sabemos com certeza que a volta do lancia delta integrale anunciada agora pela stellantis nao vai ser nem de perto algo realmente interessante e evolutivo como foi o primeiro na melhor das hipoteses sera um mini moderno um carro legal mas meio estragado por uma vontade de parecer o que nao e que se perde; era para ser cosplay vira caricatura as caracteristicas maiores da memoria aumentadas a ponto de hipertrofia tem gente que vai gostar claro; mas muitos vao revirar os olhos e hora entao de lembrar da historia dos delta que levam o logotipo hf nem que seja para dar contexto ao futuro integrale; quiça influenciar alguma alma la dentro da stellantis que acidentalmente esteja lendo isto e tenha algum poder e um legado importante que nao deveria ser tratado levianamente afinal de contas nem que seja por respeito pelo basico o lancia delta e um dos carros de rali mais bem sucedidos de todos os tempos tendo vencido o campeonato mundial de rali para fabricantes seis vezes entre 1987 e 1992 as quatro evoluçoes da delta venceram 46 campeonatos mundiais juntas e sua sequencia de seis campeonatos de fabricantes consecutivos permanece um recorde mundial os pilotos da lancia conquistaram o titulo de pilotos em 1987 1988 1989 e 1991 em 1987 quando versoes dos carros de rua foram para os ralis depois da aboliçao do grupo b apareceu imediatamente um aumento de vendas de 42% nos deltas do mercado italiano diretamente atribuido aos seus sucessos nos ralis quem sabe a stellantis poderia começar por ai vencendo alguns ralis mas o delta tambem foi o ultimo grande carro de rali da marca que fez seu nome nesse tipo de competiçao e parte de uma tradiçao que tem fulvia hf stratos 037 e o delta s4 do grupo b mas que termina nos anos 1990 com os delta integrale outra coisa importante de se lembrar ao se fazer um novo integrale e o logotipo hf foram as versoes hf que levaram para a lancia seus 10 titulos do wrc as duas letras hf significam high fidelity ou simplesmente hi fi alta fidelidade em traduçao literal um equipamento de alta fidelidade e aquele que reproduz reproduzir audio da forma mais proxima possivel a gravaçao original e no caso da lancia refere se a capacidade que seus carros tinham de transmitir com clareza todas as sensaçoes da estrada ou da rua ou da pista ao condutor atraves de direçao comunicativa do ronco do motor da suspensao bem acertada a experiencia de pilotagem e pura inalterada sem interferencias apenas o carro o motorista e o caminho a ser seguido um objetivo sensacional meio abandonado por todos hoje o termo foi usado pela primeira vez neste contexto pelo lancia hi fi club uma associaçao de proprietarios dos carros da marca fundada em 1960 ja em 1961 o emblema hf ainda sem o elefante começou a ser usado nos carros que eram convertidos para as pistas pelos proprios donos em 1963 o clube deu origem a equipe hf squadra corse que em 1965 tornou se o braço de competiçao oficial da lancia e o tal elefante bem o mascote e adiçao de gianni lancia que insistiu no animal nada agil ou rapido o motivo segundo ele uma vez que um elefante começa a correr nada pode dete lo uma alusao a falta de vontade da empresa em manter sempre seu departamento de competiçoes ativo naquela epoca obviamente os delta hf como em todo lancia eram os mais esportivos carros da linha e e para lembrar deles e do fato de que nem sempre eles foram 4x4 que listamos aqui hoje todos os delta hf para dar contexto a tal volta do hf integrale anunciada [caption id= attachment_386898 align= aligncenter width= 1920 ] delta s4 parece delta tem nome de delta mas e outra coisa[/caption] de fora fica aqui o delta s4 do grupo b; nao realmente um delta senao um supercarro 4x4 de rali do tal grupo b com motor central traseiro com uma carroceria que lembrava o carro de rua vale apenas lembrar aqui que foi o fim dele e do grupo b que aceleraram o desenvolvimento dos integrale e sua posterior dominaçao de rali vele lembrar tambem o que e o lancia delta normal quando apareceu em 1980 o delta era uma novidade um lancia pequeno desde o appia dos anos 1950 a marca nao tinha um carro nesta faixa de tamanho depois apareceria o a112 o antecessor do atual ypsilon que mostraria que carro pequeno de luxo nao era uma ma ideia mas em 1980 todo mundo olhou meio de lado para este novo lancia nao ajudava que tinha muito de fiat motores transmissoes e lay out eram todos claramente vindos da engenharia do gigante de turim a suspensao mcpherson nas quatro rodas totalmente independente era o unico toque de sofisticaçao lancia que se via nele mecanicamente [caption id= attachment_386896 align= alignnone width= 1280 ] o primeiro delta 1979 carro pequeno despretensioso[/caption] um detalhe interessante em seu desenvolvimento e que foi o primeiro fruto de uma parceria fechada em 1978 com a saab da suecia o novo lancia delta em desenvolvimento seria vendido como saab lancia 600 nos paises escandinavos alem disso outra coisa importante aqui as concessionarias saab venderiam o autobianchi a112 como lancia em alguns mercados [caption id= attachment_386892 align= aligncenter width= 1280 ] saab lancia 600[/caption] este e o motivo de ainda termos uma lancia a marca autobianchi morre nos anos 1990 mas os seus carros pequenos de sucesso permanecem ate hoje com a marca lancia e como sabemos depois seria a semente do tipo 4 uma plataforma que daria luz a carros lancia e saab inicialmente mas depois tambem englobou a fiat e uma entao independente alfa romeo https //flatout com br/quatro empresas um carro a complexa historia da plataforma tipo 4 da saab fiat alfa lancia/ o delta era de qualquer forma um carro sofisticado motores fiat modernos motor transversal e traçao dianteira direçao por pinhao e cremalheira tambem a influencia da saab no projeto fez dela um carro melhor ar condicionado disponivel banco traseiro rebativel opcional volante com altura ajustavel e desembaçador o aquecimento e a ventilaçao foram desenvolvidos com a ajuda da saab especialistas na area que tambem participaram do projeto da proteçao contra ferrugem do delta melhor que a norma italiana da epoca foi tambem graças a saab que os bancos traseiros rebativeis foram desenvolvidos e a tampa traseira foi estendida ate o para choque simplificando a carga e a descarga [caption id= attachment_386878 align= aligncenter width= 2780 ] delta 1600 gt[/caption] o delta permanece abaixo do radar de todos ate o primeiro face lift em 1982; agora recebe para choques em pu da cor do carro e sua primeira versao esportiva com o motor lampredi dohc o delta 1600 gt o motor ainda carburado dava saudaveis 105 cv e tinha igniçao marelli digiplex; pneus de perfil baixo suspensao recalibrada e freios a disco nas quatro rodas fazia do delta algo finalmente interessante [caption id= attachment_386893 align= aligncenter width= 1280 ] o prototipo de 1982 inicio dos turbo 4x4[/caption] em 1982 antes deste carro aparecer porem a lancia mostrava no salao de turim um prototipo hoje interessantissimo o delta turbo 4x4 tinha traçao nas quatro rodas e um motor turbo foi mostrado para avaliar a reaçao do publico e testado por jornalistas na pista de testes de la mandria com varias reportagens elogiosas paparecendo sobre ela o motor turboalimentado de 1 6 litro dava 128 cv tinha quatro freios a disco e uma velocidade maxima de mais de 190 km/h o primeiro passo na historia que contamos hoje um carro de cada vez a dos delta hf delta hf 1983 o primeiro delta hf foi introduzido em 1983 como ano/modelo 1984 se o delta gt com seu motor lampredi quatro em linha dohc da fiat com 105 cv ja era interessante a sigla hf pedia mais o que aparece aqui na forma de um turbocompressor o motor de 1 6 litros do delta gt recebia um carburador weber duplo e igniçao eletronica igniçao marelli microplex com controle de pre igniçao o turbocompressor era um garrett tbo 225 com valvula wastegate um intercooler ar ar maior capacidade de oleo e um radiador foram adicionados no sistema de lubrificaçao e as valvulas foram preenchidas com sodio o transeixo era uma unidade zf de cinco marchas e traçao dianteira somente o motor dava 130 cv a 5600 rpm e 19 5 mkgf a 3700 rpm; num carro que pesava pouco mais de 1000 kg permitia 0 100 km/h em 9 segundos e 201 km/h de final amortecedores molas e direçao foram reajustados e os pneus sao largos michelin trx metricos 175/65 r 340 em rodas de liga leve exclusivas a cabine apresenta um volante revestido em couro e instrumentaçao digital suplementar com indicadores de direçao; bancos esportivos recaro eram opcionais cerca de dez mil delta hfs foram produzidos em um periodo de produçao de dois anos delta hf turbo 1985 o hf turbo foi lançado junto com o delta s4 de rali e sua versao de rua para homologaçao ainda de traçao dianteira carro recebeu caracteristicas de estilo menos discretas e equipamentos mais generosos para diferencia lo dos outros deltas novos pneus pirelli p6 em rodas de liga leve cromodora em dimensoes normais de 14 polegadas com um novo design de oito furos tambem eram parte do pacote o motor turbo ganhou 10 cv e o 0 100 km/h baixou para 8 7 segundos [gallery ids= 386880 386883 386882 ] delta hf 4wd 1986 o delta hf 4wd foi apresentado no salao do automovel de turim em abril de 1986 e e o primeiro delta com sistema 4x4 ainda que o nome integrale ainda nao existisse o motor era o mesmo lampredi dohc quatro em linha do gt e hf turbo mas aqui aumentado para 1995 cm³ cilindrada com que viriamos a conhece lo aqui no brasil nos tempra da fiat neste carro ganhava tambem dois eixos de balanceamento contrarrotativos como no lancia thema alem disso claro turbocompressor garrett uma valvula wastegate um intercooler ar ar e igniçao e injeçao de combustivel integradas weber iaw a potencia do motor era de 165 cv a 5 250 rpm e 26 5 mkgf a 2 750 rpm o torque podia aumentar momentaneamente para 29 mkgf graças a uma funçao overboost o layout basico da suspensao do delta 4wd permaneceu o mesmo do restante da linha delta com traçao nas duas rodas suspensao independente do tipo macpherson nos quatro cantos com as molas e amortecedores ligeiramente descentralizados a direçao era do tipo pinhao e cremalheira com assistencia hidraulica as rodas de liga leve eram as cromodora de oito furos de 5½j × 14 polegadas encontradas no hf turbo mas usavam pneus 185/60 sr14 mais largos e de perfil mais baixo os freios eram os mesmos discos nas quatro rodas dianteiros ventilados usados no gt e no hf turbo o sistema de traçao nas quatro rodas usado no delta hf 4wd e em todas as iteraçoes subsequentes do hf integrale foi baseado no desenvolvido para o delta s4 grupo b de 1985 ambos os sistemas usavam tres diferenciais sendo o central uma engrenagem epiciclica controlada por um acoplamento viscoso da ferguson a engrenagem epiciclica dividia o torque nos dois eixos de acordo com uma relaçao fixa determinada pelo numero de dentes em suas engrenagens inicialmente o bias era frontal para maximizar a traçao de acordo com a distribuiçao de carga estatica mas com o tempo ficaria cada vez mais traseiras nas evoluçoes subsequentes no delta hf 4wd a relaçao de distribuiçao de torque do diferencial epiciclico central era de 56/44 da dianteira para a traseira o objetivo do acoplamento ferguson alem de compensar a diferença de rotaçao dos eixos era transferir torque entre os eixos durante a operaçao normal ou seja quando os dois eixos giravam na mesma velocidade ele nao fazia nada simplesmente girava como uma unidade assim que havia uma diferença de velocidade entre os dois eixos ele começava a transferir torque do eixo de rotaçao mais rapida para o de rotaçao mais lenta que geralmente e aquele com melhor aderencia quando a diferença de velocidade se tornava extrema ele travava completamente anulando o deslizamento entre os eixos na dianteira havia um diferencial convencional aberto e na traseira um do tipo torsen autoblocante fornecido pela american gleason corporation era para ser so um carro de rua este; ainda que um rapido e seguro alem da traçao integral tinha potencia de sobra com o 0 100 km/h cravado em 7 7 segundos mas alguns meses depois o grupo b tragicamente acabava junto com o delta s4; o delta hf 4wd se tornaria base para um novo carro de rali de sucesso delta hf integrale 8v 1987 a proxima evoluçao e o primeiro integrale de 1987 com o nome vem os caracteristicos paralamas alargados marca do modelo que aumentariam muito durante os anos [gallery ids= 386908 386906 386904 ] o carro mantinha o mesmo dois litros dohc de 8 valvulas turbo com eixos contra rotativos e a transmissao 4x4 permanente e divisao 56/44% do torque mas aqui ganhava novas valvulas bomba d agua radiadores de agua e oleo maiores ventoinha de arrefecimento mais potente e filtro de ar maior com um turbocompressor garrett t3 de maior capacidade com intercooler maior a potencia aumenta para 185 cv a 5 300 rpm e torque maximo de 31 mkgf a 3 500 rpm o 0 100 km/h se dava em 6 6 segundos incrivel para a epoca e a velocidade final era de 215 km/h os famosos paralamas alargados aparecem para aceitar a bitola mais larga e os pneus vr 195/55 de seçao mais larga em rodas de liga leve 6j de 15 polegadas os freios e a suspensao tambem foram melhorados com discos dianteiros ventilados de 284 mm um cilindro mestre de freio e servofreio maiores alem de molas amortecedores e amortecedores dianteiros revisados uma relaçao de transmissao final mais curta 3 111 em vez de 2 944 no hf 4wd fecha a nova configuraçao integrale delta hf integrale 16v 1989 o integrale 16 valvulas aparece em 1989 com o motor e quatro valvulas por cilindro que e uma evoluçao do antigo lampredi; e o mesmo motor basico que conhecemos aqui no tempra 16v o centro do capo recebe uma bolha para abrigar o motor mais alto e os paralamas e bitolas alargam novamente; a distribuiçao de torque e traseira agora 47% na dianteira e 53% na traseira o motor 16v turbo de dois litros dava 200 cv a 5 500 rpm agora colocando estre antes comum hatchback lancia numa faixa de desempenho bem exclusiva o carro que agora pesa 1250 kg e capaz de fazer o 0 100 km/h em 5 7 segundos e chegar a 220 km/h [gallery ids= 386913 386914 386909 ] pouco conhecido e a versao catalisada do integrale 1989; vinha com o antigo motor 8 e catalisador no escape destinada aos mercados europeus onde esse equipamento de controle de emissoes era obrigatorio tinha 177 cv delta hf integrale evoluzione 1991 a versao revisada do hf integrale para 1991 nao tem nome oficial mas ficou universalmente conhecido como hf integrale evoluzione ou hf integrale evo seria tambem o ultimo carro criado para homologaçao; a partir de 1992 a lancia nao participou mais do campeonato mundial de rali o motor do evoluzione era o mesmo usado no modelo anterior mas com a potencia aumentada para 210 cv a 5 750 rpm principalmente graças a um novo sistema de escapamento com saida unica e 60 mm de diametro o torque permaneceu inalterado bem como e inalterado o sistema de traçao nas quatro rodas as mudanças mecanicas incluiram uma cremalheira de direçao reforçada e um radiador de oleo da direçao hidraulica a suspensao foi retrabalhada e reforçada por exemplo com o uso de braços de controle de perfil fechado as torres do amortecedor dianteiro foram elevadas o que exigiu uma nova estrutura auxiliar de aluminio o sistema de freios contava com discos de maior diametro e servo a vacuo alem de pinças brembo fixas de dois pistoes na dianteira mas as bitolas e paralamas alargam de novo as bitolas dianteira e traseira aumentaram em impressionantes 54 e 60 mm respectivamente a carroceria do evoluzione incluia um novo capo para choques dianteiro e traseiro saias laterais portas traseiras e um spoiler traseiro a dianteira se distinguia por farois redondos duplos de menor diametro e o capo tinha uma saliencia mais larga e alta o spoiler de teto acima da tampa traseira era ajustavel manualmente em tres posiçoes as novas rodas de liga leve eram speedline montecarlo de 7½ x 15 polegadas com cinco parafusos e o mesmo design das usadas nos carros de rali e usavam pneus 205/50 opcionais notaveis eram um sistema de freios antibloqueio bosch pela primeira vez no carro tambem podia se pedir ar condicionado e teto solar dando algum conforto ao carro de corrida fugido para as ruas delta hf integrale evoluzione ii 1993 o evo 2 recebe melhorias no motor 2 litros turbo 16v um novo turbocompressor garrett arrefecido a liquido catalisador de tres vias e sonda lambda e um sistema de controle integrado do motor marelli com injeçao multiponto sequencial temporizada igniçao mapeada com duas bobinas de saida duplas sensor de detonaçao e canister para emissoes evaporativas entre outras coisas uma modernizaçao completa do gerenciamento do motor que permite menores emissoes mais economia de combustivel e maior potencia agora eram 215 cv e 32 mkgf [gallery ids= 386930 386929 386927 386928 386926 386923 ] as rodas e a bitola aumentam de novo graças a novas rodas de liga leve de 16 com pneus 205/45 zr 16 alem disso apenas pequenas mudanças esteticas moldura do teto na cor da carroceria entre outros detalhes volante momo novo e bancos recaro novos completam o carro que agora tinha abs de serie em todos os mercados o unico opcional sendo o ar condicionado [caption id= attachment_386924 align= aligncenter width= 3225 ] edizione finale 1994[/caption] depois de 1992 o carro virou um veiculo especial e cobiçado e menos um hot hatch de desempenho superlativo; versoes como o conversivel exclusivo criado para gianni agnelli o cupe zagato hyena e a cornucopia de versoes especiais martini 5 e 6 club italia verde york giallo ginestra bianco perlato blu lagos club hi fi club lancia entre outros exemplos claros desta migraçao como a lancia foi abandonar este tipo de carro nas geraçoes seguintes do delta nao da para entender [caption id= attachment_386917 align= aligncenter width= 1800 ] blu lagos um evo 2 1994[/caption] ma da para entender que nunca mais teve algum sucesso de publico ou critica depois de 1994 teve mais duas geraçoes mas quando acaba em 2014 ninguem mais ligava para o modelo um classico esquecido por seus proprios criadores e que dificilmente conseguira voltar de verdade
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