ronnie peterson o superswede ou super sueco e reconhecido pelas suas famosas derrapagens controladas e e visto como um dos maiores pilotos a nunca ganhar um titulo do campeonato de formula 1 ao lado de gilles villeneuve e stirling moss infelizmente ele faleceu num tragico acidente no gp de monza de 1978 aos 34 anos e num bom momento de sua carreira como legado sua morte trouxe uma serie de mudanças importantes nos procedimentos de segurança do circuito italiano especialmente de largada e demais pistas da f1 peterson nasceu em orebro na suecia em 1944 iniciou sua carreira no kart logo conquistando titulos nacionais e reconhecimento com seus feitos apos boas temporadas na formula 3 europeia iniciou sua carreira na f1 em 1970 na equipe march chefiada por max mosley logo em sua estreia conquistou o setimo lugar no grande premio de monaco mas a falta de competitividade de seu carro o impediu de conquistar mais pontos naquele ano com mais investimento da equipe no ano seguinte pode mostrar todo seu potencial e chegou ao vice campeonato com 5 segundos lugares atras apenas de jackie stewart jackie stewart ronnie e emmo em 1973 apos um ano ruim em 1972 mas com resultados expressivos em provas de endurance mudou se para a lotus para dividir espaço com emerson fittipaldi campeao do ano anterior conquistou quatro vitorias na temporada de 1973 terminando em 3º lugar atras de stewart e emmo infelizmente a sorte nao foi a mesma nos anos seguintes motivando uma volta a march em 76 e apos mais um ano frustrado em 1977 com o p34 carro de 6 rodas da tyrrell o sueco finalmente teria em maos um carro competitivo graças a sua volta para a lotus com o modelo 79 de colin chapman ao lado de mario andretti foto abaixo a altura do gp de monza de 1978 14ª etapa de 16 peterson vinha em segundo lugar no campeonato 51 pontos atras de seu companheiro e com uma larga vantagem em relaçao aos demais pilotos a ultima corrida durante aquele final de semana porem nada parecia correr de acordo com as vontades de ronnie no primeiro dia de treinos sofreu com os pneus e com problemas no motor conseguiu apenas o quinto lugar no dia da classificaçao atras de andretti villeneuve jabouille e lauda na manha da corrida graças a uma falha nos freios seu carro colidiu com uma cerca foto acima impedindo seus reparos e machucando suas pernas teve entao de escolher ou utilizava o ultrapassado lotus 78 ou tentava se encaixar no carro reserva de andretti com bem menos espaço no cockpit num ambiente tao competitivo como a f1 e facil descobrir qual foi a sua decisao segundo o dr sid watkins para aquele gp as equipes selecionadas para o socorro pareciam preparadas ao menos numericamente seis medicos e mais um cirurgiao estavam disponiveis junto a sete ambulancias e tres carros de assistencia rapida espalhados pela pista um helicoptero estava de prontidao no centro medico da pista e o centro de trauma de niguardia se situava a apenas 10 minutos de distancia tudo isto foi posto a prova naquela manha apos a volta de apresentaçao mario andretti e gilles villeneuve colocaram se a frente na primeira fila os demais pilotos vinham num ritmo lento para juntar se a eles no grid de largada mas nao se sabe o real motivo do que aconteceu em seguida naquela que seria a estreia do sistema de semaforo para o inicio das provas na f1 antes disso as largadas eram dadas por uma bandeirada o diretor de prova gianni restelli teria se mantido atento so aos carros da primeira fila talvez induzido pelos movimentos discretos dos dois restelli nao aguardou o posicionamento de todos os pilotos em suas marcas e deu inicio a prova antes mesmo que metade dos carros parasse por completo resultando em uma largada lançada para todos que vinham atras isso para quem viu o semaforo e nao estava procurando sua marca no grid pintada no asfalto o que se viu em seguida foi uma sequencia de fortes colisoes envolvendo nove carros riccardo patrese em sua segunda temporada na f1 beneficiou se da largada lançada e tentava ultrapassar james hunt no limite direito da pista mas por conta do espaço reduzido na chegada a primeira chicane acabou por atingir o carro do britanico que em seguida colidiu com o de peterson apos perder o controle ronnie sofreu um impacto contra um muro de metal a cerca de 180 km/h apenas para voltar a pista e ser novamente atingido pela surtees de vittorio brambilla a batida destruiu ambas as pernas de peterson que semiconsciente pode apenas assistir enquanto 200 litros de combustivel se transformavam em chamas ao seu redor james hunt foi o primeiro a correr para o carro incandescente seguido de regazzoni e depailler enquanto a multidao observava atonita parecendo recordar o pesadelo de niki lauda em nurburgring ocorrido dois anos antes [youtube id= 1wk7usuwpke width= 620 height= 465 ] reparem o momento do toque de patrese em hunt e a retirada de ronnie do carro em chamas diversos espectadores neste momento corriam em direçao a pista tentando se aproximar do desastre a reaçao dos oficiais italianos foi tentar impedir a cassetetes e coronhadas a aproximaçao de civis fatalmente bloqueando o acesso do dr sid watkins ao sitio e atrapalhando a chegada das ambulancias com a primeira a atender os feridos apos mais de 15 minutos do acidente surpreendentemente peterson estava bem hunt se encarregou de retira lo do cockpit com rapidez e tentava no momento impedir que o companheiro visse suas pernas destruidas mas graças a um bom preparo fisico seus sinais vitais por exemplo frequencia cardiaca respiratoria e pressao arterial discutidos no texto passado sobre sangramento estavam dentro da normalidade ou levemente alterados quem necessitou de mais cuidados com a chegada dos medicos foi brambilla que havia desmaiado e estava visivelmente desnorteado por conta de uma pancada que sofreu na cabeça ambos foram levados ao centro medico de monza e apos uma estabilizaçao inicial junto ao dr watkins seguiram para o ospedale maggiore em niguardia peterson permaneceu consciente durante todo o processo mantendo o bom humor e consentindo com uma cirurgia para a correçao de no minimo 13 fraturas que foram encontradas em suas pernas e pes finalizada com extremo sucesso apos cerca de duas horas e meia o momento critico havia passado peterson estava estavel todos os jornais preparavam suas ediçoes para o dia seguinte descrevendo o acidente e como o piloto tinha uma recuperaçao promissora pela frente as 4 da manha contudo staffan svenby manager de ronnie recebeu uma ligaçao do hospital nela a equipe informava que o paciente tinha problemas para respirar tendo sido sedado e intubado para garantir a sua oxigenaçao svenby acordou o professor watkins e os dois foram juntos as pressas para o hospital a informaçao nesse momento era que uma radiografia de torax mostrava que ambos os pulmoes sofriam por conta de multiplas embolias provavelmente por fragmentos das medulas dos ossos das pernas que tomaram sua corrente sanguinea expostas pelas fraturas sabendo da gravidade do quadro o dr watkins logo complementou o exame vendo o fundo do olho de peterson constatando que a embolia tinha atingido tambem seu sistema nervoso central as esperanças eram minimas as 9 horas e 11 minutos da manha apos exames mais detalhados ronnie peterson foi declarado morto o mecanismo nos casos de embolia gordurosa a sequencia de eventos que leva a disfunçao dos orgaos acometidos nao pode ainda ser completamente elucidada hoje existem duas teorias que tentam explicar o ocorrido uma delas a de embolia mecanica quando globulos de gordura soltos da medula amarela de ossos fraturados ou do tecido adiposo seriam captados por vasos sanguineos rompidos e a mais atual sugerindo que os embolos de gordura tambem poderiam se formar no proprio sangue em situaçoes de estresse sem excluir a anterior estes componentes migrariam pelo corpo ate um ponto onde o calibre dos vasos impedisse sua passagem traçando um paralelo com os lubrificantes automotivos seria como se fosse formada uma borra de oleo que entupisse as linhas de lubrificaçao do motor fazendo com que toda a area que viria a ser nutrida ou lubrificada a sua frente sofra e se deteriore perdendo funçao no ocorrido com peterson as diversas fraturas em seus membros inferiores devem ter sido a fonte dos embolos que migraram pelo seu corpo e mostraram os primeiros sinais atraves da falha na respiraçao segundo os relatos disponiveis seus rins tambem falharam em seguida e apesar de ter sido sedado e intubado para garantir que suas celulas recebessem a quantidade de oxigenio necessaria peterson apresentava tambem sinais de que os embolos tinham atingido seu sistema nervoso como o dr watkins observou o diagnostico de morte cerebral pode ser dado atraves do estudo das ondas de atividade eletrica do cerebro em determinados casos o sofrimento causado pela parada do fluxo de sangue pode ser revertido caso o embolo se desfaça com rapidez e nao haja tempo para a morte das celulas se consumar vale frisar no entanto que nem naquela epoca nem mesmo hoje dispomos de medicaçoes para contribuir nesse processo o ponto chave na assistencia se torna o suporte a vida de forma geral e uma rapida estabilizaçao das fraturas atraves da cirurgia de correçao o que realmente deu errado ainda hoje mais de 35 anos apos o falecimento de ronnie peterson existem muitas informaçoes imprecisas sobre o que ocorreu naquele dia em monza alguns dados objetivos divergem e varias observaçoes sao subjetivas e claramente enviesadas o julgamento a seguir deve ser apreciado com a consciencia de que a base para sua elaboraçao e justamente esse amontoado de informaçoes pouco sedimentadas alem de estarmos comentando sobre uma epoca na qual a ciencia do atendimento ao paciente no trauma ainda era pouco desenvolvida e cabia ao medico tomar decisoes baseadas em consensos pouco elaborados e sua propria vivencia o primeiro ponto a ser questionado e a demora no atendimento segundo os relatos houve uma falta de sintonia e treinamento gritantes entre os oficiais de pista e os socorristas incluindo neste quesito a passividade com a entrada de civis no traçado num primeiro momento e entao o impedimento da chegada da equipe de socorro resultando em um tempo entre a retirada de ronnie do veiculo e o atendimento inicial de mais de 15 minutos cena da colisao na imagem da direita hunt macacao branco e vermelho proximo a peterson o resgate inicial foi feito pelos proprios pilotos alguns ainda hoje desferem criticas tambem pelo fato de brambilla ter recebido mais cuidados na pista que ronnie talvez por conta do desfecho do episodio porem mesmo pelas orientaçoes hoje vigentes a conduta dos socorristas foi correta em situaçoes de multiplas vitimas a instruçao dada e que os pacientes julgados mais graves devem ser atendidos prioritariamente peterson tinha lesoes serissimas claro mas mantinha bons sinais vitais indicando um sangramento contido e brambilla havia sofrido um impacto em sua cabeça capaz de danificar bastante o seu capacete e ainda desmaiou como podemos relembrar do post passado a sequencia abcde do atendimento inicial relega as fraturas para serem abordadas num ultimo instante por estarem associadas a taxas de mortalidade menores vemos tambem criticas quanto a abordagem dos cirurgioes na correçao das fraturas sugerindo que o paciente deveria ter sido conduzido a um hospital de seu pais e so entao fosse abordado cirurgicamente entretanto a propria condiçao de embolia gordurosa e diversas outras complicaçoes que podem se suceder a fraturas importantes tem como principal medida a rapida correçao cirurgica se o hospital tinha condiçoes fisicas e humanas de realizar o procedimento a decisao foi acertada em faze lo com prontidao apos o falecimento de peterson varias medidas foram adotadas em monza e em outros circuitos para prevenir que situaçoes parecidas viessem a ocorrer no futuro o guard rail metalico estava totalmente exposto incapaz de se deformar corretamente para absorver o impacto motivando a troca da soluçao areas de escape maiores foram construidas barricadas de pneus posicionadas a frente dos guard rails e foi implantado um bandeirinha oficial para as largadas aquele que passa por tras do grid e sinaliza para o diretor de prova mas somente sete anos apos o incidente foram instalados cercados para impedir que os espectadores adentrassem na pista o que devo fazer primeiro devemos relembrar a importancia da segurança do socorrista no momento do resgate nos casos de mais de uma vitima podemos nos deparar com duas situaçoes descritas a de multiplas vitimas e a de vitimas em massa que podem ate parecer sinonimos na primeira a capacidade de atendimento pode garantir assistencia a todos entao deve se priorizar aqueles que estejam mais graves a fim de evitar obitos nas de vitimas em massa ou catastrofes teremos muitos feridos e a equipe disponivel e incapaz de prestar atendimento satisfatorio a todos nesse momento os pacientes cuja probabilidade de sobrevivencia e maior devem receber os cuidados primeiro a sequencia abcde que ja vimos no post sobre o acidente de alessandro zanardi deve ser sempre seguida especificamente nas fraturas deve se avaliar a pele e tecidos proximos a procura de lesoes e sangramentos importantes que podem ser limitados nesse momento com a compressao com panos preferencialmente limpos a fratura pode ser evidenciada atraves da observaçao de dor e crepitaçao a palpaçao inchaço encurtamento rotaçao e angulaçao dos membros o procedimento inicial consiste na imobilizaçao do membro acometido a fim de evitar novas lesoes ou agravamento das existentes em nervos e vasos sanguineos isto pode ser conseguido com componentes rigidos amarrados a regiao da lesao como a estabilizaçao na prancha rigida ou o uso de talas o paciente deve ser encaminhado com urgencia para um serviço de saude adequado a fim de corrigir a fratura com rapidez como ja dito antes nos casos de embolia gordurosa ha muito pouco a se fazer alem do suporte e pronta correçao da fratura felizmente se mostra como uma condiçao rara vista com frequencia inversamente proporcional a rapidez do atendimento podemos ver que apesar de tantos questionamentos ha decadas levantadas sobre a morte de ronnie peterson poucas acusaçoes se justificam neste cenario numa epoca em que pilotos morriam com uma frequencia absurda os cuidados com segurança ainda estavam engatinhando se comparados aos de hoje e nesta comparaçao que reside a pergunta tantas vezes repetida teria ronnie sobrevivido se seu acidente tivesse ocorrido em circunstancias atuais talvez parece ser a palavra mais adequada mesmo quando nos damos conta de que a maioria das mortes nos primordios da categoria seria evitada com procedimentos de segurança mais precisos e pensados infelizmente a historia nos diz que o piloto faleceu de uma rara complicaçao que poderia ser minimizada mas nunca inteiramente afastada em momentos como este resta a nos simplesmente aceitar os fatos lembrando que as vezes o maior culpado pelas adversidades nao e ninguem a nao ser nossa propria fragilidade estatua em homenagem a ronnie peterson orebro inaugurada em 2003
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