a logica diz que a aston martin nao teria como fazer um supercarro de verdade sua fabrica e muito pequena seus recursos sao muito limitados no entanto este e o melhor supercarro de motor dianteiro do mundo um carro que tira completamente seu folego ao dirigir o preço do aston martin v8 zagato pode parecer absurdo mas somente se voce nao o dirigir e muito dificil colocar um preço em uma maquina que manda voce de volta para casa em uma va busca de novos superlativos mark gilles the autocar 23 julho de 1986 a maioria das pessoas coloca a era de sir david brown na direçao da aston martin como a fase aurea da empresa nao e para menos certamente sir david foi o mais importante historicamente sem sombra de duvida se descontarmos o valkyrie que por sinal ainda nem alcançou produçao seriada tudo o que hoje conhecemos como aston martin e apenas uma tentativa de levar adiante uma empresa que saiu da cabeça dele foi sir david que ao comprar a empresa de pequenos carros esporte de 1 5 litro a transformou em outra coisa totalmente diferente uma produtora de carros de luxo feitos a mao carissimos e raros mas ao contrario da rolls royce carros para serem dirigidos por seus donos e nao chauffers ao fazer um tipo diferente de aston os david brown aston martin db criou nao somente o gt definitivo criou um novo tipo de automovel fez seu nome famoso e importante tambem conquistando aquela que ate hoje e a gloria maior para uma empresa vencendo le mans em 1959 com um certo texano muito mais alto que matt damon [caption id= attachment_265295 align= aligncenter width= 999 ] vitoria em le mans 1959 sir david brown e carrol shelby seu piloto [/caption] sua dedicaçao as pistas nos anos 1950 e 1960 ajuda a empresa a subir de nivel de varias formas um laboratorio para os motores e suspensoes e estruturas uma forma de tornar os carros melhores para dirigir uma forma de propaganda e reconhecimento quando se ganha esta dedicaçao cria carros especiais como o db4 gt que evolui para o famoso e hoje absurdamente valioso db4 gt zagato criado como um carro de corrida no mesmo estilo da ferrari 250 gto o primeiro aston zagato se torna uma lenda como ela; o apice do carro de corrida de motor dianteiro dos anos 1960 so que na versao inglesa apesar de belissimo e muito forte com seu seis em linha dohc de duas velas 3 7 litros e 320 cv oobjetivo da carroceria zagato era menor peso apenas pesando 1171 kg era nada menos que 183 kg mais leve que o db4 gt normal [caption id= attachment_265298 align= aligncenter width= 999 ] o aston zagato original db4 gt[/caption] tudo isso faz a era de david brown importante em definir o que a marca e ate hoje e por isso sem duvida sua importancia historica e maior mas a epoca mais interessante onde fez os carros mais incriveis para mim foi a era de victor gauntlett na direçao que durou de 1981 ate 1987 sim pode ser um sentimento relacionado a minha geraçao tenho certeza de que em algum lugar existe um velhinho de 100 anos que ao volante de seu aston martin ulster 1935 diz que david brown e um pulha que matou a aston por exemplo mas nao acredito que seja; eu vejo esta era onde a empresa era pequena de verdade e o dinheiro era bem mais escasso a sua hora mais brilhante pegando uma empresa praticamente falida em 1981 gautlett um gentleman ingles como poucos trouxe ela de volta a vida com muita inteligencia pouco dinheiro e quase sem lançar nada novo levou o legado de david bown a seu apice calmamente sem correria como um funcionario da aston criando um para lama no martelinho usou o que a empresa fazia melhor; parou de tentar novos e caros desenvolvimentos e se dedicou a melhorar os carros melhorou o acabamento usando couro e la e outros materiais de fornecedores da rolls royce começou um programa de competiçao pequeno mas crucial para desenvolvimento dos motores e carros entendeu que nao havia nada no mundo igual a um aston entao e começou a ativamente vender a sua proposta unica de artesanato em supercarros um barracao com 160 pessoas no interior da inglaterra que fazia carros capazes de enfrentar ferrari e lamborghini ao mesmo tempo que permanecia digno e ereto como um rolls royce gauntlett podia nao ser um criador de novos carros mas conhecia a aston intimamente adorava tudo que ela significava e espalhava o gospel para todo lado participava de testes de revistas fornecia carros fazia amizade e infectava todo mundo que encontrava com uma contagiosa paixao por seu peculiar metodo de se fazer automoveis e pelo desempenho ainda assim brutal de seus carros pode parecer vazia em novidades sua epoca na marca mas quem viveu esse tempo sabe antes dele ninguem conhecia ou gostava da marca mas em 1987 era uma das mais admiradas e conhecidas marcas de supercarro do mundo com fama muito maior que seu tamanho fisico qualidade e foco no que sabia fazer bem e em sua proposta unica fizeram milagres victor gauntlett era mais que um presidente era a aston martin transformada em uma pessoa [caption id= attachment_265291 align= aligncenter width= 600 ] malcolm victor gauntlett 1942 2003 [/caption] apenas a realizaçao que aquilo nao dava dinheiro e que iria falir se continuasse que o fez vender a empresa para a ford em 1987 permaneceu alguns anos ainda como presidente ate sair definitivamente em 1991 mas nao sem antes criar um carro realmente especial a ultima evoluçao do v8 vantage e um novo aston zagato o salao de genebra hoje parece que salao do automovel ira acabar ninguem parece ligar para isso ainda mais nesse novo mundo isolado onde de qualquer forma tal aglomeraçao parece longe como um sonho passado a opiniao corrente e que saloes perderam sua utilidade talvez seja verdade principalmente porque cada vez menos empresas pequenas existem e conglomerados de autopeças e automoveis parecem sobrar antigamente alem de mais empresas de varios tamanhos e fornecedores de todos os tipos existiam espalhados pelo mundo os saloes eram oportunidades de se conhecerem mutuamente incontaveis encontros importantes e definitivos na historia do automovel aconteceram em saloes face a face nao detras de uma tela de computador este foi apenas mais um deles em março de 1984 em genebra o salao tinha muitas novidades mas o importante aqui eram duas o porsche 959 e o ferrari 288 gto gauntlett estava tranquilo em seu estande recebendo visitas e entretendo convidados quando chega ali seu principal socio na aston o grego peter livanos estava vindo do estande da ferrari e o que vira la o chocara uma verdadeira corrida para colocar pedidos e depositos para o novo ferrari gto livanos tenta colocar um pedido tambem meio para ver se era possivel mas mesmo sendo ele velho conhecido da marca recebeu noticia que todo lote de 200 carros ja tinha sido vendido e pior parece que ali do outro lado na porsche a historia parecia igual com o 959 apenas a marca ainda nao recebia pedidos os dois se colocam a pensar estavam ali dois carros que devido a sua exclusividade e desempenho superior ao normal eram mais de quatro vezes mais caros do que os carros em que foram baseados e estavam sendo disputados a tapa ora de exclusividade a aston era mestre duzentos carros seriam mais que um ano de sua produçao completa era uma oportunidade boa demais para perder gautlett ja estava estudando um vantage mais rapido entao o vantage mula da empresa que ele usava no dia a dia estava entao equipado com um motor experimental de 437 cv o vantage tinha entao 380 cv e ja tinha sido cronometrado a 288 km/h apesar da reconhecida aerodinamica de porta de celeiro o necessario para este carro especial era entao algo mais aerodinamico visto que potencia estava na mao mas o mais incrivel e que vizinho deles estava o estande da carrozeria zagato os dois vao ate la e conhecem os irmaos elio e gianni zagato obviamente ambos adoram a ideia com raizes historicas fortes e um potencial interessante um acordo preliminar e fechado quase que imediatamente no qual a zagato desenharia um carro mais leve e encurtado mais aerodinamico acordam num objetivo de 300 km/h de velocidade maxima com 420 cv saloes podem estar morrendo mas coloquem mais essa na lista nao existiria o aston martin v8 vantage zagato sem o salao de genebra de 1984 que saudade de encontrar pessoas no mundo real la fora o v8 vantage zagato o v8 da mula de gautlett na verdade evolui para um pacote hoje tao famoso quanto o v8 vantage em si nomeado pelo codigo diferente do motor no numero do chassi do carro v580x era o chamado x pack as alteraçoes incluem quatro carburadores weber de 48 mm pistoes cosworth e maior taxa dutos de admissao maiores e comando de valvulas mais agressivo para 420 cv em 1987 um ano depois do lançamento carburadores maiores de 50 mm e coletores de admissao individuais eram adotados para uma potencia final de 432 cv o carro onde primeiro apareceu foi no novo zagato em julho de 1984 gianni zagato e o estilista chefe giuseppe mittino visitaram newport pagnell para mostrar os primeiros esboços e conhecer o chassi foi decidido que uma produçao de 50 carros proporcionaria o equilibrio certo entre exclusividade e custos de projeto num sinal claro de como o mercado estava avido para este tipo de coisa bastou a noticia de um novo e moderno aston zagato para que todos os 50 carros fossem vendidos imediatamente nao havia nem uma maquete em escala do carro apenas esboços de estilo cada um dos compradores antes de sequer ver um carro pronto deixaram quinze mil libras esterlinas com a aston para garantir sua compra o preço final inicialmente £ 87 000 acabou em £ 95 000 praticamente o dobro de um vantage normal a zagato apesar de ainda menor que a aston entao tinha ja estaçoes de cad e partindo dos desenhos em papel da aston cria o carro em 3d em ambiente virtual avançadissimo metodo para a epoca a partir desse modelo e criado um buck em madeira em escala natural; as chapas da carroceria seriam todas batidas a mao usando o buck como referencia os chassis seriam eram enviados para a zagato que termina o carro inteiro e manda de volta a aston para checagem final e acerto uma linha de montagem deveras comprida era um carro mais curto exclusivamente de dois lugares o entre eixos era o mesmo mas 302 mm foram cortados dos balanços principalmente o traseiro o desenho visava principalmente aerodinamica e era extremamente original se um tanto controverso mittino criou um carro robusto e agressivo com a retirada do balanço traseiro e uma traseira larga melhorada pelo spoiler aerodinamico integrado a bolha dupla do teto assinatura da zagato estava discretamente presente apesar dos metodos de construçao manual era uma carroceria moderna em desenho com por exemplo todos os vidros colados sem degrau em relaçao a superficie da carroceria para melhorar a aerodinamica o cx pretendido de 0 29 nunca foi atingido mas um ainda respeitavel 0 32 foi alcançado no tunel de vento da universidade de southampton uma melhoria grande em relaçao ao vantage cujo valor de cx nunca foi publicado pode se facilmente imaginar por que mecanicamente poucas mudanças existiram em relaçao a um vantage normal fora o motor no lançamento em 1986 opcionalmente existia a relaçao final de 3 06 1 vantage 3 31 1 necessaria para as altas velocidades pretendidas e pneus eram pouco maiores que o vantage mas o motor mais forte a melhor aerodinamica e um alivio de 159 kg no peso final fizeram dele um monstro a revista francesa sport auto em uma seçao fechada de estrada atinge 299 5 km/h e faz o 0 100 km/h em 4 7 segundos todo mundo que dirige o carro seja em testes de epoca ou em retrospectiva hoje sempre se aproxima dele com reservas o vantage normal e tao belo em sua orgulhosa roupa dos anos 1960 e tao proximo em especificaçao que se imagina que ha pouco a se ganhar aqui o estilo de buldogue atarracado e no minimo controverso e ajuda pouco o zagato mas e apenas impressao o carro e unanimemente fantastico para dirigir um nivel acima do carro que lhe deu origem mark gilles o primeiro reporter a andar no carro para a autocar em 1986 diz que o carro e um dos pontos altos de sua carreira como avaliador algo que nunca esquecera palavras que carregam o peso de um veterano respeitado na epoca termina dizendo que o resultado final e um dos carros mais desejaveis do mundo pode nao ser o mais bonito mas ha poucos carros com sua combinaçao de velocidade dirigibilidade e pura brutalidade esqueça a aparencia este e claramente um carro para se dirigir nao para ficar olhando estatico na garagem robert coucher da octane comparou o v8 vantage com o zagato em dezembro de 2018 conclui voces conhecem aquele velho ditado que diz que algo e mais do que a soma de suas partes o zagato e realmente um exemplo disso pensar que e essencialmente o vantage por baixo e dificil de absorver nao poderia ser muito melhor nao parece possivel mas incrivelmente e muito melhor em tudo do inicio ao fim ao fim da produçao dos 52 zagatos aparece outra versao o volante conversivel obviamente incapazes de recusar um dinheiro facil as duas empresas se juntam de novo mais uma vez mas este carro e obviamente inferior baseado no v8 normal de 300cv com injeçao eletronica e cambio automatico opcional uma frente diferente com farois cobertos e adotada mais trinta e sete carros sao feitos a partir de 1987 a aston ja parte da ford [caption id= attachment_265271 align= aligncenter width= 999 ] aston zagato que bateu de frente nao um autech zagato stelvio az1 [/caption] a zagato tira o leite ate o fim deste design o autech zagato stelvio az1 de 1989 um carro japones baseado no nissan leopard e obviamente uma variaçao nesse tema mas ainda mais feio com exagerados pods dianteiros para o tradicional espelho no para lama japones o v8 vantage zagato e entao o fim de uma era; uma despedida incrivelmente interessante de uma era que nunca mais voltara e de uma marca que ainda assim continua a nos fascinar o ultimo a descender diretamente de sir david brown e o ultimo aston martin de victor gauntlett so podia ser um carro incrivel nao e mesmo e um aston martin como nunca mais se viu
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