zenvo nao e exatamente um nome conhecido; apenas os manicacas o conhecem lembrando do estranho supercarro de asa traseira movel zenvo tsr s que a empresa vendeu nos anos 2010 os supercarros da marca dinamarquesa usavam entao como motor o sensacional os v8 ls7 de sete litros da gm mas com dois turbos o mais famoso zenvo com sua asa movel maluca a empresa foi fundada em 2007 e fica na cidade de præstø na dinamarca a 100 km ao sul de copenhage que por sua vez e coisa de 20 km via uma ponte sobre o mar de malmo suecia onde hoje vive o juliano barata cofundada em 2007 por jesper jensen e troels vollertsen a empresa operou sob o nome nordic sports car a/s ate 2009 quando foi renomeada para zenvo automotive o nome zenvo deriva da combinaçao das tres ultimas letras e das duas primeiras letras do sobrenome de vollertsen em 2018 a empresa foi vendida para investidores tchecos sediados em praga agora para seu novo projeto aurora a empresa esta anunciando um v12 que sera o mais potente ja instalado em um carro de rua de produçao sera montado em seu novo hipercarro aurora; um carro que na realidade sao dois; mais sobre isso mais adiante esta semana disse tambem que pretende derivar um v10 deste v12 para um carro mais barato o que nos leva a perguntar de onde saiu a expertise para algo assim de uma empresa tao pequena perdida numa ilha dinamarquesa a resposta esta no seu parceiro tecnico para o motor a mahle powertrain a mahle e um gigante industrial de autopeças alemao; mas esta sua subsidiaria e inglesa e costumava ser chamada de cosworth ein mas a cosworth nao chama ainda cosworth e fornece motores para a gma de gordon murray para o aston martin valkyrie e para o bugatti tourbillon sim mas esta e outra cosworth ta preciso explicar isso antes de começar o assunto de hoje duas cosworths em northampton reino unido na rua chamada st james mill road duas empresas estao dos dois lados da via de um lado a cosworth ltd; do outro a mahle powertrain ltd ambas fazem hoje basicamente a mesma coisa e tem a mesma origem de um lado da rua na verdade ambos os predios costumavam ser a mesma empresa aquela criada pelos engenheiros fugitivos da lotus mike costin e keith duckworth para preparar motores ford para competiçao o sucesso da empresa faz duckworth o genio projetista da dupla se aventurar em motores proprios e ser alçado junto com a empresa ao panteao pelo v8 dfv de formula 1 financiado pela ford em 1968 seria o motor de corrida de maior sucesso da historia e do outro por anos e anos a ford ajudou financeiramente a empresa um parceiro inestimavel para competiçao mas a empresa independente fez motores para todo mundo nas pistas e nas ruas para o ford escort rs1600 para chevrolet vega para o mercedes benz 190e 2 3 16 e assim por diante a empresa cresceu e alem de projeto oferecia fundiçao usinagem e montagem de motores https //flatout com br/o primeiro cosworth de rua foi um chevrolet 2/ em 1980 duckworth resolve se aposentar e para isso vende sua parte apesar de manter presidencia vitalicia e o envolvimento tecnico diario com a cosworth tornando se membro do conselho da empresa compradora uei a uei era um grupo de empresas de tecnologia de pequeno e medio porte que foi adquirido pela carlton communications em 1988 a carlton vende a empresa para a tradicional empresa de engenharia vickers plc a dona da rolls royce e bentley entao em 1990 https //flatout com br/ford sierra rs cosworth agarra me se puderes/ algum tempo depois em setembro de 1998 a vickers vende a cosworth para a audi e ai que a empresa e dividida a audi manteve a unidade de engenharia fabricaçao e fundiçao de motores que chamou de cosworth technology a divisao de motores de competiçao cosworth racing e sua divisao de eletronicos pi research foram vendidas para a ford o v8 do primeiro rs6 obra da cosworth entao neste ponto a cosworth de rua era da audi e a de motores de corrida da ford ai em 2004 a audi vende a sua parte para a mahle que imediatamente a renomeia mahle powertrain para acabar com a confusao de duas cosworth independentes com mesmo nome ao mesmo tempo em 2004 a ford vendeu a cosworth racing a pi research para os proprietarios da champ car world series gerald forsythe e kevin kalkhoven que criam o independente grupo cosworth agora 20 anos depois a evoluçao deste tipo de negocio fez as duas bandas do que era uma coisa so virarem concorrentes o dinheiro hoje nao esta mais em competiçao ou em fazer motores para fabricantes tradicionais que ja sabem fazer motores potentes eles mesmos sem a ajuda de terceiros esta em fazer sensacionais motores v12 e v16 para hipercarros carissimos hoje fabrica de v12 com isso o v12 da zenvo traz a mahle powertrain para concorrer com a cosworth que ja faz os exoticos motores para gma aston martin e bugatti entao e isso em 2025 existem duas cosworth que fazem a mesma coisa mas so uma chama cosworth entendeu entao agora podemos voltar ao assunto principal o v12 martelo de thor mjølner e o nome do novo v12 da zenvo sim aquele mjølner o martelo do deus nordico thor odinson o deus do trovao da tempestade e da força; mas tambem por algum motivo o deus dos fazendeiros de cabras vai entender o v12 tem 6 6 litros quatro turbocompressores e um sistema hibrido gira a 9 800 rpm e usa a tecnologia mahle jet ignition para manter as emissoes sob controle a zenvo afirma que tornou a dirigibilidade nas ruas uma prioridade mesmo sem os componentes hibridos o motor produz 1 250 cv o motor e central no novo supercarro aurora que foi projetado para ser um carro tranquilo de usar nas ruas e estradas mas ainda incrivelmente potente jens sverdrup presidente da zenvo afirma que o aurora tera como foco o som e o drama visceral e o motor e um elemento vital quando se tratou de elaborar os planos para o mjølner o diretor da mahle powertrain john hollingworth disse a revista car inglesa que inicialmente era para ser um biturbo tradicional mas que foram justamente os requerimentos de usabilidade e resposta a baixa velocidade que fizeram os turbos se multiplicarem para quatro liguei para o jens e disse que havia a opçao de fazer um quad turbo assim que ele ouviu a expressao quad turbo foi o que aconteceu disse hollingworth para a revista o turbolag do motor tambem e reduzido pelo uso de um motor eletrico auxiliar alem de aumentar o desempenho a resposta do motor e adicionar um elemento de usabilidade adicional ao aurora o carro sera homologado mundialmente segundo as duas empresas envolvidas o conceito do motor e modular o que significa que variantes v6 v8 e v10 podem ser desenvolvidas ao longo do tempo como ja foi ventilado esta semana considerando os custos envolvidos na criaçao de seu proprio motor do zero a zenvo espera obter pelo menos algumas decadas de retorno sobre seu investimento o motor entao foi desenhado considerando legislaçao de emissoes do futuro par 2030 e alem ainda que hoje exista uma proibiçao de motores a combustao a partir de 2035 na europa a estrutura de fibra de carbono reusavel grande parte dessa preparaçao para o futuro das emissoes vem do novo sistema jet ignition da mahle powertrain basicamente e igniçao em pre camara com a vela nesta pre camara como um honda cvcc de 1976 mas modernizado aurora agil em vermelho tur em azul embora isso adicione mais complexidade tambem permite um processo de igniçao mais rapido e preciso dentro da camara de combustao principal sem recorrer a uma vela secundaria isso permite um limite de detonaçao significativamente estendido taxas de compressao mais altas desempenho aprimorado e funcionamento ultra lean apos a mistura ser inflamada na pre camara por meio de uma vela de igniçao convencional a mistura em igniçao e entao injetada na camara de combustao principal atraves de uma serie de pequenos orificios para inflamar a carga principal como existem entre quatro e oito jatos dependendo da aplicaçao a igniçao principal ocorre em varios pontos resultando em uma combustao rapida e estavel a injeçao e direta tambem neste motor as demonstraçoes tecnologicas da mahle ate o momento demonstraram uma eficiencia termica bte a relaçao entre a potencia do motor e a energia do combustivel consumido superior a 40% com uma meta futura de mais de 45% um motor a gasolina convencional normalmente tem uma bte de 20 a 30% o resultado e a promessa de eficiencia semelhante a do diesel e emissoes de co2 substancialmente reduzidas na fase ultra lean as emissoes de nox cairam 99% o aurora estara disponivel em duas versoes quando for lançado no final de 2026 o agil para uso em pistas e o tur para as ruas e embora ambos nao tenham a asa traseira movel insana do zenvo tsr anterior ambos ainda tem a aerodinamica apurada o agil em particular teveo trabalho de desenvolvimento em tunel de vento como o cerne do processo de design o tur e mais convencional mas ainda assim nada manso afinal de contas sao 1 850 cv em um carro com um peso seco declarado de menos de 1 450 kg o zenvo criou uma estrutura de fibra de carbono basica para isso que podera ser usada em varios carros como a mclaren faz hoje em dia a modularidade e fundamental do chassi aos motores segundo seus criadores que pretendem uma linha completa e nao somente um modelo os depositos dos clientes vao para uma conta de custodia para que a zenvo nao possa queima los com os gastos atuais de p&d; uma atitude altamente escandinava para criaçao deste tipo de coisa jens sverdrup tem experiencia neste tipo de coisa trabalhou em marcas como czinger bac e koenigsegg enquanto jon gunner ex aston martin q agora esta a bordo como cto sobre o preço o ceo diz que seu carro e barato por ser marca ainda desconhecida eu sempre digo que o aurora custa € 2 6 milhoes na verdade e um carro de € 3 6 milhoes mas nao estamos cobrando extra por marca se voce for uma aston martin ou similar pode facilmente cobrar um milhao a mais entao esta barato
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