houve uma epoca em que tudo o que os garotos que curtiam carros tinham para alimentar suas paixoes eram revistas e games a internet nao era um sonho tao distante mas ela nao serviria para muita coisa para a geraçao que descobriu o wrc pelo sega rally e por meia duzia de artigos em revistas especializadas e fitas vhs que de alguma forma vinham parar nas locadoras brasileiras foi assim que eu e muitos de voces descobrimos os hoje classicos toyota celica gt4 lancia delta hf integrale evoluzione ford escort cosworth subaru wrx e mitsubishi lancer evo eram os carros do grupo a e os carros wrc as principais categoria do mundial de rali nos anos 1990 e por isso que eles estrelavam os games e ilustravam as paginas de revistas e e por isso que lembramos deles mas acabamos esquecendo ou nem conhecendo carros como o escort rs2000 o citroen zx o renault clio maxi e o peugeot 306 maxi https //youtu be/glj3tkjts0w eles faziam parte de uma subcategoria do wrc oficialmente batizada fia 2 litre world rally cup mas popularmente conhecida como kit cars os carros eram modelos de produçao equipados com motores de produçao 1 6 ou 2 0 sempre aspirados sempre com traçao apenas na dianteira no papel nao parece atraente como os carros de traçao integral e motor turbo da categoria principal mas eles tinham uma vantagem tecnica em relaçao as grandes estrelas da epoca o regulamento era muito mais permissivo em relaçao a preparaçao do motor https //www youtube com/watch v=rzxtuhghz4m veja so enquanto os modelos da classe principal desenvolviam entre 300 e 320 cv com seus motores turbo com limitaçao de diametro da admissao os kit cars podiam alterar angulos de valvulas e tinham menores restriçoes de admissao entao atingiam cerca de 220 230 cv nos primeiros anos e 280 cv nos ultimos estagios de desenvolvimento como pesavam entre 200 e 350 kg a menos que os modelos do grupo a/wrc mesmo sem turbo nem traçao nas quatro rodas os modelos 2 0 chegaram a ameaçar e vencer os carros da categoria principal e ate vence los em algumas ocasioes como no tour de corse disputado no asfalto da corsega e um feito e tanto se voce considerar que eles tem menos torque que os modelos turbo e menos capacidade de retomar velocidade nas saidas de curva devido a traçao dianteira e a curva progressiva de torque dos motores aspirados alem disso eles dependem da pressao atmosferica para produzir potencia o que e um problema com a altitude dos ralis europeus — mesmo o tour de corse que apesar de ser realizado em uma ilha tem variaçao altimetrica superior a 500 metros https //www youtube com/watch v=askuygacyik a categoria correu apenas sete temporadas de 1993 a 1999 e acabou cancelada devido ao alto custo de desenvolvimento sendo substituida pelas atuais super 2000 e super 1600 que mantem regras semelhantes porem com mais restriçoes quanto a preparaçao do motor ao longo destas sete temporadas mais de vinte modelos diferentes foram desenvolvidos pelas fabricantes envolvidas no mundial de rali a maioria usava a mesma receita basica mudanças no cabeçote voltadas a otimizaçao do fluxo e consequentemente ao aumento da potencia do motor e claro as modificaçoes de freios e suspensao necessarias para as competiçoes para ilustrar melhor selecionamos os modelos mais marcantes deste periodo astra f gsi 16v o primeiro campeao da chamada f2 do wrc foi o astra gsi 16v a configuraçao daquele ano combinava o motor c20xe em sua ultima evoluçao batizada com o codigo ln de low noise que tinha um bloco reforçado — e nao por acaso o motor tinha taxa de compressao elevada de 10 5 1 para 11 8 1 valvulas de maior diametro angulo das valvulas reduzido para otimizar o fluxo dos gases no cilindro comandos de valvulas com maior cruzamento entre outras modificaçoes nunca reveladas o resultado era um 2 0 de 7 500 rpm e 230 cv e lembre se que o monobloco continuava original assim como a traçao dianteira o cambio contudo era trocado o cinco marchas original dava lugar a um x trac sequencial de seis marchas mas isso apenas nas equipes de ponta — como a propria equipe da opel os carros de clientes independentes mantinha a getrag g20 de cinco marchas com alavanca em h ford escort rs2000 este e um carro que voce pode fazer no brasil com algum esforço trata se do escort oferecido por aqui entre 1996 e 2002 equipado com o motor 2 0 do mondeo e do focus ghia tambem oferecidos por aqui ja sacou a receita nao e mesmo originalmente com 130 cv o motor recebia componentes de alta performance da cosworth como admissao com corpos de borboleta individuais comandos de valvula com maior overlap e tempo de abertura coletor de escape com fluxo otimizado e novas molas de valvula alem de taxa de compressao elevada de 10 2 1 para 12 1 para chegar aos 280 cv a 8 500 rpm o cambio em h era trocado por uma nova caixa sequencial de seis marchas da x trac com embreagem de disco triplo de carbono apos as reduçoes o carro ficava com apenas 940 kg o que resultava em uma relaçao peso/potencia de 3 35 kg/cv renault clio i maxi um carro que infelizmente nao tivemos por aqui mas que nao deixou de ser um icone entre os entusiastas brasileiros e o renault clio i maxi o modelo foi pilotado quase sempre por jean ragnotti — o lendario piloto dos renault 5 maxi turbo do grupo b caso voce nao lembre — e tinha uma preparaçao bem interessante para quem se interessa pela preparaçao do motor f7r alias um f7r original com seus 130 140 cv no cofre de um carro diminuto como o clio de primeira geraçao ja seria incrivel com a preparaçao da renault sport ele chegou a insanos 255 cv a 8 400 rpm depois de ganhar admissao de inconel uma liga metalica de baixissimo atrito valvulas de titanio taxa de compressao 12 1 e claro comandos de valvulas com maior cruzamento e tempo de abertura o cambio original do clio voce dono de clio ja sabe o que aconteceu nao e era trocado por um sadev de seis marchas com alavanca em h ou um sequencial de sete marchas da hewland — sempre ligados as rodas dianteiras como mandava o regulamento o peso total ficava na faixa dos 960 kg citroen zx kit car outro modelo que pode ser encontrado no brasil e o citroen zx baseado na versao dakar ele era equipado originalmente com o motor xu10 j4rs de 166 cv — o mesmo usado no xsara vts na virada da decada de 1990 para os anos 2000 — mas tambem teve seus angulos de valvula reduzidos taxa de compressao elevada para 12 1 de forma que a potencia subiu 89 cv e chegou aos 255 cv mais impressionante e que o zx nao usava cambio de competiçao mas sua caixa original com embreagem de disco simples reforçada contudo nao era a caixa de cinco marchas que conhecemos no brasil mas a caixa de seis marchas da zf compartilhada com o peugeot 306 s16 na europa na versao kit car ele tinha 1 010 kg entao nao era dos mais competitivos da categoria e nunca venceu uma prova peugeot 306 maxi o 306 maxi mostra como a citroen bobeou com seu zx kit car ele usava o mesmo xu10 j4rs e a mesma plataforma do zx mas a preparaçao da peugeot extraiu 25 cv a mais e por isso o 306 tinha 280 cv as diferenças estao nos comandos de valvulas gerenciamento do motor e coletores de admissao e escape — e nada alem disso a transmissao tambem era igual a mesma caixa de seis marchas da zf porem com uma embreagem mais resistente com disco triplo de carbono e por falar em carbono o 306 tambem ia alem da citroen na reduçao de peso portas capo e tampa do motor eram de fibra de carbono o que tornou seu peso 50 kg mais leve que o zx com um carro bem mais competente o 306 maxi teve um excelente desempenho e conquistou o titulo de 1996 esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir 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