuguesamento se a sigla e inglesa o certo seria dizer em quei mas… caramba como isso seria esnobe e babaca nao quem quer parecer o caetano veloso falando brued pit como se tivesse nascido no centro de londres e vivido as margens do tamisa nos ultimos 70 anos e eme ca e pronto so que a a intensidade de informaçao que a internet trouxe de forma acessivel tambem mudou a cultura ate 15 ou 20 anos atras eram poucos os que se referiam as geraçoes dos carros por seus codigos internos o bmw e36 era o bmw quadrado o bmw e46 era o bmw novo o bmw e30 era o bmw antigo o escort mk 4 era o sapao e o mk5 era o europeu o chevette c era o tubarao o astra g era o astra belga ou o astra importado e o astra h era o astra nacional mas agora a gente sabe que o bmw serie 3 de primeira geraçao era o e21 o de segunda geraçao era o e30 o de terceira geraçao era o e36 depois o e46 depois o e90 92 e por ai vai da mesma forma descobrimos o corsa b o vectra a o astra h o mercedes w202 w124 o porsche 996 o 991 e o 964 e claro o escort mk1 mk2 mk3 e afins e eu tenho a impressao — veja bem tenho a impressao nao estou escrevendo em pedra — de que o mk do escort e outros ford do volkswagen golf e outros modelos que usam essa denominaçao acabou sendo tratado como um codigo interno tal como e e30 para o bmw serie 3 ou o 996 para o porsche 911 e o que me causa essa impressao e a propria forma como eu falo eme ca em vez de mark eme ca cinco soa como um codigo de carroceria mk5 nd e39 s204… percebe so que mk5 caso nao tenha ficado claro e a abreviaçao de mark e nao tem ninguem chamado mark nessa historia mark e a traduçao inglesa de marco e tambem nao tem nenhum italiano chamado marco nessa historia da mesma forma que nao ha nenhum cara chamado marco no marco zero da br 101 ou no marco civil da internet [caption id= attachment_321460 align= aligncenter width= 1090 ] corona mark ii um chuveiro revolucionario uma evoluçao do toyota corona maior mais potente mais equipada[/caption] mark tem exatamente o significado que marco tem para a gente — seja como substantivo proprio ou comum e um ponto de referencia temporal ou fisico uma demarcaçao de limite ou distancia e e dai que vem o nome mark nos carros ao menos esta e a hipotese mais plausivel nos eua e no reino unido e muito comum usar o termo mark para designar as diferentes versoes de um produto no sentido evolutivo voce lança o produto flatout dois anos depois lança uma evoluçao dele que acaba conhecida como flatout mark 2 e assim por diante a teoria mais plausivel desse uso e justamente essa analogia aos marcos de distancia — que surgiram no imperio romano eram pedras que marcavam a distancia ate as cidades mais proximas e destas pedras que vem o nome milestone em ingles — pedra de milhas percorridas/faltantes e e por isso que milestone e a traduçao pratica de marco voce chega ate um ponto e demarca sacou de marca onde parou dali voce segue ate um novo limite e cria outro marco de referencia o desenvolvimento de um produto chega a um novo estagio um novo marco foi atingido e esse o conceito ha quem use a designaçao type ou typ que e o caso da porsche por exemplo ha uma lista que identifica os primeiros projetos de ferdinand porsche o motor fuhrmann e o typ 547 o schwimmwagen e o typ 166 mas o conceito aqui e diferente e apenas um registro cronologico dos projetos iniciados o mark e diferente porque ele designa o novo marco do produto os primeiros usos de mark para designar geraçoes de produtos foram durante a segunda guerra mundial tanto as forças armadas dos eua quando do reino unido usavam essa designaçao para suas armas os rifles lee einfield por exemplo a cada atualizaçao ganhavam um algarismo romano para identificar sua geraçao smle mk i smle mk ii smle mkiv e assim por diante mais tarde apos a guerra o sistema ferroviario britanico usou a mesma designaçao para os projetos padrao de seus vagoes porem usando algarismos arabicos em vez dos romanos [caption id= attachment_321464 align= aligncenter width= 2560 ] a locomotiva mark i do metro de londres[/caption] nos eua as designaçoes usadas pelos militares eram mark e mod abreviaçao de model ou modelo o uso era tao pratico que acabou padronizado oficialmente pela marinha — mil std 1661 mark and mod nomenclature system e o nome da norma adotada em 1944 dai para os carros foi apenas uma questao de habito engenheiros que passaram pelas forças armadas ao se deparar com a necessidade de identificar de forma clara e pratica as evoluçoes dos projetos adotaram mark 1 mark ii mk3 e por ai vai agora… justamente por nao ser um sistema de codificaçao interna — o golf mk5 nao e chamado assim dentro da volkswagen; ele era o 1k para os engenheiros — a nomenclatura mark e imprecisa por exemplo qual e o ford fiesta mk5 e o modelo que foi lançado aqui em 2000 e que conhecemos como gatinho ou e o modelo posterior que chegou aqui em 2003 com o motor supercharger procure no google imagens e voce vera que os dois carros sao denominados mk5 depende do jeito que voce conta [caption id= attachment_321462 align= aligncenter width= 1539 ] decidam se [/caption] especificamente no caso do fiesta a confusao surge porque alguns consideram o facelift da quarta geraçao mk4 como um novo mark e por isso ele se torna o mk5 contudo alguns consideram um novo mark somente a nova geraçao entao o mk5 e o modelo mais novo a confusao piora quando para se designar aos facelifts de meia vida alguem decide colocar o meia de forma numerica resultando no mk 2 5 o fiesta 2000 o gatinho poderia ser o fiesta mk4 5 tal como o focus lançado no brasil em 2009 era o focus mk2 5 mas sem um padrao para usar o 0 5 a confusao nao se resolve veja o golf mk6 ele e tao facelift do mk5 quanto o mk4 5 e um facelift do mk4 mas so o mk4 5 e numero e meio e a evidencia maior dessa imprecisao e que sempre e preciso detalhar alem do nome mk alguma coisa se o sujeito faz cara de quem nao entendeu ao ouvir fiesta mk5 voce ja emenda a explicaçao o street ou aquele que teve o sport ou ainda o que tem a frente da courier e querem saber qual a parte mais louca disso usar fiesta mk5 aquele que chamam de ‘gatinho’ ou aquele que tem a frente da courier mais nova e quase tao preciso — ou ate mais facil de identificar — do que se voce usasse o codigo interno mercedes s210 ou a perua da classe e com farol de polo
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