por mais que replicas jamais sejam a mesma coisa que o real deal e impossivel nao admirar o trabalho de quem dedica seu tempo a recriar um classico — seja por pura paixao ao modelo recriado seja para dar a outras pessoas a oportunidade de ter um carro cujos exemplares originais sao raros ou caros demais como aquele cara que fez uma ferrari 250 gto sozinho lembra e claro que nem toda replica sai bem feita mas as vezes o pessoal se supera e o caso da rocky auto oficina japonesa que e especializada em classicos da nissan mas em seu mais novo projeto decidiu inspirar se em uma de suas maiores rivais a toyota foi assim que nasceu o rocky auto r3000gt a rocky auto foi fundada em 1985 por yoshiya watanabe e começou como uma revenda de carros usados que tambem consertava e restaurava automoveis mas nao demorou para que os serviços de restauraçao se tornassem a principal atividade da companhia no inicio da decada de 1990 watanabe participou de alguns encontros de classicos por todo o japao e sua fama começou a se espalhar leia esta historia toda aqui a oficina e mais famosa por seus restomods usando como base modelos antigos da nissan que tal um skyline gt r hakosuka da decada de 1960 com motor rb26 biturbo e e a primeira vez que fazem uma replica do zero por sorte eles tem muita experiencia em fabricaçao sob medida com fibra de vidro — algo necessario visto que estamos falando da recriaçao de um dos mais belos carros ja feitos pelos japoneses caso voce nao lembre o 2000gt e considerado o primeiro supercarro da historia do japao mesmo que ele nao tenha um v8 v10 ou v12 girador atras dos bancos o seis em linha alimentado por tres carburadores solex tinha comando duplo no cabeçote deslocava dois litros dai o nome do carro de 2000 cm3³ para entregar 150 cv nao parece muito mas era o bastante para arranhar os 220 km/h — definitivamente uma boa marca para um carro que no ano que vem completa 50 anos de lançamento alem disso ha outras duas coisas que tornam o 2000gt um carro absurdamente desejavel ele e simplesmente estonteante com inspiraçao nos grand tourers europeus porem com personalidade propria; e o fato de so terem feito cerca de 350 exemplares dele entre 1967 e 1970 quando um exemplar e colocado a venda raramente o preço fica abaixo de us$ 1 milhao da para entender por que os caras da rocky auto o escolheram para fazer replicas nao e mesmo quase tudo o que se encontra a respeito do projeto esta escrito em japones e a gente ainda nao esta fluente no idioma niponico porem conseguimos entender que os caras da rocky auto ja estao trabalhando no projeto ha anos e o concluiram bem a tempo para o cinquentenario do 2000gt [gallery columns= 4 link= file ids= 102630 102629 102633 102640 ] as replicas sao feitas sobre um chassi tubular usando uma carroceria de fibra de vidro em peça unica — um trabalho admiravel diga se primeiro porque a gente fica se perguntando onde diabos os caras descolaram um carro original para servir como molde segundo pela fidelidade das formas a nao ser que voce seja um verdadeiro especialista no 2000gt fica dificil ver a diferença entre um exemplar autentico e uma replica concluida todos os detalhes estao ali os farois auxiliares com lente de acrilico os farois escamoteaveis para choques minimalistas tudo e extremamente convincente olhe as fotos e diga se estamos exagerando [gallery columns= 4 link= file ids= 102638 102634 102631 102632 ] por dentro as coisas nao sao tao diferentes o console central e os revestimentos de porta tem acabamento mais simples isso da para ver mas o painel de instrumentos tem visual identico — ainda que conte com saidas de ar condicionado e um sistema de som moderno se ficamos com vontade de guiar um desses pode apostar ainda mais sabendo que os caras escolheram muito bem o motor para dar mais potencia e ficar conceitualmente correto a rocy auto colocou na replica o motor 2jz ge do toyota supra — versao naturalmente aspirada capaz de entregar ate 230 cv e 30 4 mkgf de torque — acoplada a uma caixa automatica de quatro marchas mais old school impossivel no entanto para quem quiser mais potencia os caras oferecem um upgrade opcional com turbo e cambio manual de cinco marchas [youtube id= pku_6hzbwwu width= 620 height= 350 ] sim por que o plano e vender os carros prontos alias ainda havera a versao rhv rocky hybrid vehicle que em vez do motor seis em linha do supra tera o conjunto hibrido do toyota prius se for a geraçao passada a mais comum de todas estamos falando de um quatro cilindros de 1 8 litro e 98 cv mais um motor eletrico que eleva a potencia total para 134 cv sendo bem honestos tambem e uma ideia interessante — especialmente para quem quer um carro classico so para curtir aos fins de semana sem exageros ou gastos exagerados com combustivel ambas as versoes usam suspensao independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos e amortecedores ajustaveis do tipo coilover as rodas com visual de epoca escondem freios a disco e como um restomod levado ao extremo mas na verdade e uma replica feita do zero a rocky auto ainda nao divulgou o preço das replicas mas considerando os sete digitos do preço de um 2000gt original o r3000gt certamente vai ser um belo negocio independentemente do quanto custe a gente ja esta doido para acelerar um
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.