em algum momento da vida voce certamente parou para pensar se deveria ter tomado alguma decisao diferente no passado se aquele caminho foi mesmo o certo a seguir ou entao quando voce toma uma decisao importante sempre procura projetar o futuro consequente de cada uma das opçoes tem gente que chama de realidade alternativa mas se e alternativa nao e realidade entao prefiro usar universo paralelo um recurso de imaginaçao no qual ha um universo paralelo ao real no qual suas decisoes abandonadas produziram um universo pessoal completamente diferente o melhor exemplo do universo paralelo esta em de volta para o futuro ii quando marty mcfly compra o almanaque de esportes da gray e o livro acaba voltando no tempo para cair nas maos do jovem biff tannen que faz fortuna e modifica toda a realidade de hill valley outro bom exemplo e a serie ou o livro o homem do castelo alto que retrata um mundo dividido entre alemanha nazista e japao imperialista depois que o eixo venceu a segunda guerra e dominou o mundo trazendo o tema para o flatout a historia dos automoveis esta repleta de conceitos e prototipos que foram abandonados antes de chegar a fase de desenvolvimento ou que chegaram a esta fase mas nunca conseguiram chegar a linha de produçao ou ao patio das fabricas e concessionarias boa parte destes carros foi mesmo descartada por ser uma ideia ruim em termos comerciais mas ha muita coisa interessante que acabou esquecida nas gavetas e ferros velhos das fabricantes que poderia ter modificado a historia do automovel radicalmente depois de ver o universo paralelo da ford e da ferrari chegou a hora de revisitarmos os melhores carros que a general motors quase produziu no brasil opala las vegas no salao do automovel de 1972 a gmb levou ao evento dois opala de estudo que e um jeito diferente de chamar um carro conceito feito para testar a receptividade do publico um deles era o opala las vegas um cupe pintado de verde claro metalico com meio teto de vinil branco grade e lanternas traseiras exclusivas bancos individuais com encosto alto e revestimento de vinil perola com detalhes em verde e tapetes de nylon a chevrolet aparentemente nunca planejou realmente vender o carro como exposto no salao mas queria saber como seria o interesse do publico pelas soluçoes adotadas no carro pelo jeito o pessoal gostou porque varias delas — como os bancos com encosto alto e o meio teto de vinil — acabaram equipando as versoes de serie do modelo nos anos seguintes opala aguia o outro opala de estudo que foi ao salao de 72 nao tinha nome oficial mas acabou conhecido como aguia devido ao grafismo do capo semelhante a fenix dos pontiac trans am da epoca a ave mitologica no capo nao foi a unica inspiraçao dos esportivos americanos ele tinha retrovisores de corrida afixados no topo dos para lamas farois com grade de proteçao rodas douradas de liga leve com tala larga e pneus de letras brancas a carroceria era pintada em marrom metalico e os para choques cromados eram pintados de preto dando ao modelo um ar mais esportivo o interior era monocromatico e os bancos individuais com abas laterais mais altas porem ainda tinham encosto baixo sem apoios para a cabeça o modelo acabou nao produzido por motivos nunca esclarecidos talvez o publico brasileiro fosse conservador demais para ter um carro com uma fenix no capo opala pick up a imagem acima e uma bela montagem feita no photoshop mas acredite a gm chegou a produzir prototipos de uma picape baseada no opala da mesma forma que as chevy el camino derivavam do chevelle isso aconteceu no começo de 1973 segundo a revista quatro rodas de fevereiro daquele ano o modelo teria sua produçao iniciada junto com a versao perua do opala a caravan logicamente e seria a primeira picape de luxo do brasil — e tambem a primeira derivada de um carro de passeio contudo como sabemos o projeto acabou cancelado e a primeira picape derivada de um carro de passeio no brasil foi a fiat 147 pick up lançada em 1978 opala tres portas na ediçao de setembro de 1975 da revista quatro rodas o jornalista nehemias vassao apurou que a chevrolet estava preparando uma versao de tres portas para o opala na pratica se tratava de um opala cupe com o vidro traseiro integrado a tampa do porta malas formando uma abertura maior para acessar o interior do carro — que deixaria de ser um cupe fastback e se tornaria um hatchback ate mesmo o banco traseiro seria rebativel para ajudar a carregar mais coisas na traseira do modelo a ideia era aproveitar uma brecha na legislaçao tributaria que o classificaria como camioneta de uso misto o que lhe renderia uma reduçao de 4% nos impostos e um preço final mais competitivo o modelo seria apresentado no salao do automovel de 1976 mas acabou nunca se tornando realidade a unica imagem conhecida do modelo e essa ilustraçao opala diplomata 1979 quando falamos em chevrolet diplomata logo vem a cabeça aquela ultima estilizaçao do opala com lanternas traseiras integradas farois em forma de trapezio e estilo mais moderno mas na verdade o primeiro diplomata seria lançado ainda na decada de 1970 mais exatamente em 1979 como seu nome sugere ele foi projetado para ser a versao mais luxuosa do modelo com rodas de liga leve bancos dianteiros reclinaveis direçao hidraulica e aquecimento foram produzidas oito unidades em 1978 ja como modelo 1979 e so o motivo para uma produçao tao curta e desconhecido uns dizem que a gm teve um problema com o fornecedor das rodas de aluminio e o atraso para receber um novo lote faria o carro sair muito proximo do lançamento da nova geraçao outros afirmam que a gm mudou de ideia e achou melhor que o modelo fosse lançado somente com a nova carroceria em 1980 seja qual for o opala diplomata 1979 e um daqueles carros que so quem viu acredita chevette monza em 1974 a chevrolet ainda nao tinha uma versao esportiva para o chevette mas o departamento de estilo da gmb ja estava trabalhando para mudar isso no final daquele ano a fabricante levou ao salao do automovel o chevette monza uma versao esportiva inspirada no camaro do ano anterior ele tinha um conjunto optico especial com molduras salientes e farois retangulares grade aumentada com a parte inferior passando por tras dos para choques spoiler dianteiro e traseiro arcos alargadores nos para lamas e um filete preto ao redor das lanternas traseiras por dentro os bancos teriam encosto alto e instrumentaçao completa o chevette monza estava previsto para ser lançado em 1976 e seria produzido por encomenda com motor 1 4 ligeiramente preparado para render mais que os 68 cv originais contudo o que aconteceu foi que em 1976 a gm optou por lançar uma versao menos radical do modelo adotando somente uma pintura de dois tons e uma leve modificaçao na taxa de compressao que deu ao modelo 3 cv o nome tambem mudou deixando de ser chevette monza para se tornar chevette gp aquele que todos conhecemos chevette sr antes da versao de produçao que veio a sua cabeça ao ler este subtitulo a chevrolet produziu um estudo de design baseado no chevette ele tinha pintura degrade dianteira aerodinamica sem grade dianteira spoiler na traseira e instrumentaçao completa de certa forma ele lembrava ate o vauxhall chevette hsr o esportivo ingles com motor 2 3 16v sob o capo estava o novo motor 1 6 bem mais potente que o 1 4 que equipava o gp ii parecia bom demais para ser verdade e de fato era o chevette sr 1978 era apenas um estudo de design o conceito ao menos serviu como referencia para o desenvolvimento da versao s/r de produçao lançada em 1980 e baseada no novo modelo hatch perua monza na virada dos anos 1970 para os anos 1980 a ford belina reinava sozinha como perua media — a parati so apareceria em 1982 e a elba em 1985 diante disso a gm do brasil achou que poderia ser uma boa ideia oferecer aqui a perua do monza que tinha uma versao caravan nos eua na australia e na inglaterra a gm chegou a trazer um modelo para clinicas e pesquisas de mercado e o lançamento foi aguardado para 1984 e depois para 1987 segundo as revistas da epoca auto esporte e quatro rodas mas em algum momento da historia a gm desistiu da ideia — talvez preocupada com uma possivel canibalizaçao da caravan quatro cilindros ou ate mesmo devido a uma eventual proximidade de preços com a perua do opala o que inviabilizaria a monza caravan o fato e que quem aproveitou a brecha foi a envemo que fabricou peruas monza de duas e quatro portas baseada usando o seda como base a perua media da gm so apareceu nos anos 1990 derivada do kadett era a chevrolet ipanema inicialmente kadett ipanema que na pratica era a sucessora da marajo na europa corsa a no final de 1983 a gm trouxe ao brasil dois exemplares do opel corsa a a primeira geraçao do modelo que faria sucesso por aqui nos anos 1990 a intençao era testa los para decidir se o modelo seria produzido aqui como resposta ao fiat uno e ao volkswagen gol segundo a quatro rodas de janeiro de 1984 que flagrou os exemplares em testes o lançamento aconteceria ate 1986 mas como sabemos nao foi bem isso o que aconteceu o chevette teve sua carreira prolongada ate 1993 o corsa so chegou ao brasil em 1994 ja em sua segunda geraçao e causando uma pequena revoluçao no segmento de entrada com seu visual redondo que lhe rendeu o apelido de kinder ovo outro lançamento que fez sucesso naquele ano senator no fim dos anos 1980 o opala ja estava nas ultimas o projeto estava completando 20 anos e havia passado por duas reestilizaçoes significativas para tentar atualiza lo mas as linhas gerais ja denunciavam sua idade avançada enquanto isso a gm decidia qual seria seu sucessor e um dos candidatos era o opel senator uma variaçao maior e mais luxuosa do omega a gm chegou a testa lo e a fazer clinicas com consumidores no brasil mas no fim acabou decidindo lançar o modelo menor e menos luxuoso o omega o resto da historia todos conhecemos muito bem vectra 2 5 v6 em 1997 a gm do brasil pensava em lançar como versao topo de linha o vectra 2 5 v6 de 175 cv o modelo poderia ser um bom substituto para o omega que deixou de ser produzido no ano seguinte ja carregando o peso do tempo e chegou a ser trazido para testes e clinicas contudo a gm optou por trazer a nova geraçao do omega baseada no holden commodore equipada com um 3 8 v6 de 197 cv alguns modelos 2 5 v6 acabaram parando nas maos de consumidores comuns e vez ou outra um deles aparece anunciado em sites de classificados online pickup celta no fim dos anos 2000 a chevrolet ja pensava em atualizar a picape montana e considerou faze la com a identidade do celta porem mantendo a base da plataforma 4300 na traseira como o unico jeito de verificar a viabilidade e fazendo um prototipo a gm fez exatamente isso colou a metade dianteira do celta na traseira da montana e saiu a celtana o carro chegou a rodar em testes nas estradas e foi ate flagrado na epoca a foto acima e uma das poucas remanescentes o que levou a imprensa inteira a crer que haveria uma montana baseada no celta contudo a mula de testes era apenas para verificar a viabilidade no fim das contas a gm lançou o agile e deu a picape o visual do novo modelo de certa forma a montana de segunda geraçao ainda era uma celtana ja que o agile era baseado na arquitetura do celta cobalt wagon e picape cobalt tambem no final dos anos 2000 pouco antes do do lançamento do cobalt a gm considerou a produçao de uma perua baseada no modelo o departamento de estilo chegou a fazer um conceito estacionario com carroceria de plastico identica a real mas o projeto acabou preterido em favor de uma minivan pois a gm ja tinha uma projeçao de mercado mais concreta baseada nas estatisticas de vendas da zafira e meriva dai nasceu a spin quase dez anos mais tarde por volta de 2016 a gm usou a plataforma do cobalt para desenvolver uma picape medio compacta que poderia rivalizar com a toro diferentemente da rival fiat contudo ela tinha versoes de duas e quatro portas contudo a arquitetura gem desenvolvida na china se mostrou mais eficiente em termos de viabilidade e custo de produçao e o projeto acabou engavetado
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