muito mais do que visual gostar de carros e uma experiencia sensorial que envolve tambem tato e audiçao esta ultima e especialmente verdade quando se trata de carros de corrida e mais ainda quando falamos da formula 1 e um dos f1 com ronco mais bonito de todos os tempos e a ferrari 412 t1 o carro que deu inicio a alçada da ferrari em direçao ao topo da categoria no inicio dos anos 2000 a temporada de 1994 sempre sera lembrada pela morte de ayrton senna no grande premio de san marino terceira corrida da temporada no dia 1 de maio contudo nao vamos falar de tristeza vamos falar de sensaçoes estimulos auditivos proporcionados por este ronco que foi ouvido pelo publico naquele pela primeira vez naquele ano em interlagos este video foi feito na nova zelandia no mes de janeiro durante o ferrari festival o evento contou com mais de 140 ferraris ao mesmo tempo no circuito de hampton downs motor park alem de tres carros de formula 1 da scuderia [youtube id= v6y6gbqoh6m width= 620 height= 350 ] o ronco que nos interessa vem de um motor v12 de 3 5 litros com quatro valvulas por cilindro — configuraçao que deu nome ao carro para os desavisados t1 nao significa que o carro e equipado com uma turbina e sim que a transmissao sequencial de seis marchas era montada na transversal o motor batizado de ferrari tipo 043 tinha 65° de inclinaçao entre os cilindros estes por sua vez tinham 88 mm de diametro por 47 mm de curso o que resultava em um deslocamento total de 3 499 65 cm³ — que lhe rendeu o apelido de ferrari 3500 — e na capacidade de girar 15 300 vezes por minuto para produzir 750 cv o projeto era uma evoluçao do tipo 041 usado no f93 a em 1993 — este porem tinha cinco valvulas por cilindro e taxa de compressao ligeiramente mais elevada de 13 3 1 diametro curso deslocamento tudo era identico e o rendimento dos dois motores era praticamente o mesmo dificilmente saberemos as razoes tecnicas para as modificaçoes — estas informaçoes de desenvolvimento raramente sao divulgadas — mas certamente elas tem sua parcela de culpa pelo ronco iconico do 412 t1 [youtube id= 5sozitxdqyw width= 620 height= 350 ] o tipo 043 e definitivamente um dos melhores motores v12 ja projetados os 750 cv declarados ate mesmo no site oficial da ferrari sao impressionantes mas nao tanto quanto os quase 850 cv despejados nas rodas traseiras em acerto de classificaçao no fim da temporada de 1994 naquele ano o projetista john barnard retornava a scuderia depois de uma ausencia de tres anos o engenheiro havia sido responsavel por introduzir o cambio semiautomatico com borboletas atras do volante para trocas de marcha contudo apesar retirar alguns segundos dos tempos de volta este tipo de transmissao ainda nao era confiavel o suficiente e considerado culpado pelas constantes quebras nos carros de jean alesi e gerhard berger foi dispensado pela equipe nos tres anos que se seguiram a ferrari nao venceu nenhum grande premio o que levou a medida desesperada de recontratar barnard apesar da demora no desenvolvimento do novo monoposto — problema ja enfrentado pela ferrari outras vezes com barnard — o carro seria o responsavel por fazer a ferrari voltar a vencer corridas ainda que timidamente aquela temporada se tornou extremamente disputada a partir do grande premio da espanha quando damon hill da williams interrompeu uma sequencia de quatro vitorias do alemao michael schumacher que competia pela benetton no fim schumi venceu oito das 16 corridas e hill levou seis as outras duas ficaram com a ferrari e com a williams— gerhard berger venceu em hockenheim na alemanha e mansell que retornava a f1 naquele ano depois de um breve periodo na indy ficou com a vitoria em adelaide na australia a scuderia ficou com o terceiro lugar no campeonato de construtores mas nao foram as primeiras vitorias da ferrari em anos que tornaram o 412 t1 uma lenda do automobilismo o outro fator determinante foi justamente o tema deste post seu ronco quem ja ouviu o 412 t1 berrando ao vivo — nosso editor chefe juliano barata e uma destas pessoas — pode contar e uma experiencia sensorial intensa o carro tem um dos roncos mais ricos ja ouvidos em um autodromo na verdade parecem dois motores um que gira alto afinal sao mais de 15 000 rpm com um grito agudo que perfurava os timpanos e podia ser ouvido ao longe e outro com um ronco grave e brutal que te dava um soco no peito quando o carro passava por voce o mais impressionante era que estes dois motores funcionavam ao mesmo tempo proporcionando um som extremamente complexo e diferente de todos os outros carros na epoca ou agora como se nao bastasse as reduçoes forçadas e aliviadas no acelerador faziam o freio motor entrar em açao provocavam deliciosos estralos do motor em sobrecarga o combustivel respingava pelos tubos de escape que cuspiam fogo e enquanto tudo isso acontecia o ruido da induçao servia como plano de fundo a coisa toda formava um espetaculo que levava centenas de fas a fazer de tudo para se aproximar um pouco mais do asfalto este video gravado em fiorano na epoca ilustra bem o que estamos falando [youtube id= jagszhkt1vc width= 620 height= 350 ] os fas da ferrari jamais abandonaram a scuderia mesmo nos tempos dificieis que foram a transiçao dos anos 80 para os anos 90 contudo foi depois de 1994 e do 412 t1 que a equipe se recuperou ate que em 2000 deu inicio a sequencia de titulos que durou cinco anos ouça mais uma vez o berro doentio deste motor mesmo para quem nao gosta de formula 1 e impossivel nao ficar impressionado mais do que vencer corridas sao estas sensaçoes que fazem um grande carro entrar para a historia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.