A Volvo é, provavelmente, a fabricante de automóveis mais tradicional da Suécia, e seus carros estão entre os mais seguros já fabricados no mundo. Contudo, há outra faceta da Volvo que muito atrai os entusiastas: o desempenho de suas peruas turbinadas, que atingiram seu ápice em 1994, com o lançamento da Volvo 850 T5-R.
A verdade é que desde a década de 1980 a Volvo tentava vender a imagem esportiva de suas peruas com motor turbo — quadradonas e sisudas, mas com fôlego extra garantido pelo motor 2.0 com turbo e intercooler, capaz de render 160 cv e levar o carro a mais de 200 km/h. Apostando no bom humor, o carro era anunciado como uma alternativa a superesportivos como o Lamborghini Countach, a Ferrari Testarossa, o Porsche 944 e o Lotus Esprit.
É óbvio que o Volvo 740 Turbo não corria tanto assim, mas a propaganda era tão bem sacada que acabava convencendo (bom, convenceu a gente!). Mas foi só na década seguinte as peruas suecas (sem trocadilho, sinto muito) que ficaram conh