se voce esta lendo o flatout e bem provavel que ja tenha se lamentado alguma vez pelo futuro sombrio dos esportivos a moda antiga reclamado da profusao de carros eletricos e hibridos e comparado carros novos a eletrodomesticos de vez em quando a gente tambem gosta de reclamar dos novos tempos mas sabemos que a transformaçao e inevitavel mas tambem sabemos que ela nao esta tao proxima assim por exemplo so agora o tesla model s o carro eletrico mais vendido do planeta e um dos automoveis mais rapidos em aceleraçao vai ser transformado em um carro de corrida e isto e um passo importantissimo para seu futuro o electric gt championship foi anunciado em setembro do ano passado como o primeiro campeonato gt 100% livre de emissoes uma citaçao questionavel como quase todo marketing de carros eletricos que nunca considera o impacto ambiental envolvido indiretamente como produçao e descarte de baterias de pneus e transporte dos carros de corridas e toda a logistica do campeonato por outro lado isto e a nosso ver o argumento usado para convencer as massas leia os nao entusiastas de que se trata de uma categoria bacana e valida nos conseguimos enxergar outros motivos o tesla model s ja esta entre nos desde 2012 estando prestes a completar cinco anos de existencia e nesse tempo ele ja mostrou que e uma maquina impressionante primeiro com um motor eletrico potencia equivalente a 420 cv na traseira e a capacidade de acelerar ate os 100 km/h em menos de 5 segundos depois em 2014 vieram as versoes de traçao integral com um motor eletrico em cada eixo sem ligaçao mecanica entre ambos na versao que ate pouco tempo atras era a mais forte a p85d sao 700 cv somando os dois motores e no modo ludicrous capacidade de chegar aos 100 km/h em 3 segundos cravados [youtube id= yscpmlszm0k width= 620 height= 350 ] com a reestilizaçao promovida recentemente o model s agora e oferecido na versao p100d com dois motores e uma potencia combinada de nada menos que 772 cv 568 kw nas quatro rodas alem de 94 9 mkgf de torque disponiveis ao primeiro toque no acelerador com isto o seda agora e um dos carros mais rapidos do mundo em aceleraçao insanos 2 5 segundos para chegar aos 100 km/h e desempenho comparavel a hipercarros como a ferrari laferrari fica mais impressionante ainda quando voce lembra que estamos falando de um seda de luxo que por causa de suas baterias pesa 2 3 toneladas e e exatamente por isto que ser transformado em um carro de corrida pode mudar radicalmente a trajetoria do model s enquanto esportivo e voce ja vai entender o motivo a electric gt revelou o tesla model s p100d egt oficialmente ha poucos dias e diz que nao mediu esforços para torna lo um carro mais desenvolto na pista o aumento de potencia para 795 cv; e de torque para 101 mkgf abaixou o tempo de zero a 100 km/h para apenas 2 3 segundos e e so o começo fora a pintura de corrida o prototipo recebeu novos aparatos aerodinamicos na dianteira e uma asa traseira suspensao um arranjo totalmente independente com braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira alem de bitolas mais largas e freios tambem foram modificados para melhorar seu comportamento em pista mas talvez a modificaçao mais importante tenha sido a dieta para reduzir peso que consistiu na remoçao quase completa do acabamento interno dos itens do carro de rua sobraram basicamente as duas telas sensiveis a toque que funcionam como painel de instrumentos e console central a electric gt nao da muitos detalhes mas diz que conseguiu deixar o carro 500 kg mais leve em sua versao de competiçao ou seja agora ele deve pesar cerca de 1 800 kg e nao 2 300 kg e uma reduçao significativa afinal e meia tonelada a menos mas ainda e pesado demais para um carro de corridas o carro foi apresentado durante o autosport international show em birmingham no reino unido pelo piloto olivier lombard vencedor das 24 horas de le mans de 2011 na categoria lmp2 lombard que testou o tesla model s p100d de corrida em pista disse que o carro e muito divertido e o chamou de o futuro das corridas de turismo a gente nao iria com tanta sede ao pote mas e fato que e uma ideia importante para a tesla ao transformar o model s em um carro de competiçao a companhia de elon musk podera aproveitar a experiencia para melhorar o carro de rua em termos de comportamento dinamico e autonomia e finalmente entregar um pacote mais entusiasta em seu carro eletrico dizemos isto porque embora seja realmente impressionante o que o model s pode fazer em linha reta ser tao rapido quanto a santissima trindade dos hipercarros ou mesmo comparavel a caras como o nissan gt r ou o bugatti veyron e sem duvida algo notavel no entanto em termos de intensidade dinamica ha um imenso vale o model s e um carro bastante limitado dinamicamente o sub esterço e pronunciado demais o alto peso compromete sua agilidade nas curvas e sua aceleraçao lateral nem de longe se compara a sua aceleraçao longitudinal com a experiencia adquirida nas pistas a tesla podera aprender novas formas de reduzir o peso do carro seu grande calcanhar de aquiles melhorar a comunicatividade entre o carro e o motorista e tambem aperfeiçoar a autonomia do carro e seu funcionamento em ritmo mais alucinado [youtube id= dphw4km60m4 width= 620 height= 350 ] peguemos como exemplo algumas voltas do model s em nurburgring nordschleife em 2014 o piloto rob holland levou um model s para uma volta bridge to gantry no inferno verde o percurso mais curto que nao inclui a reta principal quando ela e usada para entrada e saida de carros que vao fazer suas voltas pagas e conseguiu cumpri la em cerca de dez minutos — tempo consideravelmente alto em determinado momento o carro entrou em modo de força reduzida por presumivelmente calor em excesso gerado pelas baterias depois daquilo outros foram ate nurburgring com um model s abaixo voce pode conferir uma silenciosa volta em 8m50s tambem bridge to gantry e da para notar que o carro lida melhor com o esforço necessario para contornar o green hell mas ao mesmo tempo continua bastante subesterçante e fica ainda mais evidente a disparidade entre a capacidade de acelerar e a capacidade de fazer curvas [youtube id= dphw4km60m4 width= 620 height= 350 ] para nos o maior empecilho para se admitir o eletrico da tesla como um carro entusiasta nao e o fato de ele nao ter um motor a combustao e muito menos um ronco bacana e sim seu comportamento dinamico limitado e isto na verdade que o coloca muito abaixo de rivais como o porsche panamera ou o bmw m5 por exemplo em performance geral e esperar para ver
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