eu nao tinha nem dez anos quando assisti a encurralado pela primeira vez meu pai tinha uma pequena videoteca na estante da sala e quando a tv nao tinha nada interessante eu sempre procurava algum filme para passar o tempo encurralado era um deles sorte a minha o filme e um classico foi a estreia de steven spielberg como diretor; ele tinha so 25 anos e fez logo de cara um dos melhores filmes da historia — e nem foi para o cinema mas para o horario nobre da abc e a historia de david mann um representante comercial interpretado por dennis weaver que sai pela manha para uma viagem de trabalho mas acaba cruzando o caminho de um misterioso caminhoneiro psicopata o caminhoneiro que nunca mostra o rosto passa a aterroriza lo e a persegui lo ao longo de pouco menos de uma hora e meia de filme em uma verdadeira corrida contra a morte https //www youtube com/watch v=sutdtihbq2g por mais que a premissa pareça simploria nestes tempos de road rage cotidiana o filme consegue ser tao bom por ser realista na captura de imagens e nas sensaçoes do publico que sente a mesma tensao de alguem perseguido por um caminhao spielberg conseguiu este controle total do publico usando uma locaçao real em vez de estudio uma ediçao cadenciada e sem truques trilha sonora sob medida e acima de tudo dois personagens perfeitamente elencados um homem comum em um carro comum e um caminhao sujo com caracteristicas humanizadas — que no fim das contas e a grande estrela do filme o carro de david mann e um plymouth valiant deluxe 1970 um primo americano do nosso dart sedan o modelo nao foi escolhido por nenhum motivo especial embora a wikipedia diga o contrario sem embasamento factual a unica exigencia de spielberg e que ele fosse vermelho — como o filme seria gravado no deserto cheio de tons de marrom bege e areia o carro precisava se destacar da paisagem de alguma forma nas tomadas panoramicas em um documentario sobre o filme gravado em 2004 spielberg disse que nao importa qual o carro desde que seja vermelho foram usados tres exemplares do valiant dois com o motor v8 318 5 2 o mesmo do dart e um com o motor slant 6 e possivel que a produçao o tenha escolhido por um acordo com a chrysler ou simplesmente porque ele era um carro comum que combinava com um homem comum como david mann ja o caminhao foi uma historia completamente diferente — e que ilustra precisamente a qualidade tecnica automobilistica do filme como um ator de verdade o caminhao foi escolhido em um casting spielberg e o diretor de arte foram avisados que os candidatos estavam estacionados em um patio proximo da produtora subiram em um carrinho eletrico e foram ate la havia sete caminhoes alinhados mas spielberg nem precisou pensar muito para escolher o peterbilt ele era o unico com motor dianteiro e cabine tipo bicuda os demais eram todos do tipo coe cab over engine ou cara chata como chamamos no brasil o modelo e um 351 1960 embora muitas fontes citem como um 281 1955 — diferença e que o 281 tem eixo simples enquanto o 351 tem o eixo traseiro duplo [caption id= attachment_223979 align= aligncenter width= 900 ] assim e um peterbilt 351 da epoca[/caption] spielberg mais tarde contou que optou pelo peterbilt porque ele era velho e tinha uma cara as janelas eram os olhos e ele tinha um focinho imenso e pronunciado a grade e o para choques sao a boca olhei para ele e disse o papel e seu o caminhao foi literalmente transformado em vilao personificado como um serial killer sobre rodas e por isso que ele nao tinha cor definida e um misero elemento reluzente — nem mesmo seus vidros brilham a ideia de spielberg era que ele parecesse um assassino veterano feio e sujo entao o caminhao era maquiado diariamente como um ator humano interpretando o vilao todos os dias ele recebia uma camada de graxa sobre os vidros insetos falsos na grade no para brisa e nos farois e toda a sua carroceria era besuntada de oleo que eventualmente escorria em algumas frestas o figurino mecanico era completado com as placas de diferentes estados presas ao para choques dianteiro — que tambem era modificado feito com dois pedaços de trilho de trem elas eram como amuletos retirados das vitimas que o caminhao assassino perseguiu e destruiu ao longo de sua carreira maligna se o diabo esta nos detalhes este caminhao era o proprio inferno para tornar tudo ainda mais sinistro o motorista do caminhao jamais aparece nas cenas mas sabemos quem ele e porque seu nome aparece nos creditos carey loftin o maior duble da historia de hollywood foi ele o responsavel pelas manobras em herbie em monte carlo bullitt corrida contra o destino operaçao frança os diamantes sao eternos e paixoes violentas foi uma sacada de mestre do jovem spielberg sem mostrar a cara ele nao precisava de um ator e um duble revezando na cabine do caminhao e perdendo tempo nas trocas e tempo era algo que spielberg nao tinha eram apenas 10 dias para gravar 73 minutos caso voce nao tenha muita noçao do que isso significa e pouco tempo ainda hoje imagine entao em 1971 com gravaçao em pelicula e praticamente nenhuma possibilidade de tentativa e erro aos 25 anos de idade em seu primeiro grande filme por isso o produtor do filme sugeriu que ele enviasse uma equipe para capturar as cenas de movimento na estrada e fizesse a montagem em estudio com as cenas projetadas nas paredes e iluminaçao artificial tentando criar um ambiente realista apesar de jovem spielberg bateu o pe e exigiu que o filme fosse gravado no deserto nao quero o cara sentado em um carro no estudio com a projeçao ao fundo e uns efeitos mal feitos sempre fora de sincronia o carro se mexe de um jeito e a projeçao de outro jeito nunca funciona disse no documentario de 2004 depois de negociar com o produtor ele acabou conseguindo e a equipe foi para o deserto de mojave foi o que tornou o filme tao realista o deserto e o equipamento usado o camera car foi o mesmo desenvolvido e usado em bullitt o caminhao e o plymouth tinham uma serie de cameras instaladas na carroceria e spielberg ainda conseguiu um arranjo de cinco cameras por milha uma camera a cada 320 metros aproximadamente com cada cena capturada por tantas cameras ele conseguiu criar a atmosfera de tensao que consagrou o filme ele tinha praticamente qualquer imagem que precisasse para transferir ao espectador a agonia de mann ao ser perseguido por um psicopata em um caminhao macabro os detalhes do caminhao se aproximando tomadas do retrovisor perspectivas ineditas em um filme de perseguiçao a tensao de mann ao volante resultaram em uma das montagens mais realistas ja vistas no cinema alias o filme se tornou uma referencia para gravar cenas de perseguiçao como o caminhao era lento para criar o efeito de velocidade spielberg posicionou as cameras perpendicularmente ao caminhao sempre contra um paredao de pedras ou muito proximas do solo alem de lentes de grande distancia focal o que aproxima o fundo do objeto principal como a percepçao de velocidade aumenta de acordo com a proximidade da referencia estatica parede e solo nesse caso o caminhao parecia estar muito mais rapido do que realmente estava e o mesmo efeito sentido no kart por estar perto do chao a impressao de velocidade e muito maior https //www youtube com/watch v=gkpzuvl_3ds alem disso o proprio interprete de mann dennis weaver fez muitas cenas sem dubles ficando genuinamente sujo suado e ofegante e uma interpretaçao tao realista que ele parece mesmo um motorista comum segurando o volante de forma bem amadora com as maos juntas no topo do aro um fato curioso e que o filme nao usou storyboards — que sao ilustraçoes de referencia para a construçao da cena em video em vez disso spielberg montou um mapa da estrada nas paredes do quarto do hotel onde estavam hospedados e traçou o filme inteiro neste mapa panoramico apontando em que ponto da rodovia seria gravada cada cena do filme a humanizaçao do caminhao o acompanha ate o fim na cena em que o caminhao morre ao cair do penhasco primeiro ela teve que ser gravada em um unico take pois aquele era o ultimo caminhao em bom estado foram usados dois exemplares ou seja tinha que dar certo na primeira vez porque nao teria uma segunda vez para garantir a cena spielberg desceu ate a parte baixa do penhasco e escolheu exatamente onde posicionar as sete cameras usadas ironicamente um dos operadores de camera fez uma tomada genial seguindo a queda do caminhao com um plano perfeito tao perfeito que spielberg descartou as demais e usou apenas aquela tomada https //www youtube com/watch v=mesa7ppinwu a trilha sonora nesta cena recebeu um urro gutural animal usado originalmente para sonorizar um dinossauro no filme a terra desconhecida the land unknown 1957 que faz o caminhao parecer um monstro finalmente abatido com o caminhao e o carro destruido no fundo do penhasco mann esta livre do terror movido a diesel e o espectador finalmente pode voltar a respirar normalmente no fim spielberg conseguiu concluir a gravaçao em 13 dias e despontou para o sucesso o filme quebrou o recorde de audiencia dos filmes da abc e ate hoje e considerado pela critica o melhor filme ja feito exclusivamente para a tv um segmento comum nos eua eu o considero o melhor filme ja feito com carros https //www youtube com/watch v=hmgcg6sas6u o sucesso levou o filme a ser distribuido na europa asia e oceania mas como tinha apenas 74 minutos por exigencia da abc que reservava 90 minutos para os filmes sendo 16 de comerciais em quatro inserçoes de quatro minutos e os cinemas exigiam um minimo de 90 minutos de filme spielberg incluiu em 1972 a cena em que o caminhao tenta empurrar o plymouth contra um trem e o video acima esta se tornou a ediçao final do filme distribuida ate hoje https //www youtube com/watch v=8q5 btnoeow
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.