“Gosto não se discute, se lamenta”, é o que costumam dizer. Contudo, entre os entusiastas isto não tem muito valor — em um mundo ideal, fãs de todas as vertentes automotivas sabem que compartilham uma paixão em comum: carros. É com este espírito, portanto, que você deve assistir a estes quatro minutos e meio de pura pornografia sonora gearhead.
O vídeo foi feito pela Nitto Tire e, pelo título, sugere o início de alguma coisa. O que é, exatamente, não sabemos — e, no momento, pouco importa: o que temos aqui é uma pequena obra de arte, composta por 33 carros e suas vozes mecânicas. Vamos logo ao que interessa:
Matador, não é?
O vídeo não segue uma ordem cronológica (ou lógica, diga-se), mas isto é o mais legal — assim, podemos ouvir, em sequência, o V8 estralado do Sallen S7, depois o boxer (com ronco absurdamente parecido com o do Fusca) do Porsche 356, e depois o berro da Ferrari 458 Speciale, por exemplo. Segue a lista completa dos carros, em ordem de aparição:
- Ford GT 2005
- Lamborghini Aventador LP700-4 2014
- Austin Healey 3000 Mark III 1964
- McLaren MP4-12C “Vorsteiner” 2013
- Jaguar E-Type 1969
- Mercedes Benz McLaren SLR 2009
- Ferrari 250GT Berlinetta Lusso 1963
- Saleen S7 Twin Turbo 2006
- Ferrari 458 Speciale 2014
- Porsche 356 1964
- Ferrari 360 Modena 2002
- Mercedes Benz 190 SL 1957
- Radical RXC 2013
- Bentley Continental GT Speed 2013
- Ford GT40 Mark III 1967
- Koenigsegg CCX 2009
- De Tomaso Pantera 1971
- Audi R8 V10 2013
- Jaguar XKSS 1957
- Chevrolet Camaro 1968
- Ferrari 599 GTB Fiorano 2007
- 1965 Ford Mustang 1965
- Carerra GT 2005
- Lamborghini Murcielago 2004
- Iso Grifo Iso Rivolta 1974
- Jaguar F-Type S Roadster 2014
- Porsche 901 1964
- Chevrolet Corvette 1967
- Lamborghini Aventador-V LP-740 “Vorsteiner”2014
- Mercedes Benz SLS AMG GT 2013
- Aston Martin DBS Carbon Black Edition 2010
- Ferrari F40 1990
- McLaren P1 2014
Os carros foram cedidos por colecionadores particulares, museus (como o Petersen) e concessionárias. Para nós, é um vídeo quase perfeito, que reúne carros de todas as épocas e estilos, e mostra que o ronco de um carro é tão importante para sua personalidade quanto seu visual.
Um dos nossos favoritos foi o ronco do seis-em-linha do Jaguar XKSS, uma versão de rua do Jaguar D-Type de corrida, produzida em 1957. Seu motor de 3,4 litros com comando duplo no cabeçote entregava 250 cv, e o ronco consegue ser suave ao mesmo tempo em que tem muita presença.
E o seu ronco favorito, qual foi?
[ Foto: Driving Line ]