ja procurou alguma vez os classicos da ferrari na internet voce ja reparou a quantidade de carros diferentes que um mesmo nome pode ter em vez de perder horas tentando entender o que eles significam deixe que o flatout explique para voce voce sabe do que estou falando a ferrari 250 testa rossa e tao 250 quanto a gto e a breadvan mas todas elas sao carros diferentes — incluindo o chassi por outro lado a 330 lmb e a cara da 250 gto e mesmo usando como base a 250 lusso ela nao poderia ser batizada de 250 lmb isso se deve ao sistema de nomenclaturas da ferrari na epoca ao batizar seu primeiro carro a 125s enzo ferrari adotou o deslocamento de cada um dos 12 cilindros do motor colombo de 1 5 litro 1 500 cm³/12 cilindros = 125 cm³ depois quando o deslocamento do motor foi ampliado para 1 9 litro no modelo seguinte o carro foi batizado com o nome 166 assim a 250 testa rossa e a 250 gto tem o mesmo nome porque compartilham o mesmo motor colombo v12 de tres litros 12 x 250 = 3 000 e a 330 lmb embora use a mesma base da 250 lusso tem esse nome porque usa uma variaçao de quatro litros do v12 colombo 12 x 330= 3 960 esse sistema de nomenclatura baseado no deslocamento do motor foi aplicado a todas as ferrari v12 de motor dianteiro lançadas ate 1994 exceto a 365 bb nesta ultima a ferrari adotou um novo sistema criado em 1968 para ser usado nos modelos de motor central traseiro da dino novo layout nova nomenclatura em 1968 quando a ferrari lançou seu primeiro modelo de motor central traseiro o dino 206 gt a formaçao do nome usou o deslocamento do motor e o numero de cilindros nao ha uma explicaçao oficial para isso mas se voce dividir 2 000 por seis encontrara a dizima periodica 333 33 que alem de ser imprecisa passava a impressao de que se tratava de um carro mais potente que os modelos v12 como os 275 ou 250 talvez por isso enzo tenha decidido adotar esse sistema novo por esse motivo quando a versao com motor 2 4 foi lançada seu nome foi alterado para 246 gt o segundo carro batizado com este sistema foi a dino 308 gt4 que ganhou um v8 de tres litros depois quando a ferrari lançou uma versao do carro com um motor 2 0 na italia como forma de mante lo no limite da categoria de tributaçao da epoca o nome foi modificado para 208 gt4 na pratica os dois sao o mesmo carro mudando apenas o deslocamento do motor ate ai contudo o sistema era oficialmente exclusivo da sub marca dino tanto que a ferrari 365bb lançada em 1973 foi o unico modelo de motor central traseiro da ferrari a ser batizado com o volume de deslocamento do cilindro de seu motor 4 4 flat 12 12 x 365 = 4 380 ate mesmo a testarossa que nasceu com nome proprio acabou rebatizada como 512tr e f512m nos anos 1990 em 1976 quando o v12 da berlinetta boxer foi modificado para deslocar cinco litros em vez de usar 416 ou 417 enzo ferrari decidiu usar o mesmo nome do 512 de corrida o numero seguia a mesma regra dos modelos v6 e v8 combinando a cilindrada 5 litros e o numero de cilindros 12 esse sistema foi utilizado por praticamente todas as ferrari de motor central ate a f355 e voltou brevemente na 458 italia nome = deslocamento total do motor em 1995 quando a ferrari lançou a sucessora da testarossa que entao ja se chamava f512m o motor flat 12 foi substituido por um v12 convencional com 5 5 litros de deslocamento isso significa que se fosse seguir o padrao de nomenclatura das 512 o carro deveria se chamar 5512 ou acabaria com o mesmo nome da antecessora usando o padrao de deslocamento por cilindro o nome ficaria 458 — um numero menor que o da antecessora o que passava uma impressao de regressao a soluçao foi batizar o carro com o deslocamento em decilitros 550 sua sucessora que recebeu um motor ainda maior foi batizada 575m na mesma epoca a ferrari lançou a substituta da 355 e adotou o mesmo padrao em vez de voltar aos nomes com final 8 criando a 368 o nome escolhido para novo modelo foi 360 em alusao ao seu motor de 3 6 litros sua sucessora chegou em 2004 com um motor de 4 3 litros e mantendo o sistema foi batizada f430 naquele mesmo ano a ferrari lançou a sucessora da 456m que foi a unica exceçao a este sistema equipada com um v12 de 5 7 litros em vez de ser batizada como 570 que novamente a faria parecer inferior a 575m a marca decidiu homenagear seu carro de corrida que disputou a canam no final dos anos 1960 a ferrari 612 e tambem a carrozzeria scaglietti que fabricaria sua carroceria assim nasceu o nome 612 scaglietti a volta do nome deslocamento quando a ferrari adotou o downsizing na 488 gtb o motor 4 5 v8 da 458 italia foi substituido por um v8 3 9 biturbo se fosse seguir o padrao adotado ate entao o nome da nova ferrari turbo seria 398t mas isso certamente denotaria uma regressao na linhagem que aumentou gradualmente de 308 ate 458 a ferrari entao voltou a adotar o deslocamento por cilindro para batizar o modelo 8 x 488= 3 904 sendo o unico modelo com motor downsized e nome baseado no deslocamento por cilindro ainda nao se sabe se sua sucessora continuara usando o mesmo esquema de nomes nossa aposta e que a 488 foi uma exceçao para homenagear a 308 gtb dos anos 1970 o motivo se o motor for ampliado para quatro litros em uma proxima geraçao o deslocamento por cilindro sera 500 cm³ nome de um v12 dos anos 1960 se a cilindrada subir para 4 1 litros o deslocamento sera 512 cm³ — que e o mesmo nome da segunda berlinetta boxer e das testarossa se subir para 4 4 litros o deslocamento por cilindro sera 550 cm³ o que devera acontecer e o que ja aconteceu com os modelos v12 a adoçao de nomes proprios como f12berlinetta gtc4lusso ou mesmo as antigas mondial e testarossa mas e as letras a ferrari quase sempre usou letras acompanhando os nomes numericos como forma de diferenciar as versoes ou detalhar caracteristicas especificas de cada um ela e uma das poucas marcas que respeitou a nomenclatura original dos gt utilizando gto para os modelos de homologaçao gts para os modelos conversiveis gtb para as berlinetas e gtc para os modelos de competiçao ou cupes nos anos 1950 e 1960 ela tambem usou os nomes lwb e swb para designar modelos de chassi longo e chassi curto long wheelbase e short wheelbase tambem eram comuns as siglas lm e mm para designar os modelos feitos para as 24 horas de le mans e para a mille miglia a ferrari tambem usou a letra m ao longo dos anos para designar modelos com evoluçoes sutis a letra significa modificatta modificada em portugues e foi usada em modelos como a 456m ou a 512m que eram facelifts com algumas modificaçoes mecanicas em relaçao aos antecessores porem nao chegavam a ser uma nova geraçao bonus track os presentes de aniversario como voce ja deve ter percebido nao citamos a f40 nem a f50 e porque o nome destes dois especiais remetem aos marcos comemorativos que cada um simboliza a f40 marca os 40 anos da ferrari e a f50 os 50 anos da marca a enzo ferrari ou ferrari enzo se preferir e frequentemente chamada de f60 pelo mesmo motivo e as atuais desde o lançamento da laferrari a ferrari começou a usar nomes mais criativos digamos abandonando estes sistemas minimamente logicos desde entao vieram a ff a gtc4lusso a portofino a f12berlinetta a f12 tdf a sf90 a f8 tributo a 812 superfast a roma e os modelos sp nao ha uma logica usada para os novos modelos mas estes nomes tem todos seus significados na ff por exemplo o nome significa ferrari four em alusao ao sistema de traçao nas quatro rodas e aos quatro lugares do carro sua sucessora chama se gtc4lusso em referencia a duas ferrari do passado a 330gtc que tambem tinha quatro lugares e a 250 lusso no caso da f12berlinetta e f12 tdf nao ha uma explicaçao oficial mas tudo indica que a origem seja de ferrari 12 cilindros tdf como sabemos e tour de france a corrida vencida pelo carro que inspirou a f12 tdf sf90 e facil scuderia ferrari 90 anos f8 tributo tambem deve ser uma referencia a ferrari 8 cilindros assim como a 812 superfast deve combinar a potencia de 800 cv aos 12 cilindros do motor enquanto superfast foi um nome usado por varios modelos da marca nos anos 1950 e 1960 os modelos sp tem esta sigla para special projects mas a ferrari roma e a ferrari portofino talvez estejam inaugurando uma nova sistematica inspirada em cidades italianas — ainda que a california tenha sido inspirada no modelo 250 california dos anos 1960 voltada para o estado americano de mesmo nome veremos como serao batizadas suas sucessoras
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.