o inicio dos anos 1970 foi um periodo conturbado para a industria automobilistica americana de repente quase que da noite para o dia tudo o que eles sabiam fazer e que vinha rendendo frutos ate entao foi considerado obsoleto perigoso e inadmissivel o planejamento dos fabricantes costuma ser feito com ao menos quatro anos de antecipaçao ao desenvolvimento entao eles foram pegos em uma situaçao que exigiu improviso https //flatout com br/quem matou o muscle car/ foi quando começou o estrangulamento dos motores de repente os motores nao podiam mais consumir o tanto que consumiam nem expelir tudo o que expeliam a soluçao imediata foi reduzir o consumo e as emissoes pela reduçao do desempenho dos motores o motor chevy l48 por exemplo saiu dos 300 cv em 1969 quando tinha taxa de compressao 10 25 1 para 165 cv em 1975 com taxa de compressao 8 5 1 era o inicio da chamada malaise era https //flatout com br/nao o motor do opala quatro cilindros nao e o iron duke americano/ o termo malaise era foi criado pelo jornalista americano murilee martin nos anos 2000 inspirado por um dos mais desastrosos discursos da historia da politica em todos os tempos no qual o presidente jimmy carter falou por 33 minutos sobre uma suposta crise de confiança do povo americano uma suposta indisposiçao do povo americano e insurgiu o povo a lutar contra a duvida sobre o sentido de suas proprias vidas alem disso carter exibiu uma montanha russa de emoçoes tipicas de pacientes com depressao por esta razao o discurso ficou conhecido como malaise speech malaise e o termo ingles para o que chamamos de mal estar mas poderia tambem ser traduzido como indisposiçao foi nessa epoca que o corvette chegou aos 165 cv apesar de ter um v8 de 5 7 litros e que o camaro usou o motor iron duke de 85 cv — um primo distante do motor 2 5 do opala a expressao malaise era se encaixa aqui os carros americanos outrora poderosos se tornaram indispostos da noite para o dia e isso fica evidente quando se compara os modelos mais potentes anteriores a 1973 e os modelos mais potentes da malaise era 454 vs w72 o mais potente de 1970 e o mais potente de 1979 veja por exemplo o chevrolet chevelle ss hoje o camaro e o cara na linha da gm mas em 1970 o camaro era o calouro e o chevelle ss e quem mandava na zorra toda foi por isso que naquele ano ele ganhou o motor 454 7 4 litros de 365 cv — uma potencia expressiva na media do segmento da epoca mas ele tambem poderia ser equipado com a tomada de ar no capo a famosa cowl induction que era apenas a cobertura do pacote que incluia um holley de corpo quadruplo e 800 cfm que despejava gasolina copiosamente nos oito cilindros para que eles pudessem produzir 456 cv a 5 600 rpm e 69 kgfm a 3 600 rpm foi esse conjunto de motor e carburador que transformou o chevelle ss no muscle car mais potente dos anos 1970 depois da crise ja na malaise era os muscle cars mais potentes foram os pontiac firebird e trans am eles podiam ser equipados com os motores pontiac l75 de 253 cv e pontiac ls2 de 294 cv ambos de 7 5 litros apenas em 1973 e 1974 mas aquilo era um resquicio da era de ouro que conseguiu resistir mais dois anos depois disso eles tiveram no maximo 203 cv entre 1975 e 1977 e 223 cv entre 1978 e 1979 quando pontiac passou a oferecer o motor w72 de 6 6 litros com 223 cv em 1980 o 6 6 deixou de ser oferecido substituido por um novo 4 9 lu8 turbo v8 que usava um turbocompressor como seu nome diz e produzia 213 cv hemi 426 o segundo motor v8 mais potente dos anos 1970 nos eua era o lendario 426 hemi codigo r — mais famoso no plymouth hemi `cuda 1971 a plymouth nao mediu esforços para instalar o motor 426 hemi codigo r no cofre do barracuda para deixar camaro e mustang comendo poeira na disputa dos pony cars da epoca o motor era um opcional de us$ 8 000 em valores atualizados e produzia nada menos que 431 cv a 5 000 rpm e 67 6 kgfm a 4 000 rpm e menos que o chevelle ss mas o hemi `cuda tambem e um carro 100 kg mais leve que o chevy isso fez com que o hemi `cuda fosse tambem um dos mais velozes do mercado o problema e que por ser um pacote opcional o hemi `cuda vendeu pouco e por isso se tornou o mais raro e mais valioso de todos os muscle cars alem disso ha uma outra questao sobre o motor hemi 426 apesar dos 425 hp declarados pela chrysler na epoca recentemente o pessoal do site allpar publicou o relatorio de um teste de dinamometro feito na epoca como 426 hemi e tudo indica que o motor tinha sua potencia subestimada em 45 hp em vez dos 431 cv ele teria 476 cv naquele inicio dos anos 1970 a turma da chrysler ainda usava o 426 hemi no dodge coronet super bee nos plymouth superbird e roadrunner e claro no dodge charger buick v8 455 stage i com pouco menos que os 431 cv do hemi 426 esta um muscle car que os brasileiros costumam nao lembrar mas que e um icone americano como qualquer outro de seus rivais estou falando do buick gsx e seu motor 455 stage i de 1970 sim stage i 25 anos antes de gran turismo naquele ano somente o chevelle ss foi mais rapido e mais potente que ele essa diferença se deveu ao fato de a buick nao usar motores chevrolet em vez disso ele era equipado com um motor v8 455 7 4 da propria buick — a ultima geraçao do big block da buick antes de a marca adotar os motores v8 gm ele tinha 405 cv e 70 4 kgfm e por 33 anos deteve o recorde de carro com mais torque produzido nos eua so foi derrotado pelo dodge viper de terceira geraçao zb i em 2003 apesar de ser quase 15% menos potente que o chevelle ss ele era 164 kg mais leve que o primo engravatado com mais torque e menos peso ele completava o quarto de milha em 13 38 segundos nao por acaso ele ficou conhecido como hemi killer chrysler 440 six pack falando em hemi temos na lista mais uma serie de modelos da chrysler sao os carros equipados com o motor 440 six pack que nao e um hemi mas um rb dodge charger e coronet plymouth roadrunner superbird e barracuda foram todos equipados com este motor em 1970 e 1971 o nome six pack se devia ao conjunto de tres carburadores duplos que remete ao arranjo dos pacotes de seis latas/garrafas de cerveja alinhados dois a dois com o trio de carburadores o 440 produzia 395 cv em 1970 e 390 cv em 1971 em 1972 antes mesmo da crise ele deixou de ser oferecido tendo apenas algumas poucas unidades concluidas naquele ano ford 429 nos anos 1970 o mustang começou a ficar esquisito e acabou como um esportivo quase europeu com um motor turbo de 2 3 litros felizmente houve tempo para a ford manter em produçao o mustang boss 429 — o que permitiu que ele entrasse nesta lista tudo começou ainda nos anos 1960 quando a ford decidiu criar um motor com camaras hemisfericas em resposta ao 426 hemi da chrysler para homologar o motor ele precisaria equipar no minimo 500 unidades de algum veiculo produzido em serie e o modelo escolhido foi o mustang ainda que ele nao disputasse a nascar o 429 deriva do motor 385 que foi modificado com virabrequim e bielas forjadas cabeçotes de aluminio do tipo dry deck com aneis de vedaçao nas galerias de agua e oleo em vez de uma junta e um carburador holley de corpo quadruplo para produzir 380 cv declarados a potencia e controversa dizem que o motor tinha 390 hp 395 cv mas a ford declarava 375 hp 380 cv para enquadrar os carros em outra categoria fiscal como isso nao foi provado — e dificilmente sera — consideramos a potencia oficial de 380 cv declarada pela ford os componentes permitem que ele gire mais de 8 000 rpm mas no boss 429 ele foi calibrado para nao passar de 6 200 rpm — talvez dai e da experiencia do motor nas pistas — e que venha a controversia o motor 429 ainda foi usado no mercury cyclone spoiler a versao de alto desempenho do mercury comet o modelo infelizmente foi oferecido somente ate 1971 em 1972 a mercury transformou o cyclone em um pacote opcional do comet gt trocando o 429 pelo 351
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