a noticia que chega hoje e de que o ano de 2024 foi desastroso para o conglomerado stellantis; como se ja nao soubessemos o braço americano principalmente amargou uma queda vertiginosa de vendas e puxou todo mundo para baixo nao que a europa esteja bem; parece na verdade que apenas aqui no brasil a empresa vai bem a crise foi tao aguda que puxou os lucros de toda a stellantis para baixo e acabou demitindo o ceo carlos tavares os resultados publicados revelam que o lucro liquido da stellantis caiu 70% no ano passado para € 5 5 bilhoes r$ 33 5 bilhoes as receitas liquidas cairam 17% enquanto os fluxos de caixa livres industriais foram negativos em € 6 bilhoes r$ 36 5 bilhoes a falta de um ceo novo e a publicaçao desses resultados desencadeiam uma serie de analises sobre a situaçao da empresa nao ha duvida que algo precisa ser feito mas pouca gente concorda no que exatamente primeiro o problema americano a estrategia ali parece a menos inteligente e parece mesmo uma direçao europeia desconectada da realidade americana em açao a empresa resolveu primeiro descontinuar o antigo hemi v8 que estava na maioria dos carros vendidos nos eua ate ai tudo bem se fosse substituido por um outro v8 mais moderno; mas nao foi o caso de novo numa açao com cheiro gosto e consistencia de chocolate belga num pais de donuts de creme no lugar do v8 veio um sofisticado seis em linha de 3 litros turbo as caminhonetes pararam de vender; os jeep ficaram mais caros e tambem pararam dai houve a descontinuaçao do challenger charger e chrysler 300 sem deixar substituto ok ha o novo charger eletrico mas este alem de ter demorado um seculo para chegar nas lojas foi imediatamente rejeitado por todos dodge e chrysler entao praticamente ficaram sem carro para vender a dodge tem o hatch alto hornet tambem a prova de vendas; por sorte ainda tinha o durango que devia parar de ser vendido este ano mas teve sua vida estendida a chrysler hoje so tem a minivan para vender nao e a toa que ha uma crise na europa as coisas tambem nao andam bem fiat lancia alfa romeo maserati e ds estao muito aquem do que se espera como reverter essa situaçao todo mundo tem sua ideia a respeito e como nao podia deixar de ser nos tambem mas para expo la ha de se dizer algumas coisas antes principalmente que nao ha lugar para coraçoes fracos aqui marcas famosas devem morrer gente deve perder emprego e o que o exemplo das fusoes mais bem sucedidas de marcas diferentes nos ensina em 1987 a chrysler corporation comprou a american motors de olho na marca jeep de sucesso lee iacocca o lendario ceo da chrysler entao decretou que em seis meses a nova empresa amc + chrysler nao seria maior que a chrysler antes da fusao e foi o que aconteceu criando uma nova empresa de sucesso do nao tem lugar aqui a stellantis tem muita gente e muita empresa; isso tem que diminuir o que significa tambem que varios logotipos com longa historia tem que mudar acabar ou ser vendido sem do a seguir entao o que faria com cada uma das 14 marcas da stellantis para fazer dela uma empresa mais saudavel fique a vontade para dar suas ideias nos comentarios tambem o que voce faria se fosse o novo ceo da stellantis eu faria o seguinte europa esquecendo um pouco diferenças de paises a stellantis tem sete marcas que em boa parte de sua vida vendeu carros de alto volume no estilo europeu os gemeos opel/vauxhall ex gm; a peugeot e a citroen na frança; finalmente a fiat a alfa romeo e a lancia na italia alfa romeo e lancia sao marcas de luxo tentam ser mas na maioria de sua historia eram carros de alto volume mesmo que descontemos por um momento essas duas ultimas cinco e muito japoneses como a toyota e a honda e americanos como a ford ja mostraram que basta um logotipo mundo afora pode parecer so logotipo mas nao e cada logotipo e uma empresa com um ceo e toda a caterva abaixo; seu proprio budget de desenvolvimento e propaganda sua propria rede de concessionarias e assim por diante reduzir isso e interessante https //flatout com br/vauxhall bugatti porsche e bentley antes/ a primeira a morrer tem que ser a vauxhall e com ela a produçao de carros no reino unido a vauxhall e uma empresa com uma grande e interessante historia mas simplesmente nao ha motivo para ela continuar hoje em dia se houver custo envolvido em fechar plantas la elas podem produzir carros de outras marcas e a opel esta e mais arriscada de se cancelar por sua tradiçao e vendas na alemanha eu pediria um estudo detalhado de empresa independente sobre o fim do logotipo opel na alemanha gostaria de saber exatamente quanto se perderia meu palpite e que se virar peugeot vai perder vendas mas mantendo plantas na alemanha nem tanto outra marca que esta fazendo hora extra e que muito provavelmente fecharia [caption id= attachment_378901 align= aligncenter width= 999 ] opel astra[/caption] a citroen temo dizer tem que ir tambem junto com a aberraçao que e a submarca de luxo ds nao ha mais lugar no mundo para o tipo de empresa que foi a citroen ate 1975 quando foi comprada pela peugeot uma que fazia o carro mais barato da frança o 2 cv ao mesmo tempo que fazia o de maior luxo o ds fazer caros baratos normais nao e sua vocaçao e sua historia dos ultimos 20 anos mostra claramente que nao ha mais lugar para ela a citroen foi dona da maserati no passado antes da stellantis porem uma empresa que hoje tambem anda com problemas e vendas em baixa uma ideia seria unir a maserati a ds e a citroen numa so empresa que faria carros de luxo e esportivos como na epoca de 1968 e 1975 quando estavam juntas criar uma nova marca no lugar de 3 antigas citroen maserati https //flatout com br/o futuro visto de 1970 o citroen sm/ um seda e cupe com suspensao hidropneumatica e uma versao aspirada do v6 nettuno da maserati e traçao dianteira este citroen maserati teria motor central dianteiro como o sm dos anos 1970 mas seria ai um carro de luxo de verdade para competir com os mais caros mercedes e bmw um novo superesportivo de motor central baseado na arquitetura do mc20 deveria ser entao o novo citroen maserati bora tambem com suspensao hidropneumatica nao morreriam assim as duas marcas mas teriam volume reduzido alto preço e uma estrutura menor e enxuta morta como marca de volume eu apostaria na citroen maserati como uma forma de manter duas tradiçoes vivas de forma sustentavel anda que de volume de venda reduzido https //flatout com br/maserati bora quando a citroen fez um supercarro italiano/ nao ha como a maserati concorrer realmente com a ferrari; nao ha como diferenciar a citroen no mercado de alto volume assim com produtos diferentes sem concorrente talvez sobrevivam e a tentativa custaria menos que essas 3 empresas separadas entao vale o risco em dez anos se nao for um sucesso fecha se a empresa pequena e exclusiva e pronto mas estou disposto a apostar no seu sucesso [caption id= attachment_378896 align= aligncenter width= 999 ] o v6 nettuno da maserati[/caption] e muito dificil para um ceo de uma empresa onde os maiores acionistas sao a familia herdeira da fiat propor algo assim mas fora do brasil onde a marca ainda e um sucesso nao ha lugar para uma fiat tambem na europa mas e inevitavel politicamente manter se o centro da stellantis a fiat e a peugeot essas duas tem que fazer carros iguais baratos mas os fiat com vies esportivo e agil na direçao e os peugeot com estofamentos de veludo suspensoes confortaveis e transmissao longa como eram no passado quando carros eram diferentes entre si seriam vendidos numa nova rede de concessionarias fiat peugeot com metade do tamanho da anterior separada abarth claro deve ser so um logotipo de fiat e peugeot nao ha por que nao esportivos [caption id= attachment_378903 align= aligncenter width= 999 ] adeus lancia [/caption] e o que fazer com a alfa romeo e a lancia estas sao as escolhas mais dificeis o pragmatismo manda fechar ambas sumariamente mas um conglomerado como a stellantis pode tentar algumas coisas com alguns custos; de novo como o caso da citroen maserati [caption id= attachment_378902 align= aligncenter width= 999 ] alfa romeo vale a pena tentar de novo sim [/caption] eu fecharia a lancia e com o dinheiro liberado tentaria de novo com a alfa romeo mais uma ultima vez investiria em qualidade e um novo giulia de qual derivassem um gtv e um spider usando a plataforma do charger americano nada de eletrificaçao nada de suv se a bmw nao faz mais bmw tradicional por que a alfa nao pode preencher esta lacuna façam bem feito com cuidado e com gente que gosta da coisa e se em dez anos nao der a volta por cima ai fecha se tudo mas de novo vale uma ultima tentativa a alfa merece eua e nos eua ali a situaçao e pior mas o caminho parece mais claro e facil imediatamente se retoma a produçao do v8 e investimentos para melhoria dele talvez ate com versoes turbo agora no lugar dos antigos supercharger como ele nao chegou a parar de ser feito nao deve ser impossivel as caminhonetes precisam do v8 de volta urgente [caption id= attachment_378904 align= aligncenter width= 999 ] descontinuar isso sem substituto a altura [/caption] mas e necessario tambem voltar com um seda americano no idioma do charger anterior um caro que va de um v6 barato ate os v8 de alta potencia e possa ser vendido para policia e publico locadoras e entusiastas de muscle car esse carro nao e este charger atual; o desenho e o motor seis em linha sao muito pouco e necessario o desenvolvimento de um novo seda v8 mas a chrysler nao parece ter futuro como marca hoje em dia a minivan pode virar dodge e se economizar algum aqui o principal ja foi feito desde a saida de tavares a volta dos executivos americanos para a empresa eles devem comandar esta volta e as estrategias para os eua; sem muita intervençao europeia no final uma carnificina sobra a fiat peugeot na europa apenas uma alfa romeo renovada e uma exclusiva citroen maserati nos eua tudo igual mas corrigindo os erros cometidos nos ultimos anos aqui no brasil pouco mudaria a nao ser o fim da citroen e talvez a junçao dos concessionarios fiat uma empresa enxuta com a metade do numero de marcas e com toda gordura lipoaspirada nao seria muito popular com a multidao que seria demitida mas tenho certeza de que a sensaçao de desperdicio sumiria nao acha opa ja ia esquecendo qual a graça de ser o ceo de uma empresa tao complexa como a stellantis sem ter um projeto especial pessoal o meu seria o seguinte comprava a licensa do alpine a110 que sera descontinuado pela renault em 2026 e o produzia no brasil com algum motor que coubesse la da stellantis e colocaria o nome de interlagos a110 ta parei
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.